Últimas indefectivações

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Lixívia 6

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica............ 12 (-4) = 16
Sporting...........14 (0) = 14
Corruptos....... 14 (+2) = 12

Jornada atípica, sem grandes erros, sendo que até o Benfica beneficiou de um erro do árbitro!!! A raridade do acontecimento, merece ser comemorada...!!!

A verdade é que a Mão do Mitroglou tocou na bola, mas foi de forma tão dissimulada, que ninguém viu. Nem o árbitro, nem os jogadores do Paços. Ninguém pediu penalty. Aliás as imagens mostram dois jogadores do Paços, a pedirem Canto... Foi burrice do Mitroglou, e é melhor não repetir a graçinha, noutros jogos.
Pouco tempo depois houve uma Mão na bola na área do Paços, mas o árbitro marcou falta do Jardel, e vendo a repetição, parece-me que a decisão foi correcta, pois o Jardel meteu o braço em cima do ombro do adversário.
No resto do jogo, tivemos que aturar mais uma daquelas partidas, onde o critério disciplinar foi adaptado à necessidade de não expulsar nenhum adversário do Benfica. Explico: durante os primeiros 60 minutos não se deve dar amarelos aos adversários do Benfica... a excepção podem ser os avançados!!! Para que assim, as equipas de arbitragem não sejam obrigadas a expulsar nos últimos 30 minutos, com duplo amarelo os caceteiros adversários!!! É uma daquelas regras, que não está escrita, mas é aplicada, semana após semana!!!
No penalty contra o Benfica, estava 0-0, é sempre complicado perceber a influência no jogo do 1.º golo, mas o Benfica acabou por vencer por 3-0, assim não se pode retirar a conclusão, que o resultado da partida seria muito diferente...!!!

No Bessa tivemos mais choradeira, e mais uma vez, sem qualquer razão. Os Lagartos queixaram-se de um golo anulado, e de um penalty, em ambos os casos, sem qualquer razão...

Por incrível que pareça, o Vasco Santos apitou bem um jogo dos Corruptos!!! Sendo que no 2.º golo do Moreirense, teve sorte!!! Se não tivesse sido golo, duvido muito que tivesse marcado o penalty claro do Danilo, empurrando o outro avançado do Moreirense...

Anexos:
Benfica
1.ª-Estoril(c), V(4-0), Tiago Martins, Nada a assinalar
2.ª-Arouca(f), D(1-0), Nuno Almeida, Prejudicados, (1-2), (-3 pontos)
3.ª-Moreirense(c), V(3-2), Jorge Ferreira, Prejudicados, (4-1), Sem influência no resultado
4.ª-Belenenses(c), V(6-0), Bruno Paixão, Nada a assinalar
5.ª-Corruptos(f), D(1-0), Soares Dias, Prejudicados, (-1 ponto)
6ª-Paços de Ferreira(c), V(3-0), Rui Costa, Beneficiados, (3-1), Sem influência no resultado

Corruptos
1.ª-Guimarães(c), V(3-0), Veríssimo, Nada a assinalar
2.ª-Marítimo(f), E(1-1), Hugo Miguel, Nada a assinalar
3.ª-Estoril(c), V(2-0), Duarte Gomes, Prejudicados, (3-0), Sem influência no resultado
4.ª-Arouca(f), V(1-3), João Capela, Nada a assinalar
5.ª-Benfica(c), V(1-0), Soares Dias, Beneficiados, (+2 pontos)
6.ª-Moreirense(f), E(2-2), Vasco Santos, Nada a assinalar

Sporting
1.ª-Tondela(f), V(1-2), Xistra, Prejudicados, Beneficiados, (0-1), Sem influência no resultado
2.ª-Paços de Ferreira(c), E(1-1), Manuel Oliveira, Nada a assinalar
3.ª-Académica(f), V(1-3), Bruno Esteves, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
4.ª-Rio Ave(f), V(1-2), Hugo Miguel, Nada a assinalar
5.ª-Nacional(c), V(1-0), Veríssimo, Beneficiados, Impossível contabilizar
6.ª-Boavista(f), E(0-0, Soares Dias, Nada a assinalar
Épocas anteriores:

Arbitragem sempre mira de Bruno

"O caminho do confronto é perigoso, não tem meio-termo e precisa do cimento dos resultados desportivos para ter viabilidade...

O Sporting, pela palavra do seu presidente, apontou baterias à arbitragem e explicou todos os males que assolam o futebol do clube com o trabalho dos árbitros, o último dos quais Artur Soares Dias. O presidente da Assembleia Geral também ajudou à festa e o treinador não deixou de mostrar desagrado pelo trabalho do juiz da partida do Bessa. Porém, ao contrário de Bruno de Carvalho, Jorge Jesus teve a lucidez suficiente para fazer alguns reparos pertinentes: em primeiro lugar, o Sporting não fez um bom jogo, longe disso; em segundo lugar, o rendimento dos suplentes utilizados deixou muito a desejar; e, em terceiro lugar, faltou criatividade nas situações de um-contra-um. Jesus anda no futebol há demasiado tempo para não saber que por vezes dá jeito mascarar algumas situações, remetendo culpas próprias para terceiros e assim ganhar tempo para proceder às necessárias afinações. Por isso, não deixa de alinhar nas críticas à arbitragem; mas quando diz, por exemplo, que houve défice de criatividade, é inevitável que, de imediato, se pense em André Carrillo, o jogador mais criativo do plantel leonino e também o mais forte nas situações de um-contra-um. Francamente, sem estar dentro da cabeça de Jorge Jesus, custa-me a crer que o treinador do Sporting não estivesse a pensar no internacional peruano quando apontou aquela carência do futebol do Sporting. André Carrillo é o ausente mais presente da história recente do Sporting, sem que se vislumbre uma solução em que todas as partes envolvidas não percam (mais o clube do que o jogador, isso sem dúvida).
Bruno de Carvalho - e isso ficou bem à vista na intervenção que fez na Assembleia Geral de ontem - está a dramatizar o discurso, ciente da importância dos resultados desportivos imediatos para a viabilidade do projecto em curso. Por isso ataca de forma radical alegados oposicionistas (quem serão os seis a quem se refere?), não mede palavras para zurzir os rivais (Benfica à cabeça, depois da deselegância de Carnide) e coloca em xeque antigos dirigentes que se entregaram ao clube, a maior parte deles com prejuízos das vidas pessoais e profissionais.
É um caminho perigoso, sem meio-termo, que sobreviverá apenas enquanto o cimento dos resultados desportivos mantiver o edifício em pé...

Assim se passa ao lado de uma grande carreira
«Não é preciso ser humilde para se ser árbitro, é preciso ter um ego do tamanho do mundo.»
Bruno de Carvalho, Presidente do Sporting
Bruno de Carvalho não poupou nas palavras para zurzir Artur Soares Dias (que o considerou expulso, por factos ocorridos depois do apito final) e teve esta curiosa expressão sobre a necessidade de um grande ego para se vingar na arbitragem. O presidente do Sporting, numa rápida introspeção, certamente concluirá que passou ao lado de uma grande carreira.

ÁS
Miguel Oliveira
A vitória no Grande Prémio de Espanha e a subida ao terceiro lugar no Mundial de Moto 3 são sinais de talento e capacidade do corredor de Almada. Por isso, de olhos postos no Moto 2 do próximo ano e até noutros horizontes mais ambiciosos, todas as esperanças são legítimas. Há um português a dar cartas no motociclismo mundial

ÁS
Jonas
Semana após semana derrama futebol cinco estrelas pelos relvados portugueses. O golo de bandeira que marcou ao Paços de Ferreira foi apenas o episódio mais recente de uma história de sucesso de um jogador que andava perdido em Valência e veio encontrar no Benfica o sítio certo para se renovar. E Dunga, andará de olhos abertos?

DUQUE
Sepp Blatter
Penoso final de mandato do ainda presidente da FIFA. O garrote está cada vez mais apertado e a figura de Blatter na liderança da FIFA não passa já de um cadáver adiado. Com tudo o que estava a acontecer era impossível que a investigação não chegasse a Sepp Blatter. A ver vamos, a seguir, o que se passará com Michel Platini.

Messi lesionado
Como vai reagir o Barcelona à ausência - prevêem-se dois meses em doca seca -  de Leo Messi? A resposta terá de ser dada pelas outras estrelas planetárias dos 'culés', Suarez, Neymar, Iniesta e companhia. É bom não esquecer que, no último jogo da 'pulga', sem limitações, o Barcelona foi goleado por 1-4 em Vigo, o que indica um apagão que vai para além do génio argentino. Provavelmente, nas próximas oito semanas, veremos um Barça mais colectivo, sem esperar que seja o suspeito do costume a resolver os problemas de todos...

A maior vitória da história de Gales
Quem o diz é o 'Wales on Sunday'. O triunfo de Gales, em Twickenham, sobre a Inglaterra, num jogo de cortar a respiração, 80 minutos de puro deleite para quem gosta de râguebi, foi o mais importante da história daquela nação de râguebi. Feitas as contas, a Inglaterra pode nem passar da primeira fase..."

José Manuel Delgado, in A Bola

Gonçalo Guedes

"Os jovens olharão para Gonçalo Guedes com a certeza, agora, de que a pena o esforço, a entrega, a dedicação.

1. O dia de ontem fica para a história pessoal de um bem jovem futebolista que cresceu no Benfica. E merece bem o título deste artigo. Das escolinhas ao primeiro golo num jogo oficial da principal competição do futebol português vão poucos anos, muito trabalho, indiscutível ambição, imensa dedicação. Gonçalo Guedes mereceu aquele golo frente ao Paços de Ferreira e Rui Vitória foi um verdadeiro Professor ao motivar aquele aplauso imenso - de mais de quarenta e cinco mil fiéis adeptos do Benfica - aos setenta e oito minutos de jogo. A substituição foi um instante de reconhecimento. E de múltipla e colectiva motivação. A vitória do Benfica era bem necessária e foi totalmente merecida. E mostrou que a combinação entre ambição e experiência é uma estratégica correta. Jonas é fatal. Singular e artisticamente fatal. Como aquele primeiro golo claramente mostrou. Mas Gonçalo Guedes e Nelson Semedo evidenciam talento e vontade de vencer. Com serenidade crescerão. Sabendo que têm aproveitado o tempo que lhes tem sido, e bem, concedido. Para comum contentamento. E com o nosso entusiasmo. Tendo todos consciência das dificuldades que surgirão. Sabendo com André Gide que «a experiência ensina mais seguramente do que o conselho». Sendo que este é útil e deve ser bem recebido. Como se percebe do comportamento e das exibições de Gonçalo Guedes. Como ressalta da sua auto-estima e da sua generosidade genuína que brota das suas raízes e também das escolinhas do Benfica. E os jovens, muitos a partir do Seixal e da sua academia, olharão para ele com a certeza, agora, de que vale a pena o esforço, a entrega, a dedicação. E também a paixão ao clube do seu coração!
2. Na sexta feira passada no arranque de mais uma jornada de quatro dias - de sexta a segunda! - da nossa Liga o Futebol Clube do Porto perdeu mais dois pontos ao empatar em Moreira de Cónegos. Acredito que nenhum adepto do Porto acreditaria que não ganharia este jogo antecipado da Liga. Acredito que quando o Porto voltou a liderar o jogo a escassos minutos do apito final poucos apostavam - mesmo no novo e atrativo jogo de apostas Placard! - que a equipa de Lopetegui não conquistaria os três pontos. Mas o sortilégio do futebol é isto. Ao alento de alma pós Benfica seguem-se fantasmas da época passada em muitos da tribo portista. O interessante é que Futebol Clube do Porto e Chelsea fizeram o mesmo resultado. Empataram fora de casa a duas bolas. E agora encontram-se, no Dragão, na próxima terça feira. E cada um precisa de ganhar. Quer Lopetegui, quer Mourinho. É a paixão do futebol. E dos seus actores. Com as suas circunstâncias. Sempre!
3. Hoje em Guimarães há um confronto duplamente especial. O duelo do Minho. Com a rivalidade entre Vitória e Braga a crescer de ano para ano. Com adeptos cada vez mais fiéis. Fortemente fiéis. E hoje temos o regresso ao cheiro da relva de Sérgio Conceição. Esteve umas semanas, e com muito interesse, a comentar as incidências dos jogos da Liga dos Campeões na RTP. Hoje regressa com um picante acrescido. Defronta a sua anterior equipa após um despedimento doloroso. Para além da rivalidade do Minho fica o regresso cirúrgico de um treinador com uma forte personalidade num jogo contra o Braga que liderou na época passada e que levou à fase de grupos da Liga Europa. É a paixão do futebol em duplicado. Com um jogo que será, de verdade, de duplo risco. E para as autoridades de «alto risco»!
4. Hoje, na Catalunha, realizam-se umas importantes eleições. Também de alto risco. Para a Espanha e para a Europa. Está em causa, de verdade, o possível arranque de um complexo processo de grande autonomia da região que assume características de verdadeira «independência face a Espanha». A campanha eleitoral foi intensa e envolveu, entre outras, uma questão directamente relacionada com o desporto e, em particular, com o futebol: se - e repito se... - houvesse uma independência seria possível o Barcelona jogar na Liga espanhola? A resposta para muitos é um claro não. Seria necessária criar uma nova liga na nova nação! Importa acompanhar os dias seguintes ao processo eleitoral de hoje. O Benfica vai sentir o ambiente em Madrid a partir da próxima terça feira quando chegar à capital espanhola para o jogo da segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões frente ao Atlético de Madrid. Clube fundado em 1903 mas que aproveitou, em certo momento, de uma ligação estreita com a Aviação espanhola denominando-se então Athletic Aviación Club e que, em 1947, com a liderança em Espanha do ditador Francisco Franco, passou a ser designado como Club Atlético de Madrid. Mas na Catalunha o Barcelona tornou-se, nesse tempo bem difícil, o maior símbolo do anti franquismo. O escudo do clube tem as cores da Catalunha e por isso se diz que o «Barcelona é mais do que um clube». É um símbolo de uma comunidade. E basta recordarmos que o seu estádio é o Camp Nou, novo campo, ou seja, um espaço colectivo que identifica «o colectivismo nacional catalão». E há um livro de Jimmy Burns Maranón que merece ser lido, ou relido, nestas semanas já que ajudará a perceber parte dos resultados das eleições de hoje: Barça: a paixão de um povo!"

Fernando Seara, in A Bola

A premonição de Rui Vitória

"Quando Rui Vitória dizia, na 6.ª feira, que os adversários directos ainda iam perder pontos não devia estar a pensar que isso pudesse acontecer tão depressa: poucas horas depois o FC Porto empatava em Moreira de Cónegos e ontem o Sporting também não conseguia levar a vitória do Bessa. Uma jornada de 7 pontos para o Benfica (3 ganhos, 4 perdidos pelos rivais), perfeita para recuperar o abalo sofrido no Dragão.
Para quem dizia que esta Liga seria um passeio para os três grandes - que iriam 'limpar' tudo e discutir o título nos jogos entre si - o que se percebe, à 6.ª jornada, vai mais em sentido contrário. Está a aumentar a dificuldade em vencer as equipas do meio da tabela para baixo e é provável que, por este andar, o próximo campeão fique muito longe dos 85 pontos que o Benfica conseguiu na época passada. Veremos.
Na Luz, a boa notícia é que Jonas não perde a inspiração. Já não há dúvidas de que existe uma química especial entre o avançado brasileiro e o palco das águias: em 18 jogos para o campeonato na Luz, Jonas tem 20 golos apontados. É obra! A outra boa notícia para o Benfica é que, depois de Nélson Semedo, aí está Guedes a dar razão à aposta na formação. Mais do que o golo marcado (o 1.º pela equipa principal), a assistência para o 3-0 é digna de figurar em qualquer compêndio de bem jogar futebol. Notável.
No Bessa, o Sporting desperdiçou uma oportunidade de ouro para passar a liderar sozinho. Os leões têm razão de queixa da arbitragem, é um facto, mas também não fizeram muito para merecer a vitória. Mais uma exibição frouxa. a levantar várias dúvidas."

A volta dos direitos de autor

"Sulejmani e Nolito, que passaram pelo Benfica, estiveram em grande plano no fim de semana ao serviço do Young Boys e do Celta de Vigo, os seus novos emblemas. Lá pela Suíça, Sulejmani marcou dois golos lindos, um de pé esquerdo, o outro de pé direito. Já o golo de Nolito, uma chapelada sensacional, aconteceu contra o Barcelona e, assim sendo, a proeza do ex-benfiquista fez dele o homem da jornada da Liga espanhola. Merecida nota artística para aqueles momentos de individualismo dos dois jogadores que resultaram em golos e numa torrente de elogios. A 'nota artística', como se sabe, tem em Portugal direitos de autor. Quando, há coisa de duas semanas, o Benfica fez os seus únicos 90 minutos inteiramente decentes desta época goleando o Belenenses na Luz, voltou à baila, a propósito da exibição de Gaitán, essa mesmo expressão a que Jorge Jesus recorria frequentemente quando, no seu primeiro ano na Luz, tinha à disposição jogadores geniais como Aimar, Di María e Saviola.
O agora treinador do Sporting terá visto o jogo e ouvido os elogios à exibição com nota artística da sua antiga equipa e não resistiu a chamar a si a paternidade do dito. "O Benfica ganhou com quê? Com nota artística? Era só para recordar e saber quem disse isso..." Na verdade, toda a gente sabe. É já tão indissociável de Jesus a fórmula da 'nota artística', que mede o talento ao desbarato, como é indissociável de outro 'cérebro', Albert Einstein, a famosa Teoria da Relatividade, que mede energia, massa ao quadrado e velocidade da luz, tudo na mesma equação.
No ano em que chegou ao Benfica, Nolito fez uma pré-época prometedora. Ao ponto de Dias da Cunha, um ex-presidente do Sporting, ter proferido um desabafo que também entrou, ainda que mais modestamente, para a História: "Se tivéssemos um Nolito, não estávamos a chorar: Depois, contrariando as expectativas, o jovem extremo catalão foi perdendo fulgor e espaço na equipa do Benfica, vendo-se presentemente relegado para a situação de ter de andar por Espanha a marcar golos ao Barcelona. O futebol tem destas provas.
Por exemplo, uma prova de que o Porto não perdeu em casa com o Benfica no domingo é que o presidente do Porto não aproveitou a semana para visitar José Sócrates, tal como o visitou na semana em que o Porto perdeu em casa como Benfica na Liga anterior."

Às pernas do adversário

"Ver as entradas dos jogadores do Atlético e do Leixões sobre os jovens do FC Porto e do Sporting André Silva e Mauro Riquicho {punidas com amarelo!!...), e a consequência que poderiam ter tido sobre as suas promissoras carreiras desportivas é o mote para voltarmos a um assunto por de mais evidente. Já sabemos que a forma como a agressividade tem crescido nos relvados nacionais não tem sido bem avaliada por muitas equipas de arbitragem. Mas esse crescendo está directamente relacionado como laxismo que as equipas constituídas por Fernando Gomes desde 2010 nos órgãos disciplinares adoptaram como natureza e idiossincrasia. Desde então não se distingue entre a agressão física (sem relação imediata com a disputa de bola) e o 'jogo violento' (entradas ao corpo do adversário relacionadas com a disputa de bola), mesmo depois das alterações regulamentares feitas na Liga em 2007 e 2010; para ambas as hipóteses vão todos os jogadores expulsos corridos com a suspensão de 1 jogo (tal como é punido um 'duplo amarelo'...), sem qualquer interpretação valorativa das descrições que os árbitros fazem nos seus relatórios; a reincidência é vista como uma acumulação sem juízo adicional de censura; a sensação de impunidade instalou-se e o campo passou a ser cada vez mais uma área de elevado risco. Pois. Os senhores 'conselheiros' estão na federação a assobiar para o ar e a vida corre entre os pingos da chuva que cai sobre os árbitros...
Já sabemos também que há muito se fala de uma importante medida: suspender os autores das faltas violentas, com consequência física grave, durante o período de incapacidade e recuperação do jogador lesionado. Já existe há muito essa sanção temporária para as agressões (lembram-se da novela Paulinho Santos vs João Vieira Pinto?) mas teima-se em não alargá-la expressamente para os 'tackles' e 'vassouradas' intoleráveis. Medida custosa mas, nesses casos de maior censura, proporcionada e tuteladora da correspetividade do dano. Porém, só se lembram quando a grosseria atinge a nossa casa...
Em Junho houve modificações do Regulamento Disciplinar da Liga. Mais uma vez não se mexeu nas infracções que mais respeitam à integridade física dos principais intervenientes no jogo. Os clubes estavam muito atarefados com a necessidade de extinguir a Comissão de Instrução e Inquéritos e afastar os seus membros da jurisdição do futebol profissional. Com certeza que deveriam ser eles que andavam por lá a entrar às pernas dos jogadores..."

'Sábado gordo'

"Miguel Leal, talvez com excesso de humildade, afirmou na projecção do jogo com o FC Porto, que «as probabilidades de vitória do Moreirense» eram de 0,01 por cento, o que, para bom entendedor, soava a prenúncio da derrota. Julen Lopetegui, apesar de desconfiar de tamanha generosidade, sentiu que a situação lhe era favorável e espraiou a petulância que o tem caracterizado desde que chegou a Portugal ao anunciar que iria insistir no modelo de rotatividade através de «um onze completamente novo». Cada um sabe de si e deve assumir as responsabilidades pelas decisões que toma. Na última época, o Benfica foi campeão, embora o melhor plantel fosse o do FC Porto. Na presente temporada, essa diferença acentuou-se em consequência da retracção benfiquista em matéria de gastos e de outro ousado investimento portista. Segundo opinião consensual, mora no Dragão um plantel que é muito superior, em quantidade e qualidade, aos de Alvalade e da Luz. Objectivamente, o FC Porto perdeu dois pontos na visita a Moreira de Cónegos e adverte para uma falha já identificada pelo próprio Lopetegui: o seu jogo é previsível. Ou seja, o treinador basco, continuando sem revelar uma ideia clara do que pretende, enreda-se na abundância de boas soluções que tão rico plantel lhe permite. Depois, a sua teimosia faz o resto... Não ser capaz de ganhar a um adversário que apenas reclamou 0,01 por cento de favoritismo é, no mínimo, estranho. Além de convidar a reflexão por parte da administração portista: se Lopetegui não muda, não deve existir plantel que lhe sirva... 
Resultado bem recebido, portanto, por Sporting e Benfica. O primeiro pode ficar líder se tiver sucesso na difícil viagem ao Bessa. O segundo recebe o Paços de Ferreira e se vencer recupera dois pontos ao FC Porto. 'Sábado gordo' em perspectiva, para confirmar os três candidatos prometidos por Jesus."

Fernando Guerra, in A Bola

35