Últimas indefectivações

sábado, 25 de agosto de 2018

Benfiquismo (CMXXX)

Mais um...

Jogo Limpo... Guerra, Farinha & o Sr. Shéu

Só há um resultado à Benfica: vencer

"Vamos ter um 'derby' sempre apetecível, contra um adversário sempre respeitável, mas não se poderá perder pontos na luta pelo título

O Benfica vai ver-se grego para eliminar o PAOK, mas estou confiante do que irá consegui-lo. Mesmo o meu habitual pessimismo deixa ver um Benfica superior ao PAOK, melhores jogadores, melhor equipa e melhor jogo.
Pizzi, por exemplo, nem sempre consegue um hat trick de golos falhados, por vezes tem um de golos marcados. Houve um desperdício irrepetível na passada terça-feira. Na Grécia teremos de ir para cima do PAOK e mostrar que das duas equipas em confronto só uma é verdadeiramente grande, mas tem de o mostrar dentro de campo. Basileia e Spartak de Moscovo já provaram o veneno que o Benfica não quer beber.
Ser eliminado às portas da fase de grupos da Liga dos Campeões, por uma equipa que tem como estrelas Pelkas e Vieirinha, com todo o respeito por atletas e clube, não é aceitável para o Benfica. Em condições normais teríamos goleado na primeira mão, em condições normais vamos obter o resultado que precisamos em Salónica.
Este sábado vamos ter um derby sempre apetecível, contra um adversário sempre respeitável, mas também não se poderá perder ponto na luta por um título que, como se viu pela arbitragem do Jamor, será muito difícil. Não vale a pena ao Benfica protestar, teremos de ser muito superiores à concorrência se queremos vencer uma competição onde as contas serão sempre arredondadas contra nós.
O infortúnio de Corchia mostrou que o Benfica terá de ter leque de soluções para atacar a Reconquista, o caminho será duro, difícil e cheio de percalços. Teremos de estar concentrados em nós, naquilo que poderemos fazer bem e no que poderemos melhorar. É com elevada exigência interna que estaremos mais perto dos objectivos.
A boa vitória no Bessa, com uma exibição positiva, foi mais um passo, faltam 32. Juntos, com uma massa adepta que mostrou no Bessa o porquê de se inigualável, vamos lutar por todos os objectivos.
O mercado fecha dentro de oito dias e há expectativa de ver quem sai e quem entra, para perceber quais as armas de cada emblema. Até para a necessária estabilidade é fundamental acabar o ruído. Frente ao Sporting, com merecido respeito pelo adversário, só há um resultado à Benfica: vencer."

Sílvio Cervan, in A Bola

Mundial de Canoagem em Montemor-o-Velho

O 4.º lugar é sempre frustrante, mas não deixa de ser a melhor 'exibição' do João Ribeiro, em K1, de toda a sua carreira... O mais incrível é que o João, raramente tem feito os 500m... Se calhar devia insistir mais no K1 500m...

Ontem, a dupla Teresa Portela e Joana Vasconcelos, qualificaram-se directamente para a Final no K2 500m (Sábado, 13h04)... e o Fernando Pimenta, qualificou-se para as Meias-finais no K1 1000m, que se vão disputar amanhã de manhã... e se tudo correr bem, a Final será às 12h21!

Gedson

"Ao contrário do que por vezes se quer fazer crer, o Benfica sempre foi um clube formador bem-sucedido de jogadores de futebol. As raízes são profundas e remontam aos primórdios da sua existência.
No entanto, no final dos anos noventa do século passado, durante a vigência de Vale e Azevedo, a redução do número de equipas revelou-se nefasta. Passados poucos anos, a falta de infra-estruturas durante a transição entre estádios, até o Caixa Futebol Campus entrar em funcionamento, também prejudicou sobremaneira esta vertente do clube. Acresce que, neste período, o Sporting notabilizou-se neste domínio, e o marketing e a comunicação no futebol tornaram-se relevantes. Nesse contexto, só o enorme investimento e a redobrada competência permitiram que o Benfica voltasse a estabelecer-se como o melhor clube português na formação de futebolistas. O ponto de partida benfiquista no relançamento da formação não se afigurava favorável. Entre outros factores, havia a percepção generalizada de que o Sporting, principalmente mas não só, era o clube mais adequado para proporcionar aos miúdos o comprimento do sonho de enveredarem por uma carreira profissional de futebolista. Tal se devia à maioria de jogadores nas convocatórias das selecções nacionais jovens e, também, às oportunidades oferecidas na equipa principal (além das infra-estruturas), influenciando decisivamente o talento disponível em cada clube. Esta foi a realidade no passado, o que deve ser sobejamente enaltecido.


P.S. - Satisfaz-me pensar no Florentino Luís e vislumbrar nele o sucessor de Fejsa. E no Jocu, o do Florentino. É notável que haja exemplos como este para várias posições."


João Tomaz, in O Benfica

Marega no SLB

"São muitas as histórias obscuras no futebol português. Umas são realidades indesmentíveis, outras continuam por ser explicadas. Assim de cabeça, lembro-me de uma meia dúzia. E todas elas associadas aos mesmos de sempre. Vem isto agora por causa do Marega. Sabem? Aquele avançado que ousou dizer em voz alta que tinha o objectivo de mudar de equipa e de campeonato. O 'ambicioso' Marega esqueceu-se de onde estava.
Nesta associação desportiva, de que é funcionário o futebolista maliano, a democracia e a livre vontade são conceitos difíceis de entender. Paulo Assunção, lembram-se?
O futebolista brasileiro abandonou o clube depois de ter sido ameaçado com um tiro no joelho se não prolongasse o contrato com a sua entidade patronal. Co Adrianse, treinador holandês, foi atacado dentro do seu automóvel à saída do centro de estágios da equipa da cidade do Porto que orientava. Eram elementos da claque... Adriano, avançado brasileiro, foi sovado à saída de uma discoteca. Adivinhem: elementos da claque. Luís Fabiano, outro avançado brasileiro. Idem. A lista pode continuar com o basquetebolista Matt Fish, que se recusou a assinar a rescisão. E também apanhou. Estas são as histórias indesmentíveis, ao nível de umas férias pagas no Brasil. Ou de aconselhamento matrimonial a árbitros antes dos jogos.
As outras, as que ainda estão impunes, passam por explosões de esquentadores em casa de jogadores, fuga para Espanha com o fechar de olhos das autoridades nacionais ou um craque brasileiro que confessa uso de doping pela equipa.
Marega, pensa assim: se estivesse no SL Benfica, todos os dias era capa de jornal e tema principal dos programas desportivos."

Ricardo Santos, in O Benfica