Últimas indefectivações

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Vitória saborosa... a caminho da final da Supertaça



Benfica 28 - 27 Corruptos

Bom indicador... Não vi o jogo, mas derrotar os Corruptos - logo no 1º jogo oficial da época -, é sempre motivador. Uma derrota hoje, depois de tantas alterações no plantel, teria sido, mentalmente, 'pesada'!!!
Pela marcha do marcador, dá para entender que entrámos bem, perto do final da 1ª parte 'adormecemos', no início da 2ª parte, continuámos a jogar mal, mas recuperámos e nos últimos minutos conseguimos a vantagem mínima...
Também não nos podemos esquecer que os Corruptos tiveram, pelo menos duas baixas importantes, para o jogo desta noite. Sendo assim, para conseguir o nosso objectivo principal - o Campeonato -, temos muito que melhorar...
Amanhã vamos jogar a final da Supertaça, defrontando os Lagartos, espero que não se repita história da semana passada em Viseu: onde derrotámos os próprios Lagartos nas meias-finais, e depois perdemos o jogo da final  - teoricamente mais acessível -, com o ABC!!! Aliás no jogo com o Sporting da semana passada, tivemos uma 'branca' durante alguns minutos, mas ainda fomos a tempo de rectificar...!!!Portanto, todos os cuidados são poucos...
Depois da desilusão da época passada, sem qualquer título, seria bom começar esta época com um 'Caneco'..!!!

Em prol do espectáculo

"Na primeira jornada, aos 44 minutos de jogo, o árbitro mostrou a intenção de dar um segundo cartão amarelo a Alan, do Sporting de Braga. Recuou na intenção e ficou-se. Numa conhecida estação radiofónica, o comentário foi de que se justificaria o segundo cartão amarelo, mas que, em prol do espectáculo, o árbitro agira bem em não expulsar o jogador…
Na segunda jornada, aos 8 minutos de jogo, Amoreirinha tentou arrancar Melgarejo do chão pelos pés. Entrada violenta, com o único objectivo de ir ao osso do adversário. O árbitro expulsou-o. Segundo alguns teóricos da bola, entre os quais o treinador de circunstância do Setúbal, aquela expulsão não deveria ter ocorrido porque foi aos 8 minutos de jogo. Não estava em causa a violência da entrada de Amoreirinha, não estava em causa a justiça da decisão do árbitro. Estava em causa o facto de ter sido aos 8 minutos, e isso não era em prol do espectáculo.
Em Fevereiro de 2010, aos 7 minutos, João Pereira teve uma entrada violentíssima sobre Ramires. O jogador do Sporting foi justamente expulso. Foi a histeria (mais uma) por parte dos de Alvalade, porque, em prol do espectáculo, dava-lhes jeito que o agressor ficasse em campo. Para abrilhantar o ‘freak show’ de comentários, o advogado sportinguista Rogério Alves chegou a defender uma “jurisprudência da indulgência” para ilibar uma conduta violenta de um jogador do seu clube.
Em Abril de 2009, ao minuto 58 de um FC Porto-Setúbal, Carlos Cardoso, treinador de circunstância do Setúbal, decidiu retirar do jogo Leandro Lima e Bruno Gama, jogadores emprestados pelo FC Porto ao Setúbal que estavam a ser os melhores em campo. Em prol do espectáculo, o jogo que estava empatado acabou com a derrota dos do costume. De facto, em Setúbal, fazem-se muitas coisas em prol do espectáculo… Tudo, menos expulsar justamente um jogador aos 8 minutos."

Pedro F. Ferreira, in O Benfica

Objectivamente (Vale tudo...)

"Andei nas últimas semanas por outros lados fora da Europa e quando chego aquilo que me deixa mais perplexo é a forma como nos lamentamos, sempre choramingando, mas pouco de tomar atitudes.
E no que respeita ao futebol é a mesma coisa. Reclamamos todos os anos uma mudança, queremos mais e melhor justiça, mais rigor na competição e na regulamentação, mas o certo é que os anos passam e tudo continua na mesma.
Os clubes com dívidas vão inscrevendo jogadores e vão mantendo os calotes com a conivência de todas as autoridades que supervisionam o negócio do futebol. É uma mentira completa que leva muitas vezes os clubes mais débeis a recorrer a empréstimos de falsos amigos que só ajudam por interesse.
Vale no meio de tudo isto um arranque entusiasmante do SL Benfica que apesar do empate frente ao SC Braga soube redimir-se com uma goleada ao Vitória de Setúbal. Foi saborosa essa vitória e sobretudo moralizadora depois do que se passou com os nossos grandes rivais.
A estabilidade financeira do Benfica é a grande arma a esgrimir este ano onde o mercado não tem sido bom parceiro. O Benfica não tem necessidade de comprar e vender - embora os negócios tenham regras que surpreendem muitas vezes - e a continuidade, a estabilidade e sobretudo a serenidade com que tem encarado o Mercado podem ser o melhor argumento para o Benfica tentar recuperar o título de campeão."

João Diogo, in O Benfica

Opções acertadas de Jorge Jesus

"Não será motivo de grande euforia mas não nego que é bom liderar o Campeonato à segunda jornada. O Benfica cumpriu no Bonfim, com nota acima da média. Ganhar por cinco fora de portas é sempre de registar.
Esta semana, um jornal fez as contas aos montantes que o Benfica deixara fora dos convocados. Gaitán e Ola John perfazem mais de 16 milhões. Só não disseram, e deviam ter escrito, que os que Jesus escolheu para jogar foram os melhores em campo no Bonfim, logo a conclusão deveria ter sido que foram acertadas as opções do treinador. É bom ter soluções e alternativas. Uma boa equipa pode ganhar um jogo, mas só um bom plantel pode ganhar um Campeonato. O objectivo do Benfica é ganhar o Campeonato e não só um jogo, por isso precisa de todo o seu plantel.
Saviola saiu pela porta grande. Um grande jogador. Até na forma como se despede mostra a grandeza. Boa sorte Saviola, foi um orgulho ver-te com a camisola mais bonita do Mundo. Ganhou um campeonato e três Taças da Liga e fica na memória que foi decisivo em todas estas competições.
O sorteio da Champions não foi meigo para o Benfica, Barcelona, de Messi, Iniesta e companhia, os russos do Spartak, que foram recrutar um bom treinador a Valência e compraram jogadores de qualidade (está a fazer uma boa equipa), e o histórico Celtic, que domina o futebol escocês por ausência de concorrência, tradicionalmente difícil a jogar em casa. Temos legitimas aspirações à vaga que sobra de um Barcelona que não falha neste apuramentos. Em três anos de Benfica, Jesus chegou aos 'quartos' e meias-finais da Liga Europa e aos quartos de final da Liga dos Campeões, sempre participações positivas e de prestigio nas provas da UEFA.
Uma palavra final para a morte do nosso mais antigo associado. Tantos anos de tanta paixão merecem o respeito e admiração de todos que como ele amam tanto o seu clube."

Sílvio Cervan, in A Bola

Era uma vez, na Champions...



Grupo G
Barcelona
Spartak Moscovo
Celtic Glasgow

Celtic – Benfica (Quarta-feira, dia 19 de Setembro)
Benfica – Barcelona (Terça-feira, dia 2 de Outubro)
Spartak Moscovo – Benfica (Terça-feira, dia 23 de Outubro)
Benfica – Spartak Moscovo (Quarta-feira, dia 7 de Novembro)
Benfica – Celtic (Terça-feira, dia 20 de Novembro)
Barcelona – Benfica (Quarta-feira, dia 5 de Dezembro)


Foi por pouco, que no pote 3, não nos calhou a Juventus (!!!), o que teria sido demasiado... assim até podemos ficar satisfeitos: o Barça garante um grande ambiente na Luz, o Celtic vai trazer os seus magníficos adeptos, e a visita a Moscovo será ainda em Outubro, teoricamente longe dos horrores de Dezembro!!!
Os jogos com o Barça, desportivamente, não se pode esperar muito (numa grande noite na Luz tudo é possível...), mas teremos o Messi a defrontar o seu grande ídolo: Aimar!!! Nolito regressa ao Nou Camp!!!... Com o Celtic espero quebrar finalmente o enguiço de Glasgow, já que na Luz os escoceses costumam ser tenrinhos!!! Em Moscovo teremos o sintético como adversidade, e uma equipa com muitos não-Russos, que gosta de jogar no contra-ataque. Com alguns reencontros interessantes: o McGready ex-Celtic, o Bilyaletdinov ex-Everton, e  Kallstrom ex-Lyon!!!
Espero que esta época as prioridades estejam bem definidas na cabeça de todos: Campeonato acima de tudo... a Champions em 2º...!!!