Últimas indefectivações

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

2.º tempo de desperdício...

Mónaco 0 - 0 Benfica

Começamos mal, mas por volta dos 15 minutos equilibrámos. Só tivemos uma oportunidade clara de golo aos 42 minutos, mas o Artur também não teve muito trabalho, com uma única excepção nos primeiros minutos (lance onde existe um fora-de-jogo não assinalado ao Berbatov)... O jogo foi feio, o relvado no Mónaco é uma miséria (algo que já esperava... fiquei preocupado quando o Benfica abdicou do treino na véspera... provavelmente com o atraso na ligação aérea também não daria para muito!!!), não é fácil jogar bom futebol.
Na 2.ª parte melhorámos muito, criámos várias grandes oportunidades, mas desperdiçamos todas, umas por culpa própria, outras devido às boas intervenções do Subasic.

Mais uma vez fomos presenteados com uma arbitragem vergonhosa. Não houve lances escandalosos de penalty's e golos mal (ou bem) anulados, mas o critério disciplinar, e mesmo o critério técnico a meio-campo, foi do mais nojento possível... O facto do Toulalan ter acabado sem nenhum Amarelo, é esclarecedor...!!! Aliás os Amarelos ao Mónaco só apareceram após o Vermelho ao Lisandro... O jogo praticou 'acabou' com a expulsão do Lisandro (um lance, onde o Argentino joga a bola, e depois inadvertidamente toca no 'chorão' do Moutinho...). Minutos antes o Eliseu levou uma pancada na canela (deliberada) e nem falta marcou... Livres perto da área do Mónaco aparentemente eram proibidos!!! Depois de assistir a vários jogos Europeus esta época (e estou-me marimbando para as Choradeiras Lagartas e Corruptas), parece-me claro que o Ranking de Portugal na UEFA está deixar muita gente 'nervosa': em França e em Itália!!! Além disso o 'investimento' Russo este ano tem que chegar pelo menos aos Quartos-de-final!!!
O meus destaques hoje vão para o Nico, o nosso grande desequilibrador... e para o André Almeida, o nosso grande equilibrador!!! A melhoria defensiva do Benfica neste jogo, deveu-se exclusivamente à entrada do Almeida. É óbvio que não tem a qualidade de posse de bola, do Samaris ou do Cristante, mas na raça, na marcação, na entre-ajuda, a seguir ao Fejsa, é o nosso melhor '6'!!!

Não estamos eliminados, ganhando todos os jogos fazemos 10 pontos, o que este ano deve chegar, mas uma analise mais realista (7 ou 8 pontos, dependendo do jogo na Rússia; 2 vitórias na Luz), pode não ser suficiente!!! Creio que será muito importante a recuperação de alguns dos lesionados: Sílvio... pelo menos!!!

PS: A minha curiosidade mórbida, levou-me a acompanhar algumas partes do jogo, no Fórum Ser Benfiquista (local onde vou com frequência, essencialmente por causa das modalidades... e algumas 'brincadeiras'!!!). Mesmo admitindo que muitos dos utilizadores são trolls inflitrados, é vergonhoso o nível da discussão e dos adjectivos usados contra os jogadores, treinadores e dirigentes do Benfica... Do mais nojento que se pode imaginar... e nem todos são infiltrados!!!

Sofrida...

Benfica 5 - 2 Turquel

Jogo muito difícil, como parece ser tradição com o Turquel!!! Começamos a perder, empatámos, para ficar em desvantagem logo de seguida... e até ao intervalo ainda desperdiçamos 2 penalty's!!!
Demos a volta no segundo tempo, mas a poucos minutos do fim estávamos somente a vencer por 3-2... O Turquel ainda desperdiçou o Livre Directo da nossa 10.ª falta, até que um cartão azul ao treinador do Turquel, deu o 4.º golo do Benfica... ainda fomos a tempo de marcar o 5.º pelo nosso jogador de Turquel!!!

A arbitragem foi má, como também já é habitual... creio que eram os mesmos árbitros do jogo com os Lagartos. A marcação de faltas atrás de faltas ao Benfica também já é uma tradição, condicionando o nosso jogo, e a não marcação de faltas ao adversário dá-lhe folga para defenderem doutra forma... No final, no tal cartão azul, até pareceu-me que os de Turquel tinham razão!!!
Mas não posso de mais uma vez realçar a falta de cultura desportiva Tuga: com um treinador a levar um azul por protestos, quando passou o jogou a ser beneficiado...; e até a troca de palavras da claque do Turquel com o Diogo Rafael... há gente que devia ser proibida de entrar em recintos desportivos.

PS: Uma nota para o Voleibol, que viu o nosso adversário Europeu, desistir da competição (creio mesmo que a equipa de Andorra acabou por falta de patricionadores!!!), sendo assim vamos directamente para os 1/16 avos de final, onde muito provavelmente vamos defrontar o Partizan de Belgrado, que terá antes eliminar uma equipa Romena...

Uefa Youth League - 3.ª jornada

Mónaco 0 - 1 Benfica
Hildeberto

Tal como o ano passado, os nossos miúdos não se intimidam nos jogos fora, até agora: 2 jogos fora, 2 vitórias. O único empate foi mesmo no Seixal!!! O ano passado: 3 jogos fora, 3 vitórias... no Seixal: 1 vitória e 2 empates!!!
Não houve transmissão do jogo, por isso só temos as estatísticas, e nesse campo, o Mónaco até foi bastante superior, com muitos remates... mas a maior parte não acertaram na baliza. Acabámos por ser eficazes, e após a expulsão (directa) do Rúben Dias (central) aos 77m, aguentámos os últimos 20 minutos (sim, o árbitro deu quase 7 minutos de desconto!!!)...
Recordo que o Gonçalo Guedes podia jogar nesta competição... mas acabou por ser o único ausente, porque o Renato Sanches e o Romário (que têm tido presenças na equipa B), acabaram por jogar... e até o Sarkic, ponta-de-lança contratado ao Anderlecht (que não pode jogar no campeonato...), esteve no banco.
O grupo está muito equilibrado, com 3 equipas a lutar por 2 lugares, vamos ter 2 jogos em casa, mas isso não garante nada... seria bonito regressar a Nyon (com uma equipa praticamente nova...), mas o objectivo é passar aos Oitavos-de-final...

A Taça das surpresas

"A Taça tem um encanto diferente. Nesta 1.ª eliminatória a sério, ficaram pelo caminho, batidos por clubes de escalões inferiores, a Académica, o Estoril e o Boavista. E o Porto batido, sem apelo nem agravo, pelo Sporting, que assim imitou o Torreense (1999) e o Atlético (2007).
Dificuldade teve o Benfica em Covilhã, numa viagem ao passado da então 1.ª Divisão. Jorge Jesus, desta vez, arriscou de mais. O Benfica poupa em Leverkusen por causa do Arouca e poupa na Covilhã por causa do Mónaco. Tudo uma questão de prioridades, na Champions por causa da nossa Liga, na serra por causa da Champions...
A poupança foi tal que o Benfica jogou com 11 jogadores não titulares (Artur parece que é titular por falta de titular). Dos catorze que jogaram, houve 5 estreias absolutas (César, Benito, Gonçalo Guedes, Nélson e Lindelof), uma quase absoluta (Pizzi). No banco nem um titular. Exceptuando o guarda-redes, os atletas com mais minutos até aqui jogados foram o 12.º do plantel, Derley (334m) e o 13.º, A. Almeida (307m). Os restantes somados jogaram 388m !
Concordo com J. Jesus quando disse que «jogadores têm de se mostrar nos jogos, nas oportunidades que lhes dou». Mas nem tanto ao mar nem tanto à terra. As equipas da Liga 2, regra geral, estão ao nível de algumas da 1.ª Liga. O que mais me impressionou foi não haver no banco um Luisão, um Sálvio ou um Talisca, a quem recorrer em último recurso.
Acabou por correr bem, graças a um excelente avançado que o Valência de Espírito Santo entendeu dispensar (obrigado, mister!). E deu para ver que o jovem de 17 anos Gonçalo Guedes vai ser um craque. Espero que para jogar no Benfica..."

Bagão Félix, in A Bola

Jogar ou fazer jogar?

"É tentador olhar para os quatro golos marcados por Jonas em, apenas 135 minutos de jogo pelo Benfica e logo ver nisso o sinal de que estamos perante um goleador. É, contudo, errado. Bastou partida e meia de Jonas para se perceber que o brasileiro vai oferecer ao Benfica não são tanto os golos, mas muita qualidade na participação no jogo ofensivo.
Como é sabido, um jogador com classe e experiência não precisa nem de muito espaço, nem de muito temp para mostrar o seu valor. Cria espaços com facilidade e, por norma, basta dar dois ou três toques na bola para se aferir da sua qualidade. Jonas é disso exemplo - o que só torna mais surpreendente o facto de ter chegado ao Benfica, depois do fecho de mercado, como jogador livre.
Pode parecer prematuro mas são muitos os indícios de que Jonas pode dar ao sistema táctico do Benfica uma ligação entre meio-campo ofensivo e ataque que tem faltado desde a primeira temporada de Jesus como treinador. No fundo, Jonas pode bem ser o substituto de Saviola do primeiro ano: um jogador com uma compreensão notável do jogo e capaz de criar superioridade quer no meio-campo, quer no ataque, equilibrando a equipa e ligando sectores. Em certa medida, Rodrigo desempenhou esse papel, mas apenas no ano passado. Sintomaticamente, com o sistema de Jesus, só fomos campeões com um Saviola de topo e com um Rodrigo tacticamente mais competente.
Ainda na entrevista ao Record, e a propósito de um grande Nani, Jorge Jesus sublinhava que 'um bom jogador é aquele que joga bem, e o grande é aquele que joga bem e coloca os outros a jogar bem'. Ora um bom avançado tem de ter o pé quente e marcar golos, mas um grande avançado põe todo o ataque de uma equipa a jogar bem, mesmo que marque poucos golos. Tudo indica que Jonas é um grande avançado."