Últimas indefectivações

domingo, 25 de outubro de 2015

Eu amo o Benfica!

Benfica 0 - 3 Sporting

De facto, o facto mais positivo do jogo foram os adeptos! E não vale a pena começar com interpretações filosóficas ou politicas, o grito foi só isso, um grito cantado, honesto e eterno, independentemente dos jogadores, dos treinadores, ou dos directores... mais nada, só isso.

O resultado do jogo, acabou por ser infelizmente normal! A anormalidade, foi a eficácia Lagarta, que nas primeiras 4 vezes que chegou à área do Benfica, marcou 3 golos!!! Com erros individuais de vários jogadores, inclusive do Júlio... Mas a forma como decorreu o jogo foi normal: um Benfica pouco colectivo a defender, com pouca pressão sobre a bola, e consequentemente sem ataques rápidos...; e também pouco colectivo a atacar, só com um jogador capaz de desequilíbrios, que sendo o único, acaba por exagerar quase sempre... E fazer ataque planeado, sem um verdadeiro organizador de jogo, que saiba controlar ritmos, mudar de flanco, ou furar linhas, é quase impossível...

É verdade que Rui Vitória tem um plantel limitado, as ausências do Nelsinho e do Salvio amputaram completamente o nosso flanco direito... mas temos que jogar melhor. Muitos dos golos que temos sofrido, são pura desconcentração, não se pode ir lá só com falinhas mansas, é preciso exigir concentração. Até acho que a equipa tem demonstrado atitude, o problema não é esse, o problema são as desconcentrações, tanto de posicionamento, como em posse de bola... algo que nos últimos anos raramente acontecia.

Num jogo destes não apetece falar do Xistra, mas é impossível! A coisa foi tão descarada, que se o Paspalho-mor tivesse sido o árbitro, duvido que tivesse tido qualquer decisão diferente!!! Os cartões foi uma comédia, a forma como mesmo com 0-3 continuou a proteger os Lagartos, foi criminosa... Em relação aos lances na área, tenho que rever melhor na televisão: o lance do Luisão na 1.ª parte, no Estádio passou-me, mas na televisão o agarrão é óbvio...; sobre o Nico tenho poucas dúvidas, o Paulo Oliveira não faz qualquer tentativa de jogar a bola é penalty claro; e sobre o Mitro tenho que rever, mas parece-me que o porquinho meteu a perna/anca...
Temos um jogo a menos, mas como é natural ninguém se vai lembrar disso quando se fizerem as analises, e temos 8 pontos para recuperar... Nada é impossível, temos que nos concentrar jogo a jogo, e nada mais, e esperar por Janeiro, para rectificar alguns erros...

Quem quer ser Cardozo?

"Tal como foi o Ministério Público, também o Banco de Portugal devia ser chamado a intervir no propalado caso do 'kit' Eusébio. Não por o 'kit' ter triplicado de vendas, o que se saúda como um bom sinal para a nossa desgraçada economia. Mas, bem vistas as coisas, não caberia ao Banco de Portugal, internacionalmente famoso pelas suas reservas de ouro, interessar-se um bocadinho pela defesa, cotação e bom-nome do dito metal precioso?
Ouro, ouro e mais ouro. Nesta semana não se falou de outra coisa. Com a maior das naturalidades, o tema chegou à praça pública pelas vozes autorizadas dos presidentes do Porto e do Sporting. O eco das suas palavras ainda tilinta e retilinta de lés a lés. E o Banco de Portugal de braços cruzados.
Pinto da Costa, eleito pelo YouTube como o protagonista maior do Apito Dourado, plausivelmente o 'engenheiro-chefe' ou o 'Chefe da caixa', como vos der mais jeito, pronunciou-se sobre o 'kit' Eusébio dizendo: "Se o FC Porto fizesse ofertas a árbitros já estaria morto." Banco de Portugal, atenção, é de milagres destes que a nossa economia precisa para voltar a ser o que nunca foi.
Quanto a Bruno de Carvalho, não menos optimista do que o seu vivíssimo congénere rival, informou este Portugal dos aflitos de que afinal não há crise. E até "podemos estar a viver uma caixa dourada". Não especificou, no entanto, se julga que estamos a viver 'dentro' de uma caixa dourada, o que acabaria por ser monótono, ou se antes entende que vivemos numa época nimbada a ouro pela excelência dos seus melhores artistas, entre os quais se inclui, um pouco à semelhança do que o 'Siglo de Oro' significou em artistas para o século XVI na vizinha Espanha.
Perante a abundância de dourados no nosso futebol, seria de esperar que o preço do ouro caísse a pique como caiu. Agora deveria o Banco de Portugal, em defesa dos interesses da retoma, ir perguntar ao presidente do Sporting qual a razão por que paga 5 milhões de euros por ano a um treinador que, afinal, só ganhou títulos par causa do 'kit' do Eusébio.
Amanhã há dérbi. Desde que o maravilhoso incompreendido Óscar Cardozo se foi embora para a Turquia o Benfica só empata com o Sporting. Foram os seus 11 golos em 7 anos que permitiram ao Benfica não só não empatar com o Sporting como, habitualmente, vencê-lo enquanto o paraguaio foi jogador do Benfica. E agora, quem quer ser Cardozo?"

Aniversário...

O Estádio da Luz faz hoje anos: 12 anos. E coincidência, ou não, o nosso principal patrocinador, Emirates, também é aniversariante neste dia: 30 anos!!!
Temos tido muitas alegrias na nova Catedral, eu até fui um dos saudosistas da antiga Catedral, mas tenho que admitir que hoje aquele brilho dos produtos novos já deixou de existir, e a História já se sente, em cada recanto da nossa Luz!!!

'Derby' é festa amanhã e sempre

"O país futebolístico já não consegue esconder a ansiedade pelo derby de amanhã, na Luz, da oitava jornada da Liga, e eis que outro lhe é anunciado, agora integrado na quarta eliminatória da Taça de Portugal e com data marcada para 22 do próximo mês, em Alvalade. Derbies de mais? Errado, «é disto que o meu povo gosta» como dizia o radialista Jorge Perestrelo no seu estilo muito pessoal de nos retratar os jogos. Na verdade, cada derby tem de ser visto como rememorável momento de festa, e apenas nesse sentido, sabendo todos, porém, que a estupidez humana é capaz do inimaginável por causa de nada, sobretudo se camuflada no meio de turbas desordenadas a que, eufemisticamente, se resolveu chamar 'grupos organizados'.
Razão insuficiente para a PSP, mais uma vez, trazer para a praça pública o que a sensatez sugeria ser tratado no recato dos gabinetes com as partes envolvidas na promoção do espectáculo e sem necessidade de provocar qualquer tipo de alarme ou preocupação, em quem pretende apenas assistir a um grande espectáculo de futebol, com dois grandes intérpretes, no caso Benfica e Sporting. Um «dispositivo ligeiramente superior ao habitual» em consequência de declarações de dirigentes que influenciaram a avaliação de risco, foi o argumento utilizado, embora não se atribua qualquer responsabilidade a quem, pela palavra, contribuiu para isso.
Um derby tem de ser visto sempre como uma festa e tratado em ambiente de cordialidade, como ontem fizeram Octávio Machado e Lourenço Coelho. Será assim tão difícil perceber isso? Claro que não, só para quem não está interessado..."

Fernando Guerra, in A Bola

Grande jogo...

Benfica 5 - 1 Vic

Entrada a 'matar' na Liga Europeia, a Champions do Hóquei. Contra os lideres invictos da Liga Espanhola, e vice-campeões Europeus!!!
Depois daquele desgraçado jogo da Supertaça, a equipa acordou, e está a jogar a um nível muito alto, intensidade, atitude, velocidade, e hoje com o Trabal castigado, o Pedro Henriques nem foi muito testado!!!
Na próxima jornada vamos a França, ao Merignac.

Vitória no Faial...

Sp. Horta  26 - 28 Benfica
(16-15)

Segunda vitória nos Açores no mesmo dia, desta vez no Faial! Enquanto se esperava um jogo equilibrado no Volei (e aparentemente não foi), aqui esperava-se um jogo mais fácil para o Benfica... mas acabou por ser complicado, só na parte final conseguimos abrir uma vantagem... só ao 22-22 passámos para a frente definitivamente...!!!