Últimas indefectivações

domingo, 25 de outubro de 2015

'Derby' é festa amanhã e sempre

"O país futebolístico já não consegue esconder a ansiedade pelo derby de amanhã, na Luz, da oitava jornada da Liga, e eis que outro lhe é anunciado, agora integrado na quarta eliminatória da Taça de Portugal e com data marcada para 22 do próximo mês, em Alvalade. Derbies de mais? Errado, «é disto que o meu povo gosta» como dizia o radialista Jorge Perestrelo no seu estilo muito pessoal de nos retratar os jogos. Na verdade, cada derby tem de ser visto como rememorável momento de festa, e apenas nesse sentido, sabendo todos, porém, que a estupidez humana é capaz do inimaginável por causa de nada, sobretudo se camuflada no meio de turbas desordenadas a que, eufemisticamente, se resolveu chamar 'grupos organizados'.
Razão insuficiente para a PSP, mais uma vez, trazer para a praça pública o que a sensatez sugeria ser tratado no recato dos gabinetes com as partes envolvidas na promoção do espectáculo e sem necessidade de provocar qualquer tipo de alarme ou preocupação, em quem pretende apenas assistir a um grande espectáculo de futebol, com dois grandes intérpretes, no caso Benfica e Sporting. Um «dispositivo ligeiramente superior ao habitual» em consequência de declarações de dirigentes que influenciaram a avaliação de risco, foi o argumento utilizado, embora não se atribua qualquer responsabilidade a quem, pela palavra, contribuiu para isso.
Um derby tem de ser visto sempre como uma festa e tratado em ambiente de cordialidade, como ontem fizeram Octávio Machado e Lourenço Coelho. Será assim tão difícil perceber isso? Claro que não, só para quem não está interessado..."

Fernando Guerra, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!