Últimas indefectivações

sábado, 15 de agosto de 2015

Vitória...

Benfica B 1 - 0 Penafiel


Boa 1.ª parte, com o Benfica a jogar bonito, e a marcar... No 2.º tempo começamos cedo a gerir a vantagem mínima, e temos que admitir que tivemos alguma sorte: grande defesa do Miguel, logo a seguir bola na barra, e logo a seguir falhanço do avançado adversário...!!!
É verdade que em contra-ataque também podíamos ter marcado (o Diogo que o diga...!!!), mas praticamente desistimos de ter a bola nos pés...
O Penafiel é um dos principais candidatos à subida, tem um plantel de 1.ª, um bom treinador... que se estreou o ano passado na Luz, deixando boa imagem, portanto excelente teste aos nossos miúdos...
Se no empate em Olhão merecíamos ter ganho, hoje se calhar o Penafiel merecia o empate!!!

Destaco o Pawel, grande evolução; o Renato está mais controlado no que faz; o Diogo continua a marcar; o Joãozinho continua a fazer jogar (recordo que é um dos mais novos); estão a faltar os golos ao Sarkic; os Centrais quase sempre bem; Rebocho evoluiu muito a defender...; Alfaiate continua adaptado. Tirar Clésio e o Berto do banco, é com largar duas 'bombas' para o relvado...!!!
Uma nota para o regresso à titularidade do Dino, pois o Vítor Andrade foi convocado para a equipa principal, como é habitual fez coisas muito boas (assistência para o golo...), misturadas com paragens cerebrais incríveis...!!!

O Hugo Miguel esteve quase a ter um orgasmo, quando 'assistiu' o matacão do ponta-de-lança, para este marcar um golo ao Benfica, mas o Fiscal-de-linha marcou, bem, fora-de-jogo!!! No resto, fartou-se de fazer merda, o critério nos contactos a meio-campo foi do mais inclinado possível, este é outro dos bois que não pode ver o vermelho à frente, nem quando jogamos de branco!!!

De cavalo para burro

"O treinador do Sporting mal chegou e já ganhou uma Supertaça. Não se pode dizer que tenha andado de cavalo para burro do ponto de vista dos resultados práticos, visto que prossegue na sua senda de sucesso, apesar de ter mudado de clube. Foi com uma vitória por 1-0 sobre o Benfica no campo de jogo e com uma goleada por 3-0 no campo das telecomunicações que o novo treinador do Sporting viu cimentada esta semana a sua reputação de 'O Cérebro'. Três jogadores do Benfica terão revelado os conteúdos intencionalmente desanimadores das mensagens que o seu ex-treinador lhes enviou para os respectivos números de telemóvel nas vésperas da decisão da Supertaça. Ora aqui está uma coisa nova no futebol português, um passo em frente no capítulo dos 'mind games' que evoluem agora para a intimidade forçada do contacto unipessoal em detrimento das grandes tiradas para toda a gente ouvir.
QUE fique claro que isto não configura qualquer tipo de ilegalidade punível com prisão. Aliás, o Jorge Jesus do Sporting anda muito mais à solta do que andava à solta o Jorge Jesus do Benfica, ou não anda? Do lado dos três jogadores do Benfica também nada há de reprovador a apontar-lhes. Foram vítimas de 'bulling' por SMS e nada mais. E não foi por isso que o Benfica perdeu o jogo com o rival. O Benfica só perdeu o jogo porque uma bola sem grande direcção rematada de longe por Carrillo foi embater num tornozelo de Gutiérrez, acabando por trair Júlio César, que não teve maneira de prever o inesperado desvio.
NO entanto. a opção pelo serviço de SMS demonstrou (como se fosse preciso...) a sagacidade do treinador do Sporting. E tal como, no Estádio do Algarve, Júlio César não teve maneira de prever a trajectória da bola desviada pelo tornozelo de Gutiérrez, também não haverá ninguém neste mundo que disponha de maneiras de prever ou, sobretudo, de impedir a chegada de uma mensagem no telemóvel. Trata-se de uma incontornável funcionalidade da vida moderna. Jorge Jesus, em função dos seus interesses, fez o melhor ao mandar mensagens escritas aos seus ex-jogadores. Mensagens escritas são palavras que não voam. Se tivesse optado pelo corriqueiro e inocente telefonema, quem lhe garantiria que Jonas, Eliseu, Talisca e outros considerariam sequer a hipótese de lhe atender a chamada?
ORA aqui está um caso, bastante curioso por sinal, que vai certamente obrigar o departamento de telecomunicações da estrutura do Benfica a agir com a máxima sabedoria e, se possível, sem perda de tempo, não se vá perder a rede. E o resto."

Para Jesus o 'fair play' ainda é uma treta

"Parece ter nascido por aí uma polémica artificial sobre os SMS de Jorge Jesus enviados a alguns dos seus antigos jogadores do Benfica. A notícia surgiu publicamente depois de ter andado a ser disseminada, numa acção conspirativa, por todos os bas fonds do jornalismo nacional e, ao que parece, a ideia do denunciante teria em mente a propagação de uma imagem de condicionamento do treinador aos seus antigos jogadores, influenciando o seu rendimento (não se percebe de que forma) para o jogo da final da Supertaça.
Houve mesmo quem anunciasse que um dos SMS avisava um determinado jogador de que antes mesmo de jogar a final de Faro, «já perdeste o jogo».
Anteontem, na conferência de imprensa sobre o desafio de abertura do campeonato, os jornalistas saíram algo desiludidos porque Jorge Jesus não confirmou nem desmentiu a existência dessas mensagens, mantendo a dúvida. Ou seja: ouviram o que ele disse, mas não souberam interpretar.
Basta conhecer Jorge Jesus para perceber que ele confirmou. Primeiro, porque não recusou a veracidade da informação, depois porque disse algo que parece ter passado despercebido, mas que é essencial para o completo esclarecimento do caso. E o que disse Jorge Jesus? Que sempre agiu da mesma maneira no Benfica, no Belenenses, no Braga, clubes por onde, antes, tinha passado. O que Jorge Jesus tentava fazer entender é que ao longo dos seis anos que trabalhou no Benfica agira da mesma forma e certamente que teria enviado SMS para outros jogadores seus conhecidos e eventuais adversários.
Coloca-se, agora e antes, a questão da ética. É aceitável e compreensível que se discuta a questão nesse plano, mas não podemos é fingir que não sabemos o que pensa e sempre pensou Jorge Jesus sobre a ética e o fair play no futebol de alta competição: «É UMA TRETA!»
Isso prova que Jorge Jesus não é um bom rapaz e que tudo lhe serve para ganhar? Talvez sim, mas isso não o diferencia de outras grandes referências do futebol português, algumas, dadas como esplendorosos exemplos de inteligência e de sagacidade.
Outra questão diferente é admitir que essas mensagens possam mesmo ter resultado em menor rendimento de alguns dos jogadores do Benfica no jogo da final da Supertaça. E isso é mais um problema interno do Benfica do que de Jorge Jesus.
O Benfica soube da existência dessas mensagens antes do jogo? Soube. E não as denunciou porque certamente entendeu que seria melhor lidar com elas sem dar conhecimento público antes da final, mantendo, aliás, o perfil de reserva e de silêncio que tem tido resultados alarmantes.
O problema é que o Benfica não conseguiu transformar essa manifesta acção psicológica do adversário numa vantagem sua. E a ser verdade que as mensagens de Jesus tiveram, de facto, influência, então só se pode concluir que a estratégia do Benfica, tivesse sido ela qual fosse, falhou.
Há, no entanto, um facto a registar sobre esta súbita mudança de relação do Benfica e dos benfiquistas com Jorge Jesus. Ficou claro no Estádio do Algarve que os adeptos do Benfica abominam o treinador. Não pelas suas capacidades técnicas, mas pelo que representa, neste momento, em imagem de ingratidão e, muito pior do que isso, de traição. Julgo que é esse o sentimento da maioria dos adeptos benfiquistas. Ninguém parece querer saber das circunstâncias, mas todos, ou quase todos, o atacam como se de um verdadeiro desertor se tratasse. É aí, devemos reconhecer, o trabalho desenvolvido pela comunicação oficial e oficiosa do clube teve inteiro sucesso."

Vítor Serpa, in A Bola

PS: O Vitinho dos Croquetes, consegue na mesma crónica: ironizar com as teorias conspirativas; e logo a seguir especula (conspirando), insinuando que Jesus no Benfica, também enviava SMS's...
E termina com nova 'conspiração': Sr. Croquete, os Benfiquistas não precisam de conspirações manipuladoras de gabinetes de comunicação, para abominarem o Judas, é algo perfeitamente natural...

Águias não brincam

"A vinda de norte-americanos para Portugal nem sempre é sinónimo de qualidade, mas o 'shooting guard' Daequan Cook, um virtuoso no lançamento exterior, é mesmo reforço para o Benfica, que viu sair este ano o seu mais influente jogador, Jobey Thomas. Trata-se também da resposta de um clube que não brinca em serviço quando procura a conquista do pentacampeonato e tem a frente europeia. É que as contratações, de peso, do rival FC Porto tinham de ser levadas em linha de conta. E ainda bem que o mercado se agitou, pois a Liga promete, finalmente, uma competitividade a sério, depois de muitos anos de vazio."

Alexandre Reis, in Record