Últimas indefectivações

sábado, 19 de outubro de 2013

11.ª Supertaça

Benfica 86 - 82 Guimarães
26-20, 17-14, 26-16, 17-32

Logo após os primeiros minutos, e apesar do Vitória ter começado com 4-0, fiquei logo com a certeza que o Benfica iria vencer a Supertaça, pois a atitude da equipa, foi totalmente diferente, em relação ao jogo da semana passada com o Sampaense.
Até aos 10 pontos, ainda houve alguma emoção, mas partir daí o Benfica afastou-se, e sempre que o Vitória ameaçava aproximar-se, o Benfica pedia um desconto de tempo, e voltava a repor a diferença, entre os 15 e os 20 pontos. Isto tudo sempre com um critério na marcação de faltas completamente torto, durante todo o jogo, em prejuízo do Benfica.
Mas chegados ao 4.ª período tudo mudou. Durante cinco minutos valeu tudo, o roubo suave, passou a roubo pornográfico!!! Os jogadores do Benfica eram agredidos, quando penetravam, e os árbitros marcavam faltas ofensivas, em pouco tempo a diferença de 20, passou para 10...!!! Os jogadores do Benfica enervaram-se, e deixaram de atacar com cabeça... como as faltas no jogo interior não eram assinaladas, começamos lançar em demasia de 3 pontos, e o Vitória chegou mesmo aos 2 pontos de diferença... Felizmente o Carlos Andrade esteve inspirado na linha de lance-livre, e conseguimos segurar a vitória, com toda a justiça.
Sem a influência arbitral teríamos vencido o jogo facilmente, na casa dos 20 pontos de diferença!!! Não tive acesso à estatística, mas não estou a mentir quando afirmo, que fomos mais vezes para a linha de lance livre nos últimos 30 segundos (8 vezes), quando o Vitória começou a fazer faltas tácticas, do que nos restantes 39,30 minutos!!! Uma equipa com o Betinho, com o Carlos Andrade, com o Mário Fernandes e com o Jobey Thomas, tudo jogadores que até exageram nas penetrações, e nos lançamentos sobre pressão, em condições normais tem mais de 20 lances livres por jogo, hoje foram praticamente inexistentes... isto contra um adversário super-agressivo, e ainda foram os nossos jogadores a serem excluídos com excesso de faltas!!!

Além da atitude, ofensivamente melhorámos muito. Desta vez, houve ataque de posição, com a bola a circular, a entrar no poste... jogadas com cabeça, tronco e membros!!! E por isso mesmo o Weaver foi o melhor marcador - claramente o seu melhor jogo no Benfica -, mas quando deixámos de jogar colectivamente, o Weaver deixou de marcar, e o Vitória aproximou-se...

Não compensa a derrota com o Sampaense no Troféu António Pratas, mas uma derrota hoje teria sido demasiado mau... apesar de reconhecer que o adversário de hoje, se reforçou muito bem, e será uma das equipas favoritas a disputar a Final da Liga com o Benfica. Para o curriculum fica a 11.ª Supertaça para o Benfica... mais uma para o Museu!!!

Risco, desnecessário...

Cinfães 0 - 1 Benfica

A convocatória do Jesus foi um enorme risco, que o nosso treinador decidiu tomar... no final da partida o Jesus, disfarçou, mas caso tivesse corrido mal, as consequências podiam ter sido mais graves, do que ele anteviu!!!
A lista dos lesionados, ou a recuperar de lesão é grande (Salvio, Fejsa, Markovic, André Gomes, Rodrigo, Sulejmani...), a lista dos jogadores que tiveram ocupados nas Selecções também é comprida (Garay, Maxi, Matic, Cardozo, André Almeida...) - mesmo assim o Djuricic, o Cavaleiro e o Bernardo que tiveram nos sub-21 foram convocados!!! -, assim dos habituais titulares sobraram o Artur, o Luisão, o Siqueira, o Enzo, o Gaitán e o Lima. Se a troca na baliza é uma decisão natural, a ausência dos outros foi um enorme risco... Juntando a tudo isto, a nomeação de Rui Costa, e a natural motivação extra do nosso adversário - que com certeza cresceu, após saberem das muitas ausências do nosso lado... -, corremos um sério risco, de apanharmos uma enorme desilusão.
Pode-se argumentar que os nossos suplentes tinham a obrigação de golear o Cinfães, mas a experiência do passado, explica que no futebol 2+2 muitas vezes não são 4 !!! A falta de ritmo e a falta de rotinas entre os jogadores que foram chamados, acaba por tornar este tipo de decisões, muitas vezes, em suicídios assistidos!!! Felizmente temos equipa B, e muitos destes jogadores têm mantido a forma na II Liga, e assim a 'coisa' não foi tão grave como podia ter sido!!! Apesar de se esperar uma maior vontade dos menos utilizados da equipa A, em mostrarem-se ao treinador...

O jogo acabou por ser enfadonho, com o Benfica a entrar bem na partida, mas bastante perdulário. Com o tempo a passar o Cinfães foi acreditando na surpresa, mas fisicamente o Benfica foi ganhando superioridade, mesmo sem criar muitas oportunidades. Dito isto, com o golo mal anulado ao Steven, com o absurdo amarelo ao Cavaleiro, e mais algumas decisões tipicamente frutadas do Rui Costa - por exemplo: o amarelo que ficou no bolso, logo no primeiro ataque do Benfica, com o Cavaleiro a falhar em frente do guarda-redes, sendo que no início da jogada o Funes Mori foi agredido violentamente, com total impunidade... mesmo dando a lei da vantagem, na próxima paragem, o amarelo tinha que ser mostrado -, este Benfica a meio-gás, teria vencido com um resultado largo e sossegado... algo que não aconteceu.

O Cavaleiro provou hoje poder ser uma opção válida para o plantel principal. Esteve perdulário, mas fez a assistência para o golo, e é daqueles jogadores que não sendo um ponta-de-lança  - jogando a extremo ou a 2.º ponta-de-lança -, aparece com facilidade na grande área... com velocidade e força, algo que às vezes falta ao ataque do Benfica. O Ola John marcou o golo, mas continua a ter decisões irritantes... é capaz do melhor e do pior, mas é claramente melhor à esquerda do que na direita. A evolução do Lindelof a trinco - o ano passado era lateral-direito - continua a grande velocidade. O Funes esteve esforçado, mas o caudal ofensivo do Benfica foi pouco... continuo à espera de um jogo, com a equipa habitual no apoio, para tirar a prova dos nove ao Argentino!!! Este jogo foi bom também, para dar minutos ao Amorim e ao Sílvio, após as respectivas lesões. O Djuricic confirmou, mais uma vez - até agora -, ser a maior desilusão da época.

No final, o mais importante foi a passagem à próxima eliminatória da Taça de Portugal.



PS: Hoje foi também dia de derby nos Juniores no Seixal. Não vi o jogo todo, foi fazendo zapping com o jogo de Cinfães. Mas deu para ver um Benfica mal na 1.ª parte, e bem na 2.ª parte, que conseguiu fazer uma grande remontada de 0-2 para 3-2 !!! Permitindo o empate, mesmo no final...
Pelo meio, ficou um penalty por marcar a favor do Benfica, e uma descarada Mão na Bola no 3.º golo Lagarto!!! Além de um critério torto no resto das faltas... Não é a primeira vez que assisto a arbitragens destas na Formação, provavelmente não será a última... Tudo isto é muito estranho, não sei se isto é feito para promover carreiras de árbitros, se é devido a Fruta e afins, ou se é pura má vontade com contra o Benfica...!!!

Vitória na Catalunha...

Vendrell 3 - 5 Benfica

Grande vitória, que começou a ser construída na baliza, com o nosso grande reforço Trabal em grande. Também ajudou a eficácia nos LD, algo que tantas vezes nos escapa!!! O resultado até podia ter sido mais expressivo não fosse a tradicional arbitragem caseira... mesmo assim, no final os Catalães fartaram-se de protestar, se calhar acharam o beneficio curto!!!
Estamos no intervalo da competição - Taça Continental (Supertaça Europeia) -, mas na Luz temos todas as condições para confirmar a nosso superioridade. Exige-se uma boa casa... 

Este foi o primeiro jogo oficial da época, após uma pré-época atribulada, com os Mundiais - seniores, e sub-20 - a atrapalharem a vida ao nosso novo treinador. A recente derrota com o Paços de Arcos deixou-me preocupado, admito. Apesar de defender à muito a integração de jovens da formação na equipa principal, a decisão de não contratar nenhum substituto directo para o lugar do Luís Viana, é perigosa. Hoje, com uma equipa espanhola, que jogou o jogo pelo jogo, não se notou a falta de um matador - a eficácia nas bolas paradas ajudou a esquecer o Viana... -, mas nos jogos 'apertados' do nosso Campeonato, contra os 'autocarros' e 'habilidades' que estamos habituados a defrontar, podemos vir a sentir saudades do Zorro... é um risco.