Últimas indefectivações

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Esperança e ilusão...

O arranque traz sempre a esperança e a ilusão de um futuro mais risonho, este ano, não é diferente... é um arranque a meio-gás, já que são vários os jogadores que vão chegar mais tarde, devido aos compromissos das Selecções. Ainda existe algumas indefinições no plantel - tanto nas entradas, como nas saídas -, algo infelizmente normal, mesmo assim comparando com outros, principalmente em relação às contratações, fizemos um bom trabalho de antecipação. A aposta no mercado Sérvio - com passagem pela Holanda!!! -, é arriscada, mas tem tudo para correr bem. Mas certezas, só quando a bola começar a rolar... Mantenho a convicção, que mais do que supostas entradas, a manutenção do Garay e do Matic - e do Cardozo - é fundamental!!! Além do tal defesa-esquerdo!!!
Em tempos de vacas magras, o sucesso desta nova Benfica TV, também será fundamental para o nosso futuro a médio prazo...

Onde pára Rui Mendes?

"Nos tempos sinistros do Apito Dourado as classificações dos árbitros eram, época após época, teimosamente marteladas ao sabor das conveniências do presidente dos ditos e do presidente de um clube que é há mais de trinta anos o clube-do-sistema-corrupto. Nesses tempos obscuros, nunca se ouviu a voz de um árbitro erguer-se no meio do nojo para exigir o fim de tamanha porcaria. Perdão. Ouviu-se a voz de Rui Mendes. E ele dizia a verdade. Se fizermos um esforço muito grande de memória, em que episódios do Apito Dourado se ouviu falar do famoso Senhor de Cócoras, agora firmemente agarrado ao cargo? Só mesmo no episódio da Escuta em que, mendigando bilhetes para um jogo, pudemos saber que o Madaleno só estaria disposto a encaixá-lo num daqueles camarotes pejados de juízes conselheiros de pacotilha se ele se pusesse efectivamente... de cócoras. De resto, o silêncio. O dele e de outros árbitros famosos e impolutos que se entretêm hoje em dia a escrever colunas de jornais criticando os erros que no seu tempo cometeram.
Pior ainda, tanto o Senhor de Cócoras como alguns desses ilustres e iletrados colunistas estiveram presentes em tribunal para aos costumes dizerem nada, contribuindo eles também, e de forma directa e indelével, para que tudo viesse a continuar na mesma porcaria de sempre. Com uma diferença: agora mandam. Ou melhor, fingem que mandam. Ou recebem como quem manda, obedecendo, obedecendo sempre e vergando a cerviz a quem os manda ficar de cócoras. No tempo sinistro do Apito Dourado onde andava esta gente?
Certamente a limpar o pó das cadeiras nas quais haveriam de se sentar. E sem nojo..."

Afonso de Melo, in O Benfica

Modalidades

"1. Perdemos a Final do Campeonato de Futsal. O Sporting, a melhor equipa ao longo da época, foi um justo vencedor e fez a festa. Terminada a época das várias modalidades, verifica-se que o Benfica ganhou três (Atletismo, Basquetebol e Voleibol), o FC Porto duas (Andebol e Hóquei) e o Sporting uma (Futsal). E nas três que não ganhou o Benfica foi segundo (o Sporting foi 2.º no Atletismo e o FC Porto não pratica nenhuma das restantes). Ainda há dúvidas quanto ao melhor Clube das modalidades?

2. Já lá vão duas semanas mas é sempre altura de se falar no assunto. A Assembleia Geral para a aprovação do orçamento do Clube para a próxima época não voltou a correr bem, por culpa de um grupo de jovens adeptos de uma claque. Felizmente, o grupo não era numeroso e não conseguiu o número de votos suficientes para impedir a aprovação do ponto único da ordem de trabalhos. Mas, depois, teve mau perder e, face ao barulho que fez, obrigou mesmo a que fosse colocado um ponto final na Assembleia.
Não, nunca fui, a favor de unanimismos e lamento mesmo que tenham deixado de ir às assembleias aqueles sócios mais preparados e que colocavam questões técnicas à Direcção, as quais ajudavam a perceber as contas, para além da visão (sempre optimista) apresentada pelos responsáveis.
Seria querer demasiado reunir numa só pessoa as virtudes de Borges Coutinho e de Luís Filipe Vieira que, já o disse mais que uma vez, considero o melhor presidente do Clube desde Joaquim Bogalho, há mais de 50 anos. Infelizmente, salvo o primeiro consócio que falou nessa Assembleia, só ouvimos sócios 'ressaibiados', que pouco ou nada acrescentaram à discussão. Admito que as claques (nomeadamente os No Name Boys), que continuo a louvar pelo incansável apoio que são às nossas equipas mas critico pelo seu comportamento, possam ter alguma razão de queixa. Mas discutam isso no interior do Clube e não esqueçam os interesses do Benfica, que estão acima de quaisquer mal entendidos que possa haver entre a claque e os principais responsáveis do Clube.

3. O antigo árbitro, Martins dos Santos, envolvido no processo Apito Dourado, foi novamente condenado por factos ocorridos em 2011. Recorde-se que o referido árbitro, que nunca foi internacional, foi quem dirigiu o jogo FC Porto-Barcelona, de inauguração do Estádio do Dragão, em 2003. Uma prenda como recompensa pelos bons serviços prestados, certamente..."

Arons de Carvalho, in O Benfica

Um ano de Ecletismo

"Apesar de ter terminado com uma derrota (no Futsal), a temporada das modalidades benfiquistas terá de se considerar, uma vez mais, amplamente positiva.
Começámos com a inédita conquista de 5 Supertaças, todas as relativas às modalidades de pavilhão. Acrescentámos-lhes dois troféus oficiais de Basquetebol (António Pratas e Hugo dos Santos). Terminámos com a conquista dos títulos nacionais de Basquetebol, Voleibol e Atletismo, e com um improvável, saborosíssimo, e também inédito, título europeu de Hóquei. Em Futsal e Andebol fomos vice-campeões. 
Feito o balanço, em número total de troféus ultrapassámos o já imponente pecúlio do ano anterior. Em termos de Campeonatos Nacionais obtivemos menos um (numa matemática simplista, Futsal pelo Voleibol, menos o Hóquei), mas “trocámo-lo” por uma importante Liga Europeia. Ou seja, se 2011-12 havia sido uma época histórica para o eclectismo encarnado, 2012-13 não lhe ficou atrás. Bem pelo contrário.
Na última meia-dúzia de anos o Benfica ganhou quase tudo o que havia para ganhar, em praticamente todas as principais modalidades em que participa. Foi Campeão Europeu em duas delas (Futsal e Hóquei), chegou a finais europeias noutras tantas (Andebol e Futebol). Foi Campeão Nacional em todas. Conquistou Taças e Supertaças. Trouxe adeptos aos pavilhões. Deu audiências televisivas.
Os tempos que se avizinham não são fáceis. A crise económica sente-se a todos os níveis, e o desinvestimento em algumas modalidades torna-se imperioso para salvaguardar o futuro das mesmas, e manter o Clube na rota que o fez sair do buraco em que se encontrava mergulhado há pouco mais de uma década. Não seremos os únicos a fazê-lo: FC Portos, Sportingues, e, sobretudo, Ovarenses, Oliveirenses, ABC’s ou Espinhos, terão igualmente de reduzir custos.
Talvez seja difícil repetirmos, no imediato, glórias internacionais como a do Atlântico, em 2010, ou a do Dragão, em 2013. Mas, por cá, certamente continuaremos a jogar e a vencer. Com menos meios, mas com a mesma Mística."

Luís Fialho, in O Benfica