Últimas indefectivações

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Lixívia 1

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica..............3 (0) = 3
Corruptos..........3 (0) = 3
Sporting............3 (0) = 3

No regresso da Liga, o regresso da Lixívia... com uma novidade importante: o Braga não já conta para estas contas!!! Comecei nestas andanças quando o Braga deu luta ao Benfica, até à última jornada, e época após época, foi ficando... já é tempo, de ficar de fora!!! Apesar de ter gostado de algumas das contratações do Braga, nos poucos minutos que acompanhei do jogo...

A época oficial já tinha começado com a Supertaça no Algarve, com o 'melhor' árbitro português (actualmente) a errar em grande!!! Sendo o penalty não assinalado sobre o Gaitán o maior e mais descarado erro, de clara responsabilidade do árbitro principal, ao contrário de outros erros, com responsabilidade partilhada com os auxiliares. Sendo que o critério disciplinar também foi uma 'festa', com muitos amarelos perdoados... ao Sílvio, mas também ao Adrien e ao Carrillo...

No 1.º jogo da Liga, novo festival Xistra!!! A nomeação do Xistra já me deixou desconfiado: na última jornada da época transacta, no Sporting-Braga no Alvalixo, Xistra entre muitas outras coisas, descobriu um suposto penalty sobre o Carrillo que só ele viu... um autêntico mistério!!! Como prémio, acaba por ser nomeado para a 1.ª jornada da actual época, novamente para o Sporting!!!
O primeiro grande erro é do fiscal-de-linha, golo do Tondela em fora-de-jogo e com a Mão!!! A falta para mim existe, ao contrário daquilo que os Lagartos defendem... a Mão é discutível, porque é sempre complicado provar o acto deliberado, mas em Portugal normalmente marca-se... agora, no fora-de-jogo, o único álibi que o Fiscal pode apresentar, é que não 'percebeu' quem fez o desvio, se foi um jogador do Tondela, ou um defesa do Sporting...
Em relação ao já famoso lançamento do João Pereira, o (outro) Fiscal também tem responsabilidade: nos lançamentos laterais não existe fora-de-jogo, o Fiscal tem a obrigação de estar a olhar para o lançador... e se ele não se lembra, o árbitro principal devia o ter avisado...
Mas mesmo em relação ao penalty a critica não foi unânime: alguns defendem que houve pé alto do Gelson, entrando com a bota por cima... depois, o Murillo algo ingénuo acaba por provocar o contacto, sendo que me parece, que a queda foi ligeiramente 'antecipada'!!! Mas admito que a 'coreografia' do lance, induz o árbitro a marcar penalty...

Nos jogos do Benfica e dos Corruptos, tivemos duas novidades: Tiago Martins e Fábio Veríssimo. Desconfio que nos próximos anos, vamos ter que aturar estas duas aves raras!!! A quantidade padrinhos, que os têm promovido vertiginosamente até à 1.ª categoria, assusta qualquer um...!!!

No final da época anterior, no Seixal, num jogo da equipa B, Fábio Veríssimo teve um jogo memorável: acho que só os apanha-bolas não levaram amarelo (ou vermelho!!!), de resto as duas equipas, os bancos, os cães, os pássaros, e todos os outros que lhe passaram pela frente, levaram cartão...!!!
Pois bem, estava curioso para perceber qual seria o critério no Dragay: não me surpreendi... Seguindo a velha tradição, impunidade total para os caceteiros Corruptos: ao intervalo já Danilo, Imbula e Mini mereciam amarelo, nenhum levou... aliás só o coitado do Bouba Saré que nem tocou no adversário foi amarelado!!! Tudo na mesma...
Das bancadas ainda se ouviu alguns pedidos de penalty, mas foram tão desesperados, que nem merecem comentário...
Seguindo também outra velha tradição, destaco ainda o 1.º golo atribuído ao Avôbakar: então o rapaz falha o remate, a bola não vai em direcção à baliza, e o defesa do Vitória, acaba por marcar auto-golo... e todos atribuem o golo ao substituto do Jackson?!!! Assim se percebe a 'exigência' do Jonas em marcar o penalty na Luz, já percebeu se quiser ser o melhor marcador, tem que marcar tudo!!!

Na Luz, admito que após ver o jogo na televisão mudei de opinião. No Estádio fiquei convencido na dualidade de critérios, principalmente nas faltas a  meio-campo... Na TV percebi que também ficaram algumas faltas por marcar contra o Benfica. O árbitro tentou deixar jogar (com um critério muito largo), mas errou bastantes vezes, para os dois lados... e algumas das ocasiões, permitiu contra-ataques muito perigosos!!!
Nos lances na área, acho que decidiu sempre bem, sendo que na Mão do Matheus, as imagens não são esclarecedoras: é verdade que ele parece tentar proteger-se, mas o remate é feito de muito longe...; no lance do Luisão, tendo em conta o tal critério largo, nunca seria penalty... só se quiserem que o critério dentro da área, deve ser mais rígido do que as faltas a meio-campo, invertendo a 'norma' normalmente usada... sendo que ainda existe a dúvida se o contacto é feito dentro ou fora, da área (já agora, no cabeceamento perigoso do Jonas na 1.ª parte, será que o Mano empurrou o Jonas?! Parece-me que sim. Foi o suficiente para penalty?! Parece-me que não. Alguém analisa o lance como um caso?! Claro, que não...); também não considero o corte com a Mão do Anderson Luís faltoso.

As crónicas ao jogo, foram quase unânimes, tanto na gloriosesfera, como nos pasquins... e como é normal nestas circunstâncias, com uma tendência para o exagero. Parece que o Benfica nada tinha feito durante 73 minutos, e que tinha sido dominado pelo Estoril...
Vamos lá ver, o Benfica entrou nervoso, ansioso, se calhar, tentando fazer as coisas rápido demais. Veja-se as duas melhores oportunidades do Estoril:
1.ª-Antes do intervalo, Luisão marca um livre de forma percipitada, e dá contra-ataque ao Estoril...;
2.ª-No arranque da 2.ª parte, Jonas precipitadamente tenta um toque de calcanhar, quando a equipa está posicionado para o ataque, perdemos a bola, e Júlio César salvou...!!! 
Como se pode ver as oportunidades do Estoril, tiveram origem em erros individuais, que acabaram por permitir contra-ataques... não foram situações, consequência do causal ofensivo canarinho. A estratégia do Estoril, passava por bloquear o ataque do Benfica, e aproveitar o contra-ataque, algo que executou bem, durante a maior parte do tempo... O Benfica parecia preso, mas mesmo assim criou perigo, em várias ocasiões, mas ao contrário do Estoril, não obrigou o guarda-redes a grandes defesas, já que os remates do Benfica, foram ao lado, foram interceptados, ou então embateram na barra. Eu sei que no Benfica temos a tendência do 8 ou do 80, mas é preciso ser frio nas nossas analises... Como afirmei na crónica ao jogo, temos muito onde melhorar, mas não estamos tão mal como nos querem pintar...

Anexos:
Benfica
1.ª-Estoril(c), V(4-0), Tiago Martins, Nada a assinalar

Corruptos
1.ª-Guimarães(c), V(3-0), Veríssimo, Nada a assinalar

Sporting
1.ª-Tondela(f), V(1-2), Xistra, Prejudicados, Beneficiados, (0-1), Sem influência no resultado

Épocas anteriores:

É irreversível. Mas seria inevitável?

"Provavelmente, haverá surpresa apenas na velocidade vertiginosa a que se degradaram as relações de Jorge Jesus com o universo Benfica.

Quando decidiu trocar a Luz por Alvalade, Jorge Jesus sabia que iria passar a ser um dos mal-amados de estimação do Benfica. A lei de uma rivalidade com 109 anos assim o impunha, e os adeptos encarnados nunca lhe perdoariam a deceção de o verem de leão ao peito. Jesus, ao longo de seis anos intensos na Luz, criou uma ligação emocional ao clube que muitos julgaram ser suficiente para não fazer a desfeita de se passar para a concorrência. Porém, quem assim pensou, enganou-se e Jorge Jesus, menos de seis meses depois de se declarar «apaixonado» pelo Benfica (mais uma vez se provou que o amor é eterno enquanto durar...) decidiu dar um novo rumo à sua vida profissional. Esta circunstância seria suficiente para criar um fosso afectivo profundo, quiçá intransponível, entre o agora treinador do Sporting e os adeptos benfiquistas.
Todavia, a forma que Jesus escolheu para fazer a sua afirmação verde-e-branca, acelerou exponencialmente a degradação dos elos remanescentes com o outro lado da Segunda Circular. Para além da questão dos SMS - ou o Benfica mostra provas ou perde esta guerra em toda a linha, com danos inclusivamente no balneário, que fica sob a suspeição da devassa - Jesus, ao seu estilo, é certo, nada que não o tenhamos visto fazer com Manuel Machado, por exemplo, disparou violentamente contra Rui Vitória, a propósito de, alegadamente, nada ter mudado no Benfica, excepto o pormenor de na Luz já não morar o cérebro.
Como na maior parte das coisas relacionadas com o futebol, a opinião pública dará razão, nesta demanda, ao vencedor, àquele que tiver mais sucesso dentro das quatro linhas. Se Jesus falhar no Sporting e Rui Vitória vingar no Benfica, o primeiro será um arruaceiro e o segundo um senhor; se acontecer o contrário, Jesus passará a arguto líder e de Vitória se dirá que não tinha vida para aquilo.
Quer isto dizer que Jesus levou a discussão para o patamar mais elevado - o do confronto directo - e, mesmo que não queira, Rui Vitória já está envolvido numa guerra que não desejou.
Depois de mim o dilúvio, parece ser o mote da estratégia de Jorge Jesus para o Benfica. Para já, as incursões no balneário encarnado revelaram que o treinador do Sporting conhece, como ninguém, onde atacar. Mas será que, na Luz, alguém estará surpreendido?


Toda a gente viu o contrário. O que quer Jesus?
«A equipa de arbitragem [no jogo Tondela-Sporting] esteve muito bem e decidiu sempre bem.»
Jorge Jesus, Treinador do Sporting
A equipa de arbitragem liderada por Carlos Xistra cometeu dois erros graves, que acabaram por dar dois golos, um para o Tondela, outro para o Sporting; e em relação a isso a doutrina é perfeitamente pacífica. Jesus também o sabe. Por isso só pode causar estranheza a forma como se referiu ao mérito de Xistra e companhia em Aveiro. Gato escondido com estratégia de fora?

(,,,)
Duque
Pedro Proença
Mesmo que não tenha estado na base do problema, é ele que deve resolvê-lo. Estou a falar da peregrina ideia de transformar os fotojornalistas presentes nos estádios onde se joga a liga portuguesa em placards publicitários ambulantes. Uma estupidez, ao arrepio do que consigna o estatuto de carreira...
(...)

Barcelona tomou um banho de humildade
A arrogância do Barcelona sofreu duro golpe com a goleada em Bilbau na primeira mão da Supertaça de Espanha. Ninguém duvida da força do futebol 'balugrana', mas a forma panfletária como celebram os triunfos e exaltam os seus heróis, como se o resto do mundo não existisse, merece, de quando em vez um 0-4!
(...)"

José Manuel Delgado, in A Bola

A mensagem de uma vitória

"Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Nem a pré-época poderia prenunciar o descalabro, nem a goleada frente ao Estoril poderá garantir o tri. Como disse Rui Vitória -com o bom senso que o caracteriza -, o triunfo na 1.ª jornada do campeonato foi apenas isso: um triunfo, embora com o extra de ter sido por 4 golos de diferença (três deles bem bonitos) e sem sofrer algum. Fechada esta página, é como sublinha o técnico encarnado, uma vez mais com toda a propriedade: "'Este caminho tem muitas etapas'.
Vitória terá de se preocupar mais com o futuro do Benfica do que nós. Por isso, detemo-nos naquilo que se passou ontem na Luz: Por um lado, assinale-se a capacidade de resposta que foi dada à onda de desconfiança que se criou à volta da equipa. E essa resposta veio primeiro dos adeptos que encheram a Luz e foram inexcedíveis no apoio. Depois, da equipa. Montada em 4X4X2, com vontade de fazer depressa e bem, mas além de a pressa ser muitas vezes má conselheira também houve uma equipa do outro lado que só se desmoronou no último quarto de hora. Finalmente, a resposta do banco. E a duas dimensões. A do treinador, que soube ler o jogo e perceber o que era preciso para o desbloquear; e a dos jogadores que entraram, designadamente Talisca e Victor Andrade, que aceleraram e projectaram o Benfica para um jogo mais dominador e contundente.
O Benfica é dos novos, clamarão os defensores da formação. Calma. O tempo deles chegará, mas a verdade é que por enquanto o Benfica ainda é dos 'velhos'. Do patrão Luisão, do salvador Júlio César, do fiável Jonas e do genial Gaitán. Sem eles, não teria havido goleada."

O caminho vai ser longo, mas a confiança ganha-se, vencendo...!!!

Benfica- 0 Estoril
Mitroglou, Jonas(2), Semedo


Após muito sofrimento, lá conseguimos desbloquear a baliza do adversário. Depois de vários jogos sem marcar, e a criar poucas jogadas de perigo, em pouco mais de 17 minutos, marcámos 4 golos!!! O resultado esconde as dificuldades que tivemos, mas ao contrário do que já ouvi e li, também não foi tudo mau nos primeiros 73 minutos!!! O Mitro falhou dois golos feitos, o Luisão mandou uma bola à barra, o Jonas também podia ter marcado 2 ou 3 vezes... tudo isto com 0-0.
A primeira variável que deve ser considerada, foi a estratégia do Estoril: pressão alta, avançados e extremos do Estoril a fazerem sprint's atrás de sprint's,  linhas subidas, marcações individuais no meio campo... o que me leva a acreditar, que apesar de jogarem de branco hoje, a dose de amarelinha deve ter sido grande!!! Independentemente disso, o Estoril defendeu de forma muito organizada... fazendo lembrar o Benfica-Estoril que nos custou o Campeonato de 2012/13: o posicionamento dos canarinhos fez lembrar a equipa do Marco Silva.
Tal como na Supertaça o Benfica sentiu muitas dificuldades, em ultrapassar a primeira linha de pressão. Uma das principais criticas que tenho feito ao Benfica de Rui Vitória, é a forma pouca segura como fazemos a 1.ª fase de construção. Hoje, várias das oportunidades do Estoril, nasceram de perdas de bola parvas, algumas com toques de calcanhar suicidas, em zonas proibidas. Temos que melhorar muito neste aspecto...
Acabou por ser a entrada do Talisca a desbloquear o jogo. O 1.º golo, começa com o Baiano, a ser pressionado em zona defensiva, e mesmo assim, a descobrir uma linha de passe para o Eliseu, que desequilibrou o Estoril... Foi isto que o Pizzi, não conseguiu fazer... e o Fejsa não sabe fazer!!!
O Estoril 'rebentou' fisicamente (era inevitável...), e mentalmente, e o Benfica, com esta injecção de confiança, não perdoou...
Não é normal, o guarda-redes do Benfica 'levar' com os avançados adversários, pela frente, praticamente isolados!!! Este é outro dos pormaiores que temos que melhorar... Com todo o respeito (muito mesmo) pelo nosso Capitão, neste momento, sem lesões, a dupla de Centrais deve ser o Lisandro e o Jardel. O Nelsinho tem muito para melhorar, principalmente no 1x1 defensivo, mas como é muito ofensivo precisa de um Central rápido ao seu lado...
Antecipando a próximo polémica, acredito que vai ser feito um aproveitamento da nossa Formação, para a guerra contra o Judas!!! Creio que é importante ir com calma, tal como o nosso treinador fez, na conferência de imprensa: existe talento, potencial, mas o caminho ainda é longo...
Dito isto: Vítor Andrade entrou muito bem, com uma total disponibilidade física. Quem viu os seus primeiros jogos no Benfica, quase nem acredita que é o mesmo jogador!!! Direi mesmo, com o Carcela recuperado, ficarei descansado com a ala direita!!!
O Gonçalo Guedes, teve menos minutos, mas esteve activo... Contra o Guedes, continuo a achar que não é um extremo, mas...
O Nelsinho, não cometeu erros graves defensivamente, foi apanhado algumas vezes fora de posição, mas mais por culpa de colegas que perderam a bola, quando não deviam... Faz bem a linha defensiva, quando a bola está no outro flanco... Como é rápido, recupera bem, mas pode ser mais agressivo, no 1x1 defensivo. A atacar, é quase uma cópia do Mini, talvez com mais técnica... e com as rotinas da equipa B, completou-se perfeitamente com o Andrade.
Independentemente das analises individuais, opções do treinador, esquemas de jogo e afins, há uma coisa que neste momento nenhum Benfiquistas se pode queixar: a atitude dos jogadores tem sido muito boa. Isto numa semana, onde se tentou dividir o balneário do Benfica (de fora para dentro), é muito importante realçar...!!!
Júlio César acabou por ser decisivo, mas será bom sinal se no futuro tiver menos trabalho...!!! Lisandro muito rápido, muito agressivo, às vezes podia ter mais calma, mas está  a conquistar a titularidade no suor...; tal como já disse, o Luisão fez uma pré-época com algumas falhas pouco habituais, e hoje na 1.ª parte voltou a hesitar...; o regresso do Eliseu, mostrou o mesmo Eliseu de sempre, com os mesmos defeitos e as mesmas qualidades...; Fejsa, acabou por ser a surpresa do onze, esperava que o titular fosse o Samaris... foi muito útil a compensar os erros nas transições defensivas, mas falta-lhe a qualidade de passe do Samaris...; Pizzi, fez um dos seus piores jogos no Benfica; Ola John voltou a ser apupado, não tem qualquer tolerância, mas curiosamente, tal como aconteceu na Supertaça, apesar dos erros, lutou e até recuperou algumas bolas...; o Nico cometeu alguns erros parvos, tal como sempre fez, a diferença é que ainda não tem um colectivo defensivamente forte para lhe cobrir os 'calcanhares'!!! Curiosamente o Jonas foi outro, dos que perdeu algumas bolas proibidas... mas melhorou bastante, com o Mitro ao lado...; o Mitroglou falhou dois golos feitos, mas acabou por desbloquear o jogo, nota-se que ainda não sabe as movimentações dos colegas, teve dificuldades em segurar a bola, tentou quase sempre jogar de primeira, mesmo quando não devia... mas como os grandes ponta-de-lança, sabe movimentar-se na área... Tenho a certeza que vai ser muito útil durante a época, mas provavelmente vai rodar com o Jiménez.
Irei rever o jogo na televisão, e amanhã regressará a Lixívia, com uma opinião mais lúcida!!! Mas no Estádio não gostei nada desta nova vedeta da arbitragem nacional. Este Internacional, sem apitar um único jogo dos 'grandes', errou em demasia, principalmente contra o Benfica. Perdi a conta às faltas não assinaladas que deram contra-ataques perigosos, aliás no 1.º tempo para marcar uma falta a favor do Benfica, em zona de ataque, foi quase um milagre!!! Quando cheguei ao carro, liguei a rádio, e lá ouvi os avençados a tentarem 'sacar' polémica da boca do treinador do Estoril... mas tiveram azar!!!
Era importante vencer, marcar golos, convencer. E será muito importante 'transportar' este minutos finais, para Aveiro no próximo Domingo. Confiança. Temos que jogar com mais confiança. Além dos melhoramentos, nos aspectos técnicos ou tácticos, era preciso um impulso psicológico... Espero que isso tenha sido conseguido...


Uma nota final para os adeptos, Estádio composto, bom ambiente, sem assobios, mesmo com a jogo bloqueado... parabéns a todos, principalmente aos emigrantes presentes (pelas matriculas dos carros no parque do Colombo, acho mesmo que o Luxemburgo deve estar vazio neste momento)!!!