Últimas indefectivações

sábado, 21 de maio de 2016

Na luta...

Benfica 6 - 2 Olivais
(2-0)
Gonçalo, Brandi(2), Freitas, Chaguinha

Não foi fácil, estivemos a perder 0-1 e 1-2... ao intervalo estava 2-2. No 2.º tempo melhorámos a eficácia ofensiva e defensiva. A agressividade e azia do Olivais é incompreensível... mas não foi surpresa!

Estamos nas Meias-finais... mas isto será uma batalha desigual: a arbitragem de hoje, e o comportamento dos jogadores do Olivais no final do jogo, são a prova que o Futsal português, está-se a tornar num lamaçal esverdeado...
Mas tenho a certeza, que esta equipa vai lutar até à última gota de sangue...

Previsível...

Benfica 72 - 78 Corruptos
(0-1)
29-13, 18-19, 10-17, 15-29

Infelizmente, aquilo que escrevi na crónica de Quarta-feira confirmou-se: se o Benfica ganhar um jogo nesta Final, será uma surpresa!!!!
Hoje, com a vantagem que chegámos a ter, ainda pensei que os jogadores estavam motivados, para provarem que eu estava errado, mas infelizmente isso não aconteceu...

A incapacidade de fazer auto-crítica, será o primeiro passo para o insucesso nas próximas épocas. Apesar de ser previsível, independentemente daquilo que acontecer nos próximos jogos da Final, se não houver uma mudança radical no Verão, da forma como esta secção está a ser gerida, será criminoso!

Não foi suficiente...

ABC 25 - 29 Benfica
(11-11)

Vitória amarga, a desastrosa 1.ª mão acabou por ser fatal... Lutámos, mas recuperar os 6 golos de diferença era praticamente impossível...

Agora, é repetir este resultado na Quarta-feira em Braga, no 3.º jogo da Final do Campeonato!

Juniores - 12.ª jornada - Fase Final

Benfica 3 - 4 Belenenses
Dias, Zidane, Ferro

Zlobin; Cabral, Ferro, Borges, Amaral; Pereira, Lourenço, Mendes; Buta, Dias; Alfa

Mais uma derrota, num jogo onde o Buta foi expulso com 1-1, tivemos a perder por 1-2, e 2-3, conseguimos empatar a 3, mas acabámos por perder no último minuto com um auto-golo!!!

PS: A grande notícia do dia, foi a conquista do Europeu de Sub-17, no Azerbeijão. Uma vitória contra a Espanha, com 1-1 no tempo regulamentar, e 5-4 nas penalidades!!!
Em 6 jogos, marcámos 13 golos e sofremos 1 !!! Zé Gomes 'só' marcou 7... Uma equipa com uma base dos Corruptos na defesa, e com 5 Benfiquistas no meio-campo e ataque!
Parabéns, pelo triunfo, contra uma equipa Espanhola de qualidade...

O Jota e o Zé Gomes são os Gloriosos que se destacam mais, mas pessoalmente tenho muitas esperanças no Gedson e no Florentino... foi pena o Quina ter 'fugido' para Inglaterra! O Vinagre que está no Mónaco, também promete...

Manuel Empis e André Almeida

"Num universo de milhões de adeptos haverá, democraticamente como é nosso timbre, muitas opiniões sobre qual terá sido o momento decisivo da época. E as opiniões não se ficam por aqui. Muitas mais haverá sobre quem terá sido o jogador mais importante nesta caminhada.
Quanto ao jogador, voto no André Almeida. Sim. trata-se efectivamente de um tricampeão nacional. André Almeida, como se não bastasse, é um de nós. Vimo-lo conduzir o pelotão de jogadores portugueses feitos no Benfica que despejaram uns festivos litros de champanhe sobre Rui Vitória no fim de tudo, vimo-lo a safar na mesma jogada duas bolas sobre a linha de golo no jogo da Luz com o Guimarães, vimo-lo a cantar no autocarro a caminho do Marquês, vimo-lo a meter a bola em Jiménez para o golo da vitória em Coimbra, vimo-lo a puxar pela multidão à varanda da Câmara, vimo-lo impecável em Munique e noutros palcos.
Não o veremos, no entanto, no Euro'2016 mas logo o ouvimos dizer, assim que foi tornada pública a lista de Fernando Santos, que podem contar com ele para apoiar a Selecção "em todos os jogos do primeiro ao último minuto". Que campeão.
Quanto ao momento decisivo, para muitos terá sido o golo de Mitroglou em Alvalade. Para muitos outros terá sido a conferência de imprensa em que o treinador do Sporting, atacando Rui Vitória em termos inqualificáveis, acabou por acordar os benfiquistas para a tarefa inadiável da união em torno do seu treinador.
Aceita-se. O golo do grego permitiu ao Benfica ser líder e a oratória rival reduziu a zero os créditos - e eram muitos - que Jesus tinha deixado na Luz. Mas permitam-me que eleja como momento mágico de 2015/16 aquele olhar interminável entre o veterano Jonas e o jovem adepto Manuel Empis, depois de o brasileiro ter dado a volta ao resultado no jogo com o Rio Ave na primeira volta da prova. 
Faltavam 10 minutos, o jogo estava empatado, o Benfica ia ficar a nove pontos do líder. Mas Jonas fez o 2-1 e, de braços abertos, correu para os adeptos. O minuto da viragem, quero crer, foi o daquela comunhão perfeita e alucinada entre o goleador Jonas e o rapaz Empis abraçados um ao outro, esbugalhados de felicidade, obrigando-nos, ao céticos, a acreditar que era possível. Tanta gente adulta a falar um ano inteiro mas teve de ser um miúdo a puxar por nós. Aconteceu num fim de tarde na Luz a poucos dias do Natal. Outra vez o Natal."

Capitão Luisão ergueu a sétima

"O tema principal de capa na edição de ontem em A BOLA foi naturalmente dedicado à final da Taça da Liga. Luisão quer a sétima foi o título escolhido para o destacar. Feliz, não tanto por corresponder ao anseio da nação benfiquista, nem por sublinhar a considerável margem de favoritismo que era atribuída ao emblema da águia, mas sobretudo por assinalar a titularidade do capitão, a segunda no corrente ano, em jogo em que se decidia um título: sem margem para errar.
O Benfica, apesar de ter vencido com inteiro merecimento, viu-se obrigado a bater-se com adversário que justificou o estatuto de finalista, colocando em campo toda a sua capacidade de argumentação técnica, táctica e física; e quem dá tudo quanto pode a mais não é obrigado. Foi o que o Marítimo fez, 90 anos depois da conquista do Campeonato de Portugal, em 1926, a única que está representada na sala de troféus do clube madeirense.
No domingo, sagrou-se campeão nacional pela 35.ª vez e, ontem, o Benfica ergueu a sua sétima Taça da Liga, só não detendo o domínio absoluto na competição porque o Vitória de Setúbal,em 2008, com Carlos Carvalhal, e o Sporting de Braga, em 2013, com José Peseiro, igualmente vencedores, não o permitiram. Grande final, com oito golos, um espanto em qualquer parte do Mundo, admirável espectáculo futebolístico, fantástico vencedor, digno vencido e empolgante despedida de época para benfiquistas e maritimistas. Também arbitragem de qualidade e enorme ambiente no Estádio Cidade de Coimbra. Assim, sim, o futebol interpretado com este fascínio é único. É o futebol jogado, simplesmente. O outro, o falado, não entra nesta história..."

Fernando Guerra, in A Bola

Vitória e a cereja no topo do bolo

"Uma cereja no topo do bolo. Era isto que pedia Jorge Jesus quando esperava um tropeção na Liga que lhe permitisse regressar ao 1.º lugar, foi o que Rui Vitória conseguiu ao conquistar a 7.ª Taça CTT dos encarnados e com mais uma goleada incontestável. O Benfica fez uma grande temporada. Foi campeão, conquistou mais uma taça, chegou aos quartos da Liga dos Campeões. Não se pode pedir muito mais. O facto não retira mérito ao que foi feito pelo Sporting de JJ. Mas dá muito ao Benfica de Vitória. Não é preciso tirar a um para dar a outro.
Gaitán fugiu ontem à cassete da comunicação encarnada e fez um belo elogio a Jesus. Demonstra a personalidade do craque que o Benfica perde para o Atlético Madrid. Um jogador fabuloso, dos melhores da década do clube, que vai deixar enormes saudades aos adeptos mas não só. Quem gosta de bom futebol, quem admira o talento puro e a capacidade de surpreender com a bola nos pés, também lamenta tal perda para a Liga portuguesa.
Rui Vitória tem razões para se sentir nas nuvens. Superou as dificuldades iniciais da Liga, soube suportar a pressão, teve em Vieira o homem certo para não ceder às pressões e termina esta época como o grande vencedor. Mas o técnico não esquecerá certamente aqueles que nos corredores da Luz e Seixal pediram a sua cabeça. Foram muitos. Quase em uníssono. Era muito por isso que JJ só passava cartão ao presidente...
Após a saída de Renato também Gaitán é vendido. O Benfica precisa de encaixes financeiros e o título será aproveitado para a colocação de algumas joias da coroa. Sanches e Nico são dos que farão mais falta, assim como Jonas, talvez o mais determinante para o título. Resta acreditar em Soares de Oliveira e ver o dinheiro do Bayern gasto em reforços a sério. Vitória merece-o."


PS: Duas notas: mais uma vez, para um jogador do Benfica ser considerado um jogador 'fabuloso' pelos Anti's, tem que sair do Benfica... enquanto vestir de vermelho terá sempre defeitos; o elogio do Gaitán ao Judas, não entra em contradição com  a ´cassete encarnada'... ninguém no Benfica colocou em causa a competência técnica do actual treinador Lagarto... é tudo uma questão de carácter, ou falta do dito...!

De Ederson antichampanhe ao belo adeus de Gaitán

"Poderia ter sido final com desfecho muito mais discutido se o Marítimo tivesse marcado ao menos numa das oportunidades que criou, logo a abrir. Ederson, por duas vezes, fantástico, não consentiu. E, num ápice, o Benfica virou tudo de pantanas, despachando o assunto ao atingir 3-0.
Houve intenso despique entre os dois sectores defensivos... No mau sentido: a ver qual deles dava mais fífias! O costume na retaguarda do Marítimo... - segunda pior defesa no campeonato. Insólito na do Benfica! - segunda melhor. Ontem, as sequelas de vibrante festa pela conquista do título nacional foram notórias e quase toda a equipa de Rui Vitória (naturalíssimo, quiçá inevitável). Mas, imediatamente à frente de Ederson, foi demasiado o desacerto, chegando a desconchavo. André Almeida terá feito a pior exibição da sua carreira! Luisão teve a justíssima homenagem de regressar nesta final, em vez de Lindelof; só que o seu ritmo competitivo muito se ressente da longa baixa clínica. Jardel aflito para camuflar desgaste da temporada ampliado pelas tais sequelas... Ausência de Eliseu razoavelmente superada pelo jovem Grimaldo (ataca muito bem). O médio mais defensivo (Samaris rendeu Fejsa) não foi pilar, contribuindo para fases de caos naquele sector. Intensíssimas emoções de toda a época descarregadas nos dias de grande festa, tão próximos desta final.
Porém, o menino Ederson, profundamente contra tais champanhes, elevou-se a gigante. Com soberbas defesas, foi o primeiro a ganhar esta final. Antes, e até depois, de a eficaz classe dos avançados esfarrapar tão frágil defesa madeirense... (o todo do Marítimo, ontem como, por regra, no campeonato, merecia outra retaguarda!).
Tricampeão, sétima conquista da Taça da Liga (com 6-2), muito boa carreira na Champions: grande época do Benfica, agora sob batuta de Rui Vitória.
Equipa e adeptos despediram-se de Renato Sanches e de... Nico Gaitán. Sim, a comoção deste, soltando lágrimas logo ao entrar em campo e, ainda mais à saída, disse tudo! E Gaitán fez questão de colocar requintes de génio no seu belo adeus a 6 anos no Benfica.
Renato e Nico...: será muito difícil substituí-los."

Santos Neves, in A Bola

De volta à Taça

"1. Se há coisa que não aprecio mesmo nada é aquilo a que podemos chamar moda light. Não me é possível expender aqui as premissas em que se funda esta minha reacção, mas adianto alguns exemplos de tal tendência: cafés sem cafeína, cigarros sem tabaco, salgados sem sal ou cervejas sem álcool. A esta sonsa lista juntou-se esta semana o triste anúncio de uma Volta a Portugal sem nenhuma chegada à Torre. Sim, acredito que deverão ter sido invocadas supostas razões para tal obstrusa opção. O que não há, porém, é razão alguma que permita a quem quer que seja dizer que uma Volta a Portugal sem nenhuma etapa a terminar na Torre é melhor do que outra cujo percurso contemple tal chegada. Afirmou o diretor da corrida que tal «não retira mística» à prova. Ora bem, não sei se eu e Joaquim Gomes partilhamos o mesmo significado para o conceito místico. Mas julgo saber que, assim como a Volta é, indiscutivelmente, um fenómeno popular, também o povo não deixará de manifestar o seu juízo quanto a tal inovação. Era o que mais, faltava que a moda light chegasse ao ciclismo. Seria o mesmo que fazer a apologia de um novo paradigma; a dos ciclistas não pedalantes.

2. Neste soturno ambiente eis que Jorge Jesus renovou com o Sporting. O que é certamente bom para os leões e para o técnico. Mas também, permito-me dizê-lo, para o FC Porto. Não é Jesus um bom treinador? Claro que é, um dos mais competentes. Mas o Dragão não precisa de um líder que apenas saiba de bola.

3. O FC Porto está obrigado a vencer a final da Taça de Portugal. Fazendo-o, não faz nenhum feito. Jamais tal poderia servir como paliativo de uma época miserável. Mas se nem isso suceder só pode ser porque alguém terá confundido uma tentativa de recobro com uma autópsia."

Paulo Teixeira Pinto, in A Bola

Benfiquismo (CX)

O hábito de levantar Taças...!!!
Benfica 3 - 1 Sporting, 1970

Vermelhão: Sétima

Marítimo 2 - 6 Benfica


Foi claramente uma noite de São Ederson!!! Provavelmente o pior jogo do nosso sector defensivo esta época (pior, só mesmo a defesa do Marítimo)!!! E não é surpresa, a ressaca dos festejos do 35 tinha-se que sentir, a vitória por 2-1 no ano passado, também foi muito sofrida... já para não falar da final perdida no Jamor em 2005!!! E por incrível que pareça, acabámos por golear...!!!
Luisão, Samaris e Grimaldo foram as novidades, enquanto o puto Espanhol esteve muito bem, principalmente a atacar (está em 2 golos do Benfica), o Luisão teve uma primeira parte horrível, é verdade que está sem ritmo, mas a idade já pesa muito (será uma das mais difíceis decisões neste defeso...!!!).
Sendo que independentemente daqueles que jogaram, notou-se claramente a falta de Lindelof e Fejsa...!
Apesar dos 3-0 no marcador, ainda no 1.º tempo, o Benfica arriscou-se a 'perder' esta Final, a 'vitória' foi decidida com a substituição do Mitro pelo Talisca!!! Mais uma vez, Rui Vitória faz uma leitura perfeita do jogo: o Benfica precisava de posse de bola no meio-campo... assim nasceu o nosso 4.º golo, e o Ederson deixou de ter trabalho!!!
Aliás esta opção de meter um terceiro médio, para 'segurar' o resultado, podia e devia ter sido usada mais vezes...!

Ederson merecia ser o MVP (mesmo com culpas no 1.º golo); Almeida mal, parece que sem a 'adrenalina' do 35, baixou de nível...; o Luisão melhorou na 2.ª parte, com o Benfica a jogar mais recuado, mas sempre que o Marítimo colocava a bola nas costas do Capitão, o Luisão ficava pregado ao chão... levantava o braço a pedir falta, em desespero...!!! Nunca conseguimos ter a habitual 'linha de 4' defensiva, 'consolidada', e perdemos quase todos os confrontos físicos principalmente na direita...O Jardel foi obrigado a apagar fogos por todo o lado...!!! O Grimaldo muito bem no ataque (só lhe falta mesmo alguma força nos 'contactos', se tivesse o corpo do Renato era o melhor lateral do Mundo!), mas a defender também esteve bem...
Samaris e Renato tiveram muitas dificuldades em defender, estão cansados, não conseguiram cobrir todos os 'metros', não pressionaram o meio-campo adversário e permitiram os passes de ruptura para as costas da nossa defesa... nem conseguiram congelar a bola, quando era necessário, a entrada do Talisca foi decisiva!
Nico e Pizzi tiveram muito espaço, com um bocadinho mais de cabeça, tinham criado mais perigo... Depois de uma fase menos boa, ambos subiram de forma nas últimas partidas.
Jonas e Mitro, fizeram o que são pagos para fazer: golos...! Simples... e o Raul entrou com as habituais ganas, e mereceu totalmente o prémio de marcação do penalty... Aliás a grande diferença no jogo de hoje, foi a qualidade/eficácia dos nossos avançados!
Não gostei da arbitragem. Conseguiu transformar várias faltas a favor do Benfica, em faltas contra o Benfica!

Mais um grande ambiente de Benfiquismo em Coimbra... Os Lagartos da TVI ficaram 'aparvalhados' com o vulcão vermelho!
Finalmente acabou a época futebolística, com mais um sucesso, agora vamos ter uma pausa em relação à ansiedade da conquista dos 3 pontos, mas vão começar os AVC's com as parangonas jornalísticas, com as vendas e as pseudo-vendas dos nossos jogadores! Hoje, confirmou-se a ida do Nico para o Atlético Madrid... amanhã vamos ver! Só espero que o Benfica não fique à espera do 31 de Agosto para definir o plantel... duvido que o meu coração aguente...!!!