Últimas indefectivações

sexta-feira, 19 de abril de 2019

Time Added #7

Tipo Frankfurt

"Não sei o que acham os grandes chefs mas pelo tom a preto e branco com que nos brindam com as novas tendências culinárias, não acredito que a salsicha tipo Frankfurt seja vista como algo muito apreciado. Talvez Anthony Bourdain fosse a excepção, ele que em dias de grande cacetada poderia fazer de uma não-iguaria um deleite para o seu paladar. É assim um título tão fácil como rasco, um pouco como o jogo entre Frankfurt e Benfica que, ao contrário da 1.ª mão há uma semana em Lisboa, nos fez bocejar pela maior parte do tempo. Ainda assim, o resultado final fez despertar, pelas considerações exageradas que já são normais na análise futebolística portuguesa, a fúria dos adeptos encarnados para com uma equipa que deixou escapar, em solo alemão, uma vantagem de dois golos. Ora, se é verdade que o Benfica não conseguiu ser aquilo que foi descrito, na maior parte do tempo, na era Bruno Lage, também será verdade que a intenção do técnico para segurar a vantagem não seria, certamente, a de que o Benfica pudesse ser inofensivo em toda a 1.ª parte. As rotas, é verdade, não foram encontradas, mas não é verdade que não houvesse uma intenção para encontrar o(s) golo(s) fora.
Mas por mais que Bruno Lage explique – que Félix defendeu na esquerda mas que se posicionou mais ao centro (à esquerda dos médios adversários) – o rótulo da análise estará sempre lá. Se perdeu, a culpa é do que mudou. Se ganhasse, acreditamos, não haveria mal no Mundo, até porque, se bem nos lembramos, não foi com um festival de futebol que o Benfica levou de vencido o Galatasaray, quer na Turquia, quer na Luz. E quem o disse na altura? Quem sequer ousou dizer, quando o Benfica ganhou (ou empatou passando) que a equipa – com tão pouco tempo de trabalho, abraçada em período tumultuoso, e com tão pouco treino aquisitivo – se sentia muito mais confortável em organização defensiva para depois soltar poderosas transições?

Rota não-encontrada
Por aqui, como é hábito, foi dito. Como será dito hoje que o plano do Benfica não foi só defender. Mas para que ele não atacasse em condições de segurar a vantagem que criou na Luz, mais factores devem ser tidos em conta que o habitual esfaqueamento e apedrejamento que dominam as TV’s e as redes sociais. E aquela que tornou o Frankfurt-Benfica em algo aleatório e difícil de controlar, curiosamente, não foi, até à hora em que escrevo estas linhas, encontrada nas análises. Diz-se, há muito, que a bola no ar é de todos, e a opção, quer do Benfica, quer do Eintracht, por jogar directo a partir de trás, tornou o jogo numa coisa anárquica e quase impossível de perceber para que lado ia pender. Assim, se alguma coisa deveria surgir em primeiro lugar nas questões a Bruno Lage sobre a eliminação, essa deveria ser a opção pela falta de ‘saídas limpas’ que permitissem que a bola não chegasse com veneno onde o Benfica a queria. Ao invés, mantendo o estilo do Frankfurt no jogo (que bateu sempre à procura de primeiras ou segundas bolas) o futebol das águias assemelhou-se a um GPS que repetia: Rota não-encontrada!
Apesar de ter feito um jogo muito abaixo do seu nível, o Frankurt aproveitou melhor o facto de a bola ter passado muitíssimo tempo no ar nesta 2.ª mão. Foi vindo de lá que nasceu o 2.ª golo do Eintracht. 1.ª bola ganha e Rode a encontrar espaço para finalizar.

Mas, para Lage, e para outros, a crucificação (a estúpida crucificação por parte de quem tudo sabe e que pelo tom deverá ganhar a Champions ano sim, ano sim) a crucificação, dizia, só chega quando se perde. Quando no Dragão a equipa encontrou rotas, e conseguiu mesclar a excelente organização defensiva soltando em transição ou mantendo a posse no meio-campo ofensivo, tudo foi perfeito. E a ideia ontem, era exactamente a mesma, apenas a anarquia para onde o Frankfurt levou o jogo, e a opção por não evitar isso mesmo, impediram que o Benfica encontrasse rotas. Isto sem a visão a preto-e-branco que eleva treinadores a Deuses com comando de Playstation, sendo que eles, mesmo sendo Bruno Lage e treinando o Benfica, também não conseguem prever tudo o que o adversário vai fazer. E foi fazendo fé na ligação que permitiu o 4.º golo na Luz que Lage queria chegar à meia-final. Não apareceu a ligação na 1.ª, apareceu na 2.ª, e se a bola de Gedson ou a de Salvio entrassem (ou se houvesse um VAR que anulasse o primeiro golo dos alemães)… Lage seria de novo o Deus que tantos querem, à força, que seja. Talvez seja necessário perceber aqui que o 8 ou 80 como se comenta futebol, nasça de quatro ou cinco ilusões de quem o comenta. E a de que o treinador tem de ser perfeito para caber dentro da caixa dessas ilusões, como a de que a equipa da qual nós somos adeptos tem de ganhar sempre com a nossa táctica de FM (ou a de entrar para lá que nem tarzões), talvez tenha necessariamente de ser mais aperfeiçoada do que a de um treinador que já provou ser excelente na sua profissão. Perfeito? Não. Mas alguém o é? E o que é então a perfeição? A cenoura à frente do burro à qual nunca se chega? ou a transcendência degrau acima, degrau acima, aceitando o nível em que realmente se está para depois elevá-lo? 
Frankfurt-Benfica, 2-0 (Kostic 37 e Rode 67)"

Cadomblé do Vata

"1. Tenho uma má e uma boa notícia... a má é que o Lage não sabe jogar para o empate; a boa é que no campeonato temos que ganhar os jogos todos.
2. Antes do jogo dois adeptos do Benfica ficaram famosos por terem ido parar a uma Frankfurt a 500 km da Frankfurt onde o Glorioso jogou... acabaram por ver o jogo no sítio onde o Kostic fez o 1-0.
3. O SLB escusa de pedir à Liga para protestar junto da UEFA por causa do golo em fora de jogo... o Proença vai olhar para as imagens e considerar que está em linha.
4. Na primeira parte fizemos zero cruzamentos, zero remates e zero golos... em relação aos últimos jogos, falhamos muito menos oportunidades.
5. Custa-me a eliminação e a exibição, mas desilude-me especialmente o desrespeito pela História do Sport Lisboa e Benfica... hoje comemoravam-se os 29 anos da Mão de Vata e ninguém se lembrou de homenagear o angolano utilizando esse gesto técnico."

Elementos...

"Três elementos comuns nos insucessos do Benfica:
i) os erros de terceiros são sempre superiores ao nosso demérito;
ii) a atitude competitiva é confundida com a disponibilidade física;
iii) a qualidade real, nos momentos relevantes, é muito condicionável; a qualidade intrínseca só volta a aparecer no anúncio do jogo seguinte.
A ligação dos benfiquistas é garantida mas confio na competência e lucidez de Bruno Lage para lidar com esta complicada equação nos últimos 5 jogos da época. Afinal, os referidos elementos já existiam antes dele chegar e parecem estar a sobressair novamente. É uma questão estrutural."

Por antecipação!!!

"Desde ontem que se sabe o árbitro que irá ser nomeado para o Calor da Noite - Santa Clara de amanhã. E ele é, nem mais nem menos, do que o árbitro andrade do camarote do Dragão. Manuel Oliveira foi escolhido pela estrutura do Calor da Noite, que não quer arriscar um milímetro nesta caminhada para o bi-campeonato. O jogo da Champions de Quarta trouxe desgaste e eles querem ter o jogo de amanhã devidamente controlado e imune a surpresas.
Sim, leram bem. Foi a estrutura do Calor da Noite que nomeou o árbitro, assim como o tem feito desde a época passada. Fontelas Gomes não é mais do que uma marioneta nas mãos destes senhores sendo Bertino Miranda o verdadeiro nomeador/toupeira do Calor da Noite dentro do CA.
Duas notas adicionais:
1 - Como é que uma nomeação que deveria ser pública no dia 20 de Abril é conhecida no dia 18 de Abril e por canais ligados à claque dos Super Dragões?
2 - Não há vergonha na cara de andar jornada após jornada a nomear árbitros da AF Porto para jogos do Calor da Noite e Benfica?"

Desporto de todos para todos

"A abundância de notícias e acções relativamente à Igualdade de Género mostra-nos que este é um tema actual e mobilizador, e o Movimento Olímpico, pelas suas características educativas, sociais e universais, assume um papel fundamental nesta mudança de paradigma.
Na Antiguidade grega, a cultura olímpica organizava-se à volta de competições que eram um sucedâneo da arte da guerra para o tempo de paz, e daí, naturalmente, excluía as mulheres.
Foi com este espírito que Coubertin, enquanto helenista de alto gabarito, em 1894, desencadeou a fundação do Comité Olímpico Internacional (COI) e a institucionalização dos Jogos Olímpicos (JO) da Era Moderna. A primeira edição realizou-se na cidade grega de Atenas, em 1896. Nesses Jogos participaram 14 países, num total de 241 atletas, todos eles homens.
Coubertin não era contra a prática desportiva das mulheres, era sim contra a participação das mulheres nos JO, uma posição que deve ser entendida de acordo com os valores da época.
Nos JO Paris 1900, participaram pela primeira vez 22 mulheres, nas modalidades de ténis e golfe. Foi necessário esperar mais 52 anos para vermos as primeiras atletas olímpicas portuguesas em acção nos JO de Helsínquia.
A participação feminina na maior competição multidesportiva a nível mundial tem vindo a aumentar gradualmente ao longo dos tempos, tendo-se verificado um crescimento quer do número de atletas, quer das modalidades que compõem o quadro competitivo feminino.
Na última edição, nos JO do Rio 2016, 45,6% do total de participantes eram mulheres. Para os próximos JO de Tóquio 2020, o COI pretende aproximar estes números, prevendo uma taxa de participação de 48,8%.
Estes números mostram claramente que os objectivos definidos pelo COI no seu documento estratégico - Agenda Olímpica 2020 -, para se alcançar um equilíbrio de participação entre homens e mulheres nos JO está no bom caminho para ser alcançado.
Mas a realidade é que, se relativamente ao numero de participação olímpica finalmente existe quase um equilíbrio nos géneros, no que se refere à representação feminina nas áreas de liderança desportiva a diferença é ainda abismal.
Por este motivo foi criado o Projecto de Revisão de Igualdade de Género do COI, tendo as conclusões do grupo de trabalho resultado num relatório com 25 recomendações que visam promover a não discriminação e uma maior participação das mulheres em todos os aspectos do desporto.
Outras excelentes iniciativas têm sido desenvolvidas, como o Programa “New Leaders”, do qual orgulhosamente faço parte, e que foi concebido para ensinar aos jovens futuros líderes desportivos na Europa os valores de igualdade de género, boa governação e sustentabilidade.
As ferramentas foram disponibilizadas, são agora necessárias vontade e metas realistas e tangíveis, seguidas por ações concretas para tornar a indústria desportiva mais igual, transparente e ética. Um desporto de todos, para todos!"

Benfiquismo (MCLV)

Injusto...

Vermelhão: Eliminação...

Eintracht 2 - 0 Benfica


Mal perdido... O Benfica neste momento devia estar totalmente concentrados na Liga Europa, já devíamos ser Campeões, só não o somos porque o Tugão continua a ser a merda do costume!!! Eu, como qualquer outro Benfiquista, quero ganhar tudo, a derrota nunca é agradável... mas eu não consigo criticar a 'rotação' do Lage nestes jogos da Liga Europa, tal como já tinha feito na Taça de Portugal... Aliás, esta eliminatória, acabou por ser demasiado parecida, com a Meia-final da Taça...

Mas isso não me impede de ter algumas 'opiniões': Ainda antes da última lesão, o Fejsa não estava a jogar o seu 'normal'... neste momento, sem o Gabriel, o Tino é de longe a nossa melhor opção para jogar ao lado do Samaris; Em relação ao Jardel, nem é um problema de falta de ritmo... o 'problema' é que o Ferro está a jogar muito!!!
Isto até pode parecer um pouco surreal: o Jardel e o Fejsa têm sido nas últimas épocas, jogadores fundamentais no Benfica, mas neste momento não são!
Entre o 'azar' das bolas ao poste (na Luz já tivemos uma...), o 'azar' dos golos em fora-de-jogo (indesculpável, estão 3 em fora-de-jogo, mais de um metro... não existe qualquer alibi técnico, para a decisão do fiscal...), os erros que permitiram os dois golos do Eintracht na Luz, a jogar contra 10... aliados a vários golos desperdiçados, alguns na Luz e alguns hoje, na 2.ª parte, acabámos eliminados, contra uma equipa inferior!!!

Não foi um jogo para destaques individuais... até entrámos bem nos primeiros minutos da 1.ª parte, mas rapidamente 'abdicámos' de atacar... No 2.º tempo, fomos claramente melhores, o 2-0 nasce indiscutivelmente do 'nada' (lance absurdo!!!)...
Em relação à arbitragem, mais uma prenda uefeira envenenada!!!
Na Luz, tivemos a expulsão e o penalty... mas depois, ficaram dois penalty's por marcar sobre o Cervi, e por exemplo um Amarelo claro ao Kostic, que o deixaria de fora do jogo de hoje!!!
Hoje, além dos golo em fora-de-jogo... levámos com um critério disciplinar absurdamente caseiro, o Hasebe por exemplo, logo nos primeiros minutos foi claramente às pernas do Félix...
O fora-de-jogo do 1.º golo ao contrário da tese peregrina que foi defendida na PorkosTV, é indefensável... Esta era é um decisão fácil, se houvesse 'boa consciência'!!!
O mais frustrante, é que os jogadores do Eintracht estão em fora-de-jogo, porque os jogadores do Benfica, defenderam exemplarmente a 'linha'...!!!

Pragmaticamente, jogar as Meias-finais da Liga Europa, com o Chelsea, no meio dos jogos com o Braga(fora), Portimonense(casa) e Rio Ave(fora), seria muito provavelmente 'suicídio'!!! Será extremamente complicado vencer estes 3 jogos, mesmo sem jogos à Quinta... Soares Dias e afilhados vão-nos aparecer pela frente, mas pelo menos assim, teremos mais algum gás nas pernas...!!!

A próxima final é na Segunda, com o Marítimo, na Luz... Onde a equipa precisa de todo o nosso apoio! Estes jogos com pouco tempo de recuperação, após eliminações Europeias, são sempre complicados... por exemplo, quem se lembra daquele Benfica - Setúbal, após a eliminação com o Bayern, com o Pizzi a fazer aquele passe 'desgraçado' para o Ederson.... que acabou com o Arnold no banco a chorar?!!!
Espero que a partir de agora, a 'rotação' termine... Provavelmente iremos ter alguns 'castigados' nestas últimas jornadas, mas tirando isso, têm que jogar os melhores e neste momento, o onze tipo é este: Ody; Almeidinhos; Rúben, Ferro, Grimaldo; Tino, Samaris, Pizzi, Rafa; Félix e Haris...