Últimas indefectivações

terça-feira, 5 de julho de 2022

... Sport Lisboa e Benfica!


As coisas têm que mudar, estes podem ser pormenores, mas temos que começar por algum lado!

Kick-Off 2022/23


Se por um lado vamos ter 9 jornadas iniciais, relativamente ideais, para os jogadores se adaptarem ao estilo do jogo do Roger, no meio da qualificação para a Champions, sem grandes viagens a atrapalhar! Na recta final, vamos ter um 'Evereste' para subir! Nas últimas 8 jornadas do campeonato, vamos a Chaves, Barcelos, Portimão e Alvalade e recebemos os Corruptos e o Braga na Luz!!! Em contrapartida, os Corruptos, nas últimas 7 jornadas, têm 21 garantidos! Em caso duma Liga disputada ao ponto, teremos poucas hipóteses!!!

Destaque ainda para os prémios individuais, relativos à época anterior, ao Darwin (melhor jogador da Liga), ao Henrique Araújo (melhor jovem da II Liga), ao Vlachodimos (o jogador com mais fair-play, prémio Neno), à Fundação Benfica e o prémio Fair Play da Liga ao SL Benfica.

1.ª Benfica-Arouca 18.ª
2.ª Casa Pia-Benfica 19.ª
3.ª Benfica-P. Ferreira 20.ª
4.ª Boavista-Benfica 21.ª
5.ª Benfica-Vizela 22.ª
6.ª Famalicão-Benfica 23.ª
7.ª Benfica-Marítimo 24.ª
8.ª V. Guimarães-Benfica 25.ª
9.ª Benfica-Rio Ave 26.ª
10.ª FC Porto-Benfica 27.ª
11.ª Benfica-Chaves 28.ª
12.ª Estoril-Benfica 29.ª
13.ª Benfica-Gil Vicente 30.ª
14.ª Braga-Benfica 31.ª
15.ª Benfica-Portimonense 32.ª
16.ª Benfica-Sporting 33.ª
17.ª Santa Clara-Benfica 34.ª

1.ª Benfica B-Ac. Viseu 18.ª
2.ª Tondela-Benfica B 19.ª
3.ª Benfica B-E. Amadora 20.ª
4.ª Torreense-Benfica B 21.ª
5.ª Benfica B-Leixões 22.ª
6.ª Vilafranquense-Benfica B 23.ª
7.ª Benfica B-Covilhã 24.ª
8.ª Oliveirense-Benfica B 25.ª
9.ª Benfica B-Mafra 26.ª
10.ª B SAD-Benfica B 27.ª
11.ª Benfica B-Moreirense 28.ª
12.ª Trofense-Benfica B 29.ª
13.ª Benfica B-Penafiel 30.ª
14.ª Nacional-Benfica B 31.ª
15.ª Benfica B-Feirense 32.ª
16.ª Farense-Benfica B 33.ª
17.ª Benfica B-FC Porto B 34.ª

Parabéns Nuno...

Uma final perdida celebrada


"Lisboa parou para receber apoteoticamente o finalista da Taça Latina de 1957

A massa associativa encarnada é conhecida pelo forte apoio que tem dado ao Clube ao longo da história e não apenas nas vitórias. Pois o 'Benfica, mesmo a perder, nunca morre ou soçobra porque nas suas gentes jamais arrefece ou diminui o seu extraordinário e permanente sentimento de «tudo pelo clube, custe o que custar»'. Esta 'mística verdadeiramente sui-generis que envolve o «Glorioso»' foi visível após a sua grande prestação na Taça Latina de 1956/57, na qual foi derrotado na final pelo Real Madrid pela diferença mínima, mas que mesmo assim foi recebido na capital portuguesa 'à Benfica'!
Em Madrid, a equipa encarnada foi apoiada por cerca de quatro mil portugueses, que se deslocaram 'por estrada e via férrea' para 'a acompanhar, a aplaudir e a incitar', o que causou espanto aos espanhóis. Perante o bicampeão europeu, o Clube foi um finalista digno, pois, apesar de ter perdido, alcançou 'a vitória da luta (...) até à última gota de sangue'. E foi com este sentimento de que foi recebido em Lisboa, no dia de São João.
A comitiva benfiquista foi acolhida no aeroporto em clima de festa e, quando entrou no autocarro, a 'delirante multidão rodeou a viatura, obrigou-a a parar e assaltou-a (...) Num ápice o tejadilho do autocarro ficou pejado de temerários entusiastas, desafiando as leis do equilíbrio... e da policia. Mas não arredaram dali'. Foi um lento 'cortejo improvisado' de perto de duas horas que os jogadores chegaram, finalmente, à secretaria da Rua Jardim do Regedor. Aguardados por 'massas compactas de multidão', foram recebidos com 'indescritível entusiasmo (...) tal a loucura alegre de todos, e o seu desbordante interesse em vitoriar os briosos rapazes'.
Já no interior do edifício, onde foram felicitados pela Direcção do Clube, 'os jogadores eram frequentemente solicitados pela multidão da rua e tinham de vir à janela agradecer os aplausos' que celebravam o honroso feito do Benfica.
Saiba mais sobre os incomuns sócios benfiquistas na área 16 - Outros Voos do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Nada mudou


"O futebol português é pródigo em bizarrias. A mais recente (escrevo na quarta-feira, talvez já tenha acontecido outra quando o jornal lhe chegar às mãos) foi a realização de uma assembleia-geral extraordinária da Federação Portuguesa de Futebol para se discutir e votar três pareceres sobre o palmarés do Campeonato Nacional e da Taça de Portugal.
Não se entende como a Federação aceitou sequer discutir a situação vergonhosamente criada pelo Sporting, uma vez que a própria Federação havia deliberado, em tempo útil, ou seja, há 84 anos, e com a concordância das associações, sobre a natureza de cada uma das competições em causa.
O próprio processo foi absurdo: submeter à votação três pareceres de historiadores, como se a história, depois de analisados factos e interpretados acontecimentos, fosse passível de ser votada de acordo com sensibilidades do momento da parte de quem, por muito voluntarismo e interesse que tenha pela matéria em apreço, pura e simplesmente não deveria ser competente para participar num processo deste cariz.
Convém, no entanto, realçar que a Federação actuou bem tendo em conta o futebol que superintende. A forma como este processo se desenrolou talvez fosse a única forma eficaz de arrumar o assunto.
Felizmente, na votação houve bom senso, pudor e honestidade intelectual. Faltou o rigor histórico, mas não se pode ter tudo.
É extraordinário que o único parecer respeitador dos factos, o 2, tenha merecido somente um voto favorável. Perdeu-se assim uma oportunidade (canhestra, pois a FPF já decidiu em 1938) de se respeitar institucionalmente a prova rainha do futebol português, iniciada em 1921/22 sob a anterior designação “Campeonato de Portugal”, a qual foi alterada para “Taça de Portugal” em 1938.
O parecer 1, que considero interpretar abusivamente a natureza do Campeonato de Portugal até 1934, ano em que o Campeonato Nacional começou, mereceu 13 votos favoráveis. E o terceiro parecer, evidentemente revisionista e incluído a pedido, foi aprovado por 8 delegados. Sobraram 7 abstenções e 33 votos de rejeição a qualquer dos pareceres e o mesmo é dizer que nada mudou.
À hora que escrevo os votos não são públicos (desconheço se serão ou não), mas seria interessante perceber quem, além do Sporting, quis vilipendiar a história do futebol português, atribuindo-se na secretaria títulos a quem não os ganhou em campo, desrespeitando-se, pelo caminho, todos os que, ao longo das décadas, lutaram por se sagrar campeões nacionais. Parafraseando Agustina Bessa-Luís, são figurinhas que o país produz para que o futebol se arrependa de as inspirar. Lamentável.

P.S.: E aquele relógio dos 23 títulos de campeão publicitado no canal 11 da FPF? É caso para se concluir que o Sporting deverá ser o único clube do mundo cujo merchandising inclui um relógio adiantado uns 40 anos."

João Tomaz, in O Benfica

Nada de novo


"Enquanto Roger Schmidt e a sua equipa técnica vão conhecendo os cantos à casa, continua o desfile de 'notícias' sobre jogadores do SL Benfica ou que podem estar na esfera de interesse do Glorioso. Não é novidade, trata-se apenas de mais uma pré-época ao bom estilo nacional. Não é só o facto de se crucificaram alguns jogadores que cá estão, isso já é normal. O mais interessante é que os futebolistas que são dispensados ou que são contratados por outros clubes passam a ser melhores profissionais e atletas do que alguma vez poderíamos ter pensado. De não utilizados (ou pouco chamados) no SL Benfica passam a peças demasiado importantes para serem dispensadas. E quando os valores das transferências batem recordes, então é porque qualquer coisa deve estar mal. Mas só quando há ligação ao maior clube de Portugal.
Quando a coisa mete os nossos rivais, já tudo é absolutamente normal e silencioso, mesmo que se minta descaradamente sobre propostas, como no caso de um tal de Evanilson que ia para Inglaterra mas ninguém por lá sabia disso. Ou de um outro, um Vinagre, que chegou com altos custos e uma fama sem precedentes e acabou dispensado de forma quase ácida, a condizer com o apelido. Ai, meus amigos, se fosse com o SL Benfica, o que seria destas duas notícias. Íamos ter assunto e debate durante largas semanas. Mas, enfim, para isso era preciso que os clubes rivais tivessem o mesmo impacto na esfera pública. Não têm, nunca tiveram e não vão ter. Aguentem e não chorem."

Ricardo Santos, in O Benfica

Lista de Schmidt com 725 possíveis reforços


"Calor, praia, férias. Já entrámos nos meses de verão, o período do ano onde os jornais e as televisões anunciam contratações suficientes para o Benfica construir plantéis disponíveis para competir desde e Premira Liga até à Liga Inatel. Seria inédito em Portugal e no mundo. Um calendário de futebol nacional com esta overdose de Benfica tinha potencial para levar os meus níveis de entusiasmo a um pico extremo e possivelmente para também levar a minha namorada a colocar-me as malas à porta. Dava jeito, porque assim já ficava com as camisolas e os cachecóis à mão para não andar a repetir os mesmos adereços em todos os estádios. O leitor já se imaginou a sair a correr de um Inter Fradelos - Benfica às 12h00 de domingo para chegar a tempo de um Benfica - Sporting a meio da tarde? Nem precisava de parar para almoçar, se antes de arrancar passasse pelo bar para levar consigo uma sandes de teias de aranha com presunto. De Portugal, da Alemanha, dos Países Baixos, do Brasil ou da Argentina, a avalancha de novos jogadores vem sempre de todos os cantos do mundo. Os principais meios de comunicação, que, como se sabe, têm uma relação de tremenda proximidade com Roger Schmidt, uma vez que vão com regularidade lanchar a casa dele, sabem exactamente o que vai na alma do treinador alemão. Conhecem os motivos pelos quais cada jogador está referenciado na lista de possíveis contratações, sabem das conversas privadas que tem com o presidente Rui Costa, têm a informação do número de vezes que se desloca à casa de banho durante a noite e já descobriram que é um grande apreciador das músicas do Toy. À escassez de água é um problema para o mundo, mas felizmente estas fontes nunca secam."

Pedro Soares, in O Benfica

Bancadolândia


"Uma proeza maltratada
A desigualdade de género inferível da observação das capas dos jornais desportivos de domingo, 26 de Junho, o dia seguinte à consagração das Eneacampeãs Nacionais de hóquei em patins, é credora de lamento e reprovação. Se os meus olhos não me atraiçoam, não houve nem uma linha na montra das publicações vocacionadas para a divulgação das notícias de desporto relativamente à façanha da equipa feminina do Benfica, que, com total mérito, materializou a conquista do nono título nacional consecutivo. E fê-lo, note-se, numa modalidade em que Portugal é tão-só uma das potências mundiais, ou seja, não se trata de uma brilhante série de sucesso na macaca, sem qualquer desprimor para este respeitável jogo. A verdade constatável é que (também no desporto) ainda há muito que palmilhar para se atingir um absoluto nivelamento dos pratos da balança dos géneros.

A outra missão de Roger Schmidt
Arrancou a pré-temporada do futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica, e o treinador Roger Schmidt entrou com tudo. Não podemos (nem devemos) apagar o passado, também para que nos sirva de lição em momentos-chave de qualquer processo, mas o que aconteceu fica arrumado. O optimismo e a vontade de vencer são dínamos que nos renovam expectativas, ansiedades, estados de alma e que nos convocam para a nova era que recém-começou. Além de pôr a equipa a praticar um futebol cativante e ganhador, o técnico tem igualmente generosa parte da responsabilidade e da missão de reaproximar os adeptos do grupo que comanda, numa dialética que, quando estabelecida numa frequência comum, costuma ter os êxitos como consequência. É o que nos diz a história do Clube! A primeira conferência de imprensa de Roger Schmidt no Estádio da Luz como treinador do Benfica, onde escutámos respostas 'inabituais', configura mais um indicador de mudança e de como, sendo-se claro e franco, é possível chegar facilmente aos adeptos.

Divórcio amigável
As estatísticas demonstram-se que nem todos os matrimónios convergem inevitavelmente para uma espécie de 'guerra civil' quando se desfazem. O casamento de Benfica e Everton não resultou, é uma realidade, mas, pelo que foi possível perscrutar da bancada, não terá sido por falta de compromisso do extremo. Esperava-se muito mais dele, sim, mas os lances mágicos e diferenciadores que lhes deram estatuto e o elevaram à selecção do Brasil foram vistos poucas vezes. O verdadeiro Everton não 'pegou', a separação foi natural."

João Sanches, in O Benfica

Mulheres à Benfica


"Futebol, basquetebol, futsal, andebol, hóquei em patins e polo aquático. Em todas estas seis modalidades aas equipas femininas do Benfica se sagraram campeãs nacionais. Apenas não vencemos no voleibol e no râguebi (em ambas caímos na meia-final). Nunca outro clube português havia alcançado tamanha proeza numa só temporada.
Não é preciso grande perspicácia para perceber que o desporto feminino tem enorme margem de progressão. Há poucos anos, alguns dos campeonatos mencionados eram quase clandestinos. Hoje já vão sendo seguidos, televisionados e festejados. E num futuro próximo terão o protagonismo que merecem, ou seja, um absoluto paralelismo com as equipas masculinas. No futebol talvez demore um pouco mais. Nas modalidades de pavilhão estou seguro de que está para breve.
O Benfica tem tido, e certamente continuará a ter, um papel preponderante e único na afirmação do desporto feminino em Portugal. A popularidade de que alguns destes campeonatos já desfrutam deve-se à presença (e às vitórias) do nosso clube. As principais atletas vão-se afastando cada vez mais do anonimato de outrora. As nossas e as adversárias, que também se promovem jogando contra o Benfica.
E é muito bonito ver a forma como as diferentes modalidades, se unem pelo clube, apoiando-se umas às outras, ao mesmo tempo que vão enchendo o Museu Cosme Damião de troféus. Caso alguém ainda não saiba o que significa a palavra 'Mística', é só olhar para estas mulheres, para a sua raça, para o seu espírito solidário, e para a entrega à camisola que vestem. Merecem tudo. São Mulheres à Benfica."

Luís Fialho, in O Benfica

Futebol que anda


"Futebol é sempre futebol, e é isso que atrai as pessoas de todas as idades e géneros. Só que, à medida que crescemos, passamos do jogo infantil à prática e desta à condição de adeptos ou mesmo directamente à condição de adeptos sem nunca termos passado do informal jogo de rua para o futebol propriamente dito. Depois dos 50, então, nem uma coisa nem outra na maior parte dos casos. É como se o futebol fosse exclusivo dos jovens e jogar à bola passasse de jogo universal da infância a miragem universal dos adultos que encontraram compensação no consumo do espectáculo desportivo e de todas as manifestações possíveis do futebol. Todas, claro, menos jogar à bola!
Mas o que aconteceria se, em vez de correr, andássemos e se, em vez de riscos para a saúde, aumentássemos a nossa condição de saúde física e mental? Se em vez de sermos vistos como velhos, todos apreciassem o nosso futebol? E se as vitórias fossem celebradas, as participações medalhadas, as conquistas amplamente publicitadas e reconhecidas pela sociedade em geral? Se as mulheres jogassem com os maridos, e se os netos assistissem ao jogo dos avós? Se, em vez de nos sentirmos sozinhos pela perda dos próximos, reconstruíssemos ou alargássemos o nosso mundo de relação, amizade, cooperação e amparo mútuo?
Bom, se fosse assim, o futebol seria bem mais que futebol, e não perderiam nada nem a competição nem o futebol em si, apenas ampliariam a sua importância e os seus impactos. É isto mesmo que se passa no walking football, envolvendo já mais de mil jogadores de todo o país com equipas espalhadas de norte a sul e ilhas. E estes números estão a crescer a cada dia, porque o walking football é bom, faz bem e sabe melhor! É o Benfica ao lado de todos pela vida fora, sempre a motivar, sempre a inovar, sempre a inspirar e transformar cada um de nós. Tudo isto, como sempre, a partir de uma simples bola!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"0
O Benfica sagrou-se campeão nacional invicto de hóquei em patins feminino. Nos 28 jogos realizados na prova, 26 vitórias e 2 empates;

1
O Benfica sagrou-se campeão nacional elite e juniores de triatlo, estafetas mistas;

4
Dos 5 golos marcados pela seleção feminina portuguesa nos 2 jogos de preparação com a Grécia, 4 foram da autoria de jogadoras do Benfica. Francisca Nazareth (2), Jéssica Silva e Carole Costa fizeram o gosto ao pé;

5
Reforços, até 3ª feira, anunciados para a nova época: Bah, Enzo Fernández (caso se concretize o princípio de acordo), Musa, Neres e Ristic, além de se se antever a integração plena de jovens da formação no plantel da equipa A;

8
Com o título conquistado pela equipa feminina de hóquei em patins, subiu para 8 os Campeonatos Nacionais ganhos por equipas seniores do Benfica em 2021/22. Masculinos: basquetebol e voleibol; Femininos: andebol, basquetebol, futebol, futsal, hóquei em patins e polo aquático;

9
Eneacampeões nacionais! Está igualado o recorde benfiquista de campeonatos consecutivos numa modalidade coletiva. O Benfica domina a vertente feminina do hóquei em patins há 9 anos, como o fez no voleibol feminino entre as décadas de 60 e 70. Nos masculinos, o recorde continua pertença do basquetebol, com 7, de 1988/89 a 1994/95;

17
Domingo, às 17 horas, treino à porta aberta no estádio da Luz, uma oportunidade para ver ao vivo os reforços e os métodos do novo treinador Roger Schmidt;

40
Realizou-se a 40ª gimnáguia do Sport Lisboa e Benfica, desta feita de volta ao pavilhão após 2 edições no formato virtual, devido à pandemia."

João Tomaz, in O Benfica

Só nós sentimos assim


"No domingo, 23470 adeptos do Benfica juntaram-se numa autêntica romaria ao Estádio da Luz, que me trouxe à memória Mário Wilson, o saudoso Velho Capitão, que na Gala Cosme Damião de 2012 proclamou uma das frases mais marcantes da história benfiquista recente: 'Só nós sentimos assim'.
Para quem, como eu, marcou presença na Luz no domingo, o que aconteceu não foi 'só' um treino. Foi a demonstração da esperança do universo benfiquista que, depois de três épocas sem conquistar um título, anseia pelo regresso às conquistas. Foi o grito de uma massa associativa que exige mais e que acredita na capacidade da equipa de corresponder a essas expectativas. No domingo, depois de muito tempo desavindos, vimos a tão desejada união entre os sócios do Benfica, interligados pela sua fome de vencer. Para um benfiquista, não foi só um treino. Foi o sonho de uma tarde de verão.
O treinador, Roger Schmidt, demonstrou compreender a importância do momento ao presentear os adeptos com um jogo-treino, que permitiu aguçar a curiosidade para esta época. Apesar de ser impossível julgar os atletas recorrendo apenas a um treino, algumas caras conhecidas mostraram vontade de complicar as contas ao treinador, enquanto os jovens da formação provaram estar prontos a desempenhar um papel importante no plantel. Também as contratações conseguiram dar um ar da sua graça, demonstrando a sua qualidade técnica e exibindo vontade de impressionar neste primeiro encontro.
Após o jogo, Bah e Ristic, duas caras novas, mostraram-se surpreendidos com o número de presentes para um simples treino. Para além de contribuir para a união entre o grupo de trabalho e os adeptos, o treino de domingo cumpriu uma função essencial: ajudar os novos atletas a compreender a grandeza do Sport Lisboa e Benfica.
Depois de três épocas de sofrimento, os adeptos benfiquistas continuam a dar a cara, sempre prontos para incentivar os atletas que os representam. Como dizia Mário Wilson, 'por muitos desgostos que possamos ter, valores mais altos se levantam e o valor mais alto que se levanta em termos futebolísticos, chama-se Benfica'. Agora cabe aos jogadores darem a resposta e honrarem o manto sagrado.
Benfica dá-nos o 38."

SL Benfica ganha a luta por João Victor


"O Sport Lisboa e Benfica parece estar próximo de oficializar mais um reforço. João Victor, jovem central do Corinthians parece ter chegado a acordo com as águias e mudar-se-á para Lisboa nos próximos dias.
O clube encarnado estava de olho no central canarinho desde dezembro passado, altura em que Lucas Veríssimo se lesionou e surgiu a necessidade de reforçar o plantel para a posição mais ao centro da defesa. Contudo, o clube resolveu esta situação internamente, mas o central ficou sempre na mira das águias.
Neste início de temporada e depois de ter colocado a transferência em standby, as águias ultimaram os últimos detalhes e chegaram a acordo com o jogador por valores a rondar os 10 milhões de euros por 75% do passe.
João Victor estaria a ser disputado por dois clubes portugueses. SL Benfica, que parece ter conseguido garantir a contratação do jogador e FC Porto, o eterno rival.
A qualidade do defesa é inegável e vem acrescentar muito ao plantel encarnado. Forte fisicamente, é bastante rápido e capaz de sair a jogar com bola controlada.
A sua forma robusta (187 cm) garantem-lhe grande capacidade de desarme o que aliado à sua inteligência dentro de campo o podem tornar num jogador de classe mundial.
O Sport Lisboa e Benfica fez um excelente negócio, contudo haverá ainda o período do processo de habituação ao futebol europeu. A língua será, pelo menos, um fator a favor, assim como a presença de mais jogadores brasileiros a atuar no plantel dos encarnados.
Logisticamente falando, o Sport Lisboa e Benfica fica, então, com vários defesas centrais à disposição de Roger Schmidt. Jan Vertonghen, Nicolas Otamendi, Lucas Veríssimo, Morato e Ferro. Ainda assim, Ferro deverá ser novamente emprestado ou então sair em definitivo.
Julgo que o treinador alemão deverá optar por começar a temporada com dois centrais e serão eles Jan Vertonghen e Nicolas Otamendi, sendo que Lucas Veríssimo estará em recuperação da lesão que contraiu na temporada passada até, pelo menos, setembro e o defesa belga está mais que habituado a fazer parelha com o argentino.
A terceira opção na linha de centrais deverá recair em João Victor com Morato à espreita de um lugar na rotação. Assim que Veríssimo esteja recuperado, acredito que recuperará o seu lugar no XI e Vertonghen perca bastante espaço no plantel.
João Victor tem todas as qualidades para se tornar num grande jogador e almejar a voos maiores, mas ainda tem muito que trabalhar e evoluir. A verdade é que tem uma margem de progressão enorme e pode efetivamente chegar ao topo do futebol mundial.
Assemelho muito João Victor a um jovem David Luiz, fazendo lembrar, muitas vezes, o antigo defesa das águias no seu estilo de jogo. Como adepto fico bastante satisfeito com a chegada de João Victor e penso que terá sido uma boa contratação da parte do Sport Lisboa e Benfica."

Zero: Treino aberto...

Henrique Vieira


Uma das lendas do Benfica, deixou-nos ontem...
Como jogador, como treinador e como adepto!

Modalidades #92 - Semanda...

Fura Redes: Pré-épocas!

Nunca caminharás sozinho, Darwin | SL Benfica


"O Avançado Uruguaio Esteve Apenas Duas Épocas Na Luz, Mas Permanece No Coração Dos Benfiquistas

Despedir-nos de uma pessoa que nos marcou num determinado momento da nossa vida é sempre uma situação complicada e no mundo do futebol isso também acontece com todos aqueles jogadores que idolatramos e os vemos partir para outras paragens.
O meu artigo de hoje é uma espécie de despedida/balanço da passagem de Darwin Núñez pelo SL Benfica, que esteve apenas duas temporadas na Luz mas que tocou o coração dos adeptos com toda a sua classe e humildade dentro e fora de campo.
Darwin foi contratado ao UD Almería da segunda divisão espanhola em 2020 e confesso que para mim era um total desconhecido.
“Mais um sul-americano para encher chouriços”, pensei eu quando vi o nome do avançado uruguaio ser dado como certo na equipa que Jorge Jesus estava a preparar, isto depois de ter levado uma “facada nas costas” de outro uruguaio, Edinson Cavani, esse sim aquele que eu e toda a nação benfiquista esperávamos que fosse uma realidade mas que acabou por ser apenas um sonho.
Claro que em pouco tempo mudei de opinião em relação ao agora antigo número nove encarnado e os primeiros jogos do campeonato mostraram um jogador de apenas 21 anos muito aplicado e com vontade em mostrar serviço.
Mas o que é que se pede a um avançado que custou 24 milhões de euros? Golos, muitos golos. Sim, Darwin não marcava mas assistia os seus companheiros de equipa, um fato que me deixava satisfeito mas obviamente o que eu queria era que ele metesse a bola dentro da baliza adversária.
Seguiu-se o primeiro desafio da fase de grupos da Liga Europa frente ao Lech Poznan e foi nesse encontro que começou a sua relação com os golos de águia ao peito, ao assinar um hat-trick e a deixar-me com água na boca. Darwin marcou novamente no jogo seguinte para o campeonato e acabaria por bisar noutra partida a contar a para Liga Europa, diante do Rangers FC.
Agora sim, estava a ficar convencido que o SL Benfica tinha ali um diamante por lapidar e que podia ser um avançado para ficar alguns anos no clube lisboeta e com isso ajudar a conquistar títulos. Era o que eu esperava mas não foi isso que aconteceu.
Não por culpa dele, mas de toda uma conjuntura que começou com a pandemia que devastou o plantel em alguns jogos e com a instabilidade vivida no balneário durante a época que agora findou. Analisando o ano de estreia de Darwin pela formação encarnada, podemos afirmar que foi sempre um dos melhores elementos da equipa, terminado a temporada 2020/2021 com 14 golos e 11 assistências.
Chegou a nova época e com ela a confirmação absoluta de que estávamos na presença de um craque de nível mundial. Mesmo falhando o arranque da temporada enquanto recuperava de uma lesão no joelho, o avançado uruguaio foi entrando aos poucos na equipa até agarrar a titularidade para nunca mais a largar.
Os golos e as boas exibições começaram a aparecer de forma natural e o bis frente ao FC Barcelona em jogo da Liga dos Campeões foi aquele que o deixou de imediato no radar dos tubarões europeus.
É certo que o SL Benfica falhou novamente o objetivo de ser campeão nacional mas Darwin foi coroado como o melhor marcador da Liga, o que diz muito sobre a sua importância no segundo ano com o manto sagrado, já que foi sempre a grande referência da equipa ao longo de toda a temporada.
A boa prestação europeia dos encarnados na Champions foi determinante na sua ascensão para outros patamares e a sua performance na eliminatória com o Liverpool FC (dois golos) foi a chave que lhe abriu a porta de Anfield Road.
Darwin Núñez fechou a época 2021/2022 com 34 golos em 41 jogos, registo assinalável que já não vai poder bater, pelo menos de águia ao peito. Deixou Lisboa há menos de um mês por 75 milhões de euros mas as saudades já são mais que muitas.
Merecia ter conquistado títulos no SL Benfica e saiu sem saber como é o Marquês pintado de vermelho. Talvez um dia ainda venha a descobrir mas neste momento o meu desejo é que mostre todo o seu potencial em Terras de Sua Majestade.
Darwin ficou no meu coração e espero que também fique no coração dos fervorosos adeptos do Liverpool FC. Porque, da minha parte, ele também nunca caminhará sozinho."

Igor Paixão | O avançado observado por águias e dragões


"Seria Igor Paixão Uma Boa Adição Para A Frente De Ataque Encarnada?

O mercado da Luz está ao rubro e as mexidas no plantel do Sport Lisboa e Benfica não parecem ter acabado.
Roger Schmidt está a fazer uma autêntica revolução no balneário encarnado e muitos foram os jogadores que tiveram ordem de saída, alguns ainda presentes no plantel, mas por pouco tempo.
Também as entradas têm sido bastantes, até porque é preciso colmatar as saídas e, no geral, os adeptos benfiquistas estão satisfeitos com as novas aquisições para a próxima temporada.
Novo dia, novo rumor. Igor Paixão, extremo direito do Coritiba está no radar das águias que parecem estar focadas em substituir os jogadores das linhas.
O jovem jogador de 22 anos está a ser um dos destaques do Brasileirão e conta já com onze golos e seis assistências na presente época.
No mercado fala-se também do interesse de mais um clube português. O Futebol Clube do Porto também parece ter demonstrado vontade de adquirir os serviços do jogador brasileiro que está realmente a dar nas vistas.
Este é já o segundo jogador que está a ser disputado por estes eternos rivais. João Victor, central do Corinthians também está, ao que tudo indica, a ser abordado pelos dois clubes.
Voltando a Igor Paixão, este é um jogador que poderá realmente ter sucesso no futebol europeu. É rápido e ágil, bastante acutilante na defensiva adversária, consegue criar espaço e tem uma boa capacidade de decisão.
Igor Paixão é daqueles jogadores que não dá garantias, apenas porque não acredito que esteja totalmente preparado para trocar o futebol carioca pelo europeu, mas que valerá sempre o risco.
Julgo que mais uma temporada, ou pelo menos terminar esta no Brasil seria bastante benéfico para Igor Paixão e para o seu futebol. A qualidade está lá e é inegável, contudo é preciso tomar atenção e não apressar a mudança.
O Coritiba, atento ao progresso que o avançado tem demonstrado, ofereceu um novo contrato ao jogador e colocou a cláusula de rescisão em valores irreais para os clubes portugueses.
Para clubes fora do Brasileirão, a dita cláusula é de cerca de 50 milhões de euros, um valor muito acima daquilo que um clube português pode pagar.
Não acredito que o SL Benfica apresse o processo e compre já o avançado. É um daqueles casos que tem de ser bastante analisado ainda, até porque estamos a falar de um negócio que envolveria muitos milhões de euros.
Assim, creio que se continuará a avaliar e a monitorizar o crescimento do jovem brasileiro e quando este mostrar realmente está pronto, avançar para a sua contratação."