Últimas indefectivações

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Lixívia 12

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica......................32 (-4 ) = 36
Corruptos...(-1 jogo)...29 (+4 ) = 25
Braga........................23 ( 0 ) = 23
Sporting.....................12 (+5 ) = 7


Mesmo sem ter apitado, o desdentado Proença conseguiu ser mais uma vez o protagonista da jornada, adiando um jogo de forma vergonhosa. Choveu em Setúbal? Sim, choveu. O relvado estava em mau estado? Talvez. Impraticável? Não. Aliás, nas imagens disponíveis, até parecia estar em melhor estado do que o habitual. Tendo inclusive criado dificuldades aos apitadores!!! Descobir um poça de água, para atirarem a bola lá para dentro - uma 'jogada' claramente para a fotografia televisiva -, não foi fácil...!!! A bola rolava, e o pretexto de que as linhas não se viam é ridículo, nem que ao intervalo se tivesse que deitar mais cal... o jogo tinha todas as condições para ser jogado!!! Mas os Corruptos tinham outros interesses. Querem apostar que se os Corruptos ainda tivessem na Taça de Portugal o jogo não tinha sido adiado?!!! A conivência do Setúbal não é novidade, mas não deixa de ser nojenta, não sei se receberam algum dinheirinho para pagar ordenados em atraso, ou se receberam alguma promessa de manutenção... daqueles lados não espero outra coisa. O desdentado também mostrou um subserviência a toda a linha... também tudo normal!!!
A marcação do jogo para 23 de Janeiro é totalmente anti-regulamentar, o jogo devia ter sido jogado 30 horas após a data inicialmente prevista, se existissem motivos excepcionais, reconhecidos pela Liga, então o jogo tinha que ser jogado no máximo 4 semanas após!!! Nada disto foi respeitado...!!! Podemos perguntar, quais sãos os motivos, por trás deste esquema?!!! Alguns defendem que como o Benfica e o Sporting jogaram no Sábado,  não havia espaço para a Sport TV transmitir os três jogos na mesma noite, mas muito sinceramente, a mais provável é a da 'amarelinha', bem recordada pelo nosso colega Vermelhovzky: Após jogos com grande fulgor fisico, é normal nas equipas Corruptas - desde sempre... -, passarem outros momentos da época completamente rotos!!! Os avençados juram que é sinal de competência, dizem que é tudo planeado... mas quem anda nisto à muito tempo, com os olhos abertos, sabe muito bem que após grandes momentos eufóricos, vem sempre a ressaca, e quando o fazem várias vezes durante a época, é prova que utilizam meios ilícitos. Por isso, é que os tais jogos, com os mais fraquinhos, às vezes merecem uma atenção especial dos Frutados - como o tal em Aveiro, com a visita à Madalena, para o beija-mão... -, na última jornada com o Moreirense em casa, os Corruptos venceram à rasquinha, com um penalty perdoado... nesta fase da época o objectivo era o jogo de Paris, os Corruptos queriam mesmo ficar em 1º lugar no grupo da Champions - a rotação em Braga para a Taça, assim comprova... -, portanto logo a seguir veio a ressaca!!! Agora, é necessário começar a preparar o jogo da Luz... É só uma teoria, mas tudo bate certo...

Na Luz tivemos uma das arbitragens menos 'anti-benfiquista' que eu me recordo dos últimos tempos, mesmo assim quase 'sem querer', o Marítimo marcou um golo em fora-de-jogo, e ficou por marcar um penalty a favor do Benfica, sobre o Maxi!!!
Mas aquilo que me preocupa mais, é que esta equipa de arbitragem, apitou este ano os Corruptos-Académica, jogo onde os fiscais-de-linha foram muito, mas mesmo muito, 'amigos' dos Corruptos, e neste jogo os mesmos fiscais-de-linha, além do golo irregular do Marítimo, ainda marcaram erradamente um fora-de-jogo ao Ola John, numa jogada perigosa...!!!
Em relação ao árbitro - como estou bem disposto - até posso perdoar a não marcação do penalty sobre o Maxi: o resultado já estava feito, e a marcação de um 2º penalty a favor do Benfica seria sempre polémico, com ou sem razão!!! Tenho mais dificuldade em compreender o cartão ao André Gomes. Ainda por cima quando 15 segundos antes o Danilo Dias fez exactamente a mesma coisa é não levou amarelo!!! É verdade que o Salvio, podia ter levado o amarelo antes - na falta do golo do Marítimo -, e portanto a 'equipa' do Benfica já tinha sido avisada, mas os jogadores do Marítimo também já tinham feito várias faltas mais agressivas, e só mais tarde foram amarelados... Sendo que o Rafael Miranda lá se foi safando, acho que nem ele saberá como!!!
Deixo para o fim o penalty assinalado. O lance é pouco discutível, só mesmo as mentes criativas dos anti-Benfiquistas podiam inventar alguma polémica neste lance!!! E nestes casos mais do que os avençados Corruptos, os avençados Lagartos costumam encontrar argumentos extraordinários, e este caso não foi excepção!!! Comecei por ouvir, no final do jogo, na Antena 1 - vulgo: Sporting FM, paga pelos contribuintes Portugueses já que as Osgas não têm dinheiro para mais... -, que o Matic tinha feito falta sobre o Roberge!!! Fiquei intrigado, mas nos dias seguintes foram vários que seguiram os mesmos argumentos, incluindo o Santolas... Vamos lá ver: como as faltas são iguais quando são cometidas pelos defesas, ou pelos avançados, aceitando o argumento da falta do Matic sobre o Roberge, sou obrigado a perguntar: será que, se o Roberge tivesse feito ao Matic, aquilo que alegadamente o Matic lhe fez, os Lagartos aziados estariam a reclamar que tinha ficado um penalty por marcar a favor do Benfica?!!! Creio que a resposta é óbvia!!! Mas também me parece óbvio que o Matic, não fez qualquer falta, foi o Roberge que tentou afastar o Matic da bola, usando os braços, que o Matic tentou contrariar, foi inclusive uma luta de braços de baixa intensidade, comparando com outros lances parecidos, que só o anti-benfiquismo primário desta gentalha, incapaz de reconhecer que o Benfica beneficiou de um penalty bem assinalado, pode transformar num potencial erro que favoreceu o Benfica...!!! Tudo isto porque a bola foi batida, junto da bandeirola de canto, a cerca de 40 metros de distância, não tocou, nem desviou em ninguém, e portanto a habitual alegação de ter sido à 'queima-roupa', era difícil de 'pegar'...!!!

Na Choupana não houve grandes casos, parece que o erro mais descarado foi um fora-de-jogo mal tirado ao Candeias. Mas não posso deixar aqui o meu testemunho daquilo que ouvi, também na Antena 1 - peço desculpa: Sporting FM!!! -, estava a caminho da Catedral em plena A8, e ia ouvindo as lamentações Lagartas na rádio, até que de repente o Sporting beneficiou de um penalty: os comentários orgásmicos antes do penalty ser batido foram hilariantes. O facto de o Sporting beneficiar de um penalty, parecia indicar o início de uma cavalgada histórica, os adjectivos elogiosos ao Wolfcoiso antes de marcar a grande penalidade foram estrondosos: raça, garra, galhardia... entre outros... Os poucos segundos que se seguiram ao falhanço do penalty, em completo silêncio, foram simplesmente deliciosos!!! É verdade que pouco depois o Sporting empatou o jogo, e os tais adjectivos foram todos repetidos, em relação ao marcador do 'golo do século'!!! É o que vale ao Sporting, ficam contentes com pouco...!!!

Em Braga ficou por marcar um penalty contra o Braga por falta do Ismaily...

Anexos:
Benfica
1ª-Braga(c) E(2-2), Soares Dias, Prejudicados, Beneficiados, (3-2), (-2 pontos)
2ª-Setúbal(f) V(0-5), Jorge Sousa, Nada a assinalar
3ª-Nacional(c) V(3-0), Bruno Esteves, Nada a assinalar
4ª-Académica(f) E(2-2), Xistra, Prejudicados, (0-3), (-2 pontos)
5ª-Paços de Ferreira(f) V(1-2), Marco Ferreira, Prejudicados, (1-5), Sem influência no resultado
6ª-Beira-Mar(c) V(2-1), Rui Costa, Prejudicados, Beneficiados, (3-1), Sem influência no resultado
7ª-Gil Vicente(f) V(0-3), Vasco Santos, Nada a assinalar
8ª-Guimarães(c) V(3-0), João Ferreira, Prejudicados, (4-0), Sem influência no resultado
9ª-Rio Ave(f) V(0-1), Bruno Esteves, Nada a assinalar
10ª-Olhanense(c) V(2-0), Rui Silva, Nada a assinalar
11ª-Sporting(f) V(1-3), Marco Ferreira, Nada a assinalar
12ª-Marítimo(c) V(4-1), Hugo Pacheco, Prejudicados, (5-0), Sem influência no resultado

Sporting
1ª-Guimarães(f) E(0-0), Capela, Nada a assinalar
2ª-Rio Ave(c) D(0-1), Marco Ferreira, Nada a assinalar
-Marítimo(f) E(1-1), Xistra, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
4ª-Gil Vicente(c) V(2-1), Vasco Santos, Beneficiados, Prejudicados, (2-2), (+2 pontos)
5ª-Estoril(c) E(2-2), Nuno Almeida, Beneficiados, (2-3), (+1 ponto)
6ª-Corruptos(f) D(2-0), Jorge Sousa, Prejudicados, (1-0), Sem influência no resultado
7ª-Académica(c) E(0-0), Bruno Esteves, Nada a assinalar
8ª-Setúbal(f) D(2-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar
9ª-Braga(c) V(1-0), Proença, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
10ª-Moreirense(f) E(2-2), Hugo Miguel, Nada a assinalar
11ª-Benfica(c) D(1-3), Marco Ferreira, Nada a assinalar
12ª-Nacional(f) E(1-1), Soares Dias, Nada a assinalar

Corruptos
1ª-Gil Vicente(f) E(0-0), Duarte Gomes, Beneficiado, Prejudicado, (1-1), Sem influência no resultado
2ª-Guimarães(c) V(4-0), Hugo Miguel, Prejudicado, Sem influência no resultado
3ª-Olhanense(f) V(2-3), João Ferreira, Nada a assinalar
-Beira-Mar(c) V(4-0), Manuel Mota, Nada a assinalar
5ª-Rio Ave(f) E(2-2), Bruno Esteves, Nada a assinalar
6ª-Sporting(c) V(2-0), Jorge Sousa, Beneficiados, (1-0), Sem influência no resultado
7ª-Estoril(f) V(1-2), Capela, Nada a assinalar
8ª-Marítimo(c) V(5-0), Cosme, Nada a assinalar
9ª-Académica(c) V(2-1), Hugo Pacheco, Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
10ª-Braga(f), V(0-2), Xistra, Beneficiados, Impossível contabilizar no resultado
11ª-Moreirense(c) V(1-0), Vasco Santos, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)

Braga
1ª-Benfica(f) E(2-2), Soares Dias, Beneficiado, Prejudicado, (3-2), (+ 1 ponto)
2ª-Beira-Mar(c) V(3-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar
3ª-Paços de Ferreira(f) D(2-0), Pedro Proença, Nada assinalar
4ª-Rio Ave(c), V(4-1), Bruno Paixão, Nada a assinalar
5ª-Guimarães(f), V(0-2), Paulo Baptista, Prejudicados, Sem influência no resultado
6ª-Olhanense(c), E(4-4), Jorge Tavares, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
7ª-Marítimo(f), V(0-2), Benquerença, Nada a assinalar
8ª-Gil Vicente(c) V(3-1), Rui Silva, Beneficiados, Impossível contabilizar
9ª-Sporting(f) D(1-0), Proença, Prejudicados, (1-1), (-1 ponto)
10ª-Corrutpos(c) D(0-2), Xistra, Prejudicados, Impossível contabilizar no resultado
11ª-Académica(f) V(1-4), Soares Dias, Nada a assinalar
12ª-Estoril,(c), V(3-0), Nuno Almeida, Beneficiados, (3-1),Sem influência no resultado

LINK's
1ª  jornada
2ª  jornada
3ª  jornada
4ª  jornada
5ª  jornada
6ª  jornada
7ª  jornada
8ª  jornada
9ª  jornada
10ªjornada
11ªjornada

Épocas anteriores:
2011-2012
2010-2011
2009-2010

Cardozo superstar

"Benfica de ataque mete Marítimo a pique
Uma mão cheia de oportunidades enjeitadas pelos encarnados, na 1ª parte, fizeram deste duelo um jogo equilibrado, mas só no marcador, que no resto foi o Benfica, sem contemplações, rei e senhor. Um domínio, de resto, tão intenso que, mesmo levando em conta os rotundos 4-1 finais, se poderá acrescentar que o desfecho peca por exíguo.
A formação da Luz é hoje uma equipa de forte pendor ofensivo, adaptado que está, finalmente, ao seu flanco esquerdo, o holandês Ola John, que, com Salvio no corredor contrário, faz uma dupla de se lhe tirar o chapéu. Faltava esta afirmação plena do reforço que veio do Twente para tirar todas as dúvidas a Jesus quanto aos detentores daquelas posições e remeter para o banco Gaitán e Nolito.
Actuando frente ao Marítimo no habitual sistema do 4.1.3.2, o Benfica apresentou, para além daqueles, Cardozo e Lima na frente, enquanto no meio o mais defensivo Matic e o criativo André Gomes, no apoio aos atacantes, completaram o sexteto. Um grupo de respeito que, desde cedo, tomou conta das operações, através de um futebol de alta voltagem, a que a defesa funchalense, com realce para o guardião Ricardo, se ia opondo com mérito e não menor dificuldade.
Foi, pois, com enorme surpresa e contra a chamada corrente do jogo que o "placard" conheceu a primeira alteração. Na sequência de um livre (só podia ser de bola parada), o Marítimo aproveitou uma aberta no muro contrário e chegou ao golo (Rodrigo António, 25'), mas nem isso fez abalar o ânimo e a convicção encarnada num bom resultado, tal a disponibilidade atacante até aí demonstrada, em contraste com a falta de argumentos dos visitantes, sem espaços concedidos para fazer melhor.
Um golo de Cardozo, a concluir solicitação de Sálvio, e mais algumas ocasiões desperdiçadas confirmariam essa ideia, mas o 1-1 ao intervalo continuava a não transmitir a diferença real entre as duas partes em confronto. Jesus trocou A.Gomes por Enzo, ao intervalo, numa tentativa de dotar a equipa de outra dinâmica, mas o Marítimo, com alguma sorte à mistura, soube fechar-se, através de duas linhas recuadas em bloco, apenas com Fidélis, muito isolado lá na frente, quase a fazer figura de corpo presente.
Claro que o golo do Benfica podia acontecer a todo o momento, que a equipa fez muito por isso, mas quis o destino que ele surgisse apenas de grande penalidade, após falta de Roberge, que acabaria também por ser expulso. Cardozo transformou o castigo máximo (65') e foi o fim do jogo, uma vez que, com 10 unidades - e logo sem um dos seus mais influentes jogadores -, o Marítimo "saiu" de cena. Cardozo faria ainda o seu "hat-trick" e Rodrigo, entrado para os minutos finais, fixou o resultado de uma partida que o Benfica ganhou sem discussão."

Contra-mão

"Uma ironia inabitual do presidente do Benfica reabriu a discussão sobre a muito cruel diferença de avaliação ao uso das mãos por jogadores que não os guarda-redes. O até agora muito discreto Alex Sandro saltou para a ribalta pelo inegável mérito em saber usar as mãos de acordo com o critério bom dos árbitros e até podia ser utilizado em workshop da Federação como modelo a seguir. O treinador Vítor Pereira, por exemplo, até meteu os pés pelas mãos ao incluir no célebre hat-trick de Duarte Gomes do Benfica-Guimarães da época passada o penálti de N’Diaye sobre Saviola, que nada teve a ver com jogadas de segundo guarda-redes. Apenas um exemplo da enorme confusão que se instalou a respeito de uma falta clássica do futebol que, outrora, no tempo dos ingénuos, era tão fácil de destrinçar entre voluntários e involuntários.
Por exemplo, o francês Roberge precisa urgentemente de uma reciclagem e deve ter saído ontem do Estádio da Luz apreensivo pela diferença que o separa daquele colega de profissão. Ao contrário do que o lateral do Porto habitualmente faz, com toda a impunidade, o central madeirense procurou esquivar-se ao contacto da mão com a bola, e se mostrou alguma voluntariedade, foi em evitar a falta e não em cometê-la.
Esta época, foram assinalados 13 penáltis por mão na bola, apenas um terço de todos os lances de contacto de mãos e braços com a bola dentro da área. São praticamente quatro lances controversos por jornada, o que justifica uma clarificação urgente, de uma das áreas mais cinzentas do subjetivismo dos árbitros.
E a solução só podia ser esta: falta em todos os contactos com a mão na bola, independentemente da vontade do jogador ou da subjetividade do árbitro. O que veríamos então seriam mais gestos como o de Roberge, a tentar tirar a mão do caminho da bola, e menos como os de Alex Sandro, a procurar aumentar a barriga. E a controvérsia simplesmente acabava."

Concludente

"1. Grande 2.ª parte do Benfica perante um Sporting que quase fazia o jogo da sua vida. Foi uma vitória importante na luta pelo título, que tem que ser feita jogo a jogo, sem distracções  sem excessos de confiança. Qualquer ponto perdido pode fazer muita falta nas contas finais...

2. Justamente elogiada a arbitragem de Marco Ferreira, quase impecável. É bom que apareçam outros árbitros nos grandes jogos. Estamos fartos dos Proenças, Olegários e Sousas.

3. Na base da tentativa de adiamento do Sporting-Benfica esteve o cancelamento do jogo com o Videoton, devido às péssimas condições do relvado de Alvalade. É certo que choveu bastante nesse dia. Mas também choveu bastante no sábado do jogo Benfica-Olhanense (até obrigou ao adiamento do Belenenses-Sporting B) e o relvado da Luz manteve-se impecável. Pelos vistos o de Alvalade, que tantos problemas já deu, é mesmo mau. O Sporting quis adiar o Sporting-Benfica. Está no seu direito. Não pode é querer adulterar regulamentos claros e que permitiam que o jogo fosse realizado três dias depois... como aconteceu no Sporting-FC Porto (três dias depois do Videoton-Sporting... na Hungria!) e no Sporting-SC Braga (três dias depois do Sporting-Genk). Então, não protestou nem tentou outras datas, agora fez declarações, comunicados, protestos. Acima de tudo para distrair os adeptos dos problemas do clube e 'acicatá-los' para irem ao estádio e apoiarem a equipa. Enfim, uma tristeza...

4. Até me deu vontade de rir. O Sporting tem muito pouco rigor histórico - um dos 'seus' medalhados olímpicos, o atirador, Armando Marques, embora sócio do clube, nunca o representou. E honestidade neste campo ainda menos - considera seus medalhados atletas 'alugados' para uma só competição (Taça dos Clubes Campeões Europeus), numa clara falta de respeito para com os seus verdadeiros medalhados, Carlos Lopes, Francis Obikwelu e Rui Silva. Pois agora vai ter que abater uma 'medalha de ouro' ao seu palmarés. O ucraniano, Yuri Bilong, que ganhou o peso nos Jogos de 2004, acaba de ser desclassificado por doping. Tal como nunca considerei um medalhado do Sporting, também agora não vou dizer que o clube andou a utilizar um atleta dopado...

5. Pelos vistos, o defesa portista, Alex Sandro, pode meter a mão à bola sem consequências. Foi assim em Braga, assim foi na recepção ao Moreirense quando ainda havia 0-0. Penálti a penálti..."

Arons de Carvalho, in O Benfica

Gostoso Benfica

"Ainda há quem se lembre daquele spot publicitário de apelo a uma marca de café, a tal "do gostinho especial"? Pois tem sempre um gostinho especial vencer o Sporting, mais ainda em Alvalade, mais ainda consumada uma excitante pirueta no marcador. E se fosse ao contrário? Na casa dos leões, este ano de rugido coitado, o triunfo sobre o Benfica valeria o maior fragor, assim ao jeito de quem mitiga as agruras de uma meia temporada à custa do histórico e maldito arquirrival, a presa sempre mais ambicionada no território verde.
O conjunto de Jorge Jesus venceu. Venceu bem, venceu sem mácula, venceu categoricamente. Foi melhor, incomensuravelmente melhor, sobretudo no desenho competitivo da metade complementar. Como dizia o meu amigo, António Simões, nossa grande glória, minutos depois do embate: "reparaste que o nosso miúdo do meio-campo foi melhor que os três jogadores do Sporting que atuaram naquela posição?". Pois foi. Ele e outros. Quase todos os outros. Subjugaram o antagonista com inusitada, ainda que previsível facilidade.
O Benfica deu mais um passo importante numa caminhada que se deseja, que se acredita balizada pelo sucesso. A Liga está quase no termo da sua primeira volta. A receção, em Janeiro, ao FC Porto, poderá ditar muita da trajetória subsequente. Até agora, o comportamento do coletivo "encarnado" tem sido brilhante. Até as duas únicas igualdades consentidas corresponderam (ante o Sporting Clube de Braga e a Académica) a outros tantos disparates das equipas de arbitragem.
Tem havido Benfica, esse Benfica da nossa consolação. Tem que continuar a haver Benfica, esse Benfica da nossa consagração."

João Malheiro, in O Benfica

Um quatro, um três e uma esperança

"Em poucos dias, o Sport Lisboa e Benfica deu-nos três diferentes motivos de orgulho.
A nossa Benfica TV cumpriu o seu quarto aniversário, afirmando-se cada vez mais como uma presença indispensável ao universo benfiquista. Nasceu de um projecto arrojado – como tantos que o Clube tem levado à prática -, e passados estes anos pode dizer-se que tem sido acompanhada de inteiro sucesso. A prova é que os rivais se apressaram a tentar copiá-la, uns com um arremedo de imitação barata, outros sem passar de pomposos, e eternamente adiados, manifestos de intenções. O futuro aponta para um reforço desta aposta, eventualmente em novas plataformas, e com um modelo que permita rentabilizar as transmissões dos jogos de futebol no nosso estádio.
Outro motivo de contentamento foi a vitória esclarecedora obtida em Alvalade, num jogo que até começou por nem correr de feição. Não sei, honestamente, se ganhar ao Sporting, mesmo fora de casa, significa hoje o que significava na minha infância. Sei que, terminada a partida, a incontrolável euforia com que outrora vivia estas jornadas se transformou numa agradável, mas simples e tranquila, sensação de dever cumprido. Sinal dos tempos. Sinal de um clube que soube retomar a sua dimensão, e manter-se na disputa pela liderança do futebol nacional, e de um outro que parece caminhar em direcção ao abismo.
Antes, em Barcelona, a nossa equipa ficara à beira de um feito histórico. Com uma pontinha de sorte teríamos vencido em Camp Nou, perante um adversário onde pontificavam Puyol, Pique, Song, David Villa, e…Lionel Messi, entre alguns jovens (Montoya, Tello, Thiago, etc) utilizados com maior ou menor frequência no onze principal – ou seja, perante uma grande equipa. O acumulado de resultados do grupo afastou-nos caprichosamente do apuramento. Mas não foi neste jogo que o Benfica sucumbiu. Pelo contrário, aquilo que fizemos em Camp Nou deve ser valorizado, e servir como uma boa base para a Liga Europa - que se aproxima, e para a qual devemos olhar com ambição."

Luís Fialho, in O Benfica