Últimas indefectivações

domingo, 30 de novembro de 2014

Ressaca tranquila...

Académica 0 - 2 Benfica

Jogo que se previa difícil, mas que acabou por ser tranquilo, e só não foi mais tranquilo, porque principalmente na 1.ª parte desperdiçamos várias oportunidades de dilatar a vantagem... Acabou por ser num lance infeliz do do guarda-redes da Académica - onde o Luisão está milimetricamente fora-de-jogo... apesar de ser uma daquelas jogadas, onde não 'beneficia' do adiantamento, já que teve que recuar!!! - que chegámos ao 2.º golo.
No 2.º tempo controlámos o jogo, permitimos que a Académica tivesse mais bola, mas fiquei sempre com a ideia que seria mais fácil chegar ao 3.º golo, do que sofrer um... Felizmente, desta vez, a gestão, resultou...!!!
Depois da eliminação da Champions este jogo ainda ganhou mais importância, além do desgaste da deslocação a São Petersburgo, além da pressão da vitória (que no Benfica 'aparece' em todos os jogos), além do habitual mau estado do relvado, além da qualidade do adversário, e além da variável apitadeiro, sempre difícil de 'controlar', o Benfica fez uma exibição segura, onde saíamos quase sempre bem para o ataque, e defensivamente demos poucos espaços... com o Júlio César a fazer uma exibição tranquila.
Individualmente, o Nico foi o destaque, pelo golo, mas também por ter sido dos seus pés que saiu a maior parte dos nossos ataques perigosos; tal como já tinha notado na Rússia, o Samaris está finalmente a compreender aquilo que o Jesus quer dele... bom jogo; destaco ainda a dupla Jardel/Almeida que voltou a estar muito bem na marcação, não têm a classe do Luisão (por exemplo), mas para consumo interno chegam e sobram...!!! A única nota negativa do jogo, vai para o Talisca que continua a demonstrar dificuldades quando joga como 2.º avançado... sendo que defensivamente, ainda não tem a capacidade para jogar no lugar do Enzo, nos jogos de grau de dificuldade maior.
A arbitragem como é costume voltou a ser permissível à constante paulada que os jogadores levaram... O Júlio César levou uma cotovelada completamente desnecessária numa saída a murro, o árbitro nada vez...; o Talisca é rasteirado, por trás, sem bola, numa jogada onde ficaria isolado... o árbitro dá a lei da vantagem (já que a bola ficou no Nico, que rematou com perigo...), mas depois esqueceu-se do cartão; etc...; por isso não admirou que já nos descontos tivesse dado um Vermelho directo a um jogador da Académica (que já tinha amarelo...), quando já não contava para nada!!!
Uma nota sobre os incidentes da bancada: aparentemente o problema voltou a ser os petardos. É óbvio que não são 'varrimentos' das bancadas, pela PSP, que vão resolver o problema dos petardos... têm ainda o problema de bater em que não fez nada de mal!!! Agora, os membros da claque, que não lançam petardos, mas que protegem os petardeiros, também têm culpa. O Benfica continua a pagar multas atrás de multas, e estes atrasados mentais (não devem ser mais de 4 ou 5 ) continuam impunes... Só a identificação dos filhos-da-puta, pode resolver este problema, através da câmaras de video-vigilância, ou através da denuncia directa...