Últimas indefectivações

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Votos


"Bom, tenho seguido com atenção a pseudo polémica pré eleitoral do Benfica em relação ao processo eleitoral e ao sistema de voto a utilizar.
A conclusão a que cheguei é que não há nada a fazer, há que respeitar a vontade dos sócios que foi expressa em AG e que determinou o modelo de votação e as suas anormalidades técnicas que fazem com que uma fatia relevante de associados estejam grosso modo excluídos da votação…podem como alguns dizem, “meter-se num avião e virem votar”…portanto há soluções para ultrapassar a aberração cometida nos novos estatutos.
No entanto, apesar de ser um erro crasso a forma como os mesmos foram votados, e aqui é apenas a minha opinião pessoal, a realidade da coisa é que os mesmos têm de ser respeitados, quem não concordar com os mesmos que se comece a juntar e apresente propostas para que sejam revistos daqui a 10 anos!
Agora são estas as cartas com que todos tem de ir a jogo, podemos não gostar, mas temos de respeitar!
Claro que se houver o mínimo de altivez da parte de todos os candidatos, os mesmos terão capacidade para chegar a um consenso para que se exclua da votação o mínimo de sócios possível.
O resto é folclore.
Serve para avaliarmos a postura de todas as candidaturas, mais nada!
Há umas que claramente estão a fazer uma campanha de excelência e tiro o chapéu a João Diogo Manteigas pela sua campanha, espero que não caia na patetice de se aliar a outros, é preferível cair de pé (e digo cair de pé porque fica bem, porque fico com a sensação que facilmente, se mantiver a postura, terá mais votos que o “Dom Sebastião” e quiçá não seja o melhor colocado para ser eleito) e pelos seus valores e ideais do que associar-se a quem não os tem!
De resto, os Benfiquistas todos são maiores e vacinados, em outubro terão a palavra e serão soberanos, que todos aprendam a respeitar os resultados que forem obtidos, é o que farei, mesmo sabendo que se não forem do agrado de alguns, esses não o saberão fazer!
Viva o Benfica!
Agora o foco é bater o VMOC clube de Portugal e toda a sua teia de poder!
Isso é que realmente interessa."

Mais um dia...

Falar Benfica #216

30/15 ou 15/30 ?!

Fábio Veríssimo foi nomeado para a final da Supertaça


"Vamos a factos.
Estes foram os últimos 3 jogos que apitou do Benfica:
29.12.2024 – Sporting 1–0 Benfica
11.08.2024 – Famalicão 2–0 Benfica
29.02.2024 – Sporting 2–1 Benfica (Taça de Portugal)
Três jogos.
Três derrotas.
Três arbitragens contestadas.
Qual foi o critério para esta nomeação?
Alguém pode explicar aos adeptos antes do jogo?
Nada mudou na disciplina.
Nada mudou na arbitragem.
Tudo o que se passou na final da Taça não teve consequências.
Isto já não vai lá com comunicados.
Isto é provocação.
Ainda vamos a tempo.
O Benfica tem de se fazer respeitar.
Já que vai participar — erradamente, do meu ponto de vista, porque não exigiu um árbitro estrangeiro?
Benfica Primeiro."

4

Eles acabaram período de luto


"NÓS NO PERÍODO DE NOJO

1. As afirmações de Luís Godinho à saída da reunião de ontem na FPF foram uma verdadeira provocação a todos quantos assistiram no estádio ou pela televisão ao roubo da final da Taça no Jamor. Para a corporação arbitral, o problema está resolvido porque já fizeram o seu período de luto. Como?

2. Até hoje, continuam por sair - e pelos vistos não vão sair - os castigos para o senhor Tiago Martins, principal responsável pela VARgonha do Jamor, e para os seus ajudantes. Quem não sabe como foi o diálogo entre eles? Considerar aquilo incompetência é o mesmo que os considerar bons rapazes. Se estivéssemos em Inglaterra já tinham sido - todos! - sumariamente corridos da arbitragem.

3. Perante isto, o Benfica devia recusar-se a marcar presença na Supertaça.

4. Mas como se não bastasse, nomearam Fábio Veríssimo, o árbitro fetiche do Sporting, para a Supertaça. A época 2024-25 acabou com um roubo; a de 2025-26 inicia-se com uma dupla provocação. Só faltou meterem Tiago Martins e seus amigos na Cidade do Futebol a tomar conta do VAR.
ABRE A PESTANA, BENFICA"

Pre-Bet Show - Especial Supertaça - Com Beto E André Almeida💥

Entrevista: Marlene Sousa...

Tony: Live - Madrugada - Antevisão Benfica vs Sporting a contar para a Supertaça no dia 31 de Julho

Tony: Roberto Piccoli é um tanque de guerra, Será este o Plano B?

Tony: Mercado...

SportTV: Primeira Mão - 🔥 O PRIMEIRO GRANDE DUELO DA ÉPOCA! Quem leva a SUPERTAÇA? 🏆

Bigodes: Vitória na Eusébio Cup, a fuga de Félix e Supertaça à porta: Benfica pronto para o dérbi?

Voto eletrônico...


"Nesta reunião surgiu, a possibilidade de existência de voto eletrônico em caso de unanimidade entre os candidatos.
Os representantes de João Noronha Lopes foram totalmente contra e inviabilizaram que perto de 170 mil sócios, fora de Lisboa, ilhas e estrangeiro tivessem uma maior facilidade e comodidade em exercerem o seu direito de voto, refugiando-se nos estatutos aprovados recentemente.
O candidato que mais fala em DEMOCRACIA, quer fazer do SL Benfica um clube de bairro!?
Qualquer dia fazem uma AG só para se ir votar... 😏"

Mata Mata - João Félix em foco, os reforços dos grandes e o que aí vem com João Noronha Lopes!

João Félix não quis? E Rui Costa quis?


"Talvez para não entrar em loucuras, o Benfica não fez tudo o que podia por João Félix. A verdade é que, dentro de dois (ou quatro) anos, pode recebê-lo na Luz... a custo zero! O presidente que agora falhou a contratação ainda será o mesmo?

Facto: o Benfica não conseguiu contratar João Félix — falhou o objetivo traçado. É, aliás, o único facto que, em tribunal, num processo de julgamento, não seria contestado por nenhuma das partes em contenda.
No restante, ou no que respeita a julgamentos na praça pública relativos ao caso, nada mais se consegue provar, pelo menos neste momento. É outro facto, por mais que os justiceiros das redes sociais gostassem que as suas convicções tivessem força de lei.
Se foi João Félix que não quis, que preferiu os petrodólares ao colinho que receberia no Benfica, isso é mais díficil de provar. E será que não quis mesmo? E Rui Costa? Quis mesmo muito?
Voltemos aos factos? Aqui vai outro, então: há uma semana, nenhum clube da Arábia Saudita demonstrara qualquer interesse na contratação de João Félix. Até que, enquanto o Benfica ia deixando a negociação em banho-maria, com propostas abaixo do desejado pelo Chelsea, surgiu o Al Nassr na balança. E como a desequilibrou...
Numa operação relâmpago, pagou o que o Chelsea desejava e ofereceu ao menino que o Benfica queria devolver à Luz um contrato que deixará na conta bancária de Félix um total de 35 milhões de euros no final dos dois anos de contrato propostos.
Mais dois factos: o Benfica tinha seis milhões de euros limpos para esses mesmos dois anos; o ordenado no Chelsea resultaria em 16 milhões. Neste ponto, que levante a mão quem recusaria tamanho valor a troco de alegado «colinho» ou amor à camisola?
Há, afinal, ainda mais um ou dois factos: dentro de dois anos, João Félix terá 27 anos, a mesma idade que, por exemplo, tem hoje Viktor Gyokeres; e, dentro de dois anos também, poderá ser um jogador livre, isto é, poderá chegar ao Benfica... a custo zero, sem tirar nem pôr. Resta saber se, por essa altura, ainda será Rui Costa o presidente que tentará trazê-lo — a 25 de outubro se saberá.
Não. O Benfica não fez tudo para ter João Félix. Se calhar porque não podia fazer tudo, o chamado entrar em loucuras; nem mesmo em período de campanha eleitoral. É, ainda assim, uma derrota para as águias no mercado, já depois de terem perdido (inevitavelmente) Thiago Almada para o Atlético Madrid.
Por fim, João Félix é um talento como poucos e terá, agora, a oportunidade de trabalhar ao lado do superprofissional Cristiano Ronaldo e do mestre Jorge Jesus. Assim, saiba o jogador de 25 anos aproveitar o momento e provar ao Mundo que não precisa de colinho nenhum."

SportTV: Mercados - Novo Patrão Da Defesa Do FC Porto 🐉

Zero: Mercado - Ivanovic imune a desvios

5 Minutos: Diário...

Terceiro Anel: Diário...

Zero: Tema do Dia - Luis Suárez é leão: aposta certa do Sporting?

Observador: E o Campeão é... - Com Luis Suárez é possível esquecer Gyökeres?

Preparação intensa



"São vários os temas nesta edição da BNews.

1. Prossegue a pré-temporada
Ritmo e intensidade caracterizam os trabalhos de pré-época do plantel às ordens de Bruno Lage.

2. Nos bastidores da Eusébio Cup
Veja imagens exclusivas dos bastidores da vitória benfiquista na Eusébio Cup.

3. Informação clínica
O Sport Lisboa e Benfica esclarece a situação do atleta Bruma.

4. Inspiradoras mais completas
As internacionais portuguesas regressaram à atividade após um período de férias.

5. Vice-campeã da Europa
A futebolista do Benfica Cristina Prieto sagrou-se vice-campeã da Europa por Espanha.

6. Ambição renovada
Os campeões nacionais de futsal iniciaram trabalho de quadra na pré-temporada.

7. Reforços
O central brasileiro Kelvin Geovani junta-se ao plantel de voleibol benfiquista. E o base canadiano Koby McEwen passa a integrar o plantel tetracampeão nacional de basquetebol.

8. Mais dois anos de águia ao peito
Marlene Sousa, capitã da equipa feminina de hóquei em patins do Benfica, há 12 anos no clube, renovou o contrato até 2027. "Quero continuar de corpo e alma no Benfica", afirma.

9. Recorde nacional
Diogo Ribeiro terminou em 4.º lugar na final dos 50 metros mariposa no Mundial de natação, estabelecendo o novo recorde nacional da distância (22,77 segundos).

10. Bom desempenho
Nadadores do Benfica em destaque nos Campeonatos Nacionais Juvenis, Juniores e Seniores em piscina longa. Foram alcançados 41 pódios, incluindo 16 medalhas de ouro.

11. Museu
Veja como foi celebrado o 12.º aniversário do Museu Benfica – Cosme Damião.fu

12. Sport Newark e Benfica e Casa Benfica Romont
Estas embaixadas do benfiquismo estiveram representadas na Eusébio Cup realizada no Estádio da Luz."

1 Minuto


- Minuto...

Que descaramento


"1. O presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol deu uma entrevista ao Record e, como não podia deixar de acontecer, tentou aligeirar as decisões dos árbitros da final da Taça de Portugal – os que estavam em campo e os que estavam na Cidade do Futebol, o lugar mais mal frequentado do país para a opinião pública que sofre com estas coisas – como se tudo não tivesse passado de um fait-divers inócuo, uma daquelas situações que estão sempre a ocorrer.

2. Começou, assim, Luciano Gonçalves: “Não vou entrar em comentários sobre as posições dos clubes.” Claro que nunca iria entrar em comentários sobre as posições dos clubes, para quê? No entanto, todo ele é compreensão: “Percebo-os, foi um erro que aconteceu e não devia ter acontecido.” Pois com certeza que percebe, são aquelas coisinhas da vida, os erros que todos cometemos, um engano, uma distração…

3. Depois, Luciano Gonçalves apura o seu discurso para um nível de sonsice inaceitável. Atentem no presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol a querer fazer de nós parvos… “Mas existiram também outros erros, certamente, até da própria equipa.”

4. É de presumir que “a própria equipa” a que se refere seja a equipa do Sport Lisboa e Benfica. Francamente, é preciso ter lata para vir com uma conversa desta miserável qualidade dois meses depois dos acontecimentos no Jamor (e na Cidade do Futebol) que resultaram no roubo de um troféu oficial ao Sport Lisboa e Benfica.

5. Eu, como qualquer pessoa que tenha assistido ao jogo, lembro-me de alguns “erros” cometidos pela equipa do Benfica. Um passe errado de um dos nossos centrocampistas. Uma bola deixada escapar pela linha lateral num momento de desatenção. Um pontapé de canto mal marcado. Um desentendimento posicional entre os nossos jogadores que frustrou aquilo que poderia ser uma bonita triangulação…

6. Luciano Gonçalves quer comparar, em importância, dimensão e vício, estas situações que sempre ocorrem naturalmente num jogo de futebol com uma situação em que um jogador do Sporting pontapeou a cabeça de um jogador do Benfica, que estava por terra, e o árbitro não só nada assinalou como o VAR foi incapaz de fazer cumprir o estipulado interrompendo o jogo e expulsando o agressor. Que descaramento.

7. A época de 2024/25 fica marcada pela “rasteira com a cabeça” de Otamendi, que nos custou o Campeonato, e o pontapé na cabeça de Belotti, que nos custou a Taça de Portugal. Infelizmente, esta gente ocupa os seus cargos no futebol português com a anuência do nosso clube. E isso, sim, é um erro."

Leonor Pinhão, in O Benfica

Da bancada para a baliza


"O JOVEM JOSÉ HENRIQUE PASSOU DE DEFENDER NAS BANCADAS PARA ASSEGURAR A BALIZA ENCARNADA

José Henrique tornou-se num benfiquista ferrenho desde os seus primeiros anos de vida. Na temporada 1957/58, cumpriu o sonho de atuar de águia ao peito, ao serviço dos juniores do Clube. Como a carreira de futebolista era ainda uma incerteza, o promissor guarda- -redes conciliava os treinos de manhã com o trabalho como ajudante de canalizador. A escolha pela profissão não podia ter sido a mais acertada, o local do seu trabalho era um dos seus preferidos: o Estádio da Luz. E foi onde aconteceu um dos episódios que mais o marcariam: “Um dia, estava na obra de construção do Terceiro Anel, passei pelo campo, alguém chutou, penso que foi o Simões, voei para a bola, apanhei-a, ficaram muito espantados. Quiseram saber se era guarda-redes, disse que era, que era do Benfica, e foi assim que um dia passei a ser um puto conhecido por aquelas estrelas todas.” Mesmo sem ter alinhado pela equipa de honra naquele recinto, ganhou uma história para partilhar com amigos e familiares.
Mas o futebol não é só feito de histórias bonitas e o jovem José Henrique teve de enfrentar duras batalhas até conseguir cumprir o seu maior sonho: jogar pela equipa principal do Benfica, ao lado dos seus ídolos. Após ter completado 18 anos, e durante cinco temporadas, de modo a desenvolver o seu potencial e ganhar experiência, o guarda-redes representou o Amora FC, o Seixal FC e o Atlético.
Em 1966/67, regressou ao emblema benfiquista, integrando a equipa de reservas. Com boas exibições, no final da temporada estreou-se, finalmente, pela equipa de honra. A 11 de junho de 1967, em Coimbra, apesar da derrota por 2-0, realizou uma boa exibição frente à Académica, merecendo elogios por parte da imprensa.
Agarrou o lugar e começou como titular da baliza encarnada na época seguinte. Em 9 de setembro de 1967, na 1.ª jornada do Campeonato Nacional, perante o Vitória SC, em pleno Estádio da Luz, José Henrique fez várias vezes a mesma ação que executara anos antes na bancada desse mesmo recinto, mas agora com Simões e tantos outros como seus colegas. Fundamental para o triunfo por 2-1, demonstrou humildade e ambição: “Continuarei a trabalhar, pois sei que tenho de persistir muito se quiser manter o lugar, que não é de titular visto que titulares somos todos.”
Ao longo de mais de uma década, defendeu a baliza do Benfica com o mesmo empenho, tornando-se numa referência como jogador e como benfiquista. Saiba mais sobre este fantástico atleta na área 23 – Inesquecíveis, do Museu Benfica – Cosme Damião."

António Pinto, in O Benfica

Boas notícias


"O mercado de transferências tem estado a correr de feição ao Benfica.
Com a lesão prolongada de Alexander Bah e a inevitável venda de Álvaro Carreras, as faixas laterais da defesa eram duas posições a acautelar. Aí estão Dedic e Obrador, dois jovens promissores para disputar a titularidade. Bah haverá de regressar a meio da temporada, enquanto Dahl é já uma aposta segura na ala esquerda. É claro que, se alguma coisa falhar, temos ainda o nosso joker Aursnes – um excelente médio, que é também um bom lateral.
No momento em que escrevo falta chegar um avançado. Mas é no meio-campo que as mexidas são mais profundas.
Há que reconhecer que Orkun Kökcü não correspondeu às expectativas. Tratando-se inegavelmente de um jogador talentoso, a verdade é que nunca se assumiu, nem como um “10” criativo, nem como um “6” recuperador de bolas e de posições, nem como um “8” transportador de jogo, ou capaz de gerir, em posse, os seus ritmos. Perdido no seu labirinto táctico, porventura pressionado pelo peso do elevado investimento, acabou por se penalizar a si próprio com um ou dois episódios menos edificantes, hipotecando também a simpatia dos adeptos. A venda a bom preço foi a melhor opção para todas as partes.
Para preencher o eixo do terreno temos agora a dupla sul- -americana Enzo Barrenechea e Richard Ríos. Com eles, espera- -se um meio-campo mais equilibrado, mais intenso e mais musculado – o que poderá reforçar a solidez e consistência de toda a equipa.
É claro que as contratações são como os melões. Só mais tarde se verá, com exactidão, o que valem, e como se adaptam, os novos jogadores. Kökcü e, em sentido oposto, Aursnes, são exemplos claros de como, entre expectativas e rendimento, nem sempre existe paralelismo. Por agora, e no plano teórico, o Benfica parece estar, de facto, mais forte."

Luís Fialho, in O Benfica

Ser Benfica


"Recebemos com carinho uma visita especial: um grupo de jovens ucranianos, numa deslocação ao Estádio da Luz, proporcionando-lhes momentos de alegria, descoberta e emoção neste espaço carregado de história, mística e paixão futebolística. Para nós, como para eles, esta é muito mais do que uma simples visita, é um gesto de fraternidade e partilha, que reforça o compromisso da Fundação Benfica com os valores da solidariedade, inclusão e apoio humanitário.
Desde o início da guerra na Ucrânia, em 2022, a Fundação Benfica mobilizou-se para dar resposta à crise humanitária gerada, através de várias iniciativas destinadas a apoiar famílias refugiadas, com especial atenção às crianças e aos jovens. Dissemos presente no acolhimento da primeira vaga de refugiados, com apoio efetivo e de emergência às crianças das escolas Benfica em Kiev e em Kharkiv, e às suas famílias, sobretudo mães sozinhas que fugiram da guerra deixando os maridos no serviço militar. Entregámos bens essenciais, comida, medicamentos e artigos de higiene; proporcionámos oportunidades de participação em atividades educativas e desportivas, fundamentais para a promoção da integração e do bem-estar emocional de crianças e famílias. Fizemos tudo isto porque o Benfica é, e sabe ser, solidário, em nome dos benfiquistas.
Esta visita ao estádio permitiu aos jovens visitantes conhecerem de perto os bastidores do Clube, reviver momentos históricos, e sentir o ambiente único que une milhões de benfiquistas. Mais do que um clube de futebol, o Sport Lisboa e Benfica, através da sua Fundação, afirma-se como uma instituição atenta à realidade social, promotora de esperança e de mudança positiva. Porque ser Benfica é isso mesmo!"

Jorge Miranda, in O Benfica