Últimas indefectivações

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Mau


Benfica 25 - Sporting 30

É extremamente frustrante, uma jornada após a vitória histórica no antro dos Corruptos, perder desta forma em casa... pensava que estas 'brancas' monumentais estavam finalmente afastadas desta equipa, enganei-me.

Uma 1.ª parte verdadeiramente miserável, com turnovers em catadupa, falhanços aos 6 metros, defesa inexistente.... ainda por cima com o Álamo em noite não!!! Sofrer 17 golos em 30 minutos é um exagero!!
Mais com o coração do que com a cabeça, a equipa tentou recuperar na 2.º parte, quando chegámos aos 21-24, andei pensei que íamos conseguir dar a volta, havia tempo suficiente no cronometro... mas após um desconto tempo pedido pelos Lagartos, voltámos a cometer erros estúpidos, e o jogo ficou perdido.
Só o Pedroso, se safou... até o Dario, que é um jogador muito regular, esteve mal...

Quando vi que o jogo ia ser apitado pelos intragáveis Brothers Martins, fiquei logo com o pé atrás, mas hoje nem foi preciso... cometeram erros, mas o Benfica é que perdeu o jogo.
Perdemos uma excelente oportunidade de cavar uma diferença pontual significativa para os Lagartos, assim passamos para 3.º a um ponto dos Corruptos e do Sporting, é verdade que já jogámos os dois jogos mais difíceis desta 2.ª volta, mas com esta irregularidade, ainda vamos ter mais dissabores... as deslocações à Maia e a Braga vão ser muito complicadas.

Apesar da justiça do resultado, gostaria de perguntar uma coisa: como é que uma equipa, que em todos os seus ataques, passa entre 1 a 2 minutos, a passar a bola lateralmente, sem qualquer progressão, ou tentativa de remate, e não lhe é marcado jogo passivo?!!!

Para memória futura

"Escrevo antes do jogo do Benfica com o PSG. Um encontro importante (pelo menos financeiramente), mas bem atrás da relevância do jogo da 6.ª-feira passada com o modesto Arouca.
Quase sempre os campeonatos se perdem ou ganham nos confrontos ditos mais fáceis. No ano passado, o carrasco do Benfica foi o Estoril (então de volta à 1.ª Liga) na Luz. Este ano, 4 pontos desperdiçados contra dois clubes igualmente promovidos à 1.ª Divisão: Belenenses e Arouca. O clube do Restelo deveria ter servido de sério aviso, uma espécie de empate para memória futura. Mas, pelos vistos, não.
Não compreendo o modo como muitas vezes de encaram estes jogos. Como se o simples andamento dos ponteiros fabricasse vitórias. Como se os primeiros minutos fossem tão-só um treino para aquecer. As equipas que assim encaram estes jogos não se podem queixar das contingências próprias do futebol, nem de autocarros ou aviões das equipas adversárias que, aliás, jogam com as armas que têm.
Não entendo alguns equívocos da equipa técnica. O fiasco Bruno Cortez ainda cá anda porquê? Que motivação terá para jogar quando sabe que vai ser em breve recambiado? André Almeida não se poderia cansar antes do jogo com o PSG? Mas os jogadores não aguentam 2 jogos em 5 dias? Porque diabo se escolheu um momento tão complicado de um jogo para o enigma Funes Mori se estreasse na equipa principal, adiando, aliás, a entrada de Ivan Cavaleiro que sempre dá velocidade e genica ao ataque? O que se passa com os jovens sérvios que se arrastam pelos relvados? Quando se dará uma oportunidade a Oblak até para que Artur sinta que não é dono da baliza?"

Bagão Félix, in A Bola

PS: Eu também sou treinador de bancada tal como o consócio Bagão, também tenho as minhas tácticas, as meus onzes, as minhas substituições, os meus preferidos e os meus mal-amados... somos adeptos, e tudo isto é normal. Agora, isso não quer dizer que temos razão. Até porque as nossas 'escolhas', opostas aquelas que foram tomadas, não foram testadas, e como tal são de eficácia desconhecida... Sendo assim, vou fazer um pequeno exercício do contraditório, brincando com o treinador 'Félix', respondendo a algumas das perguntas deixadas pelo cronista:
a) Cortez - ainda ontem ouvi um dos novos heróis do Benfiquismo - como se pode ler em vários post's hoje escritos pela gloriosasfera -, Carlos Daniel, disse ele: o Cortez não é tão mau como se diz, só precisa de mais tempo de adaptação!!! Disse mesmo que contra o Arouca, sem o Cortez, o Benfica não melhorou!!!
b) André Almeida - gosto do André, mas se tenho toda a confiança quando o André joga na direita, quando é adaptado a defesa-esquerdo fico preocupado: recordo-me da péssima exibição no Jamor... e para quem tem memória mais curta, cometeu um erro grave em Vila do Conde, que deu em golo do adversário!!!
c) Funes Mori - sem o Cardozo, tem sido o Lima a jogar a '9' e as exibições do brasileiro não têm sido boas, marcou golos em 2 penalty's e 1 livre directo, mas de bola corrida, tem irritado muitos. Não tem claramente as características de 'pinheiro', sendo assim a chamada do Funes até peca por tardia...!!!
d) Sérvios -  é verdade que o rendimento não tem sido o melhor, mas se eles não jogarem, como é que podem melhorar!!!
e) Oblak - e se quando o Artur sentir o lugar em perigo, reagir com mais tremedeira?!!!
Tanto os treinadores de bancada, ou sofá, como os gestores de bancada, ou de teclado, podem fazer as dissertações mais brilhantes sobre os mais diversos temas, mas ninguém pode garantir que tem a solução mágica, porque as consequências de cada decisão, têm sempre um grau de incerteza elevado, por mais estudos, ou garantias que possam ser dadas... Compreendo o argumento do desgaste de imagem, tanto do treinador como do presidente, mas esta procura doentia de supostos erros de 'la palisse' cometidos pelos dois... já irrita.

MLS


Jogou-se no último sábado a final da MLS, que foi transmitida no nosso canal. Passou um pouco despercebida, pois a Benfica TV - a celebrar o 5.º aniversário - ainda não encontrou a melhor formula para vender os bons conteúdos que tem (extra-futebol-Benfica). O jogo pode não ter sido tecnicamente bem jogado, mas teve emoção e espectáculo nas bancadas, tudo isto com temperaturas negativas!!!

Os mais cépticos dizem que o Futebol nunca vai conquistar a América do Norte, mas quem acompanha o fenómeno mais próximo, afirma que as coisas estão a mudar... deixo aqui o excelente exemplo da cidade de Portland... o documentário já tem um ano, por isso os adeptos entrevistados não sabiam que a sua equipa esta temporada, chegou às Meias-finais, algo que aparentemente eles não estavam habituados, bem pelo contrário!!!

Obrigação... insuficiente !!!

Benfica 2 - 1 PSG

O jogo foi disputado em ritmo baixo, muito por culpa do estilo de jogo do PSG - parece que querem imitar o Barça!!! -, o Benfica estava com medo de pressionar muito alto, com razão, já que quando o PSG conseguia 'fugir' à 1.ª linha de pressão, os Franceses em ataques rápidos, criavam sempre muito perigo, mesmo com as ausências, o valor individual dos jogadores do PSG é altíssimo... Mesmo assim, as melhores oportunidades da 1.ª parte, foram quase todas do Benfica, sendo o remate do Nico e o cabeceamento do Matic os lances mais escandalosos (pelo menos tinham que acertar na baliza...!!!), mas como vem sendo habitual, canto contra o Benfica: golo do PSG!!! Desta vez além da sorte de um ressalto, existe um jogador do PSG em ligeiro fora-de-jogo... mas já chateia sofrer golos nestas jogadas. Respondemos bem, e numa falta infantil, mas clara, do Traoré, dentro da área, Lima não perdoou, e marcou de penalty - muito bem marcado ao contrário do último!!!
O Benfica entrou mais agressivo na 2.ª parte - provavelmente foram informados que o Olympiakos estava também empatado ao intervalo -, e até aparecer o golo do Nico, o jogo foi todo nosso... Em vantagem, recuámos, o PSG também não queria muita velocidade, e só em erros nossos - passes mal feitos -, os Franceses criaram perigo. Com um bocadinho mais de calma - ou se o Rodrigo tem entrado para o lugar do Lima, para refrescar... -, também podíamos ter marcado o golo da tranquilidade...

Devido ao fortíssimo meio-campo do PSG - posse-de-bola ao estilo Barça -, o Jesus finalmente colocou o Enzo claramente no meio. Ele vai dizer que o Enzo jogou no lugar do Rodrigo, e que não colocou 3 jogadores do meio-campo, mas isso pouco interessa, o importante é que um jogador com as características do Enzo naquela posição, dá uma ajuda ao Matic e ao Fejsa, que um jogador com as características de avançado, não consegue dar... É verdade que depois quando efectuamos cruzamentos, falta jogadores perto do Lima, mas nestes jogos mais complicados, esta tem que ser a estratégia... Sendo que o Lima - ou o ponta-de-lança que jogar... -, tem que ser mais fixo, não pode sair tantas vezes do meio, como costuma acontecer; e o Matic com o Fejsa nas costas, tem que subir mais, sem medos... nota-se que esta mecânica entre os Sérvios ainda não está acertada, às vezes atrapalham-se os dois, na zona perto dos centrais...
Hoje, grande jogo do Luisão, do Sílvio, e do Enzo... boa entrada do Cavaleiro.


Vitória inglória, que nos empurra para a Liga Europa. Desta vez 10 pontos não foram suficientes. Os jogos com os Gregos foram decisivos, e se em Lisboa jogámos mal na 1.ª parte (na 2.ª parte com a chuva, fomos melhores, e merecemos o empate), a derrota na Grécia foi de uma tremenda injustiça...
Não vi o Olympiakos - Anderlecht, mas 3 penalty's e 3 expulsões não é normal... já não bastou ser o Saviola a marcar 2 dos golos do Gregos (outro daqueles que na Luz, acabou em desgraça perante os adeptos!!!), parece que tivemos um 'amigo de peito' do Proença a apitar o jogo na Grécia. Recordo que na época transacta, na última jornada,  e depois de muitos golos falhados em Barcelona, depois de um mau jogo em Moscovo, acabámos eliminados da Champions, a 5 minutos do fim do jogo, com um penalty fantasma, num mergulho mal dado pelo Samaras em Glasgow... e o árbitro também era Alemão!!!

Tenho defendido aqui no blog, o erro (campanha orquestrada, digo eu...) em desvalorizar as ausências forçadas no Benfica. Hoje, o jornal A Bola, esqueceu-se nos seus quadros estatísticos, de colocar o Salvio como um dos ausentes!!! Tenho a certeza que as ausências no PSG vão ser recordadas sempre que alguém recorde a vitória desta noite, mas aparentemente é proibido realçar as nossas limitações...

O meu problema com a Liga Europa (além dos menores prize money's) é o calendário. No mês de Fevereiro a jogar Quinta - Domingo é muito complicado... é obrigatório recuperar os lesionados, e evitar novas lesões (não gostei da maneira como o Markovic saiu...!!!).
Ultrapassando as eliminatórias de Fevereiro, devemos manter os pontos no Ranking, e em consciência todos concordam que as verdadeiras hipóteses de vencer a Champions são muitíssimo baixas, enquanto o Liga Europa está ao nosso alcance, como se provou o ano passado...

Uma nota para o relvado: após a chuvada do Olympiakos, tem vindo a deteriorar-se rapidamente. Como vamos ter a final da Champions na Luz, não sei se o Benfica está a empurrar a factura para os chulos da UEFA... Seja como for, é preciso resolver rapidamente o problema, o Benfica sai prejudicado com este relvado, as equipas que quiserem montar 'autocarros' na Luz vão ser beneficiadas. O próximo jogo na Luz, será o da Taça de Portugal com o Gil Vicente, são 26 dias até lá, duvido que exista outro 'buraco' tão grande no calendário até final da época...

6-ª jornada - UEFA Youth League

Benfica 1 - 1 PSG

Grande golo do Gonçalo, num jogo onde o Benfica foi sempre superior... Se para nós, o 1.º lugar estava garantido, os Franceses aspiravam ficar em 2.º, já nos descontos, permitimos o golo do empate - curiosamente golo irregular por fora-de-jogo...!!! - e assim os Franceses passaram aos Oitavos!!!
O Benfica é muito mais equipa que o PSG, a única vantagem dos Franceses - todos Africanos!!! -, é mesmo na capacidade física...

Para já os nossos potenciais adversários são:
Shakhtar, Copenhaga, Man City, Schalke 04 e o Milan. Amanhã vai-se decidir os restantes dois grupos, as hipóteses são: Arsenal, Dortmund ou Nápoles; Atlético ou Áustria de Viena (creio que não será permitido jogos entre equipas do mesmo país, assim os Corruptos se passarem não são hipótese!!!).
O jogo dos Oitavos será no Seixal, e sendo assim temos tudo para seguir em frente. Apesar dos dois empates nesta fase terem sido exactamente no Seixal, em casa só vencemos ao Anderlecht...!!! Admito que não esperava, resultados tão positivos. Quase metade da equipa é Júnior de 1.º ano, acho mesmo que a equipa do ano passado era individualmente e colectivamente mais forte... e até o provável plantel da próxima temporada, será mais forte!!! Aliás os resultados no Campeonato Nacional não têm sido magníficos, acredito que o desgaste Europeu esteja a contribuir para isso, mas temos que reconhecer o excelente comportamento dos nossos jovens na Europa...