Últimas indefectivações

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Vermelhão: E assim começa a história do... !!!

Benfica 2 - 0 Neuchatel Xamax


E finalmente terminou a 'seca': o Benfica voltou!!!
Primeiro jogo da época, com algumas novidades para o adepto começar a tirar a pinta... e ainda com muitos ausentes.

O Benfica nas últimas épocas, deixou de fazer aqueles jogos com equipas dos Distritais, que acabavam quase sempre em cabazadas... afinal, uma peladinha num treino é sempre mais competitiva! O Neuchatel está na II Divisão, mas como se viu hoje tem uma equipa interessante, e já tinha feito alguns jogos de pré-época...
Com as cargas físicas da pré-época, é sempre complicado tirar ilações destes jogos... mesmo assim aqui vai alguns bitaites:
- o Chrien mostrou qualidade. Ofensivamente era visível nos vídeos disponíveis que o rapaz tinha talento, mas mesmo defensivamente mostrou capacidade para ser um '8' no Benfica. Teve uma férias curtas, e se calhar por isso, fisicamente está melhor do que os outros... mas muito sinceramente, parece-me que temos mesmo jogador. Vai ser importante para o Eslovaco, crescer na 'sombra' do Pizzi, pois nota-se que precisa de ganhar alguma maturidade, pois naquela posição não podem existir perdas de bola evitáveis...
- o Seferovic marcou logo na estreia. Muito sinceramente, estou confiante no seu sucesso no Benfica, desde que foi anunciado... É um jogador inteligente, que se sabe passar e desmarcar-se... não é só força e velocidade. Com o Jonas fará uma grande 'dupla', a minha dúvida é quando jogar com outro tipo de avançado, por exemplo: Mitro ou Rául...
- a titularidade do Rúben Dias também não me surpreendeu... vai ser opção, se tivesse a capacidade 'aérea' do Luisão, seria já titular!!!
- o Digui, fez um bom jogo, mas teve 'azar'!!! A ala direita não é sua posição... Com o excesso de jogadores para as posições mais avançadas, tenho quase a certeza que o Diogo vai ser emprestado, e entre ficar no plantel, e não ser opção, ou ser emprestado, é óbvio que o melhor é ser emprestado! Agora, a qualidade é inegável... teve pormenores muito bons...
- O Hermes é uma das minhas grandes dúvidas! Com o Grimaldo e o Eliseu o mais 'natural' será um empréstimo... Hoje, notou-se melhorias no posicionamento em relação aos minutos do ano passado, mas mesmo assim, ainda não tenho uma convicção sobre a potencial do Hermes...
- Kalica voltou a entrar bem...
- Arango, bons pormenores, mas com tantos jogadores para aquela posição...!!!
- Willock, estava com bastante expectativa para ver o jovem inglês: talento não lhe falta, excelente capacidade de drible... mas nota-se aquela ingenuidade típica dos jovens britânicos... Creio que só ficará no plantel, se algum dos Extremos mais 'experientes' for vendido...
- deixei o Pedro Pereira para último porque continuo a afirmar: não é defesa-direito para o Benfica, muito menos como titular... Neste momento, se o Nelsinho sair, o nosso melhor defesa-direito é o André Almeida...
Dos jogadores que estão na Suíça, o Varela, o Ferro, Pêpê e o Heri... é provável que tenham todos alguns minutos no jogo de Sábado com o Young Boys, mas com a excepção do Varela o empréstimo é muito provável...

PS: Mesmo assim, o primeiro jogo do ano, não deu para 'esconder' alguma 'preocupação' com a provável venda do Semedo ao Barcelona! O Benfica ainda não confirmou (no momento que escrevo), mas...
Com todo o respeito pelo Júlio (esteve em evidencia hoje), o Benfica precisa de um guarda-redes, e se o Semedo sair, precisa de um defesa-direito...!!!

O sucesso dá muito trabalho...

"A Selecção Nacional de sub-19 garantiu ontem, ao derrotar a Holanda, a presença na final do Europeu que decorre na Geórgia. O sucesso dos escalões de formação de Portugal é uma realidade gratificante e em boa hora os clubes decidiram que apostar nos jovens era o caminho certo e, ao mesmo tempo, a FPF criou condições de excelência para o trabalho das muitas selecções que tutela.
O êxito de Portugal deve-se à conjugação de diversos factores: há uma triagem exaustiva dos talentos; trabalham no sector milhares de técnicos em competências cada vez mais elevadas, que ensinam princípios que ficam para toda a vida e criaram-se infra-estruturas suficientes para absorver toda a procura de escolas de futebol. Ou seja, nada caiu do céu, os resultados positivos que vamos somando devem-se à massificação da prática, à competência de quem ensina e aos meios físicos colocados à disposição. Esta é uma fórmula de sucesso em qualquer latitude e em qualquer modalidade.
O que acontece noutros países, que vêem no desporto um investimento e não um custo, é que todas as modalidades são tratadas como tratamos, por cá, o futebol. Por isso, a cada quatro anos, nos Jogos Olímpicos, esses países mostram argumentos que nos passam ao lado.
O Estado quer desenvolver o desporto em Portugal? Adapte, financiando, às diversas modalidades, a fórmula que os clubes e a Federação têm em prática no futebol. Massificando o desporto através da escola, teremos um País mais saudável e, de certeza, por consequência, muitos campeões. A este repto, há muitos anos que os Governos fazem orelhas moucas..."

José Manuel Delgado, in A Bola

É oficial: anda tudo louco

"Turim, 21 de Junho: a Juventus anuncia a saída de Daniel Alves. A imprensa italiana, espanhola e inglesa notícia, sustentada pela entourage do internacional brasileiro, que o Manchester City de Pep Guardiola deverá ser o seu próximo destino. Ontem, o lateral-direito foi apresentado no PSG e Daniel Alves afirmou: «Se Guardiola se sente magoado, lamento. Mas vim para ser campeão».
Milão, 15 de Junho. O administrador-delegado do Milan, Marco Fassone, anuncia que Donnarumma não renovará e que a saída é inevitável. A 11 de Julho, os rossoneri renovam com Gigi, que volta a fazer juras de amor ao clube do coração, que entretanto foi obrigado a contratar o irmão dele, também guarda-redes.
Lisboa, 16 de Setembro de 2016. Confrontado com a possibilidade de regressar ao FC Porto, Aboubakar diz o seguinte: «Não quero voltar». Istambul, 23 de Novembro de 2016. O camaronês volta a ser confrontado por jornalistas portugueses por ocasião de novo jogo frente ao Benfica e é ainda mais taxativo: «Ao FC Porto não volto. Nunca mais». Porto, 10 de Julho. Em declarações à imprensa turca sobre a proposta do Swansea, o avançado confessa: «Não quero perder esta oportunidade». Porto, 11 de Julho. Num depoimento ao Porto Canal, Aboubakar exclama: «É um grande prazer voltar a jogar por esta equipa».
Madrid, 5 de Junho de 2015. Fábio Coentrão assume: «Em Portugal só jogo no Benfica». Lisboa, 5 de Julho de 2017, depois de assinar pelos leões, o lateral-esquerdo dispara: «Já vesti muitas camisolas, mas sempre fui feito de Sporting».
Lisboa, 1 de Julho de 2017. André Moreira aparece vestido à Benfica, para exames médicos. Madrid, 2 de Julho: o Atlético, dono do passe do guardião, prefere emprestá-lo ao SC Braga.
Continuação de um bom verão."

Fernando Urbano, in A Bola

Alvorada... José Nuno e a estreia...

B's e a 1.ª vitória da época...

Partida e Chegada...

Benfiquismo (DXXVIII)

Líder...

Lanças... Escola e o resto...!!!

Futebol profissional: providência cautelar precisa-se!

"O verdadeiro desportista pode passar toda a sua vida de atleta no mesmo clube e sem receber um euro sequer

Como sociólogo do desporto e com formação académica em Ciência Política e em Antropologia, ou seja, conhecendo a acção do homem em questões sociais e políticas e ainda a sua origem – recentemente acrescentaram mais 100 mil anos de antiguidade ao Homo sapiens –, de facto parece, como é sabido, que a evolução do ser humano actual, e não só, só pode ser explicada por dois factores essenciais, que o homem não controla: o tempo e a mutação. Mas lendo as notícias da Terra – sim, não se trata de outro planeta –, ficamos com a impressão de que a evolução de certos seres vivos na Terra não foi igual à de outros, e isto fruto apenas e tão--só de uma actividade chamada “futebol profissional”, que possivelmente, devido às grandes tensões psicológicas, às grandes variações no sistema humoral e hormonal a que os seus praticantes estão sujeitos, lhes afecta também o sistema nervoso, e, consequentemente, a integração humana, ou seja, a forma como é feita a recepção de toda a informação, que depois é processada e interpretada, para ser elaborada uma resposta inteligível, adequada e racional.
De facto, lendo o “Correio da Manhã” dos dias 14 e 15 de Junho de 2017, um jornal obrigatório para qualquer sociólogo, ficamos com a certeza de que as pessoas vinculadas ao futebol profissional vivem num mundo que não é real e sofreram uma evolução diferente dos outros humanos, normais, e tentam tirar partido, em seu proveito próprio e exclusivo, da estupidez humana normal, que abraça o futebol profissional como uma droga para poder resistir à vida de trabalho árduo, e mal pago. Antes do 25 de Abril, alguns apelidavam-no de ópio do povo (para que o poder político pudesse governar tranquilamente, sem ser incomodado), mas continua exactamente na mesma, ou seja, as pessoas ignoram os verdadeiros problemas da grei e vivem num estado de permanente alienação.
Mas agora do que se trata é da confusão de certa comunicação social, que chama desporto e atletas, respectivamente, ao futebol-espectáculo profissional e aos seus trabalhadores, com leis, regulamentos e normas tão bizarras que levam a pensar no “Planeta dos Macacos”, dizendo mesmo que não se pode cuspir em certas pessoas em túneis nem expelir fumo de cigarros electrónicos para a cara das pessoas, etc., e têm ainda o descaramento de chamar àquela actividade comercial e industrial “desporto” e acrescentar que estão muito preocupados com a verdade desportiva...
Como sociólogo, pensamos que o futebol-espectáculo é importante para a catarse do povo e para o seu equilíbrio psicológico, mas seria bom aproveitar este momento da verdade de certo futebol profissional para separar as águas: é que o verdadeiro desporto não é nada disto! Então pede-se à comunicação social, e aos seus agentes, que tenham a lucidez de dizer a verdade, e a verdade é que o futebol-espectáculo profissional não é desporto, é tão-só a actividade profissional de alguns que se comportam como mercenários: vão sempre trabalhar para quem lhes pague mais!
O verdadeiro desportista pode passar toda a sua vida de atleta no mesmo clube e sem receber um euro sequer.
O que nos espanta ainda mais é que a tutela nada diga, demonstrando uma enorme falta de autoridade e incapacidade gritante de separar o trigo do joio, levando a que o cidadão comum comece a duvidar de certa actividade governativa..."

Mário Bacelar Begonha, in i