Últimas indefectivações

quinta-feira, 13 de julho de 2017

O sucesso dá muito trabalho...

"A Selecção Nacional de sub-19 garantiu ontem, ao derrotar a Holanda, a presença na final do Europeu que decorre na Geórgia. O sucesso dos escalões de formação de Portugal é uma realidade gratificante e em boa hora os clubes decidiram que apostar nos jovens era o caminho certo e, ao mesmo tempo, a FPF criou condições de excelência para o trabalho das muitas selecções que tutela.
O êxito de Portugal deve-se à conjugação de diversos factores: há uma triagem exaustiva dos talentos; trabalham no sector milhares de técnicos em competências cada vez mais elevadas, que ensinam princípios que ficam para toda a vida e criaram-se infra-estruturas suficientes para absorver toda a procura de escolas de futebol. Ou seja, nada caiu do céu, os resultados positivos que vamos somando devem-se à massificação da prática, à competência de quem ensina e aos meios físicos colocados à disposição. Esta é uma fórmula de sucesso em qualquer latitude e em qualquer modalidade.
O que acontece noutros países, que vêem no desporto um investimento e não um custo, é que todas as modalidades são tratadas como tratamos, por cá, o futebol. Por isso, a cada quatro anos, nos Jogos Olímpicos, esses países mostram argumentos que nos passam ao lado.
O Estado quer desenvolver o desporto em Portugal? Adapte, financiando, às diversas modalidades, a fórmula que os clubes e a Federação têm em prática no futebol. Massificando o desporto através da escola, teremos um País mais saudável e, de certeza, por consequência, muitos campeões. A este repto, há muitos anos que os Governos fazem orelhas moucas..."

José Manuel Delgado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!