"Na (...) a estrutura do Sport Lisboa e Benfica (clube), vista pela perspectiva de consolidação do Clube, e não da SAD. Ora, isto não tem nada que saber! O Sport Lisboa e Benfica detém 50,01% da Benfica Multimédia, 98% da Benfica Seguros, 99,99% da Benfica SGPS, sendo que a Benfica SGPS possui 23,65% da Benfica SAD, o clube detém ainda 50% da Clínica Benfica, sendo os outros 50% detidos pela Benfica SAD. O clube possui também 100% da Benfica parque e 57,14 da Benfica Rugby.
Por sua vez, a Benfica SAD detém 100% da Benfica Estádio, 100% da Benfica TV, 1,27 da Benfica Seguros e 0,01% da Benfica Multimédia.
Portanto, está aqui tudo. No Sporting, como veremos a seu tempo, não está!
Mas continuemos com o Universo Benfica.
Na pág. 54 do relatório e contas 2015/16 aprovado por maioria no passado dia 20/09/2016, escreveu-se o seguinte:
«Os resultados da actividade isolada do Sport Lisboa e Benfica, isto é, excluindo os efeitos da incorporação dos resultados das participadas do Clube através do Método de Equivalência Patrimonial, registaram pelo sétimo ano consecutivo resultados positivos de 5,6 milhões de euros, sendo também de salientar o facto de os resultados da actividade operacional individual do Clube serem também positivos pelo décimo ano consecutivo».
Ou seja, o Benfica Clube individualmente - o que significa que existe um Benfica Clube consolidado - tanto faz que seja pelo método da incorporação de resultados das participadas, como por outro método qualquer, inclusive um que eu cá sei, que é tudo consolidação, teve lucros!
Toda esta lógica de bons resultados do grupo Benfica é também visível se virarmos a nossa análise para os rendimentos operacionais do Benfica Clube, exactamente como os reproduzimos na (...).
Existe uma fonte de receita fundamental - as quotizações dos sócios, e mais quatro fontes de receitas principais - merchandising, publicidade/patrocínios, inscrições e royalties.
Este artigo vai continuar com a análise do passivo, cujo valor é quase todo contabilístico, como se verá. Explicaremos essa situação de forma detalhada no próximo artigo.
Tomei agora conhecimento do falecimento de Mário Wilson. Como já escrevi em outros artigos, as únicas certezas que existem na vida são a morte e os impostos. A diferença é que a nossa mente e o nosso coração eternizam e guardam o que de melhor acontece na vida. Pessoas existem que ficarão para sempre guardadas num espaço especial, que morre connosco, mas que parece ficar para sempre no Universo. Talvez o facto de ter sido jogador e treinador dos estudantes de Coimbra, num momento em que tudo tinha nível, tenha tornado este homem numa lenda de Velho Capitão, pacato, brincalhão, mas responsável, sem ferir ninguém,
Descansa em paz, Mário Wilson."
(...)"
Pragal Colaço, in O Benfica
PS: Quem quiser conhecer a estrutura do Activo do Benfica (clube), leia este excelente artigo do Benfica Eagle, no NGB... mais um excelente artigo!