Últimas indefectivações

domingo, 23 de julho de 2017

Campeões Europeus... por equipas-mistas de Triatlo !!!

Pois é, é a 5.ª modalidade onde o Benfica se sagra Campeão Europeu absoluto. Desta vez foi no Triatlo, com 2 atletas masculinos (João Pereira, Miguel Arroilos) e 2 atletas femininos (Melanie Santos, Vanessa Fernandes)... mesmo a lesão de última hora do João Silva, a equipa não se ressentiu!

O Benfica tem vindo a apostar no Triatlo à muitos anos, e não é só com as 'estrelas' nacionais, temos apoiado vários jovens, alguns deles como o Vasco Vilaça, prontos a dar o salto para a Elite! Portanto, não é um título esporádico, tem sido um trabalho estruturado, e seguramente nos vai dar mais alegrias no futuro...

Agora, só falta conseguir o título nacional... Curiosamente, é capaz de ser mais difícil, porque a Federação continua com a saga de marcar as etapas do Nacional, nas mesmas datas, que os nossos melhores atletas têm competições internacionais...! E a qualificação Olímpica depende do ranking Mundial!


Heptacampeões !!!

Todos os títulos são saborosos, mas este é inegável, que teve um sabor extra especial!!! Depois do vergonhoso ataque a atletas do Benfica, com contracto, por parte dos Lagartos, mesmo sem poder contar com algumas das contratações estrangeiras... o Benfica revalidou o título máximo masculino colectivo do Atletismo português!!! Mesmo sem uma prova perfeita - alguns atletas tiveram abaixo do seu potencial -, vencemos com alguma tranquilidade... 10 pontos de avanço (153-143)!!!
No feminino, a vantagem está a ser reduzida... com 3 ou 4 contratações chave, podemos lutar seriamente pelo título no próximo ano. A diferença este ano 'contou' com a desclassificação da nossa estafeta nos 4x100m.


Masculinos
100 metros - David Lima - 1.º lugar - 10s30
110 metros barreiras - Hélio Vaz – 2.º lugar – 14s37
200 metros - David Lima – 1.º lugar – 21s15
400 metros - Ricardo dos Santos – 2.º lugar – 47s84
400 metros barreiras - Samuel Remédios – 7.º lugar – 58s08
800 metros - Miguel Moreira – 1.º lugar – 1m54s61
1500 metros - Emanuel Rolim – 2.º lugar – 3m56s04
3000 metros - Rui Pinto – 1.º lugar – 8m13s19
3000 metros Obstáculos - Miguel Borges – 1.º lugar – 8m54s67
5000 metros - Samuel Barata – 1.º lugar – 14m22s03
5000 metros Marcha - Miguel Carvalho – 1.º lugar – 20m28s26
Estafeta 4x100 metros - Benfica – 1.º lugar – 39s93
Estafeta 4X400 metros - Benfica – 2.º lugar – 3m16s02
Vara - Diogo Ferreira - 1.º lugar – 5,40 metros
Altura - Paulo Conceição – 1.º lugar – 2,07 metros
Comprimento - Marcos Chuva – 1.º lugar – 7,71 metros
Triplo Salto - Tiago Pereira – 3.º lugar – 15,35 metros
Peso - Tsanko Arnaudov – 1.º lugar – 19,90 metros
Dardo - Hélder Pestana – 3.º lugar – 63,51 metros
Martelo - António Vital e Silva – 1.º lugar – 71,48 metros
Disco - Francisco Belo – 1.º lugar – 61,44 metros

Femininos
100 metros - Adriana Alves – 2.º lugar – 12s28
100 metros barreiras - Lacabela Quaresma – 2.º lugar – 14s04
200 metros - Rivinilda Mentai – 2.º lugar – 24s60
400 metros - Rivinilda Mentai – 2.º lugar – 56s84
400 metros barreiras - Miclelina Francisco – 3.º lugar – 1m03s93
800 metros - Marta Pen – 1.º lugar – 2m06s56
1500 metros - Marta Pen – 1.º lugar – 4m27s21
3000 metros - Silvana Dias – 2.º lugar – 9m37s13
3000 metros Obstáculos - Catarina Viera – 6.º lugar – 12m31s87
3000 metros Marcha - Mara Ribeiro – 1.º lugar – 13m38s18
5000 metros - Silvana Dias – 2.º lugar – 16m35:s91
Estafeta 4X400 metros - Benfica – 2.º lugar – 3m56s67
Vara - Cátia Pereira – 2.º lugar – 4,20 metros
Altura - Lecabela Quaresma – 2.º lugar – 1,74 metros
Comprimento - Teresa Vaz Carvalho – 4.º lugar – 5,59 metros
Triplo Salto - Susana Costa – 2.º lugar – 13,75 metros
Peso - Teresa Silva – 5.º lugar – 11,73 metros
Dardo - Marlene Araújo – 4.º lugar – 40,53 metros
Martelo - Ana Chiu – 6.º lugar – 35,58 metros
Disco -  Juliana Pereira – 2.º lugar - 47,55 metros
HEPTA from Kroll2 on Vimeo

PS1: Parabéns à Diana Durões que hoje nos Mundiais de Natação em Budapeste, bateu o recorde nacional dos 400m livres com 4m10s70.

PS2: Estão a decorrer em Londres os Mundiais Paraolímpicos. Como é habitual Portugal já ganhou várias medalhas. Mas vejam este Ouro do Cristiano Pereira:

B´'s continuam a preparação...

300 mil?! São poucos...

Benfiquismo (DXXXVIII)

Jamor, 1951

Octávio e os passarinhos

"Vivemos numa sociedade onde quem trabalhou numa casa noctívaga não tem credibilidade.

Nestas conversas do futebol, fala-se muito de "credibilidade" como a qualidade sem a qual ninguém pode ser levado a sério.
Até nas esferas mais altas da nossa Justiça desportiva é essencial essa qualidade de se poder ser levado a sério de modo a não ferir decisões importantes para a moral pública.
Veja-se este caso recente da decisão de um órgão disciplinar da FPF sobre o processo do Apito Dourado em que foi liminarmente desprezada a contribuição de uma testemunha por não lhe ser reconhecida credibilidade.
É um facto que vivemos numa sociedade altamente civilizada onde, por exemplo, quem trabalha ou trabalhou numa casa noctívaga não tem credibilidade, enquanto aos clientes da mesma casa noctívaga é reconhecida toda a credibilidade desde que por lá paguem as contas e exijam os seus números de identificação fiscal nas facturas. É assim que o país progride.
Todo este relambório vem a propósito de Octávio Machado, o ex-director do futebol do Sporting, e da entrevista que concedeu à CMTV tendo como tema central a sua saída voluntária da estrutura do clube de Alvalade que, agora sem ele e segundo as suas próprias palavras, está repleta de "passarinhos", que é a mesma coisa do que dizer que a incompetência campeia.
A mudança de campo de Octávio provocou, naturalmente, acesas discussões entre a opinião pública dividida no que respeita à credibilidade a emprestar ao funcionário diligente e leal à presidência que passou, com a mesma verve de sempre, a dissidente leal à dissidência.
Feridos pela doença intratável de clubismo, milhares de fazedores de opinião – os profissionais dos estúdios de TV e das redes sociais e os amadores que pululam em todos os cafés e cervejarias do país – fizeram passar as declarações contundentes de Octávio Machado pelo crivo da querida credibilidade e chegaram a dois tipos de conclusão: a primeira, aos olhos dos sportinguistas afectos ao regime, é que o ex-dirigente em causa não tem credibilidade nenhuma, e a segunda, aos olhos da oposição interna e dos rivais externos é que o mesmo ex-dirigente tem toda a credibilidade do mundo.
Curiosamente, antes da demissão de Octávio ser uma hipótese a considerar nos terreiros, as opiniões destes grupos em confronto eram em tudo contrárias.
E os que acreditavam no "palmelão" que reunia em si o suprassumo das qualidades de que um homem necessita para ser levado a sério são agora os que menosprezam e fazem por ignorar olimpicamente as opiniões do "palmelinho" a quem acusam do ressabiamento dos não-credíveis. E vice-versa. "Olhó passarinho!", gritavam os antigos fotógrafos de feira.
"Olhó passarinho!", diz agora o novo Octávio que, em boa verdade, é o mesmo Octávio de sempre."

Vermelhão: decisões!

Benfica 0 - 1 Hull City


Mais um treino, desta vez com a intenção clara de dar minutos aos menos utilizados. Eliseu, Samaris, Joãozinho e Mitrolgou acabadinhos de chegar das férias... Lisandro, Horta, Carrrillo ainda com poucos minutos, foram todos titulares... Mesmo assim a grande novidade foi o Buta: os 45 minutos com o Bétis foram positivos, e hoje voltou a dar boas indicações, pessoalmente acho que para titular, neste momento, ainda é curto, mas tem potencial para ficar no plantel...

A 1.ª parte foi fraquinha, e se havia vários jogadores em 'exame', para saber se ficam ou se são emprestados, a 'coisa' não correu bem...
No 2.º tempo, após as substituições melhorámos muito... mesmo antes da expulsão do Central do Hull as melhorias eram claras... Com o Chrien a dar excelentes indicadores; o Willock a fazer os melhores minutos desta pré-época; o Zivkovic a 'estrear-se'... e a 'definição' do Jonas tudo foi melhor!
E só não demos a volta ao marcador, porque desperdiçamos várias oportunidades, algumas delas de forma escandalosa... o Seferovic que o diga!!! Os últimos 20 minutos foram um autêntico massacre...

Jogar contra 10 foi mesmo uma novidade para o Rui Vitória, no início da 3.ª época ao serviço do Benfica, em jogos do Campeonato, o Benfica nunca teve tanto tempo em vantagem numérica... o Rui Vitória deve ter achado 'estranho'!!!

Se a 'estrutura' estava à espera deste jogo para definir as 'dispensas' e as eventuais 'compras', então acho que este jogo reforçou a minha convicção: precisamos de um Defesa-Direito titular (não costumo falar de 'cenouras' mas o jovem Alemão noticiado nos últimos dias, era uma excelente adição); e de um Guarda-redes para lutar pela titularidade (já temos jovens promissores, precisamos de um atleta com garantias...).
Estas duas contratações são obrigatórias, a questão do Central é mais discutível: hoje, e na Quinta-feira, o Jardel já jogou melhor, notou-se o 'salto qualitativo' em relação à Suíça, mas temos que ter uma 3.ª opção do mesmo nível que os dois supostos titulares (Luisão/Jardel). Se a equipa técnica pensa que o Rúben Dias e o Kalaica dão essas garantias, então chega, mas não sei... O Lisandro marca golos, mas defensivamente (e é isso que se pede a um Central) não me dá garantias... e hoje viu-se!!! Além disso tem 'mercado'...

Os próximos jogos de preparação serão em Londres na Emirates Cup, o grau de dificuldade vai aumentar, mas vamos ter finalmente todo o plantel disponível (Pizzi, Jiménez já chegaram... e a tripla Salvio/Krovinovic/Grimaldo está quase!). Hoje, por exemplo foi notório a diferença de intensidade entre os jogadores que chegaram mais cedo, com os que só chegaram esta semana... creio que em Londres tudo vai estar mais equilibrado!
A ausência do André Almeida dos jogos no Algarve, também 'insinua' algum problema físico, aliás foi notória as dificuldades do André quando foi substituído na Suíça...


PS1: Nos Europeus de sub-20 a Final dos 100m barreiras, não correu nada bem à Marisa Vaz de Carvalho. Tal como o ano passado na Final dos Europeus de sub-18, a Marisa voltou a ficar bastante a baixo dos seus melhores tempos na Final... Algo a tomar em conta para a evolução...
13.60 e o 6.º lugar acaba por ser uma desilusão...!!!
O Pedro Pinheiro não ultrapassou as qualificações do Triplo-Salto, com 15.23m e o 14.º lugar. Na mesma prova o Júlio Almeida, fez 14.52m que lhe deu o 26.º lugar.

PS2: Destaque ainda para o regresso da Telma Monteiro, praticamente um ano após a Medalha Olímpica, depois de uma 'longa' lesão. E logo com uma vitória no Open Europeu de Minsk!