Últimas indefectivações

sábado, 22 de dezembro de 2018

Benfiquismo (MXLI)

Bênção...!!!

Jogo Limpo... Rescaldo do 30-0 !!!

Uma Semana do Melhor... João x 4 !!!

Domingo é o dia do presente ideal

"Estamos no sorteio da Taça, mas os títulos só aparecem com qualidade muito superior. Ninguém desconhece esta realidade

O Benfica continua à procura da sua retoma com crescimento moderado. Na Madeira conseguimos os três pontos e não se pedia mais um campo onde temos tradicionalmente dificuldades. Três pontos não era o essencial, eram tudo.
Se é certo que vence os jogos, soma pontos ou passa eliminatória também é realista constatar que nos adeptos mais exigentes paira o espectro da crise que os nosso adversários tanto anunciam.
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. A verdade é que mais logo estamos no sorteio da Taça, na companhia de sete ex-vencedores da prova e um forasteiro. Não deixa de ser uma curiosidade assinalável, como Benfica, FC Porto, V: Guimarães, SC Braga, Sporting, Leixões, Aves e Feirense estão mais logo a assistir ao sorteio com ambição de voltar ou chegar e vencer no Jamor.
Em Montalegre a temperatura não passou de 1 grau positivo, conseguido na cabeça de Conti. Mesmo com uma equipa (e bem) integralmente remodelada, a verdade é que se esperava mais num jogo de Taça no esplendor das suas mais bonitas raízes. O estádio local cheio fair-play, uma festa sem incidentes, uma lição de bem receber que começou pelo cozido do Ricardo na Casa de Padornelos, uma Câmara que não se poupou a esforços para que o jogo se realizasse na terra.
Certo que estamos hoje no sorteio, mas também é seguro que os títulos só aparecem com uma qualidade muito superior. Ninguém no Benfica desconhece esta realidade, e é nela que se trabalha para domingo frente à equipa que melhor joga neste campeonato poder haver o aceder da luz da esperança encarnada.
Domingo é mais que um jogo, mais que três pontos, domingo é o dia. Uma vitória sobre o SC Braga, rival directo, com os mesmos objectivos do Benfica era o presente ideal para o Natal benfiquista.
Numa altura em que as modalidades têm um comportamento muito bom, numa altura de estabilidade económica e financeira, numa altura de futuro, uma vitória sobre o SC Braga era mesmo o presente que assegurava o presente.
Um Santo e Feliz Natal para todos os leitores de A Bola, qualquer que seja o seu clube de preferência, qualquer que seja o seu credo e as suas opções."

Sílvio Cervan, in A Bola

Arrependimentos !!!

"Um dos rostos da impunidade na comunicação social. Meses a discutir-se o desconhecido. Meses a levantar suspeitas com base em teses criadas à pressa. Nós avisámos que o desfecho seria este. Durante meses existiram manobras nos bastidores do futebol português para serem lançadas variadas suspeitas na comunicação social, desengane-se quem pense que tudo isto não foi nada mais nada menos que uma estratégia de comunicação. O braço armado são aqueles que por ódio e fanatismo saltam os princípios da ética profissional. Que se aprenda com este caso."


PS: Basta comparar o tempo de antena, que foi dado a este caso quando saiu acusação!!! Foram pelo menos 4 dias com programas especiais, à tarde e à noite e de manhã, em todos os canais de noticias, além dos principais jornais do dia terem sido praticamente dedicados em exclusividade a este tema!!!
Hoje, houve alguns directos à tarde e depois, praticamente desapareceu...!!!

E-Nada!

"Total respeito pela justiça, depois de mais uma vitória do Benfica contra quem atingiu a sua reputação. Sobretudo uma vitória contra todos aqueles capangas mediáticos e clubísticos que gastaram horas e horas de transmissões televisivas a discutir e a difundir aquilo que era a versão de uma das partes, ignorando sistematicamente que os factos são uma coisa e o showoff jornalístico é outra coisa.
Uma lição para os justiceiros mediáticos mal intencionados, para quem está por detrás de alguns deles e também, é verdade, para alguns benfiquistas."

Benfica SAD não vai a julgamento

"Decisão foi tomada esta sexta-feira.

A Benfica SAD foi ilibada de todos os crimes de que era acusada no caso E-toupeira. Ana Peres, Juiz de Instrução, decidiu que o Clube não devia ir a julgamento por nenhum dos 30 crimes pelos quais foi indiciado pelo Ministério Público: 1 de corrupção activa, 1 de oferta ou recebimento indevido de vantagem e 28 de falsidade informática.
À saída do Tribunal Central de Instrução Criminal, Rui Patrício, um dos advogados da equipa de defesa da Benfica SAD afirmou: “estamos satisfeitos. Era o que queríamos e estávamos convictos. É uma decisão que honra a justiça.”"

Obrigado, Pedro Nunes

"Treinador deixa clube após cinco anos de ligação. O Sport Lisboa e Benfica informa que Pedro Nunes deixou de ser o treinador da equipa sénior masculina de hóquei em patins do clube, após cinco anos de ligação.

Com a particularidade de ser sócio do Sport Lisboa e Benfica, o técnico começou a orientar os encarnados na temporada de 2013/14. Três troféus marcaram o seu início desportivo à frente dos destinos da equipa: Taça Continental, Taça Intercontinental e Taça de Portugal.
Na época seguinte, Pedro Nunes conduziu as águias a um feito muito importante para a história da secção, uma vez que não acontecia há 20 anos. Mas a dobradinha – Campeonato Nacional e Taça de Portugal – foi só um dos momentos altos do seu enorme trajecto no Clube.
Em 2015/16, além do Bicampeonato Nacional, o Sport Lisboa e Benfica conquistou a segunda Liga Europeia da sua história, em pleno Pavilhão Fidelidade. Seguiu-se uma Taça Continental em 2016/17 e na temporada transacta a Taça Intercontinental, troféu que levou inclusivamente à distinção do CNID para melhor equipa do ano.
O sucesso colectivo conseguido de águia ao peito fez com que Pedro Nunes fosse eleito o melhor treinador do mundo pelo conceituado site espanhol "HockeyPatines.com" em 2015 e 2016, estando este ano também na lista de nomeados.
O Sport Lisboa e Benfica agradece, profundamente, todo o trabalho desenvolvido e o empenho demonstrado pelo treinador Pedro Nunes nestes últimos anos ao serviço do seu clube de coração, desejando-lhe as maiores felicidades para a sua carreira."

Vira o disco e toca o mesmo

"Mesmo num mundo ideal, os erros de arbitragem continuariam a ocorrer, embota desejavelmente com menor frequência, fruto das inegáveis dificuldades da função. O que nunca aconteceria, passado um terço de uma competição, seria constatar-se um desequilíbrio tão acentuado quanto aos beneficiários desses erros como na presente temporada da Liga NOS.
No dia 10 de Dezembro, o Conselho de Arbitragem divulgou, pelo Twitter, uma análise sobre a utilização do vídeoárbitro nas primeiras onze jornadas do campeonato. Foi revelado que, de acordo com a análise efectuada, identificaram-se avaliaram-se 639 lances, dos quais resultaram nove erros. Até parece que está tudo a correr bem... Porém, lendo os vários twetts, apesar de não haver um único que o revele explicitamente, percebe-se que dos tais 639 lances, só 33 motivaram revisões e que os nove erros, que o Conselho de Arbitragem, sabe-se lá por que razão, entendeu que não deveria revelar quais foram e quem os cometeu ou a quem prejudicou e beneficiou, referem-se às 33 revisões. Ou seja, nove erros em 33 casos (27,3%). Qual terá sido a percentagem de erros nos restantes 606 caso? E quantos lances, além dos 639, terão ficado por analisar?
Um Conselho de Arbitragem exclusivamente focado na verdade desportiva, e não na auto-preservação, responderia a estas questões, ao invés de propalar um hipotético sucesso tão facilmente desmontável. Não há jornada sem casos a favor do FC Porto. Louve-se a coerência, não havendo mais para enaltecer.

P.S. O silêncio sportinguista nesta matéria é ensurdecedor e revelador. Ou se sentem beneficiados, ou não se preocupam assim tanto com o título (desde que não seja o Benfica a ganhá-lo)."

João Tomaz, in O Benfica

Não entendo

"Se eu fosse crente, diria: 'Juro por Deus que não entendo'. Como não o sou, limito-me a dizer que não consigo mesmo perceber o que passa pela cabeça de alguns adeptos ou sócios benfiquistas. E aqui estou a referir-me ao comportamento demonstrado nas últimas semanas em relação ao treinador e à equipa profissional de futebol. Parece que estou a chover no molhado, mas não. Não tenho nenhuma procuração para defender Rui Vitória ou o presidente Luís Filipe Vieira. Só me move o apoio ao Sport Lisboa e Benfica. Por isso, não entendo como se gasta energia a deitar abaixo a nossa equipa enquanto assistimos a um descarado regresso ao passado da corrupção e mentira no futebol português.
Vou ser ainda mais claro. Nas últimas três jornadas, para não recuar ainda mais no tempo, o FC Porto tem sido beneficiado de forma escandalosa nos seus jogos para o campeonato nacional. E o que é que alguns dos apoiantes do SLB fazem? Enchem as redes sociais e as conversas de café com ataques à falta de qualidade do futebol da nossa equipa, ficando praticamente em silêncio em relação à vergonha tradicional azul e branca. Como é que se explica isto? Má-vontade, em parte, mas também é fruto de uma campanha de desinformação e silenciamento levada a cabo pela maioria dos órgãos de comunicação social.
Acordem, por favor. É verdade que a qualidade do nosso futebol pode melhorar, sem dúvida. E temos de ser exigentes, mas não podemos deixar passar em claro a vergonha que está a ser este campeonato."

Ricardo Santos, in O Benfica

Carta aberta ao Pai Natal

"Querido Pai Natal, bem sei que aos 24 anos já não sou nenhuma criança (pelo menos em anos de vida), ainda assim dirijo-me a ti com o mesmo entusiasmo de um garoto. Há alguns palermas que teimam em afirmar que tu não existes. Disparates. Se há tanta gente a crer em dietas milagrosas que prometem queimar 50 Kg em cinco dias, inocentes iludidos pelos preços da Black Friday, ou até quem se fie no VAR, porque raio não posso eu acreditar no Pai Natal? Tive um comportamento exemplar ao longo do ano. Comi a sopa toda, fui amigo dos meus amigos e juro por tudo que nunca deixei a roupa espalhada pelo quarto para a minha mãe arrumar. Bem, é possível que tenha deixado um dia ou outro, mas não mais do que isso.
Enfim, basta de rodeios.
Vou directo ao motivo que me levou a escrever estas palavras. O presente que mais desejo neste ano é ligeiramente diferente daquele que cobicei há 12 meses: já não faço qualquer intenção de ver o Luisão erguer aqueles quatro troféus que te tinha falado. Ao Luisão, podes antes dar umas bolas simpáticas quando ele for representar o Benfica aos sorteios. Olha, como aquelas que costumas dar ao FCP. Desta vez, quem eu gostaria de ver levantar as tais taças seria o Jardel. Pelo modo como o Jardel eleva a filha ao ar, gesto que acompanho com frequência no Instagram, vê-se bem que ele tem treinado para erguer os troféus que forem necessários. As mãos do Jardel parecem mesmo ter o molde perfeito para agarrar taças. Até reparei, por mero acaso, num curioso detalhe: a menina tem um tamanho bastante idêntico ao do caneco da Liga Europa.
Não acredito que seja coincidência."

Pedro Soares, in O Benfica

Jogo grande

"No momento em que esta edição chegar às mãos do estimado leitor, é provável que o Benfica tenha já ultrapassado mais uma eliminatória da Taça de Portugal, tenha vencido o Montalegre, e obtido desse modo a sexta vitória consecutiva desde a malfadada partida de Munique. Talvez até o tenha feito sem sofrer qualquer golo, e a ser assim, terá somado mais de 550 minutos com as balizas invioláveis.
O futebol vive de resultados, e de acordo com essa premissa, poderíamos afirmar que a 'crise' estaria ultrapassada. E talvez esteja mesmo, mas falta ainda a prova suprema. A prova a partir da qual, então sim, poderemos ter a certeza de a nossa equipa estar no caminho certo, no caminho dos títulos. Essa prova espera-nos no domingo.
O jogo com o SC Braga é um clássico do nosso futebol, que se assemelha cada vez mais às partidas com FC Porto e Sporting. Num passado recente já decidiu Campeonatos, Supertaças e até meias-finais europeias.
Acresce que os bracarenses vivem um excelente momento, sonham legitimamente com a conquista do seu primeiro título nacional, e são, na minha opinião, a equipa que melhor futebol tem praticado no país.
Trata-se, pois, um exame extremamente difícil. Uma prova de luxo, que pode permitir a uma das equipas embalar um resto de campeonato em modo triunfante. Estou em crer que o Benfica, jogando em casa, com o Estádio da Luz cheio e um apoio incessante, não desperdiçará a oportunidade de subir na tabela, e marcar posição na luta pelo título. Poderá ser este o pontapé definitivo na 'crise' que vivemos há meses de um mês,e que tanto entusiasmo gerou entre os rivais."

Luís Fialho, in O Benfica

A união

" 'A nossa união é a verdadeira luz'. Esta frase tão simples, preferida pelo presidente do Sport Lisboa e Benfica, no discurso de Natal, na semana passada, diz tudo acerca do momento que estamos a viver. Luís Filipe Vieira deu uma verdadeira lição de liderança e passou uma mensagem de confiança e ambição.
O principal aspecto de uma boa liderança consiste, desde a primeira hora, em exercê-la de maneira que, mais do que conseguir que as pessoas da organização confiem em nós, sejam capazes de confiar em si mesmas e na suas possibilidades de ter êxito. Todos sentimos um orgulho imenso do percurso, nos últimos anos. Um percurso que foi muito exigente, a pôr à prova tudo em todos e cujo balanço é bastante positivo. Conforme frisou e bem o presidente, do ponto de vista patrimonial, os resultados estão à vista. A estratégia traçada surtiu efeito, com a vantagem de sabermos todos qual é o rumo. Luís Filipe Vieira continua a ver a luz, apostando no reforço das nossas infraestruturas, sobretudo com a conclusão da primeira fase de alargamento e expansão do Caixa Futebol Campus, um verdadeiro presente de Natal e Ano Novo. As apostas na formação, na inovação e na valorização dos nossos recursos humanos são para continuar. Sem nunca esquecer o papel de dois dos principais pilares do SL Benfica - as 297 Casas, Filiais e Delegações e a Fundação Benfica. A obra feita no Benfica só foi possível porque a 'fizemos todos e juntos!' Ter uma visão de futuro e actualizá-la dia a dia é um dever de todos nós, sempre com a mesma ambição, procurando 'ver mais longe para ver melhor'."

Pedro Guerra, in O Benfica

A fábrica do Pai Natal

"Neste Natal, por estes dias, o Estádio da Luz mais parecia a fábrica do Pai Natal espalhada pelos diferentes departamentos, que os enchiam de presentes e embrulhos à espera do destino. Cada secretária encontrou um canto vago, e cada pausa de almoço encontrou um tempo mal comido para trocar pela caça às prendas. Mais que isso, cada colaborador encontrou espaço, disponibilidade e recursos para conseguir corresponder aos pedidos de tantas e tantas crianças. É já uma tradição a recolha pela Fundação dos desejos de Natal de crianças de várias instituições residenciais e a sua distribuição, através dos Recursos Humanos, pelos diferentes departamentos do Grupo Benfica. O processo é mais ou menos assim: uma vez chegadas a cada departamento as diferentes listas com desejos de Natal os colaboradores entram em acção para os transformar em realidade, fazem coletas entre os colegas e procuram no mercado para conseguir rentabilizar ao máximo e proporcionar às crianças o melhor possível. Depois seguia-se uma visita por departamento a cada instituição apadrinhada e o contacto almejado com as crianças. Mas este ano fomos mais longe e decidimos oferecer às crianças uma verdadeira Festa de Natal no estádio organizada com a colaboração de todos. A entrega dos presentes foi feita em festa, e as crianças desfrutaram de um ambiente extraordinário que lhes tornou o dia memorável.
É certo que o Natal é, antes de mais, o tempo de família. É ainda mais certo que não lhes podemos dar a família que queriam e mereciam, mas todos em conjunto, como só o Benfica sabe fazer, lhes demos um acolhimento caloroso e genuíno que transformou este dia num dia feliz. E acredito que, sendo a vida feita de recordações, as pequenas coisas nos marcam quando crianças e que, por isso, este dia das suas vidas será recordado muito para além da infância, nalguns casos madrasta. Mais que os brinquedos recebidos, esta recordação positiva e o bem-estar vivido neste dia alegre, vivido pelo meio destas infâncias carentes e sofridas, é o maior valor que lhes poderíamos dar. Por isso, com toda a modéstia, é orgulho a palavra que me vem à cabeça quando penso no sentimento de todos os colaboradores e benfiquistas perante a obra que fazem com a Fundação.
Feliz Natal!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Estranho modelo, estranho pessoal

"Crê-se que a Justiça defenda os justos e os honrados. E não que poupe os desonestos. Acredita-se que a Justiça seja justa, célere e competente. E que não se deixe enredar nos seus próprios engulhos, como a deusa Lilith, feita demónio. Fiamo-nos de que a Justiça cumpra o que os homens lhe determinaram: e não que apenas aprendesse a de defender (sem êxito) dos seus males e cada vez mais, a se deixar esgotar corporativamente em si própria, sem se preocupar em cuidar devidamente daqueles que a pagam e por ela ainda chamam, acreditando, pelo menos, numa razão universal.
Temos confiado em que a Justiça seja sempre exercida de acordo com os rigores da Lei. E até acreditamos na Lei. Mas também sabemos que os legisladores, menos sóbrios e mais prolixos do que a sabedoria recomenda, tradicionalmente se dão, no nosso país, a legislar nos gabinetes, com a mesma loquacidade, que usam em tribunas parlamentares e no espaço público, onde tanta e tanta vez os vemos defender, também corporativamente, o indefensável, o impróprio e indesejável.
Em Portugal, somos mansos. Aceitamos tudo, acreditando sempre. E de tal forma é assim, que todos nós temos visto, com passiva perplexidade, as absurdas reivindicações patrimoniais e as greves dos juízes, assim como as bravatas dos funcionários judiciais; os lamentos, os avisos e as paragens das polícias e dos investigadores; e os protestos e ameaças de procuradores e magistrados do universo do Ministério Público. Todos assistimos incrédulos e pasmados e inquéritos sob sigilo que as televisões reproduzem integralmente; a medidas de coação ridiculamente ineficazes; e constantes fugas, partilhas e violações do chamado segredo de justiça, com alguns órgãos de comunicação privilegiados pelos funcionários públicos, nisso parece, interessados; e a fases de instrução que depois desdizem as 'sentenças' previamente encomendadas à opinião pública. E todos sabemos de julgamentos com dezenas ou centenas de testemunhas que se arrastam por meses e meses, fora os anos depois somados, com as manobras dilatórias que os códigos (também parece que) incentivam. E por fim, ainda ficamos só de boca aberta, perante a infinidade de processos de colarinho branco e de colarinho escuro, em que ex-políticos velhacos e ex-banqueiros bandidos impunemente se passeiam e vangloriam com os atrasos, e com a bandalheira a que, enfim, o sistema (que os não pune) aparenta ter-se reduzido.
Infelizmente, é, de facto, à mercê deste estranho modelo e deste estranho pessoal que todos estamos."

José Nuno Martins, in O Benfica

Taça...

Vamos a Guimarães, em mais um 'sorteio' cozinhado da FPF, nos Quartos-de-final da Taça de Portugal... Em caso de vitória, jogaremos a Meia-final, a duas mãos, com o vencedor do Feirense - Sporting, com o primeiro jogo a ser realizado na Luz...

Guimarães - Benfica
Feirense - Sporting
Aves - Braga
Leixões - Corruptos

Benfica, entre sexta e domingo

"O fim do ano é normalmente uma altura propícia a balanços e Luís Filipe Vieira, a passar pelo momento menos confortável em quinze anos de presidência, deverá avaliar as circunstâncias que levaram o Benfica a estar distante do que devia, no âmbito desportivo, e a viver sob acosso, no campo judicial.
Quanto ao segundo, hoje ficar-se-á, finalmente, a saber se a SAD irá ou não a julgamento no caso e-toupeira. Sendo que a presunção de inocência é um direito inalienável, a decisão da juíza de instrução valerá sobretudo pela percepção que será criada e pelas ondas de choque num espaço mediático que o Benfica domina mal.
Do primeiro, vários considerandos serão válidos, nomeadamente sobre a política de contratações (quem avaliou Ferreyra e Castillo, cujos contratos oneram o clube em 40 milhões de euros e qual a explicação do treinador para não contar com eles? Quem decidiu emprestar Jiménez ao Wolverhampton?); sobre o longo processo de fragilização de Rui Vitória, cozinhado em lume brando pela entrada em cena, sem desmentidos oficiais ou oficiosos, do nome de Jorge Jesus; sobre a medíocre qualidade do futebol que vem a ser praticado; e, ao dia de hoje, sobre a transcendente importância do jogo de domingo, com o SC Braga.
É certo que Rui Vitória pode brandir os seis triunfos consecutivos que obteve desde que ressuscitou para o cargo de treinador do Benfica. Mas ninguém terá dúvidas de que o técnico encarnado vive sob tolerância zero e nunca terá dependido tanto de um só jogo como depende do que acontecer nos noventa minutos do próximo domingo, frente aos arsenalistas."

José Manuel Delgado, in A Bola

Confiança no futuro

"Somos soma de muitas vontades, de muitas convergências e de uma enorme história de conquistas. 
O Natal é um tempo de tradições e de reencontros. É um tempo de confiança nas nossas capacidades e do sentido das nossas acções, individuais e como parte da comunidade.
A Família Benfiquista é hoje um dos maiores acervos de memória, de afectos e de força positiva, presente em Portugal e nos cinco continentes.
Uma Família que foi sempre grande quando se manteve coesa, focada e determinada. Uma Família que já conquistou muito, mas ambiciona ir mais longe.
Ir mais longe com autonomia na gestão, com sustentabilidade das opções e com o sentido de futuro sempre presente.
Valorizamos quase duas décadas de afirmação do Benfica como maior de Portugal e referência global, mas queremos mais.
Mais e melhor formação sustentada num Caixa Futebol Campus cada vez mais reconhecido em Portugal e no Mundo como viveiro de talentos. Em breve, damos mais um passo com a inauguração da primeira fase de alargamento do Caixa Futebol Campus.
Mais e melhor participação nas competições desportivas e nas dinâmicas da sociedade portuguesa. 
Mais e melhores condições de gestão financeira e desportiva para sermos donos do nosso futuro.
Este é um caminho para continuarmos a percorrer em conjunto, como família de uma grande instituição e como parte da mesma comunidade de valores e de destinos, o nosso Sport Lisboa e Benfica.
Desejo a todos os Benfiquistas em Portugal e no mundo um Feliz Natal e um óptimo Ano de 2019, com confiança, força e ambição. Juntos vamos ganhar. Juntos vamos reconquistar.
Com a estima e gratidão do Luís Filipe Vieira
Presidente do Sport Lisboa e Benfica"