Últimas indefectivações

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Caminho difícil... mas com tudo para ganhar !!!


Fenerbahçe 1 - 0 Benfica

Já não estávamos habituados ao sabor da derrota, creio que já ninguém se lembra muito bem do mau jogo que fizemos em Moscovo (principalmente na 1.ª parte)!!! Além da derrota, aconteceu outra raridade: não marcámos golos!!!
As minhas expectativas para este jogo, eram baixas, por várias motivos, portanto o resultado acaba por não surpreender, apesar de preferir ter perdido com um golo marcado, pelo menos!!! Analisar a exibição do Benfica, sem compreender a dificuldade gigantesca, que é manter a equipa concentrada no Campeonato e Liga Europa, é um exercício parvo, canalha se for premeditado...!!! É óbvio, que em condições normais, temos equipa para vencer o Fenerbahçe em qualquer campo, mas neste momento, vivemos um momento excepcional ..!!!
Os Corruptos quando venceram a Liga Europa, na prática sagraram-se Campeões nacionais na 1.ª semana de Março, e foram matematicamente Campeões no início de Abril, tiveram todo o tempo do mundo, para preparar os jogos Europeus. O próprio Fenerbahçe com a derrota no Campeonato na última jornada, ficou 'só' com a Liga Europa, como objectivo...
Hoje, poupámos o Lima, o Enzo, e o Luisão (espero que seja mesmo poupança...), o Nico poupou-se 45 minutos, e até o André Almeida pode ser opção no Funchal, portanto podemos entrar contra o Marítimo com 5 jogadores frescos (ou meio-frescos)... quem achar tudo isto, um exagero, é porque deve ser surdo!!! Toda a conversa sobre os Capelas desta vida, tem um só objectivo: condicionar o jogo dos Barreiros. Se o jogo já seria difícil, depois do jogo com os Lagartos, ficou muito mais difícil...!!!
Analisando o jogo, podemos afirmar que até tivemos alguma fortuna com os postes, mas sofrer um golo, num canto, que não devia ter sido - ainda por cima com um erro individual... -, acaba por ser frustrante... Também podíamos ter marcado - o poste também não ajudou!!! -, mas foi uma exibição que deixou a desejar... ainda falta 90 minutos.

Sim, só estamos no intervalo, dar a volta à eliminatória é perfeitamente possível, mas ao contrário daquilo que vai ser dito, não será nada fácil. Primeiro, nós jogámos na Madeira na Segunda-feira, vamos ter muito pouco tempo de recuperação. Em segundo lugar, o 1-0 é um resultado manhoso, porque se os Turcos marcam, tudo se tornará mais difícil... Essencial será o apoio dos adeptos, só com uma Catedral cheia, a empurrar a equipa para frente, sem mestres do assobio, será possível triunfar...!!!
Durante o dia de hoje, na antevisão do jogo, que foi feita em vários canais, assistimos a mais um desfile de inimputáveis!!! (excepto o António Pedro Vasconcelos) Os mesmos que nos últimos dias têm destilado azia, com o resultado do derby, demonstrando claramente as suas costelas anti-Benfiquistas, foram os escolhidos para dar a sua opinião sobre esta eliminatória. E sem surpresa, a tónica foi na desvalorização do Fenerbahçe!!! Como se viu hoje, os Turcos, têm jogadores muito bons (ainda faltou o extremo esquerdo, que estava castigado), até no banco tinham jogadores titulares, em praticamente qualquer equipa Portuguesa, quase todos Internacionais pelos seus países... A estratégia é conhecida, só estranho que alguns Benfiquistas, deixem-se levar pela conversa!!! Recordo a maneira como o Bayer Leverkusen foi tratado, pelos 'aziados'... se calhar agora depois do 'baile' que os Alemães deram aos Espanhóis  mudem de opinião. Ou talvez não!!! Uma equipa que chega às Meias-finais da Liga Europa, sem derrotas na fase a eliminar, com adversários valorosos, não pode ser fraca, tudo isto não passa de uma tentativa de diminuir os triunfos do Benfica, e de 'castigar' o Benfica em casa de derrota...

Tenho muita, mas mesmo muita, vontade em vencer uma final Europeia, mas neste momento, na vida do Benfica - incluindo todo contexto nacional -, o que realmente interessa, acima de tudo resto - nada mudou, portanto -, é o jogo com o Marítimo, o resto é milho para os pardais...

Telma de Bronze


Depois da desilusão dos Jogos Olímpicos, era importante a Telma conseguir uma medalha nestes Europeus, não só para voltar a ter confiança nas suas capacidades, mas também para mostrar aos 'outros', que não está acabada, e que ainda tem muito para dar ao desporto Português... A final esteve perto, mas a Francesa acabou por ser mais forte, nas Meias-finais...
Em 8 presenças em Europeus, a Telma tem 4 Ouros, 1 Prata, e agora 4 Bronzes... Extraordinário... Parabéns Telma!

Ainda o alargamento

"A nossa Liga é cada vez menos competitiva. Se já assim é com 16 clubes, imagine-se com 18.
Os números são elucidativos. Citando apenas alguns: Benfica e o Porto juntos têm, à 26.ª jornada, mais pontos do que todos os obtidos pelos últimos seis classificados. O actual 5.º classificado (com acesso à Liga Europa) tem metade dos pontos do Benfica (35 versus 70). Este Sporting tem 70 pontos a menos do que, em conjunto, têm o Benfica e o Porto. Das 16 equipas só as primeiras cinco têm mais golos marcados que sofridos. Lima e Cardozo marcaram mais golos do que o total de 10 equipas (incluindo o Sporting). Excluindo o Benfica, Porto, Paços de Ferreira e Braga, todos os outros competidores têm mais derrotas do que vitórias. Para oito delas (incluindo o Sporting) as vitórias não chegam a 1/3 dos resultados obtidos. Em contrapartida o líder Benfica alcança 90% dos pontos possíveis (22 vitórias e 4 empates) e o Porto (também sem derrotas) 85%.
Temos assim uma Liga a dois para encontrar o vencedor (só assim se percebe, aliás, que um clube com 22 vitórias e alguns poucos empates ainda não seja campeão), uma maioritária liguinha de empates para ver quem (não) desce e uma liga intermédia de uns poucos para encontrar um candidato a uma eventual qualificação para a milionária Liga dos Campeões e prémios de consolação para a Liga Europa onde a honra de a atingir é superada pelo prejuízo de a jogar.
E tudo isto com fartura de jogadores de toda a parte e míngua de jogadores portugueses, quase sempre preteridos por um qualquer banal sul.americano. Mas para quem manda, tudo isto não é problema. É feitio."

Bagão Félix, in A Bola

O melhor golo que nunca foi

" «Tive a sorte de poder fazer aquela jogada, que felizmente terminou em golo, porque se não o fosse hoje não estaríamos a falar disso. Mas para mim o mais difícil foi feito por Lima, porque não foi só um golo - foi um grande golo!»
Gaitán
ontem, em conferência de imprensa

Não, não foi apenas modéstia - Gaitán, acertou na mouche, ontem, quando falou da fantástica jogada do Benfica frente ao Sporting que culminou no segundo golo das águias no derby de domingo. Porque se a bola não tem entrado teria sido apenas mais uma boa jogada; assim, foi provavelmente o melhor golo do ano.
E se a bola não tem entrado provavelmente não estaria eu a escrever esta crónica sobre aquela magnífica jogada e sobre o melhor golo que nunca o foi, e no qual não pensava há anos, e que só me assaltou a memória depois das declarações do argentino.
14 de Dezembro de 1996. Qualificação para o Mundial-1998, Portugal-Alemanha, Estádio da Luz. Já não me lembro (tem tanta razão Gaitán...) se estava na bancada ou a ver o jogo pela televisão. Jogo aborrecido. Até que aos 79 minutos (sim, Gaitán, tive de ir à procura do vídeo no youtube) João Pinto arranca com a bola num slalom fabuloso em que finta meia equipa germânica até entrar na área para remate e grande defesa de Kopke (também fui confirmar se ele o guarda-redes...). No mês seguinte, sempre que via esse lance, achava que a bola ia entrar. Era o que a jogada merecia. João Pinto, durante aqueles segundos, foi Maradona contra a Inglaterra (no golo a sério, não aquele com a mão), foi a equipa inteira do Brasil no golo de Carlos Alberto em 1970, foi ele próprio a marcar o 2-2 contra Inglaterra no Euro-2000.
A bola não entrou, Kopke defendeu. Já passaram 17 anos, sim. Mas daqui a 17 anos lembrar-me-ei melhor do golo de Gaitán (perdão, de Lima) contra o Sporting de que me lembro hoje do melhor golo que nunca foi..."

Hugo Vasconcelos, in A Bola

Recordar é viver (III)

O tri inédito do Benfica

"A história desta época do Benfica, conduzida por Jesus, trouxe confiança e orgulho aos seus adeptos, apesar de ainda nada ter ganho. Só não vê quem não quer que a sua equipa tem uma identidade vincada, é organizada, tem sentido estratégico e talento de sobra, independentemente de jogar este ou aquele.
É por qualquer uma destas razões que poucos são aqueles que duvidam da sua resposta afirmativa nos dois próximos jogos – Fenerbahçe e Marítimo –, onde se decidirá, já amanhã, com o primeiro, boa parte da sua presença na final da Liga Europa e, quatro dias depois, frente ao clube da Madeira, sobre se a nossa Liga fica ou não por aqui quanto à atribuição do título.
Semana a semana, o Benfica tem vindo a aumentar as expectativas dos seus adeptos, sendo altura de o plantel corresponder às exigências destes, que, ao fim de mais de 50 anos, querem saber o que é sentir as emoções vividas na década de 60, quando o clube levava o seu bom nome aos quatro cantos do Mundo. Esse exemplo pode ser agora reeditado, reforçado até por um tri inédito – vitórias no campeonato, Taça de Portugal e competição europeia (Liga Europa) na mesma época – e as condições nunca foram tão favoráveis, tornando-se, contudo, indispensável que os jogadores saibam manter a honestidade e a responsabilidade em cada um dos seus actos. Princípios que, sinceramente, não devem ser colocados em causa tanto no desafio com os turcos como no da Madeira, ou não fosse Jesus um treinador competente na mentalização.
O mais certo pois é que o Benfica ultrapasse essas barreiras com sucesso, embora com evidentes dificuldades, apresentando-se a do Marítimo como o último obstáculo na corrida pelo título nacional, uma vez que ninguém acredita que seja possível ao Estoril ou ao Moreirense travarem-lhe o passo. Se assim for – e não se veem razões para que o não seja –, o clube cumprirá uma época excepcional  onde a força da solidariedade associada à vontade ganhadora têm sido fundamentais. Se juntarmos a estes atributos um Jesus trabalhador, que sabe ver o futebol pelos seus próprios olhos, fica encontrada a razão de o Benfica ter vindo a ganhar nos últimos meses.
É também por aqui que deve ser justificada a continuidade do treinador no próximo projecto de Vieira, pois se houve vontade em mantê-lo quando o Benfica perdia, então haverá muito mais caso o clube vença como tudo indica que sucederá. Mas mesmo que o Benfica não ganhe nada, o que é improvável, Vieira só fará bem em renovar-lhe o contrato, pois começar do zero seria um atraso de vida, para além de que o Benfica é a cara chapada do seu treinador. Inclusive quando não reconhece favores da arbitragem."

Força Benfica!

"Hoje o Benfica vai possivelmente disputar o jogo mais difícil de toda a época. Não será apenas o ambiente infernal que se espera no estádio na Turquia, é a qualidade e a força do Fenerbahçe, aditivada por um chorudo prémio de jogo (3,8 milhões de euros para a equipa em caso de qualificação para a final!), que pretende amedrontar a equipa portuguesa. O Benfica, este ano, ainda não teve medo de ninguém. Esperemos que não comece hoje.
É o prestígio de Portugal que também está hoje em jogo. Há adeptos tão fervorosos do seu clube que serão sempre contra o rival, mas hoje devemos todos torcer pelo Benfica, da mesma maneira que há um ano devíamos todos torcer pelo Sporting e que amanhã devemos todos torcer pelo Porto ou pelo Braga nas competições europeias. Hoje, mais do que nunca, a reputação internacional de Portugal anda nas lonas e de cada vez que um clube ergue mais alto a nossa bandeira há um resgate de orgulho no país. Para mais, até em termos económicos essas vitórias são boas: trazem capitais do exterior, pelos prémios recebidos e pela venda de jogadores, que pelas vitórias se valorizam.
O Benfica tem fortes probabilidades de cumprir uma época histórica. A vitória no fim de semana passado contra o Sporting – que foi indiscutivelmente prejudicado por uma arbitragem que, se não quis fazer o favor, foi pelo menos muito incompetente –, lançou o Benfica para a conquista do campeonato. Na Europa, contra as expectativas de muitos, a equipa mostrou uma resistência assinalável. O Benfica está a jogar bem e tem merecido a sorte.
Assim seja hoje. Que os “póqueres” dos dois últimos dias na Champions não inspirem a equipa da casa nem inibam a equipa visitante. Este Benfica merece ir à final da Liga Europa. Este Portugal também."