Últimas indefectivações

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Na decisão...

Benfica 87 - 59 AEK Larnarca
24-15, 23-16, 15-18, 25-10

Estamos na 'final', no jogo decisivo que vai decidir o nosso futuro Europeu esta época! E será com o Norrkoping, e não o Bakken Bears, como eu esperava!!!

Vitória relativamente fácil, os Cipriotas deram mais luta, do que os Georgianos, o Benfica manteve uma vantagem entre 10 e 15 pontos, durante muito tempo, só na recta final, conseguimos cavar uma diferença maior...

A equipa parece-me muito concentrada, e com uma excelente atitude defensiva. Creio que todos os jogadores, querem mesmo jogar a Champions!!! Até a gastroenterite, que afetou a equipa nos últimos dias, não impediu a caminhada vitoriosa...

Não conheço os Suecos, mas será um jogo bastante diferente seguramente, com um grau de dificuldade maior...

Vitória...

Avanca 23 - 38 Benfica
12-20

Em jornada 'trocada' que devia ter sido jogada na Luz, vitória tranquila... talvez, a mais 'tranquila' da época!

Lusitânia


Realizou-se esta tarde o Sorteio da Taça de Portugal. Nesta eliminatória as equipas da I Liga, jogam sempre fora de casa, e mais uma vez, o Benfica acabou por ter uma 'fava' logística!
Se desportivamente, defrontar uma equipa do Campeonato de Portugal, permite a rotação do plantel, a viagem à Terceira, vai exigir uma viagem na véspera e com as televisões a escolherem a hora do encontro, muito provavelmente o regresso a Lisboa será feito no dia seguinte ao jogo (prevejo Sexta-feira, como o dia provável para o jogo)... Em condições normais, alguns dos titulares mais utilizados seriam poupados, mas alguns poderiam ir para o banco, assim com esta eliminatória encaixada entre os compromissos das Seleções e a Champions, é de prever que vários jogadores internacionais não façam a viagem aos Açores (os Argentinos, quase de certeza...)!

Ambição europeia


"O tema em destaque nesta edição da BNews é o compromisso europeu do basquetebol benfiquista agendado para hoje, englobado na ronda de qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões, na qual os encarnados querem repetir a presença inédita da temporada passada.

1. Lutar pelo apuramento
O Benfica disputa hoje, às 19h00, a meia-final da ronda de qualificação para a Basketball Champions League, realizada na Turquia. O adversário é o AEK Larnaca, campeão cipriota em título. Nos quartos de final o Benfica bateu o TSU Tbilisi, campeão georgiano, por 122-62.
Norberto Alves revela alguns dos fatores-chave para a obtenção de uma vitória: "Temos de ser um pouco iguais ao que fomos no último encontro, ser coletivos, ter muito caráter, o que, neste momento, é decisivo. Os aspetos mentais de concentração e de controlo das emoções vão ser essenciais neste jogo."

2. Contributo importante
Catarina Amado, Carole Costa (autora de dois golos), Francisca Nazareth e Andreia Norton participaram na vitória portuguesa, por 3-2, frente à Noruega na Liga das Nações.

3. Iniciativa importante
As futebolistas do Benfica Jéssica Silva, Valéria Cantuário e Daniela Silva estiveram no IPO Lisboa para proporcionarem um sorriso a quem mais precisa.

4. Ambição permanente
Pol Manrubia, em entrevista à BTV, revela o estado de espírito da equipa benfiquista de hóquei em patins, recém-vencedora da Elite Cup e da Supertaça: "Queremos ganhar mais!"

5. Agenda desportiva
Fique a par de todos os jogos e resultados do Benfica até 1 de outubro. Além do desafio de basquetebol, hoje há partida de andebol no reduto do AA Avanca (21h00). Ontem houve dois desafios do futebol formação (1-1 com o Sporting nos Sub-17; derrota, por 3-1, na visita ao Mafra nos Sub-23).

6. Ação de formação
Cerca de 100 elementos do departamento de prospeção estiveram reunidos no Benfica Campus para uma ação de formação.

7. Futuros atletas
O atletismo do Benfica realiza, nos dias 8 e 29 de outubro, treinos de captação para jovens nascidos entre 2008 e 2012.

8. Profundo pesar
Pedro Fiúza, antigo capitão de equipa de voleibol o Benfica, faleceu aos 42 anos."

Profundo pesar por Pedro Fiúza


"Antigo jogador e capitão de voleibol do Sport Lisboa e Benfica faleceu aos 42 anos.

O Sport Lisboa e Benfica expressa o seu profundo pesar pelo falecimento do seu antigo jogador e capitão de voleibol, Pedro Fiúza, nesta terça-feira, dia 26 de setembro, aos 42 anos.
Com um trajeto de Formação no Clube, Pedro Fiúza assumiu o papel de capitão dos seniores com apenas 21 anos. Foram 12 anos no escalão principal (2000 a 2012), no qual o voleibol do SL Benfica conquistou 1 Campeonato Nacional, 5 Taças de Portugal, 2 Supertaças e 2 Taças AVL.
Pedro Fiúza foi ainda internacional A por Portugal.
Era um apaixonado por fotografia e os primeiros passos nessa área foram dados no nosso Clube, ainda como atleta, prosseguindo com essa paixão após ter terminado a sua carreira desportiva.
À família e amigos de Pedro Fiúza, o Sport Lisboa e Benfica endereça as mais sentidas condolências."

5 minutos: Diário...

Falar Benfica #132

A Verdade do Tadeia #2024/38 - A certificação e a defesa do Benfica

Águia: Diário...

Terceiro Anel: Diário...

Ao que isto chegou!


"QUEREM FAZER DE UMA ESCOLHA DE LUXO UM PROBLEMA COMPLICADO... 
.. e passaram a semana a discutir este assunto nas bases mais absurdas. Mas que treinador não quer ter dois jogadores extraordinários para escolher um deles? Ou optar pela inclusão dos dois fazendo adaptações táticas se necessário? Qualquer que seja a opção de Schmidt, o Benfica ficará bem servido. Alguma dúvida?
Perguntem lá ao Sérgio Conceição se ele não queria ter o Neres e o Di María à disposição para a Luz.
NUNCA MAIS É SEXTA-FEIRA!"

O tempo de jogo


"A compensação promete criar debate. É normal, sempre que alguma coisa muda

Confesso que não tenho ainda opinião definitivamente formada sobre uma matéria que promete ainda bastante debate. Em tese, parece fazer todo o sentido o aumento generalizado de tempo de compensação nos jogos de futebol. A propósito, creio que vale a pensa insistir que não se trata de tempo de descontos (não se está a descontar tempo ao tempo de jogo), mas sim de tempo de compensação (acrescenta-se tempo ao jogo como forma de compensar o tempo alegadamente perdido).
Em tese, sublinho, creio que faz todo o sentido aumentar, pois, o tempo de compensação como forma de dar resposta aos profissionais (em particular treinadores) que, justamente, se queixavam do pouco tempo útil de jogo e do tempo voluntariamente perdido por algumas equipas como meio de ganhar vantagem sobre adversários teoricamente mais fortes. Em tese, portanto, partilho da opinião dos que defendem que o jogo não pode ser demasiado curto nem o espetáculo demasiadamente prejudicado quanto ao tempo para não defraudar quem paga o bilhete.
Na prática, porém, admito ainda algum debate sobre o tema, porque me pergunto, igualmente, se fará sentido, em condições relativamente normais, prolongar um jogo de futebol muito para lá dos 90 minutos regulamentares, e quando digo muito para lá, refiro-me, à luz do normal bom senso, a excessivamente para lá dos 90 minutos. Até Pep Guardiola já veio criticar o que lhe parece um «abuso» no tempo de compensação que passou a ser dado por recomendação, note-se, do próprio International Football Association Board (IFAB), a entidade que dita as leis no futebol mundial.
Mas, no fundo, parece uma daquelas situações em que se é preso por ter cão e preso por não ter. Quando o tempo de compensação era, geralmente, de meia dúzia de minutos ou menos, ouviam-se os treinadores das equipas mais fortes afirmar-se contra o baixo tempo útil de jogo.
Já fazia parte da estratégia de jogo de algumas equipas, sempre que se apanhavam em situações de vantagem (a ganhar ou, pelo menos, a empatar), começarem a perder tempo. Quedas súbitas, guarda-redes a deixar-se ficar no chão, simulações de dores musculares, demoras nas reposições da bola.
Por causa disso, o IFAB resolveu dar indicação para que os árbitros passassem a ter muito mais cuidado no tempo real de compensação e a medida pareceu bem acolhida. Até se ver, no caso de Portugal, compensações de 18 minutos (no Boavista-Benfica), 19 (no Casa Pia-Sporting) ou quase 25 (no FC Porto-Arouca). Soou o alarme.
Volto ao início para sublinhar a ideia de não ter, ainda, uma opinião definitiva sobre o assunto. Parece-me claramente positivo que se compense melhor o tempo perdido. Mas pergunto: faria sentido um limite? Quinze minutos, por exemplo, seria razoável, caso não se verificassem excecionais situações de interrupção do jogo? Deitemos todas as cartas na mesa: o tempo de compensação é um problema para quem está a defender um resultado e uma forte vitamina para quem ainda procura ganhar ou, no mínimo, não perder. Para uns, serão mais 15 minutos de sofrimento; para outros, mais 15 minutos de ânimo.
Contra mim escrevo: o que queremos afinal? O que quer Pep Guardiola? Mais jogo ou mais estratégia e tempo perdido? Creio percebê-lo: geralmente não precisa de tempo extra para ver a sua equipa resolver os jogos, e defende, por agora, que os seus puros-sangues não deviam ser submetidos a mais de 100 minutos por jogo. Reagirá Pep da mesma forma quando numa final da Champions (para exagerar o impacto) um dos seus jogadores conseguir o golo da vitória aos 90+15’?...

PS: Creio que o Sporting não era líder da Liga desde a época do título (2020/21). Ainda é muito cedo, mas creio que deve marcar-se a ideia de o melhor futebol do Sporting (como o da 1.ª parte do jogo com o Rio Ave) ser, ao mesmo tempo, o futebol que melhor se joga de momento em Portugal. Um bom líder, portanto!"

3x4x3...


Segunda Bola


RND - 45 minutos...

Betano: Pre-Bet - S02E09 - Antevisão ao Clássico, Dupla Neres + Di María, André Franco novo Otávio e Edwards a crescer

Mata Mata #9 - Nuno Matos...

Fora de jogo: 90+3 #7

105x68, excerto...

Canto Curto #51 - 6.ª jornada...

Mouros!!!

Descubra as diferenças...


"A nossa página foi ontem invadida por milhares de adeptos do Calor da Noite e da Banca Clube de Portugal, fazendo-se passar por "Benfiquistas", para justificar a ausência de similaridade de lances no Benfica-Salzburgo, apitado por um Turco mais corrompido que o Donato Ramos na final da Supertaça 1994/1995, e o lance de Morato em Portimão.
Os lances são, como se pode ver para qualquer ser humano que não seja cego, tirados a fotocópia. Uma única diferença, Morato tem o corpo virado para a direita, o jogador do Salzburgo tem o corpo virado para a esquerda. O braço do jogador do Salzburgo está tão colado ao corpo como a verdade desportiva está colada à Liga Batatoon!
A desonestidade das pessoas é coisa que não nos surpreende. Lidamos com ela todos os dias, principalmente porque seguimos de perto toda a actividade desportiva há mais de 40 anos. Por isso, podem continuar porque sabemos de que massa vocês são feitos.
Aos Duarte Gomes desta vida, um bocadinho de vergonha na cara não vos fazia mal, mas também já percebemos que honra e dignidade é coisa que nunca vos vai assistir. É com essa consciência pesada de criminosos que vão viver até ao fim das vossas vidas. Com mais ou menos pilim nos bolsos que vos andam a meter, mas desprovidos da maior riqueza que temos na vida: a honestidade.
A nossa maior mágoa continua a ser não termos à frente do nosso clube quem desmascare de uma vez por todas este sistema corrupto da ponta do dedo mindinho do pé de Pinto da Costa à última ponta do cabelo de vaca lambida de Proença. Um sistema que vai voltar a cagar Artur Soares Dias para mais um Benfica-Putedo, sem qualquer tipo de reacção do nosso clube, e achando normal que nos últimos 5 anos, Soares Dias apite 4 vezes na Luz um Benfica-Calor da Noite, com ZERO vitórias do Benfica. Quatro vezes em cinco anos. Já faz parte da mobília do "Salão de Festas"! Quando o DJ residente contratado para a festa é sempre o mesmo e nosso amigo, é fácil meter a música a tocar que queremos no "Salão de Festas" de outras pessoas. Sim, já estamos a contar com Sexta-feira, porque quem pensar que o Benfica consegue ganhar um jogo ao Calor da Noite com Soares Dias a apitar que peça à família para o internar no Júlio de Matos.
Que siga a festa da mentira na Liga Batatoon! Mente o árbitro, mente o dirigente, mente o treinador, mente o paineleiro, mente o especialista de arbitragem, mente quem o sistema quiser!"

Portugal dos pequeninos!! Só os pequeninos é que são condenados...

Vergonha...


"Uma vergonha o julgamento do Cashball. Funcionários em funções tentaram corromper atletas e clubes para beneficiarem o Sporting, e saem todos impunes. Eis a podridão que impera na justiça e desporto nacional!
VERGONHA!"

A ex-mulher também teve azar com ele, calhou-lhe um malandro que agride mulheres.

O processo para avaliar foras de jogo através das linhas tecnológicas


"No Sporting-Rio Ave da 6.ª jornada, golo anulado aos vila-condenses (6 cm) deu que falar. O nosso especialista em arbitragem explica o processo das linhas tecnológicas

Como é realizado o processo para avaliar foras de jogo através das linhas tecnológicas?
Tendo em conta o que se ouve e lê por aí, as dúvidas parecem ser muitas. A verdade é que nunca houve até à data uma explicação oficial sobre como funciona um sistema que decide algo tão importante para a verdade desportiva num jogo de futebol.
Vamos então ao esclarecimento:
1 — O lance de fora de jogo passível de revisão (por exemplo, de validação ou anulação de um golo) é identificado pela equipa de vídeoarbitragem;
2 — O AVAR, geralmente é um árbitro assistente que assume essa função, indica a um dos operadores de imagem que está em sala (somos das poucas ligas que tem dois em permanência) onde deve colocar os três pontos que permitirão avaliar a legalidade da jogada.

Que pontos são esses e qual a ordem da sua colocação?
São os que servirão de referência visual à criação automática da linha de fora de jogo que todos vemos na transmissão televisiva.
Um dos técnicos (geralmente o que aparece à esquerda do ecrã no processo de revisão) tem apenas essa função, a de ampliar a imagem e fixar cada um deles, recorrendo a uma espécie de mira, para que nada falhe.

Quanto à ordem da colocação
A. O primeiro é fixado no frame correspondente ao início do toque na bola (o que corresponde ao último passe);
B. O segundo é posto na parte mais adiantada do corpo do avançado em questão (sem contar com os braços, naturalmente);
C. O terceiro na parte mais adiantada do corpo do defesa em questão (de novo, sem contar com os braços).
3 — Este processo é repetido pelo menos duas vezes, com câmaras distintas: uma é a que está colocada no enfiamento do fora de jogo, a outra é a master, ou seja, a principal, que acompanha todo o jogo.
4 — Da triangulação dessa informação nasce automaticamente a linha tecnológica do fora de jogo. Nessa não há nunca intervenção humana.

Quando a linha aparenta estar torta ou a cortar jogadores ao meio, é mesmo uma questão de aparência, porque o processo é sempre realizado pela ferramenta, que a fixa ao nível do solo/relvado.
A haver falha será na eventual colocação manual daqueles três pontos. Às vezes, basta um só frame mais à esquerda do ombro ou à direita da cabeça para gerar erro no número de centímetros apresentados, ou seja, na própria decisão de validar ou anular lance relevante. Mas, apesar de todos os cuidados em sala e das duplas verificações geralmente feitas quando as distâncias são curtas, isto é algo que ninguém consegue contornar neste sistema.
O fora de jogo semiautomático que vimos no Mundial do Catar é mais evoluído e quase infalível, mas custa muitos milhões de euros e exige uma logística superior, nomeadamente estádios que permitam fixar câmaras especiais no topo/teto. Por cá são ainda poucos os que permitem essa inovação."

Esclarecimento


"1 – O Sport Lisboa e Benfica tomou conhecimento de irregularidades praticadas na secção de andebol profissional.
2 – Após tomada de conhecimento dessas irregularidades, o Sport Lisboa e Benfica decidiu instaurar processos de inquérito a dois funcionários do Clube e dispensou outros dois elementos que prestavam serviços à secção.
3 – É falso que exista qualquer saco azul no Sport Lisboa e Benfica e, como tal, é falso que exista um saco azul com a intenção de financiar um pretenso esquema paralelo de pagamentos.
4 – Atendendo aos processos em curso e para proteger os direitos de todos os envolvidos, o Sport Lisboa e Benfica não fará mais comentários sobre o assunto."