Últimas indefectivações

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Vermelhão: Merecíamos mais...

Chelsea 1 - 0 Benfica


Vitórias morais não existem, agora fizemos talvez o melhor jogo da era-Mourinho, e não creio que tenha sido a motivação extra da Champions, penso que é claro desde do início da temporada, que o Benfica está mais confortável, quando não tem a iniciativa das partidas, e que gosta mais de jogar com linhas mais baixas... Sendo que agora, temos o Lukebakio! O belga faz a diferença nas transições ofensivas... Faltou definição e eficácia na concretização...

O nosso ataque posicional tem sido mau, hoje jogando em transições rápidas, criámos mais oportunidades, do que nos jogos onde temos quase 80% da posse de bola!!! O Chelsea também não está num bom momento, acho que ambas as equipas estão a sofrer as consequências do Mundial de Clubes no Verão, com lesões e a forma física, mas o Chelsea tem um plantel mais vasto...

Jogámos mais na expectativa na 1.ª parte, mas com 0-0, criámos as melhores oportunidades... o Chelsea em algumas jogadas individuais, e numa bola parada criou perigo, mas o auto-golo do Ríos, chegou do nada!!! O empate ao intervalo seria o resultado mais justo...

Na 2.ª parte, tentámos defender mais alto, conseguimos ter mais bola, e voltámos a criar perigo, com o Trubin a fazer um jogo sem qualquer defesa complicada! Mas voltámos a não marcar, desta vez, com demasiada cerimónia no momento do remate!!!

Na parte final, o cansaço sentiu-se... e o nosso banco, neste momento, é limitado... Mesmo assim, se o João Pedro tivesse sido expulso, 20 minutos mais cedo, como devia ter sido, a recta final poderia ter tido outro resultado!!!

Num jogo onde ninguém se destacou de forma clara, destaco dois opções que não resultaram:
- Sudakov na esquerda, não resultou...
- creio que o Ivanovic teria sido melhor opção inicial, o Pavlidis neste tipo de jogos, com Centrais muito físicos, tem muitas dificuldades!

Pena que o zelo na expulsão do Tino em Istambul hoje não tenha existido!


Agora, no Domingo mais um jogo 'decisivo'! E será decisivo de várias formas, especialmente na cabeça dos adeptos e dos jogadores! Vamos ter 3 semanas sem Campeonato, e ainda a 1.ª volta das Eleições, com uma deslocação armadilhada a Chaves para a Taça, e mais uma deslocação a uma complicadíssima visita a Newcastle, uma equipa fisicamente muito agressiva, pelo meio!!!

Nas quatro linhas, vamos defrontar uma equipa manhosa e muito perigosa nas transições rápidas ofensivas, e nas bolas paradas, que vive uma momento de grande exaltação, e que tem consciência que defensivamente é completamente impune disciplinarmente! Eles vão jogar na Quinta, para a Liga Europa, com um fraco Estrela Vermelha, prevejo que até se vão poupar... A grande questão estratégica, será o comportamento na pressão dos Corruptos! Prevejo, uma entrada muito forte e se o Benfica conseguir aguentar os primeiros 15 minutos, vão recuar as Linhas, deixar o Benfica ter bola, para nos apanharem desprevenidos... É preciso, muita vontade, mas também muita cabecinha!!!

Resultado mentiroso...

Chelsea 5 - 2 Benfica


Resultado muito mentiroso mesmo... nem sequer foi o caso da goleada ser exagerada, o Benfica podia mesmo ter vencido este jogo!!!

O Chelsea, marcou os dois primeiros golos de penalty... sendo que o 1.º não existiu! E quando já em desvantagem, arriscámos atrás do empate (pelo menos!), acabámos por ser traídos, por alguns erros individuais fatais... e vários golos desperdiçados pelos nossos atacantes!

O calendário não é fácil, vamos defrontar várias boas Academias, temos que ser eficazes no Seixal...

3x4x3


Segunda Bola...



No Princípio Era a Bola - Depois da Feira das Colheitas, uma exibição completíssima do FC Porto - e o exagero de Rui Borges

Jogo Pelo Jogo - S03E08 - Cláudio França

Pre-Bet Show #151 - TEMOS CLÁSSICO BETANO ENTRE FC PORTO🔵 X BENFICA🔴!

A AG de sábado foi uma vergonha!


"O PASSA-CULPAS DE ONTEM TAMBÉM

1. O que se passou na Assembleia Geral de sábado foi vergonhoso. Uns mal, outros pior, ninguém saiu bem na fotografia, mas quem saiu pior foi o Benfica, que assim alimentou, pelos piores motivos, as audiências do tabloidismo televisivo - para nossa vergonha e gáudio dos nossos adversários.

2. Quando se esperava que o sentido de responsabilidade e o Benfiquismo dos candidatos os chamassem à razão, os fizessem "cair na real", assistimos ontem a uma correria pelas televisões, com cada um a tentar sacudir a água do capote, num degradante espetáculo de passa-culpas no qual saiu a perder o Benfica e a ganhar as audiências do tabloidismo televisivo - para nossa vergonha e gáudio dos nossos adversários.

3. Pede-se, ou melhor, exige-se a todos os candidatos às eleições do próximo dia 25 que se comportem à altura da grandeza do Benfica e levem os seus seguidores a fazer o mesmo. E isto só se consegue se colocarem os interesses do clube acima dos seus interesses eleitorais de circunstância.

4. Se não sabem, deviam saber que a única Assembleia Geral onde se conquista o poder é a Assembleia Geral eleitoral. Nas outras, seria bom se os assuntos para que são convocadas dominassem as atenções e as intervenções em vez das inconsequentes disputas políticas a que todos tristemente assistimos.

5. Os Benfiquistas, todos os Benfiquistas e não apenas a minoria que vai às Assembleias Gerais - eu também estive lá -, saberão escolher, no tempo que decorrerá até às eleições, quem melhor der provas de sentido de estado, de sentido de responsabilidade, de sentido do que é a representação do verdadeiro Benfiquismo. Não está fácil.
VIVA O BENFICA!"

Declaração...


"Observando o que se passou na nossa assembleia, o que se assistiu nada mais é que um sinal dos tempos, a juventude não gosta de ouvir.
Foram criados com acesso a botões de bloquear e restringir, quer seja no X, quer no Facebook quer em qualquer outra rede social, isso permite viverem nos seus próprios guetos ideológicos, reféns da informação que o algoritmo lhes envia além daquela que lhes é enviada em looping pelos seus mentores.
Compararam com o que se passou na ONU, e é exatamente isso, mais um sinal dos tempos, se bem que na ONU a saída da sala foi feita de forma relativamente ordeira e quem ficou pode ouvir e ver de forma ordeira o que era dito.
Eu sei que é difícil lidar com o que vem do outro lado, eu ao contrário de muitos sou Vieirista assumido, não tenho problema de o dizer.
Porque ser vieirista é reconhecer o trabalho feito, a recuperação financeira, a recuperação futebolística, a recuperação da reputação do clube que em apenas 5 anos conseguiram mais uma vez destruir.
Agora também não sou ingénuo, achar que ele fez tudo bem? Claro que não o fez, se nem os atuais opositores, como vamos assistindo, ainda em campanha não conseguem fazer tudo bem quanto mais quem tem de tomar decisões por todos nós.
No entanto, isso não me impede de pensar de forma livre, de olhar para todos de forma igual de ouvir e ler o que vem de outros lados.
Nunca recorri ao insulto, as ameaças nem a nada desse género, só palavras, mal escritas por vezes mas ditas nas horas certas. Isso para muitos é uma ofensa porque, por estarem tão perdidos nas suas bolhas ideológicas não conseguem ver nem a frente nem reconhecer o passado.
Mesmo sendo Vieirista, sei que o seu tempo passou, acabou, não deveria ter vindo a jogo. Deveria ter resolvido tudo em tribunal e depois sim, poderia vir a jogo com o mínimo de legitimidade, além de que o ego tem sido mais forte do que aquilo que deveria ser.
De resto fico chocado, num universo de 400 mil sócios, não sabendo os dados mas garantidamente com um universo grande de pessoas que cumprem os requisitos para serem candidatos o melhor que conseguimos produzir são os 6 que se apresentam a jogo????
Há benfiquistas que têm de sair de cima do muro e precisam de se chegar à frente, tenho pena que Mayer não esteja minimamente preparado para isto…parecia ter o melhor perfil para unificar o clube, mas Manteigas por exemplo foi uma meia desilusão, já sabia que se tinha juntado a quem não devia, mas a sede de poder é tanta que deu a mão a todos sem pensar nas consequências, ontem, como advogado que é, andou com rodeios e mais rodeios para não se assumir como co-responsável do que sucedeu na AG
“Determinado grupo veio falar comigo para sair da AG, era algo orgânico (orgânico dos grupos de Whatsapp/reddit/X onde ele e os seus séquitos estão), e como conheço toda a gente fui questionar se queriam sair…” Então mas não pensas pela tua cabeça?
Estás refém de quem te apoia? Onde está a personalidade?
Dizia não, não saio. Os outros candidatos estão ali vão lá vocês propor tal coisa.
Era assim tão difícil???
Enfim…
De Noronha Lopes nem falo, representa o pior de todos nós. Não merece a atenção porque não me esqueço de tudo aquilo que a sua máquina de campanha fez em 2020 que me levou a estar sossegado a almoçar em família e de um minuto para o outro estava a ser bombardeado por ameaças telefónicas, por mensagem e até se deram ao trabalho de interagir com a minha entidade patronal.
É isto que querem no clube?
Inquisição? Intimidação? Perseguição?
Eu não.
Rui Costa, é bom homem, benfiquista, agora percebo porque o apelidam de “banana”, porque não sabe liderar. Dentro de campo é tudo mais fácil, eu percebo, neste submundo do futebol a coisa é diferente.
É um mundo de interesses obscuros, onde circulam milhões de euros, não peçam para andar por ali pessoas com escrúpulos…não sejam românticos que a vida real não é o FM…o Rui falhou nestes 4 anos, falhou por não saber ser fiel às suas convicções, não tomar decisões que não fossem ao encontro dos desejos da turba…foi comido de cebolada nos estatutos ao não avaliar linha a linha o que ali estava a ser escrito e gravado na pedra, sim os sócios são soberanos na decisão dos mesmos…mas como vamos vendo amiúde muita coisa ficou mal arquitetada…daqui a 10 anos isso resolve-se até lá há que viver com os mesmos.
Não é por acaso que irei votar em branco, não me revejo nisto.
Não me revejo neste Benfica em que os egos se sobrepõem ao nosso lema “E Pluribus Unum”.
Isto porque sei que se Rui Costa ganhar a guerra continuará, se Noronha ganhar quem está do outro lado da trincheira também se irá extremar, e é isto…um clube desunido para gáudio dos rivais!
Francisco J. Marques, Nuno Saraiva e Bruno de Carvalho deveriam ter estátuas à porta dos seus estádios, foram os grandes obreiros disto, junto com os seus seguidores e junto com quem lhes deu espaço para desenvolverem as suas teorias loucas. A eles junto aqueles que acusam sem nunca apresentarem uma prova sequer, aqui os Benfiquistas sabem de quem estou a falar!
Saudações benfiquistas que o texto já vai demasiado longo!"

Alguns ficaram de fora...

Locais de voto, fora de Portugal...

Convocatória...

Terceiro Anel: Antevisão - Chelsea...

Entrevista: Ivo Casas...

Terceiro Anel: Diário...

Zero: Tema do Dia - Quatro ideias sobre o domínio do dragão

Observador: Três Toques - Mjällby, o clube que se prepara para viver um sonho

Observador: E o Campeão é... - FC Porto 25/26. Há colheita melhor que esta?

Noite de Champions


"O Benfica visita o Chelsea às 20h00. Este é o tema em destaque na BNews.

1. Apontar à vitória
José Mourinho sublinha: "Temos de ir à caça dos pontos." O treinador do Benfica refere que "o objetivo sob o ponto de vista emocional e sobre o aproach tático é o de tentar ganhar o jogo."

2. Focados em ganhar
Lukebakio assevera: "Estamos aqui para dar tudo e procurar conseguir os 3 pontos."

3. Bastidores
A preparação para mais uma noite de Champions.

4. Informações para os adeptos
À atenção dos Benfiquistas em apoio à equipa em Stamford Bridge.

5. UEFA Youth League
Chelsea e Benfica também se defrontam nesta competição. O jogo é às 15h00 no centro de treinos do Chelsea, em Cobham (Surrey).

6. Triunfo em Ferreira do Zêzere
O Benfica venceu por 2-6 em mais uma jornada do Campeonato Nacional de futsal.

7. De volta
Pauleta, capitã da equipa feminina de futebol do Benfica, regressou à competição após paragem prolongada devido a lesão.

8. Conquista da Elite Cup
Veja como foi o triunfo benfiquista no primeiro troféu da temporada do hóquei em patins nacional.

9. Parceria reforçada
Benfica e Major Group prolongam a parceria.

10. Comunicado
Leia o comunicado oficial da Mesa da Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica sobre as próximas eleições do Clube."

Terceiro Anel: Rui Costa em Londres...

DAZN: Premier League - J6 - Golos...

A diferença toda


"1. No último sábado foi o Benfica jogar com o Aves, e, verdade seja dita, a melhor oportunidade de golo da 1.ª parte surgiu aos 39 minutos e teve a assinatura de um jogador adversário, Tomané, que rematou com perigo à baliza de Trubin tendo a bola batido na base do poste. Como dizia um antigo jornalista de A Bola, Aurélio Márcio, “os postes e as traves também fazem parte do jogo e, se estão lá, é para alguma coisa”.

2. O Benfica, que tinha entrado precipitado, tal era a vontade de agradar ao seu novo treinador, acabaria por marcar já no tempo de compensação e foi para o descanso a vencer por 0-1. Este golo precioso de Sudakov, um artista de grande calibre pelo que se tem visto, nasceu da vontade de Pavlidis de ganhar uma bola na área, e depois nasceu da vontade de Sudakov, que, à segunda tentativa de remate, viu a bola entrar disparada na baliza dos donos da casa.

3. Depois do jogo com o Aves já houve o jogo com o Rio Ave, mas, porque foi muito importante o momento deste primeiro golo da era Mourinho atrevo-me a conceder-lhe um bocadinho mais de espaço. Já todos vimos e revimos e lemos e voltámos a ler o que José Mourinho disse aos jogadores do Benfica no intervalo do Aves-Benfica.

4. Nenhum de nós poderá assegurar que Mourinho diria exatamente as mesmas coisas que disse se a 1.ª parte tivesse acabado com o 0-0 que prevaleceu até aos 45’+3’. Marcar um golo faz muita diferença. E a vontade de marcar um golo faz a diferença toda.

5. Até ao final do mês de setembro, o calendário apresenta-nos dois compromissos. Dia 26, sexta- -feira, Benfica-Gil Vicente; dia 30, terça-feira, Chelsea-Benfica. São “coisas” diferentes, mas de capital importância. Na frente interna, o Benfica não pode perder mais pontos em casa para o Campeonato Nacional. Na frente externa, como disse o seu novo treinador, o Benfica terá de ir buscar algures os 3 pontos que perdeu com o Qarabag. Que o “algures” seja já em Londres.

6. Voltemos ao jogo com o Aves. Impressionante a presença de jornalistas estrangeiros para acompanhar Mourinho no seu regresso ao Benfica e a Portugal. José Mourinho, como ele próprio sabe muito bem, não é maior do que o Benfica. Mas é muito maior do que o futebol português.

7. Bruno Lage sai do Benfica com uma Supertaça e uma Taça da Liga no período de um ano. Houve quem tenha feita melhor, houve quem tenha feito pior, bastante pior. Deixou ainda a equipa qualificada para a Liga dos Campeões. Houve quem tenha feito igual, houve quem não tenha lá chegado. Obrigada, Bruno Lage."

Leonor Pinhão, in O Benfica

Uma viagem ao outro lado do mundo


"EM AGOSTO DE 1975, O BENFICA PARTIU EM DIGRESSÃO À AUSTRÁLIA, ONDE REALIZOU QUATRO JOGOS DOS QUAIS SAIU INVICTO

O verão de 1975 foi agitado para o Benfica, pois durante o mês de agosto a equipa percorreu vários países. Depois de um jogo particular na Alemanha, frente ao Borussia de Mönchengladbach, e dos dois jogos realizados em Espanha, a contar para o Torneio Internacional de Bilbau, o Benfica partiu para a Austrália, país do único continente onde ainda não tinha estado.
Um atraso no voo levou ao adiamento do primeiro jogo desta digressão, de dia 13 para 22 de agosto. Assim, a estreia do Benfica foi frente à seleção de Vitória, em 17 de agosto, em Melbourne. Na 1.ª parte, o encontro manteve-se bastante equilibrado, mas na 2.ª o Benfica queria “uma boa exibição e o triunfo que lhe podia assentar como uma luva”, pelo que se mostrou uma equipa mais rápida e acabou por se impor ao adversário. Vítor Baptista e Nené marcaram os golos benfiquistas que ficaram sem resposta do adversário.
Três dias depois, perante cerca de 12 mil espectadores, o Benfica defrontou a seleção da Austrália, em Sydney, e sofreu o único empate que conheceria nesta digressão. Os australianos revelaram-se um adversário rápido, com um forte apoio no meio-campo e dois extremos velozes e com poder de drible. Mais uma vez, Nené e Vítor Baptista foram os marcadores dos 2 golos benfiquistas.
Em 22 de agosto, realizou-se o jogo que estava inicialmente agendado para dia 13, frente à seleção de Wollongong, nesta cidade. Deste encontro surgiu a vitória mais significativa do Benfica na Austrália, uma vitória por 4-0. Diamantino estreou-se a marcar, o segundo golo do Benfica foi obtido através de um autogolo de Langford, o terceiro golo foi da autoria de outro estreante nesta digressão, Shéu, e Nené fixou o resultado do encontro ao marcar o quarto golo. Como o resultado deixa prever, este foi um jogo muito tranquilo para os benfiquistas.
O último jogo disputou-se em Adelaide, frente à seleção da Austrália do Sul, no dia 24 de agosto. O Benfica venceu por 1-0, com um golo de Nelinho, a 5 minutos do final do encontro, fruto de um jogo equilibrado, no qual “só a vitória do Benfica se podia encarar como justa”. No final deste último encontro, realizou-se um cocktail durante o qual foi oferecido a Germano Campos um bumerangue, que transmitia o desejo do breve regresso do Benfica à Austrália.
Veja este e outros objetos trazidos das digressões benfiquistas na área 26 – Benfica Universal, do Museu Benfica – Cosme Damião."

Marisa Manana, in O Benfica

Um luxo


"José Mourinho, 25 anos depois de ter iniciado a sua carreira enquanto treinador principal na Luz, regressou ao Benfica.
Nunca antes chegara a Portugal um treinador com tão vasto currículo. E no mundo inteiro, assim de repente, só encontro paralelo em Pep Guardiola e Carlo Ancelotti.
Mourinho venceu, em diferentes clubes, 2 Champions, 2 Ligas Europa e 1 Liga Conferência, sendo o único no mundo a ganhar as três provas da UEFA. Foi campeão em Portugal, em Espanha, em Itália e em Inglaterra, alcançando um total de 8 títulos nacionais, entre outros troféus que foi somando nos vários clubes por onde passou. Chegou a ser considerado, pela FIFA (1 vez) e pela UEFA (2 vezes), treinador do ano.
Uma figura assim tem, desde logo, enorme impacto, sobretudo num campeonato periférico como o português. Pelo respeito que impõe a todos os níveis. Pela confiança que suscita na equipa e nos adeptos.
Mourinho é senhor de enorme experiência. Tem reconhecida capacidade de liderança. É um hábil comunicador. Respira futebol, mas, mais do que isso, respira vencer.
Várias circunstâncias, de um lado e de outro, permitiram trazê-lo de volta ao Benfica, naquilo que foi um acto de gestão que ninguém de boa-fé ousará questionar.
Porém, ao contrário do que alguns parecem pretender, no futebol não existem varinhas mágicas. Nenhum jogador, nenhum treinador, nenhum presidente alcança títulos sozinho, nem tem o condão de transformar vontades em triunfos, como se não houvesse adversários.
Há um longo caminho a percorrer até chegarmos onde queremos: ao Marquês de Pombal. A época ainda está no seu início, terá momentos melhores, terá momentos mais difíceis, e em todos eles o Benfica tem de contar com o apoio das bancadas. Acredito que um treinador como este contribua para unir os benfiquistas."

Luís Fialho, in O Benfica

Casa!


"A habitação é uma das principais condições de combate à pobreza, porque é no espaço da casa e no seio da família que se estrutura a forma como vivemos e se lançam as bases da prosperidade. Uma casa digna é também um importante pilar de dignidade humana e uma garantia de abrigo e segurança para que todos possamos viver em paz e ocupar o nosso lugar na sociedade, seja ele qual for: pacato e modesto ou rico e exuberante.
A casa liga-nos aos lugares e faz de nós vizinhos, parte de uma comunidade, sendo, portanto, um fator supremo de integração e coesão social.
Por isso, viver privado deste lugar fixo e reconhecido por todos é perder uma parte da nossa identidade e ver reduzido o nosso valor social, como se descêssemos abaixo da condição humana e ali ficássemos numa espécie de purgatório em vida. Mas na verdade não é assim. Na verdade, o que um sem-abrigo perde é cidadania, direitos e relevância social, o que não é pouco. Mas o ser humano continua lá, intacto, mas tantas vezes invisível aos olhos mundanos. É preciso chamar a atenção para isso e tornar visível essa humanidade, devolvendo-lhe dignidade e restaurando valor social. O Benfica sabe disso e usa a sua força para lhes dar visibilidade."

Jorge Miranda, in O Benfica