Benfica 3 - 0 Belenenses
Lima, Enzo, Salvio
Não foi fácil, o jogo parecia bloqueado, o Benfica atacava, mas não aproveitava as oportunidades, inclusive as desconcentrações/descoordenações na defesa do Belém. Comecei a pensar que só uma bola parada podia desbloquear a vitória, e como o Benfica ultimamente tem um baixo aproveitamento nestas situações, fiquei preocupado. Mas felizmente o Lima desmentiu-me, e à ponta-de-lança, a bola foi ter com ele, e foi só encostar...!!!
A partir do 1-0, o jogo foi outro...!!! Muita gente não compreende, mas é muitíssimo mais fácil defender do que atacar, mesmo com orçamentos muito diferentes, quando são bem orientadas, colocam sempre muitas dificuldades... Ainda por cima em Portugal a maior parte das equipas está bem rotinada em tácticas defensivas. E hoje foi mais um exemplo disso...
Tacticamente o jogo fica marcado pelo bom posicionamento da equipa do Belenenses, que deu poucos espaços ao ataque do Benfica, mas do nosso lado foi notório mais uma vez o problema do encaixe do Talisca, no esquema do Benfica. O jovem Baiano teve um início de temporada muito bom, marcou golos, foi até chamado à Selecção Brasileira, mas andou sempre a saltar entre o lugar de 2.ª avançado, e o de número '8'. Com a entrada regular do Jonas na equipa, o Jesus ficou com um problema... Ainda por cima no meio-campo o Samaris tem subido de rendimento, e o Cristante já demonstrou potencial... Prevejo alguns problemas nos próximos jogos, o plantel pode sofrer algumas alterações em Janeiro, mas actualmente a situação do Talisca é complicada... Sendo que no jogo contra os Corruptos até pode ser útil a 2.º avançado!!! Mas na posição '8' (do Enzo) continua a parecer-me demasiado macio defensivamente...
Antes do jogo, a polémica foi outra: Rosa, Deyverson. É inacreditável a campanha feita pela descomunicação social, principalmente os avençados do Rascord... Deve ser caso único em Portugal jogadores, 'emprestadados' (sim, não estão emprestados, não foram dados... sim, o Belenenses não pagou nada por eles!!!) não jogarem contra o Clube-Mãe... Nunca vi tanta indignação com estas situações, aliás normalmente estas ausências 'mistério' nem sequer merecem uma nota de rodapé... são totalmente ignoradas.
Pessoalmente, não concordo com estes pré-acordos, mas todos os fazem... Pessoalmente, acho que cada clube só podia ter no 'roaster' (sim, à Americana!!!) um numero limite de jogadores, quem ficasse de fora seria livre de assinar porque quem quisesse... Mas, no Futebol as coisas não se passam assim...!!!