Últimas indefectivações

sábado, 6 de dezembro de 2014

Desbloqueado...

Benfica 3 - 0 Belenenses
Lima, Enzo, Salvio

Não foi fácil, o jogo parecia bloqueado, o Benfica atacava, mas não aproveitava as oportunidades, inclusive as desconcentrações/descoordenações na defesa do Belém. Comecei a pensar que só uma bola parada podia desbloquear a vitória, e como o Benfica ultimamente tem um baixo aproveitamento nestas situações, fiquei preocupado. Mas felizmente o Lima desmentiu-me, e à ponta-de-lança, a bola foi ter com ele, e foi só encostar...!!!
A partir do 1-0, o jogo foi outro...!!! Muita gente não compreende, mas é muitíssimo mais fácil defender do que atacar, mesmo com orçamentos muito diferentes, quando são bem orientadas, colocam sempre muitas dificuldades... Ainda por cima em Portugal a maior parte das equipas está bem rotinada em tácticas defensivas. E hoje foi mais um exemplo disso...

Tacticamente o jogo fica marcado pelo bom posicionamento da equipa do Belenenses, que deu poucos espaços ao ataque do Benfica, mas do nosso lado foi notório mais uma vez o problema do encaixe do Talisca, no esquema do Benfica. O jovem Baiano teve um início de temporada muito bom, marcou golos, foi até chamado à Selecção Brasileira, mas andou sempre a saltar entre o lugar de 2.ª avançado, e o de número '8'. Com a entrada regular do Jonas na equipa, o Jesus ficou com um problema... Ainda por cima no meio-campo o Samaris tem subido de rendimento, e o Cristante já demonstrou potencial... Prevejo alguns problemas nos próximos jogos, o plantel pode sofrer algumas alterações em Janeiro, mas actualmente a situação do Talisca é complicada... Sendo que no jogo contra os Corruptos até pode ser útil a 2.º avançado!!! Mas na posição '8' (do Enzo) continua a parecer-me demasiado macio defensivamente...
Antes do jogo, a polémica foi outra: Rosa, Deyverson. É inacreditável a campanha feita pela descomunicação social, principalmente os avençados do Rascord... Deve ser caso único em Portugal jogadores, 'emprestadados' (sim, não estão emprestados, não foram dados... sim, o Belenenses não pagou nada por eles!!!) não jogarem contra o Clube-Mãe... Nunca vi tanta indignação com estas situações, aliás normalmente estas ausências 'mistério' nem sequer merecem uma nota de rodapé... são totalmente ignoradas.
Pessoalmente, não concordo com estes pré-acordos, mas todos os fazem... Pessoalmente, acho que cada clube só podia ter no 'roaster' (sim, à Americana!!!) um numero limite de jogadores, quem ficasse de fora seria livre de assinar porque quem quisesse... Mas, no Futebol as coisas não se passam assim...!!!

Homenagem...

Benfica 114 - 64 Sampaense
36-15, 16-17, 32-18, 30-14

Só podia ser num jogo de homenagem ao nosso treinador Carlos Lisboa: 22/33 em Triplos (67%), com o Slay (3/3), o Fernandes (4/4), e o Soares (6/6), com 100% !!!
Com percentagens destas, o jogo teve pouca história... Mesmo assim nos lançamentos de dois voltámos a estar abaixo dos 50%... Mas deu para rodar todo o plantel, os miúdos não marcaram pontos mas tiveram bastantes minutos... e começar a preparar o jogo de Quarta com os Franceses do Nanterre.

Sempre a somar

Rio Ave 1 - 4 Benfica

Deslocação sempre difícil, mesmo com um Rio Ave mais fraco em relação às últimas épocas. Estivemos sempre na frente, mas a 10 minutos do fim o Rio Ave reduziu para 1-2... mantivemos a cabeça fria, e marcámos mais 2 !!!

Vitória no Minho...

Xico Andebol 29 - 34 Benfica

Jogo renhido, com resultado enganador, pois a poucos minutos do fim estava 29-29 !!! Só uma ponta final à Benfica, permitiu celebrar a vitória...
Numa primeira volta, onde só na derrota em casa com o ABC, a equipa pareceu jogar abaixo do que se esperava, começamos a 2.ª volta da melhor maneira...
Sendo que na próxima Quarta-feira temos novo jogo difícil, com os Lagartos na Luz... e se queremos ganhar não podemos continuar a falhar Livres de 7 metros!!! Depois do Pujol e do Carneiro, agora foi o Pedroso a estar indisponível, mesmo estando a jogar pouco, era sempre mais um que entrava na rotação... vamos ver até Quarta.