Últimas indefectivações

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Venha o próximo !!!


Portimonense 0 - 2 Benfica



Num jogo onde pouco havia a ganhar, e muito a perder, saímos vencedores sem contestação (menos para o treinador adversário, que pela amostra, está à espera de ser 'promovido'!!!)... Pormenores interessantes nos menos utilizados... deu para 'matar' a curiosidade dos adeptos, que desejam ver as nossas promessas mais jovens.

Um benfiquista e o seu cão

"Um homem e o seu cão estão sentados numa bancada do Estádio da Luz, imagem pouco comum. O homem chama-se Paulo e é invisual, o cão que o acompanha é um Labrador de pêlo preto. O homem tem um pequeno rádio encostado ao ouvido e acompanha com comovente entusiasmo tudo o que se passa no relvado, como se visse. E, no fundo, ele vê, ele tem uma forma muito própria de ver, que é a partilha da emoção com os muitos milhares de pessoas que o cercam.

Tive conhecimento deste caso através de uma excelente reportagem da RTP 1, que me permitiu conhecer pessoas que não se deixam derrotar pela adversidade e que continuam a viver, a lutar e a sonhar.

O Labrador preto tem um lenço à Benfica por cima da coleira e assiste, impassível mas feliz, às manifestações de alegria do dono. É um cão-guia, um cão de acompanhamento, por ser dócil, terno e inteligente, e, afinal, os olhos do seu dono.

Paulo diz que faz questão de ir ao Estádio porque ali, sentado no meio da multidão, gosta de ouvir o ruído, de sentir os cheiros, de vibrar com o colectivo, de se emocionar com o que faz a sua equipa, o seu Clube, a sua gente. Ninguém se espanta com a presença do cão na bancada, pois todos percebem que se trata de um caso especial, diferente, tocante.

Aqui, o cronista é levado a recordar as palavras do grande escritor francês, Antoine de Saint-Exupéry, autor de 'O Principezinho', quando dizia algo muito parecido com isto: a melhor forma de ver as coisas é com os olhos do coração. Paulo vê o Benfica com esses olhos, os do coração, que são também os da emoção e do sentido de pertença.

São histórias como esta que nos fazem perceber até que ponto as vitórias do Benfica são importantes para dar mais sentido à vida de quem recusa a margem, o esquecimento, a discriminação. Paulo e o seu cão vão à Luz em busca da luz interior que o Benfica lhes pode e deve dar. Se todas as semanas os jogadores pensarem em exemplos como este, hão-de cumprir ainda com mais êxito a sua missão."


José Jorge Letria, in O Benfica

Jogo de Portimão é mais importante

"Não foi a derrota na Dinamarca que nos afastou do apuramento directo, foi aquele início desastrado e turbulento. Perder em Copenhaga é bem mais compreensível do que empatar em casa com Chipre.

A Dinamarca jogou melhor e mereceu ganhar, foi um resultado justo e a nossa selecção tem de ser muito melhor para não ter sobressaltos frente à Bósnia.

De mau gosto, mesmo que haja razões, este pingue-pongue verbal de ex-seleccionadores e responsáveis, azedume desnecessário e momento desapropriado.

Quinze dias sem ver o Benfica jogar já me parecia uma imensidão de tempo. O regresso em Portimão é um alçapão com perigos vários.

O primeiro dos quais é o facto de alguns dos melhores jogadores não estarem aptos devido aos compromissos nas suas selecções, depois alguma sobranceria por se tratar de uma equipa de escalão inferior, e por fim o facto de o jogo ser fora e a motivação do adversário estar no máximo, enquanto no Benfica pode haver muitas mexidas naquele que tem sido o onze base. A minha receita seria a de alterar o menos possível as pedras bases e jogar com a cabeça na Taça de Portugal e não em Basileia.

O objectivo na Liga dos Campeões é fazer uma boa prova internacional, mas o objectivo na Taça de Portugal é o de vencer no Jamor, por isso Portimão é o mais importante dos dois jogos.

Confio em Jorge Jesus para transmitir a importância de ganhar uma Taça de Portugal que foge quase há 10 anos.

Basileia terá perdido o seu treinador por este ser muito bom, coisa rara, hoje em dia os treinadores costumam sair por serem considerados muito maus.

Será muito difícil e muito importante nas contas do apuramento o jogo em Basileia, onde o empate é bom e a vitória é óptima.

Bom início da época do nosso basquetebol com uma promissora vitória sobre o mais forte rival, podemos esperar também uma época de títulos."


Sílvio Cervan, in A Bola