Últimas indefectivações

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Águias em Londres


Aqui estão os 10 Benfiquistas 'convocados' pela Missão Portuguesa para os Jogos Olímpicos de Londres: nas provas de Atletismo temos a Marisa Barros (Maratona), Marco Fortes (Peso), Marcos Chuva (Comprimento), Alberto Paulo (3000m obstáculos), Jorge Paula (400m barreiras) e o  Arnaldo Abrantes (200m), na Canoagem a Teresa Portela (K1 200, K1 500, k4 500) e a Joana Vasconcelos (K2 500, K4 500), no Judo a Telma Monteiro (-57 Kg) e no Triatlo o Bruno Pais (Triatlo).
Além dos 10 'Portugueses' ainda vamos ter o Rodrigo na selecção Espanhola de Futebol e o Urreta na selecção do Uruguai, portanto vamos ter 12 Benfiquistas.

As aspirações são as possíveis... a ausência do Nélson Évora é um duro golpe, mas podemos ter alegrias: a Telma é na minha opinião a melhor hipotese nacional para uma medalha (o ouro é uma possibilidade real!!!); na canoagem a Teresa Portela tem conseguido finais  em quase todos os grandes Campeonatos, no K4, com a Joana, podemos mesmo chegar às medalhas; o Marco Fortes e o Marcos Chuva vão lutar pela presença na Final, uma medalha será uma surpresa; o Alberto Paulo e o Arnaldo Abrantes infelizmente não parecem estar em forma, as últimas marcas não foram boas...; o Jorge Paula está a recuperar, se baixar dos 50 seg. poderá chegar às Meias-Finais, se isso acontecer, já será muito bom; a Marisa Barros vai lutar pela posição de melhor 'não-africana' na Maratona!!! O Bruno Pais tem como objectivo melhorar somente o 17º lugar de Pequim. Os nossos dois futebolistas estão em duas boas equipas, ambas com excelentes resultados nas últimas competições, depois do ouro do Di Maria em Pequim pode ser que tinhamos outra boa noticia no torneio de futebol...!!!

Europeu de Sub-19

Portugal foi hoje eliminado do Europeu de Sub-19, após perder com a Grécia por 2-3, terminando assim em 3º lugar do seu grupo. Após a vitória contra a Estónia (organizadora do torneio, equipa muito 'frágil'), e do emotivo empate com a Espanha, já se 'cheirava' o habitual tom laudatório nos jornaleiros... os Lagartos com vários jogadores no 11 inicial já usavam esta equipa como mais um exemplo da 'sua' excelência!!! Mas mais uma vez, a alegria foi de curta duração...!!!
Não vi o jogo de hoje, mas deixo aqui a minha opinião. Esta equipa tem dois jogadores muitos bons, que têm tudo para triunfar: João Mário (Sporting), e André Gomes (Benfica) - 2 golos -, curiosamente são jogadores muito parecidos, jogam de cabeça levantada, típicos organizadores do jogo, como há muito não se via nas camadas jovens Portuguesas!!! O Agostinho Cá (Barcelona) a trinco tem potencial, o Cancelo (Benfica) como defesa direito, ofensivamente esteve muito bem - se calhar demasiado agressivo -, o Bruma (Sporting) é o típico 'brinca na areia', individualmente bom, mas colectivamente mediano... agora o resto da equipa nacional mostrou-se muito frágil: o guarda-redes Veloso (Sporting) é mediano, os Centrais Ilori (Sporting), e Ferreira (Corruptos) são lentos e duros de rins, o Daniel Martins (Benfica) - 1 golo - na esquerda tem um bom pé esquerdo, é alto, mas para defesa lateral é lento e pouco agressivo nas disputas de bola... mas o caso mais 'extraordinário' desta equipa é o Esgaio (Sporting): muito fraco!!! Repito: muito fraco. O Betinho (Sporting) é outro exemplo da boa imprensa Lagarta, avançado que tem tudo para ser mais um 'Postiga' - com toda a carga negativa possível!!! Quando o Ivan Cavaleiro (Benfica) e o Cafu (Benfica) não são titulares, nos lugares do Esgaio e do Betinho respectivamente, numa equipa com um bom trio de centro-campistas, mas com bastantes fragilidades nos restantes do sectores, não podiamos aspirar a muito mais...!!!
Mesmo assim Portugal qualificou-se para o Mundial de Sub-20 do próximo ano - também ficar atrás da Estónia era difícil...!!! -, com o Sandicino (Benfica) - actualmente lesionado, além do central Edgar Ié (Barcelona) - esta equipa ficará mais forte, mas se o treinador continuar a não aproveitar os melhores jogadores, vamos ter um Mundial sofrido... Com o Nélson Oliveira, o Danilo, o Nuno Reis o Mário Rui, e o Roderick (jogadores da anterior equipa de sub-20), teriamos uma grande equipa...


Tempo de crise

"From: Domingos Amaral
To: Luís Filipe Vieira

Caro Luís Filipe Vieira
O senhor bem avisou, há uns meses, que o próximo ano ia ser de “contenção”. Com a gravíssima crise económica que alastra pela Europa, os principais mercados compradores de portugueses estão sem crédito disponível. Tanto em Espanha como em Inglaterra, o mercado retraiu-se e não está fácil vender jogadores, e muito menos pelos exorbitantes valores das suas cláusulas de rescisão. Assim, com a banca nacional em aperto, o modelo de negócio dos clubes nacionais entra em colapso profundo. Pequenos, médios e grandes habituaram-se a abastecer-se em mercados baratos e depois a tentar vender mais caro os seus jogadores. Pelo caminho, pagavam salários altos e também elevadas comissões aos intermediários. Mas, a roda da fortuna mudou. Ao mesmo tempo que o principal viveiro, o Brasil, se tornou um país caríssimo, o mercado de transferências está anémico. Pequenos, médios e grandes estão pois numa encruzilhada perigosa. Quase todos falidos, observam que quem ganhou neste jogo foram em primeiro lugar os jogadores, que estão ricos, e depois os intermediários. Com as receitas de bilheteira a sofrerem também por causa da austeridade nacional, como irão grandes e pequenos pagar as colossais dívidas que contraíram nos últimos anos para alimentarem as ilusões dos adeptos? Irão Benfica, FC Porto e Sporting aguentar os elevados salários que pagam, sem vender ao desbarato as suas principais pérolas?
Que este será um verão sem o habitual espectáculo das contratações para encher o olho dos adeptos, já todos o percebemos. O que ainda ninguém percebeu é qual será o novo modelo de negócio de instituições à beira do abismo. Terá chegado o tempo dos cortes salariais?"

De quê Adrien teve de pedir desculpa?!

"O Sporting não fez por menos, enconstando Adrien à parede: obrigou-o a pedir-lhe desculpa, única forma de ficar no plantel. Mas por que carga de água Adrien teve de pedir desculpa? Que grave infracção cometera? Culpado de, estando inscrito pela Académica e com essa camisola ir disputar a final da Taça de Portugal, não ter cumprido o blackout imposto em Alvalade?! Culpado por, nas vésperas da final, ter alinhado na expressa vontade academista de vencê-la? Culpado de ter jogado muitíssimo bem na conquista da Taça frente ao Sporting? Culpado dos festivos abraços trocados com os colegas de Coimbra quando, pelos vistos, deveria tê-los repelido e exibido profunda tristeza?! Para o Sporting - e não só para ele? - que raio de obrigação têm os jogadores emprestados?
Foi com meia equipa emprestada por Sporting, Porto e Benfica que a Académica aplicou 3-0 ao Porto na Taça, travou o Benfica em ora H na Liga e venceu o Sporting no Jamor. Mas, fim de empréstimos decidido por pequenos clubes... Com acordo do Sporting, enquanto Porto e Benfica logo votavam contra e Braga contra veio a ser. O mesmo se passara quanto a liguilha para alargamento da I Liga. Estratégia do Sporting aliar-se aos pequenos no combate aos maiores? Pode é ser muito mau sinal..."

Santos Neves, in A Bola