Últimas indefectivações

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Derrota em Oliveira de Azeméis...

Oliveirense 79 - 76 Benfica
17-13, 21-23, 14-20, 27-20

Não foi por causa desta derrota que perdemos a liderança! A Oliveirense e os Corruptos praticamente só perderam connosco, ou entre eles... nós é que andámos a perder com os outros!!!
Quando chegarmos ao final da época, vamos sempre que dividir a época em duas partes: com o Robinson e o Sanders; e com o Todic e o Pitts...!!!

No próximo sábado, em Alvalade...

"O Sporting parece ter 'via verde' para o acesso à Champions. Porém, é bom não esquecer que os desígnios do 'derby' são insondáveis.

O derby é um jogo especial, onde a lógica é muitas vezes remetida para segundo plano. Esquecer esta realidade é esquecer a história do futebol português. Por isso, apesar do favoritismo do Sporting na corrida pelo segundo lugar que abre as portas da Champions, será no mínimo imprudente declarar o óbito das esperanças encarnadas.
Dito isto, é evidente que a equipa de Jorge Jesus chega ao próximo sábado com mais e melhor futebol do que o rival, com os jogadores confiantes e preparada para fazer uma festa que parecia impossível ainda há duas semanas. Do que tem acontecido em Alvalade após a viagem a Madrid muito se falou e uma realidade emerge, esmagadora: Jorge Jesus assinou uma obra de autor ao evitar que o balneário implodisse; sem o know how do técnico verde-e-branco, quem sabe onde estariam agora os leões. Provavelmente, como Jesus disse à administração da SAD na última terça-feira, «se não fosse eu, nenhum de nós estaria hoje aqui...»
Quanto ao Benfica, que se desloca a Alvalade em estado de emergência, a responsabilidade é tremenda, porque só um resultado positivo evitará que esta época seja uma catástrofe percurso desprestigiante na fase de grupos da Liga dos Campeões, com seis derrotas em seis jogos; eliminado da Taça de Portugal pelo Rio Ave; eliminado da Taça da Liga pelo V. Setúbal..
A que se deve, então, esta temporada tão pobre do Benfica, que teve como ponto mais baixo a derrota caseira (justíssima) frente a um Tondela que vulgarizou a turma de Rui Vitória? Fundamentalmente, houve um erro de avaliação da SAD; que não valorizou suficientemente a importância da época 2017/18, que abria apenas uma vaga directa para uma Champions que no próximo ano praticamente dobra os prémios monetários. É verdade que Rui Vitória não deu, em muitas circunstâncias, a melhor conta do recado, é também verdade que a ausência de Jonas penalizou muito o jogo dos encarnados (e querer que Jiménez fizesse de Jonas não devia passar pela cabeça de ninguém...). Mas a maior verdade de todas é que houve um desinvestimento desajustado na equipa de futebol e o Benfica, ao abater na dívida de forma significativa, perdeu qualidade e classe. Numa fase super sensível na vida do clube, muita decisão importante está para ser tomada...

Nazaré rainha das maiores ondas do mundo
«Trabalhei em cima do meu medo para viver esse sonho e fui abençoado com uma onda enorme do jeito que eu sonhei»
Rodrigo Koxa, surfista de ondas grandes
Rodrigo Koxa, brasileiro, sucedeu a Garrett MacNamara, norte-americano, no recorde mundial de maior onda surfada, nada mais, na menos do que uma montanha de água com 24,38 metros. Denominador comum de Koxa e NcNamara, a praia do Norte, na Nazaré, onde rebentam as maiores vagas do planeta, um ouro salgado que a cidade de pescadores recebe com agrado.

Higuín em guerra surda com Nápoles
Nápoles idolatra o argentino Maradona e odeia o argentino Higuín. No sábado, o ponta-de-lança da Juventus fui decisivo na vitória da Vecchia Signora no Meazza, frente ao Inter, afastando os napolitanos (para já) do assalto à liderança do campeonato. A Seria A está ao rubro e a Juve mais perto do hepta...
(...)"

José Manuel Delgado, in A Bola

PS: As análises resultadistas de jogo de futebol são uma praga insuportável, mas pronto..!!! Até parece que nem é preciso ver o jogo... a crónica é escrita consoante o resultado final, algumas até já devem estar escritas antes!!!

Contra os assobios, gastar, gastar

"Com a derrota em casa frente ao Tondela, o Benfica tornou a crise em que entrara, ao perder com o FC Porto, num tombo de consequências imprevisíveis. Ou talvez não, já que muito dificilmente Luís Filipe Vieira poderá conter o desânimo geral e manter Rui Vitória, cuja saída levará o plantel a uma remodelação tão profunda que o sonho do presidente de caminhar no sentido do saneamento financeiro será necessariamente posto em causa. Vai ser preciso comprar e comprar bem, gastar milhões e muitos.
Antes, há outro grave problema por enfrentar: o do segundo lugar no campeonato. Fracassando no sábado, em Alvalade, o Benfica ficará afastado de uma posição em que poderia vir a qualificar-se para a Liga dos Campeões, levando com isso um rombo de dezenas de milhões de euros. E hoje não se está a ver, com o Sporting moralizado, como irá Rui Vitória conseguir reverter o défice de confiança dos seus jogadores.
Mas não é só Vieira a ter de debater-se com um inesperado e avultado investimento. Também o líder do Sporting, aparentemente com menos hesitações, se prepara para fazer uma razia na tesouraria, no seu caso para contratar Ricardinho, que confessou aos média espanhóis ter "uma oferta com verbas que não se voltarão a escutar no futsal". Portanto, os opositores do presidente leonino – ora acometidos de penosa mudez – que garantiam que os salários no Sporting ‘comiam’ 70% das receitas, vão agora ter de subir a percentagem para contemplar os valores milionários da transferência e do contrato com o ex-benfiquista.
Trata-se, obviamente, de uma jogada de marketing, talvez superior à que trouxe Jorge Jesus para Alvalade. É que se a apresentação do melhor futsalista mundial se der no sábado, a minutos do dérbi, isso esboroará ainda mais a autoestima encarnada no momento de um confronto decisivo e livrará o presidente do Sporting de apupos e assobios por longo tempo.
"Oxalá se passasse em Espanha", comentava ontem o diário ‘Marca’, após a sublime homenagem que o Manchester United, através de Alex Ferguson e José Mourinho, promoveu ao ‘velho inimigo’ Arsène Wenger, antes do seu último jogo em Old Trafford, com as cores do Arsenal. Mas já a caminho do banco o público afecto à equipa da casa ovacionara um dos grandes responsáveis pela dimensão que tem hoje a Premier. Não se poderia acrescentar "oxalá se passasse em Portugal"? Não vou tão longe, nem serei tão ingénuo. Por cá e para início de conversa, bastaria que os grunhos com telhados de vidros deixassem de atirar pedras aos dos vizinhos. Só que mesmo isso é pedir-lhes demasiado.
O último parágrafo é dedicado à roda da sorte que encravou para dois técnicos portugueses. Um é Leonardo Jardim, que viu o Monaco cair para terceiro lugar da Ligue 1, que não dará acesso directo à Champions, após mais uma exibição decepcionante. O outro é Carlos Carvalhal, que tem o Swansea de novo ‘encostado’ às posições de descida na Premier. A fé dos galeses está agora concentrada na última das duas jornadas que faltam, em que receberão em casa o Stoke City, adversário directo que terá forçosamente de vencer. Treinador sofre, a vida é dura."

Suplementos de energia

"A confirmar-se o uso de doping por um jogador ou por um clube, as consequências desportivas e reputacionais seriam terríveis. Ninguém aceitará correr esses riscos.

Os três grandes foram visitados no fim da semana passada pelos “vampiros”, os funcionários que fazem recolhas de sangue e urina para análises antidoping.
Acredito que os grandes clubes (e mesmo os pequenos) tenham hoje muito cuidado com esta questão. A confirmar-se o uso de doping por um jogador ou por um clube, as consequências desportivas e reputacionais seriam terríveis. Ninguém aceitará correr esses riscos.
Mas sendo isto assim, já admito que as equipas elejam certos jogos como prioritários - e se preparem para eles tomando “suplementos de energia” legais que melhorem o rendimento dos jogadores, levando-os a superar os seus limites. Uma observação atenta do comportamento das equipas aponta claramente nesse sentido.
O recente Benfica-Porto na Luz era um jogo decisivo para ambos. É natural que os dois se tenham preparado especialmente para ele. O Porto mostrou-se mais forte - e foi num crescendo, acabando o jogo a dominar o adversário. Mas o que aconteceu no jogo seguinte, contra o Sporting, para a Taça? O Porto foi caindo a pique, terminando o desafio de gatas. Os jogadores portistas já não podiam com uma gata pelo rabo.
E com o Sporting passou-se o contrário. Para os leões, o Sporting-Porto era um dos jogos mais importantes da época, pois, perdido o campeonato, a Taça de Portugal tornava-se prioritária. Era aqui que o Sporting tinha de apostar tudo. Assim, depois de um início titubeante, a equipa melhorou com a passagem do tempo, dominou a segunda parte e no prolongamento esteve imparável, asfixiando o adversário. No entanto, no jogo seguinte, contra o Boavista, em Alvalade, o Sporting estava de rastos, foi caindo ao longo do encontro e fez a segunda parte com o credo na boca.
Quanto ao Benfica, no jogo que se seguiu à “final” contra o FC Porto, foi o que se viu: na segunda parte do jogo com o Estoril também naufragou - e só venceu nos descontos com um golo caído do céu, ou seja, saído da cabeça do pequeno Salvio. Já à derrota contra o Tondela não atribuo ao mesmo fenómeno, pois tratou-se de um jogo atípico.
Mas este não é um exclusivo do futebol português. As grandes equipas europeias também fazem muitas vezes péssimos resultados a seguir a jogos da Champions. Claro que se poderá dizer que isso resulta do cansaço físico e psicológico produzido por esses jogos. Claro que sim. Mas o que nós vemos nesses confrontos europeus decisivos é as equipas superarem-se, jogarem melhor do que habitualmente, o que me leva a falar dos tais “suplementos de energia”.
Ora, superando-se os jogadores, indo às suas reservas, nos jogos seguintes quebram, vão-se abaixo. E vão-se abaixo numa curva descendente: começam bem o jogo, mas perdem gás com a passagem do tempo e acabam a arrastar-se pelo campo. Estão a pagar a fatura pela “superação”."

Inscrição e representação de jogadores menores de idade

"1 - Podem jogadores menores ser inscritos em clubes estrangeiros, com autorização da FIFA?
Sim, em determinadas condições, que são resumidas pela própria FIFA como casos onde são tidas em consideração circunstâncias específicas de cada criança, avaliando-se eventuais oportunidades de integração que a prática de futebol, num país diferente do seu, possa proporcionar. Sempre com análise cuidada do contexto em causa, diz a FIFA, de modo a garantir que abusos do passado sejam evitados e assegurados ambientes seguros ao desenvolvimento do jogador-criança. Sendo que a idade a partir da qual crianças praticantes de futebol nos seus países, podem ser autorizadas a registarem inscrição (pela primeira vez, ou serem transferidas para outro clube) noutro país, situa-se nos 10 anos de idade! Até 2015, só era possível a mudança internacional aos 12 anos, mas foi reduzido esse limite mínimo.

2 - Podem jogadores menores de idade ser representados por intermediários em Portugal?
Não. Quer a legislação pública (Lei 54/2017, de Julho do ano passado), quer a regulamentação federativa (Regulamento dos Intermediários da Federação Portuguesa de Futebol) o proíbem. No primeiro caso, de modo expresso no Art. 36º (quanto ao exercício da actividade de empresário desportivo), nº3: É vedada ao empresário desportivo a representação de praticantes desportivos menores de idade. No segundo, conforme consta no Art.5º (da contratação de intermediários), nº4:O intermediário não pode agir em nome e por conta de praticantes desportivos menores de idade. Significa isto que os empresários portugueses estão em perda de competitividade para com outros estrangeiros, por exemplo, os ingleses! Isto porque, a Federação Inglesa de Futebol (FA) permite a representação de jogadores de futebol menores de idade; se concedida a autorização, que pode ser também para representar um clube numa contratação. Excesso de zelo lusitano, ou falta de cuidado inglês?"

Alvorada... do Bernardo

Benfiquismo (DCCCXIII)

King e o seu ídolo !!!