Últimas indefectivações

domingo, 10 de março de 2019

Vitória... no fecho da fase regular

Benfica 98 - 75 Illiabum
18-27, 28-12, 24-12, 28-24

Início horrível, parecia a continuação do jogo de Sexta em Ovar... mas no 2.º período acordámos, e começamos a meter a bola no cesto...
O entrosamento do Gladness com o resto da equipa está a melhorar... principalmente com o Miguel Maria!

Foi a última jornada da fase regular, as posições estão definidas... 'cenário' parecido com o ano passado! Vamos jogar com o CAB nos Quartos do Play-off e depois, muito provavelmente os Corruptos nas Meias...

Agora, no próximo fim-de-semana temos a Final 8 da Taça de Portugal. Se tudo correr bem, teremos 3 jogos em 3 dias, vai ser preciso todos contribuírem... O jogo dos Quartos-de-final é com a Ovarense.

Estamos nas Meias-finais...

Benfica 16 - 0 Ouriense


Mais uma goleada, desta vez para a Taça de Portugal, contra uma equipa da I Divisão...

Final de loucos...!!!

Braga 1 - 1 Benfica
Pinto


Foi o melhor jogo desta 2.ª fase, a entrada do Bernardo Silva para o meio-campo deu-nos mais equilíbrio...
Marcámos cedo, o Braga foi à procura do empate, mas o Kokubo esteve sempre bem, e em contra-ataque tivemos oportunidades para chegar ao segundo golo que 'mataria' o jogo...
Até que chegámos aos completamente malucos minutos finais: penalty falhado pelo Diogo Pinto (daria o 0-2); erro do Tiago Gouveia dá 1-1 ao Braga; paragem cerebral do Kokubo (tem estado muito bem), dá penalty e expulsão...; com as substituições esgotadas o Nóbrega vai para a baliza; e o jogador do Braga atira a bola por cima da barra; até ao fim com muita falta de jeito, mas com muita vontade o Nóbrega conseguiu manter a baliza do Benfica 'fechada'!!! De loucos...!!!

Jogámos com 9 sub-19 no onze inicial... e ainda jogaram mais dois!!! Quase todos Juniores de 1.ª ano! Os resultados não tem sido agradáveis, as exibições fraquinhas, mas estamos a dar minutos de jogo, a jogadores que sem equipa de sub-23, estariam no banco dos Juniores...
Não é acaso, as equipas, com equipa B, e sub-23, estarem neste momento, em 'dificuldades', nesta Liga Revelação...


A prioridade

"A prioridade tem de ser a reconquista da Liga. E, aqui, a sintonia entre Luís Filipe Vieira e Bruno Lage será total

1. Faltam dez jornadas para o final desta Liga. Para aqueles que jogaram na sexta ou já ontem faltarão, tão só, nove jogos, ou seja, vinte e sete pontos. E a conquista da Liga significa o acesso directo à Liga dos Campeões e, por excelência, a muitos, largos, milhões de euros. Seja para o Benfica seja para o Futebol Clube do Porto que alcançou, com muito mérito, o acesso muito bem recompensado, aos quartos de final da milionária Liga. Importa delimitar então as prioridades. O Benfica, este Benfica, nas suas actuais e concretas circunstâncias, tem de se concentrar na reconquista da nossa Liga. O foco terá de ser, tão só, a Liga NOS. É indiscutível que com a vitória no Dragão o Benfica alcançou a liderança da Liga e suplantou a equipa de Sérgio Conceição. Assumindo Bruno Lage que é treino a treino e jogo a jogo o Benfica, este concreto Benfica e nas actuais circunstâncias, sabe bem que o seu foco, a sua prioridade deve ser esta Liga. A Liga nossa e não, assumo-o com ousadia e frontalidade, a Liga Europa. A Liga NOS, digo-o e não, digo-o também a Taça de Portugal. É inequívoco que tudo devemos fazer para suplantar o Dínamo de Zagreb - uma equipa competente e sagaz - e para ultrapassar, em Alvalade, o Sporting na segunda mão da meia final da Taça de Portugal em que estamos em vantagem no marcador. Mas o que sei é que essência é a Liga. Para já, amanhã, a primeira de dez finais frente ao subtil Belenenses, que nos venceu na primeira volta no seu estádio emprestado, o Jamor. Depois no próximo domingo - e antes da pausa para as selecções - a segunda final face ao Moreirense que nos tirou três pontos no Estádio da Luz numa noite que foi bem dolorosa para muitos de nós que assistimos, ao vivo, a uma vitória clara da equipa bem orientada pelo Ivo Vieira. O que assumimos é a prioridade da conquista da Liga. Sabendo nós desde Maquiavel - ou seja desde o século dezasseis - que «há três classes de pessoas: as que sabem; as que não sabem, mas sabem que não sabem; e as que não sabem mas acham que sabem. Estas últimas são as mais perigosas». Pela minha parte sei bem que não sei. Mas pressinto que o foco do Benfica deve ser a Liga NOS. Alguns poderão dizer que não sei mas acho que sei. Mas admito, concedendo, que ser perigoso, aqui, é um sentimento de reconquista. Sabendo nós, desde Carl Sagan, que «o primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida»! Mas, insisto, e perante aqueles que duvidem, que a prioridade tem de ser a reconquista da Liga. E, aqui, a sintonia ente Luís Filipe Vieira e Bruno Lage será total. E aqui estamos nós, militantes conscientes, para o assumir em pleno. Com este concreto Benfica e nas suas actuais circunstâncias.

2. A Liga Europa é importante, diga-se, mas tem de ser encarada nas suas especificidades. Bem sabemos que na Liga dos Campeões estão as grandes equipas da Europa. Com a singularidade do Ajax - que não foi campeão - ter eliminado um Real Madrid que precisa, com urgência, de uma efectiva reconstrução. Como, em outra perspectiva, o PSG ameaçado, de verdade, com as regras do fair play financeiro e as particularidades, bem pessoais, de Neymar. Mas na Liga Europa só três equipas envolvidas nesta fase da competição lideram as respectivas ligas: Benfica, Zenit e Dínamo Zagreb. E este último, em razão da singularidade do futebol croata, lidera com larga vantagem a competição interna e prepara-se para conquistar, uma vez mais, a sua Liga. Mas se analisarmos o ranking da UEFA, e antes dos quatro últimos jogos dos oitavos de final da Liga dos Campeões e dos derradeiros oito da Liga Europa, constamos a reiterada preponderância as grandes Ligas - inglesa, espanhola, alemã e italiana - mas com a intromissão, por ora, de Ajax e Futebol Clube do Porto nos quartos de final da competição que proporciona largas alegrias às diferentes tesourarias... mesmo que àquelas das grandes marcas. E na fase seguinte da Liga Europa parecem já estar Nápoles e Chelsea, ambos já sem hipóteses de conquistarem a respectiva liga interna! Ou seja, para estes clubes - como para o Inter de Milão, o Rennes, o Arsenal, o Valência ou o Sevilha, por exemplo - a Liga Europa será a salvação da época. O que implica que, nas suas concretas e específicas circunstâncias, a Liga Europa é prioridade para aqueles clubes que já não podem acreditar na Liga interna. E; por vezes, já nem acreditando no acesso directo à próxima Liga dos Campeões. Também nesta sede são verdadeiras as palavras do explorador americano Vilhjalmur Stefansson: «A aventura é um sinal de incompetência».
E; na vida e também no futebol, importa limitar a aventura. Ou as aventuras. Importa, sim, concretizar as prioridades!
(...)"

Fernando Seara, in A Bola

O VAR não deixa acabar a polémica

"Quando apareceu o VAR, alguns temiam que acabassem as polémicas da arbitragem nos jogos de futebol e, a acontecer, isso seria um desastre para o jogo e para o negócio.
Recordo-me, aliás, que tanto João Havelange como Joseph Blatter eram desalmadamente contra a entrada da tecnologia no futebol (como se fosse possível parar o vento com as mãos) porque acabavam as discussões que mais animavam o futebol e que prolongavam o jogo, nas casas, nos cafés, nos escritórios, durante uma ou mais semanas. Veio o VAR e, assinala-se, com notável contribuição dos árbitros portugueses, a discussão está mais acesa do que nunca.
Veja-se o jogo de ontem, no Bessa. Um penálti polémico assinalado ao minuto 91, que decidiu a vitória do Sporting, continuará certamente a ser falado durante toda a semana. E com razão, porque se o árbitro errou ao ver uma chapada com Rafinha, o videoárbitro confirmou o erro, talvez porque não tivesse sido cem por cento evidente que Rafinha não levou, mesmo, uma chapada.
Claro que olhando as repetições com atenção chegar-se-á à conclusão factual de que não houve nem mão nem braço na cara de Rafinha. Porém, poderá ter havido mão ou braço no ombro e o facto de Rafinha ter reagido como se tivesse levado uma chapada na cara, pode não anular a hipótese de ter sofrido falta na grande área e, por isso, ter sido mesmo penálti.
Não tiramos, aqui, conclusões finais sobre a justiça ou injustiça da decisão do árbitro, o que caberá noutras análises desta edição. Apenas nos interessa confirmar que nem Havelange nem Baltter tinham razão."

Vítor Serpa, in A Bola


"Líderes"...!!!

"Ontem o que se passou no Bessa deveria ser muito bem discutido. Há uma grande penalidade a favor do Boavista e o VAR prefere deixar passar para depois aos 90 a equipa de arbitragem assinalar uma grande penalidade para o Sporting que é no mínimo discutível.
O Sporting é o quarto classificado e muito pode agradecer a vários erros de arbitragem. A quantidade de grandes penalidades assinaladas a seu favor se não é recorde anda lá perto. E o pior é que não foram todas bem assinaladas, algumas são erros grosseiros do árbitro ou até mesmo do VAR.
Vitorias do Sporting com penalti:
Moreirense 1-3 Sporting
G.P.: 74m, resultado (1-1)

Sporting 2-0 Marítimo
G.P.: 12m, resultado (0-0)

S.Clara 1-2 Sporting
G.P.: 62m, resultado (1-0)

Sporting 2-1 Chaves
G.P.: 86m, resultado (1-1)

Sporting 4-1 D. Aves
G.P.: 40m, resultado (0-1)

Sporting 5-2 Nacional
G.P.: 35m, resultado (0-2)
G.P.: 87m, resultado (3-2)

Sporting 3-0 Braga
G.P.: 50m, resultado (1-0)

Sporting 3-1 Portimonense
G.P.: 90m, resultado (2-1)

Boavista 1-2 Sporting
G.P.: 93m, resultado (1-1)

Empate do Sporting com penalti:
Benfica 1-1 Sporting
G.P.: 64m, resultado (0-0)

Derrota do Sporting com penalti:
Sporting 2-4 Benfica
G.P.: 89m, resultado (1-4)"

A água e a sede

"O olheiro vê bem; vê, aliás, magnificamente. O problema é que quando seleccionou os jogadores estava escuro

Sombras e luz das velas
1. Plutarco, historiador grego, autor de Vidas Paralelas, livro de biografias de homens ilustres, escreveu, com maldade, que no escuro todos os humanos são belos.
Poderemos acrescentar, num pequeno desvio, que no escuro absoluto todos parecem ser extremamente competentes em qualquer tarefa. No escuro, por exemplo, todos jogam brilhantemente futebol.
E, de facto, por vezes, a escolha de certos jogadores para alguns clubes parece ter sido feita assim: sem o mínimo de luz natural e sem electricidade alguma. Escolher jogadores à luz das velas, método antiquado que deveria ser erradicado no século XXI - poderia dizer alguém que usasse a ironia.
Concluir, por exemplo, pela desenvoltura atlética das sombras: nunca olhar directamente para o corpo. Uma adaptação da alegoria da caverna de Platão. Escolher pelo movimento das sombras, como método possível, então, para explicar os fiascos de atletas contratados do outro lado do mundo para desempenharem de forma incompetentíssima, mas cara, actividades para as quais decididamente não têm apetência mínima.
O olheiro vê bem; vê, aliás, magnificamente. O problema é que quando seleccionou os jogadores estava escuro.
Também para as recusas de jogadores que, mais tarde, se tornam craques noutros clubes. É sempre a melhor desculpa: eu não sou cego, estava era muito escuro.

Sobre a liderança - entre a torre do palácio e um simples T1
2. As lideranças, desportivas ou no vasto mundo político, não se vêem, claro, pelo tamanho da estátua do chefe-máximo. Um líder não é uma estátua - deve mexer-se; nem deve estar lá em cima - mas som a uma altura capaz de escutar os outros.
Lá em cima, a visão pode ser melhor, mas não se escuta o som dos humanos. E, apesar de tudo, um comandante comanda humanos e não animais trabalhadores de tamanho mínimo.
Em suma: descer da torre imperial e reservar o rés-do-chão de um bairro popular, eis uma hipótese para um tipo de líder do século XXI.
Nem numa cave, nem uma torre: no mesmo piso do exército. Nem mais abaixo, nem mais acima.
Um comandante ao nível do mar, eis um lema possível para este século.

A promessa será cumprida
3. Quando um líder desportivo promete vitórias devemos desconfiar. Vejamos o maior dos exemplos: uma das grandes referências de liderança, Winston Churchill. Em 10 de Maio de 1940 foi nomeado primeiro-ministro após a demissão de Neville Chamberlain. No seu discurso inicial, na Câmara dos Comuns, preparando a nação inglesa para essa terrível Guerra contra a Alemanha nazi, Churchill fez um dos discursos mais famosos da História. Churchill disse mais ou menos isto: a única coisa que vos posse prometer é sangue, suor e lágrimas. Uma das frases mais conhecidas da História da Motivação dos Homens.
Churchill só garante e promete sofrimento e esforço; não promete glória, nem vitória. Teve uma nação inteira atrás de si, confiando nele. O melhor dos exemplos.

Outro exemplo
4. Ainda Plutarco (46 d.c. - 120 d.c.) e uma história sobre Alexandre, o Grande. Ele narra que Alexandre tinha atravessado um deserto com o seu exército e todos estavam com sede. Um soldado aproximou-se dele com um capacete cheio de água. Queria dar água ao grande comandante. Alexandre perguntou-lhe se havia água suficiente para os diz mil homens e quando o soldado fez um sinal negativo, Alexandre despejou a água no chão.
Assim é a liderança. Se os dez mil homens não têm água, Alexandre, o Grande, continuará com sede.
(...)"

Gonçalo M. Tavares, in A Bola

Corrupção no Desporto

"A Comissão Europeia publicou na passada semana um estudo sobre a corrupção no Desporto nos Estados-Membros da União Europeia (UE).
Para além do match-fixing e da dopagem - casos típicos de corrupção no fenómeno desportivo -, o estudo levado a cabo revelou que há outros tipos de corrupção no desporto na UE. Refere o estudo que a falta de transparência no âmbito desportivo leva a que esta indústria seja um campo fértil para que actividades corruptas como a lavagem de dinheiro ou a evasão fiscal ocorram.
Uma análise aos sistemas dos vários Estados-Membros revelou algumas formas de lidar com este problema, incluindo: legislação adequada ao fenómeno; novas políticas; regulamentação mais apertada; multas mais pesadas; reorganização estrutural das entidades; programas educativos; plataformas de cooperação e troca de informação entre vários agentes; iniciativas que facilitem a denúncia de casos de corrupção.
Com base em alguns casos de estudo, o grupo de trabalho conseguiu chegar às seguintes conclusões: existem provas de que a introdução de punições mais pesadas reduz os casos de match-fixing; Existe a necessidade de foco nas medidas preventivas, bem como repressivas; Envolver os vários agentes na prevenção da corrupção no desporto é essencial; As práticas de boa governança nas federações desportivas devem ser incrementadas; A criação de mecanismos de cooperação e de partilha de informação é algo em que a UE pode ajudar; O incremento do conhecimento sobre a matéria deve ser encorajado; A partilha de boas práticas pode ser potenciado pela UE; O papel dos Estados-Membros enquanto líderes do combate ao fenómeno da corrupção é valorizado."

Marta Vieira da Cruz, in A Bola

Benfiquismo (MCXVII)

Conversas!

Grande vitória...

Benfica 26 - 25 Sporting
(14-14)

Admito, não acreditava... perdão, pela desconfiança!!!
Já tinha 'proclamado' que íamos terminar a 1.ª fase, com 6 (ou 4) pontos de desvantagem... assim, com esta vitória, se vencermos em Belém, vamos começar a 2.ª fase, a 1 ponto dos líderes, deixando tudo em aberto...

Sem o Pesqueira, sem o Grilo, sem o Terzic, só com um bocadinho do Vidrago... e com o Seabra a regressar hoje, após meses de ausência, ainda sem o ritmo normal (só entrou para marcar os 7 metros), e com o Cavalcanti a fazer um jogo com pouca inspiração... esta vitória acabou por ser épica!!! Ainda por cima com mais uma arbitragem manhosa, com resquícios do Cashball... Metade das exclusões de jogadores do Benfica, foram inventadas... apareceram só para 'compensar' as exclusões do outro lado!!! E ainda, a falhar 4 Livres de 7 Metros!!!

O Nyokas hoje estava com a 'pica toda', mesmo cometendo alguns erros evitáveis, acabou por ser decisivo... tal como o Ristovsky lá atrás!!

Vitória 'rodando' !!!

Benfica 3 - 0 Fonte do Bastardo
25-22, 25-18, 25-18

Com a rotação praticamente total, com o Flip, o Pinheiro, o Gaspar e o Bernardo, sem o Rapha, sem o Honoré, sem o Théo, sem o Wolfhi e sem o Violas (só entrou após a lesão do Pinheiro) dominámos aquela que é provavelmente a 3.ª melhor equipa nacional!!!

No próximo fim-de-semana vamos ter a Final 4 da Taça de Portugal, onde vamos defrontar a Ac. São Mamede nas Meias-finais.

Vitória na última jornada...

Benfica 10 - 2 Montreux

Jogo para cumprir calendário...

Vamos defrontar a Oliveirense nos Oitavos-de-final.