Últimas indefectivações

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Remontada com estilo...

Benfica 5 - 2 Valongo

Má 1.ª parte, fomos lentos e complicativos... e se a ausência do João Rodrigues já atrapalhava, a bolada na cara do Adroher, retirou o Catalão do jogo, e ficámos sem homem de área... O Valongo não fez muito por chegar ao golo, jogou sempre com 2 homens atrás, fartou-se de fazer jogo passivo (assinalado pelos árbitros), mas mesmo assim marcou 2 golos, mais por demérito do Benfica.
O 0-2 ao intervalo era perigoso... Mas o Benfica entrou com outra atitude, muito mais rápido, com mais intensidade... E foi com naturalidade que os golos foram aparecendo, muito por culpa do talento do Nicolia e do Jordi 'olho à belenenses' Adroher.

Estamos com um calendário pesado, com 2 jogos por semana, e muitas viagens pelo meio, talvez por isso a equipa tenha entrado algo frouxa!!! Temos jogo com o Bassano no Sábado, para garantir matematicamente a passagem aos Oitavos-de-final... e dia 19, recebemos os Corruptos. Temos 4 pontos de vantagem sobre a Oliveirense, e estamos a fazer uma época praticamente perfeita (a excepção foi a Supertaça)...
Apesar do mau início de partida desta noite, continuo a achar que esta é a nossa equipa mais forte, entre as modalidades de pavilhão...

+1

Gaitán renovou até 2019, acrescentando mais um ano no contrato com o Benfica e terá garantido seguramente um aumento salarial.
Depois das sucessivas novelas do vai e fica, o Benfica terá prometido um acerto no contrato, e assim terá acontecido... Faz bem o Benfica, cumprir a palavra dada perante os jogadores, por muito estranho que pareça, existem muitos que não o fazem!!!

Independentemente do actual momento de forma do Nico, esta notícia é obviamente uma boa notícia... desde que haja coragem, de quando não estiver bem, que seja substituído!!!

Isto não está nada bom...

Guimarães B 3 - 0 Benfica B


Mais um desaire, e as ausências do Joãozinho, do Rúben e do Diogo não são desculpas... A equipa tem demonstrado, principalmente nos jogos fora, muito pouca competitividade.
O Guimarães aparentemente 'baixou' alguns jogadores que tem sido usados na equipa principal, mas isso também não serve de desculpa. Temos equipa e jogadores, para fazer mais... Depois da vitória no derby, podiamos ter aproveitado para ganhar embalagem, mas parece que não será assim!!!

Passos certos no Benfica

"Muito se tem escrito e falado sobre o acordo a que chegaram o Benfica e a operadora NOS, relativo aos direitos de transmissão televisiva. Ainda não sabemos os contornos completos da operação, mas pode já dizer-se que é um marco na vida do clube e do futebol nacional. Luís Filipe Vieira evidenciou, mais uma vez, a sua capacidade para maximizar o retorno do nome (palavra que prefiro a marca) Benfica, com indiscutível sentido estratégico. Este negócio também só é possível com o grito de Ipiranga que foi a autonomia face ao monopsónio a que estava sujeito, antes do canal do clube passar a transmitir os jogos. Importante é o facto de através de receitas certas e permanentes (e aqui poderíamos falar também do enorme salto dado com patrocínios, equipamentos e, provavelmente, naming do Estádio) o Benfica estar, crescentemente, em melhores condições para ir reduzindo o seu passivo e possibilitar o financiamento operacional de um modo menos dependente de receitas extraordinárias ou de financiamento bancário. Se a isso juntarmos o alfobre de bons jogadores que têm saído da formação, após décadas de deserto, há condições para um futuro cada vez mais consistente e vitorioso.
Mas atenção, evolução e renovação não são incompatíveis e o universo benfiquista, bicampeão no futebol e também campeão em quase todas as modalidades (à excepção do andebol) nunca se dá por satisfeito. O seu core business é ganhar e, apesar das contrariedades, é isso que, ainda, se espera nesta época futebolística.
P.S. Lopetegui implorou, Xistra concedeu e Layún converteu o tão desejado penalty. O juiz decidiu, está decidido..."

Bagão Félix, in A Bola

Renato, o aprendiz

"Renato Sanches é a nova coqueluche da Luz. A forma de pisar o terreno transmite uma sensação de poder, como se o chão tremesse a cada passada. Com a bola nos pés faz coisas maravilhosas. Passa adversários com a facilidade dos bonecos de PlayStation. Os seus dotes naturais estão a fazê-Io exagerar nos lances individuais; ontem, em duas ou três situações, baixou a cabeça até esbarrar na muralha que o Atlético Madrid construía no centro, à frente dos defesas centrais. Renato Sanches está na fase de aprendizagem. Se já é assim, sobredotado, aos 18 anos, aos 20 saberá que nem sempre a linha recta é o trajecto mais aconselhável entre dois pontos.
A chegada de Renato Sanches à equipa principal do Benfica está a resolver o maior problema que Rui Vitória enfrentava: a necessidade de construção de jogadas fluídas, com dois pinheiros plantados à frente dos centrais. Renato assegura movimentos defensivos, mas tem criatividade e futebol para pegar na bola e torná-la mais redonda nos pés dos criativos. Precisa de não perder tantas vezes a posição de equilíbrio defensivo e corrigir os excessos de individualismo.
Renato é uma dádiva tão grande que quase nos esquecemos que o Benfica tem também a titular Gonçalo Guedes - que está a passar uma fase de ocaso -, e já lançou Nélson Semedo, um lateral que ameaça conquistar o lugar na Selecção para os próximos largos anos. Três diamantes que só precisam de sorte, humildade e persistência para se tornarem estrelas de encantar."

Quanto valem 400 milhões?

"Números cada vez mais incríveis são os que o futebol nos vai dando a conhecer: 400 milhões de euros receberá o Benfica nos próximos 10 anos pelos direitos televisivos dos seus jogos (mais a exclusividade da BTV).
Jamais houve em Portugal tão estrondoso acordo e a partir do momento em que este foi selado tão cedo não haverá sequer parecido. Goleada do Benfica, portanto, logo se classificou o negócio. Foram dados os parabéns a Luís Filipe Vieira por ter tido a coragem de cortar com a Olivedesportos - que lhe dava €22 milhões por época, ainda que sem incluir a BTV no acordo, como agora sucede - e pela sagacidade de assim fintar as cláusulas indexantes que permitiram ao FC Porto acompanhar a subida dos valores a receber pela águia.
Convenhamos: parece de facto um bom negócio. Perto de 40 milhões já a partir da próxima temporada é número incrivelmente poderoso - ainda que daqui a 10 possa vir a ser pouco para a realidade de então. Durante 10 anos, jamais se saberá se de facto a centralização da negociação tornaria o volume de dinheiro a receber maior para cada um dos clubes. Da mesma forma, não poderá ser testada a teoria de que com todos os clubes a receberem mais dinheiro, a Liga melhoraria tanto que mais gente quereria ver os jogos, logo aumentando ainda mais o valor dos direitos. 
Provavelmente, durante os próximos 10 anos será mais fácil (ou menos difícil) ao Benfica ganhar cada vez mais jogos perante os adversários mais pobres - afinal, o fosso será cada vez maior - e tal poderá até resultar na conquista de mais títulos.
A dúvida que talvez devesse ter sido colocada é simples: daqui a 10 anos, quanto estará alguém disposto a pagar para ver o imperador de uma ilha deserta?"

Nuno Perestrelo, in A Bola

Estranha, esta história da W52

"Estou convencido de que não é só má vontade quando concluo que a história do acordo do Sporting com a W52 para a formação de uma equipa de ciclismo, empresa que depois afinal assinaria com o FC Porto, está muito mal contada. Ainda por cima parece ridícula. Não propriamente a história em si, mas o facto de o Sporting ter sentido necessidade de vir a público explicar-se, e como o fez. A que temos de acrescentar, claro, mais um manto de texto pretensiosamente irónico sobre o tema que o presidente do clube publicou nas redes sociais.
A três de Dezembro, os responsáveis da W52 e o presidente Bruno de Carvalho e o vice-presidente Vicente Moura apareceram lado a lado, em foto, a anunciar o acordo e o regresso do leão ao ciclismo. «Encontrámos um parceiro que tornou possível voltar às estradas», disse na altura Vicente Moura; o mesmo Vicente Moura que, três dias depois, quando foi anunciado o contrato da empresa com o FC Porto, veio clarificar que o Sporting afinal não tinha assinado nada e que até foi o Sporting a desistir deste negócio, porque tinha dúvidas, até mesmo relacionadas com a suspensão por doping do director desportivo da W52. Nesse mesmo dia, Bruno de Carvalho, no Facebook, atacou o FC Porto e a W52. Mas, se foi realmente o Sporting que teve dúvidas e torceu o nariz à parceria, por que razão é que parece agora tão incomodado com a ligação da empresa ao rival do Porto? Por outro lado, não posso deixar de estranhar que só depois de conversar, posar para fotografias e pomposamente anunciar um princípio de acordo com a W52, o Sporting se tenha lembrado de investigar e concluir que afinal tinha dúvidas e o melhor seria desistir de tudo.
O que não estranho, infelizmente, é mais um episódio de confronto entre clubes fora dos relvados, ou fora das estradas. Isso sim, é lamentável."

Nélson Feitorona, in A Bola

Acordámos tarde...

Benfica 1 - 2 Atlético de Madrid


Em Portugal, normalmente aplaudem-se os brinca-na-areia, e assobia-se os goleadores 'toscos'!!! Isto até podia ser 'inofensivo', mas não é... Quando nós nos queixamos que a Selecção não tem pontas-de-lança, não é por acaso. Durante a formação os jovens com faro de golo, são desvalorizados, e vão ficando para trás... Hoje, por exemplo, o Benfica quis triunfar só com brincas-na-areia, e como era previsível, não ganhou, nem empatou!!!
A jogada do golo do Mitro, é exemplar. Linear, simples, sem dribles, nem reviengas... o caminho mais curto em direcção da baliza, foi assim que o Jiménez e o Mitro pensarem, e executaram... O problema é que demos uma hora de avanço!!!
Outra coisa que não compreendo, é a insistência em jogadores, debilitados... O Nico veio para a 2.ª parte, em dúvida. Mesmo assim, foi ficando... e estava mesmo a jogar mal, mas só quando ele pediu, é que a substituição foi feita... Um Nico a 50% não é melhor, do que um Carcela a 100%, ainda por cima, quando este jogo, não era decisivo - a qualificação já estava garantida. Decisivo, vai ser o jogo em Setúbal no próximo Sábado, e no Funchal na Terça... Será que o Nico vai estar disponível?!!!

Independentemente destas minhas inquietações, admito que enquanto em Madrid a 'sorte' do jogo foi nossa, hoje a partida decorreu exactamente como o Simeone queria... inclusive a vantagem no marcador. O Atlético a jogar fechadinho, à espera do erro do Benfica, e a partir rápido para o contra-ataque... mesmo assim tirando, dois remates de longe, quase de seguida numa sequência de Cantos, o Benfica até estava a cometer poucos erros... O problema do Benfica, eram os últimos 25 metros do nosso ataque!!! Sem laterais desequilibradores ofensivamente e sem referências na área...
Mas como é impossível não cometer erros durante 90 minutos, o Benfica errou: o Fejsa tentou compensar, mas foi batido; o Jardel foi apanhado terra-de-ninguém entre o Griezmann e a linha defensiva; o Eliseu esqueceu-se da linha defensiva; e o Renato, não compensou a saída do Fejsa da sua zona... As minhas esperanças, nesta altura, eram mínimas, porque o Atlético 'gosta' de jogar desta forma...
O 2.º tempo até começou com a melhor oportunidade do Benfica, já através do Mitro... mas durou pouco, perdemos o meio-campo, o Nico andava a arrastar-se, e em vez de largar a bola, ainda se agarrou mais à dita... mesmo assim, o 2.º golo do Atlético, é 'estranho'!!!
Com a entrada do Jiménez tudo se alterou, ficámos com poder de choque, na zona central...e ficámos muito mais assertivos. Com o golo do Mitro a equipa e o Estádio acreditaram... Partimos para uns 15 minutos finais, onde jogámos quase sempre bem, com muito coração à mistura, o Jiménez teve o empate na cabeça, mas naqueles minutos finais, faltaram pernas ao meio-campo, e as substituições já tinham sido esgotadas (o Samaris tinha sido muito útil naqueles minutos finais...!!!).

O Renato cresceu muito neste jogo (a rapidez na aprendizagem do Renato, pode-se mesmo observar num jogo de 90 minutos: aquilo que ele faz no minuto 90, já é melhor daquilo que ele fazia no 1.º minuto!!!), quando foi preciso coração, foi ele que meteu quase sempre o pé, cometeu ainda alguns erros de passe parvos, mas em pouco mais de 3 semanas, é titular indiscutível, com todo o mérito... Outro jogador que merece uma referência é o Lisandro: verdadeiro gigante lá atrás, muito bom jogo. Ao contrário do jogo contra a Académica, hoje, o Fejsa foi útil...

É bom recordar que o Luisão (o Lisandro hoje até foi mais útil), o Semedo (tanta falta fez...) e o Salvio não estão disponíveis. Pode parecer pouco, mas a este nível, não é. O Atlético, é provavelmente o melhor exemplo, de um Clube 'menor' que o Benfica, mas como está num mercado muito maior, financeiramente compra muito mais, e neste caso especifico, até costuma comprar muitos dos nossos melhores jogadores...!!! Num confronto directo, desta natureza, só mesmo um Benfica, sem erros (individuais ou de estratégia), e na máxima força... pode aspirar à vitória.

Ainda não vi os lances na televisão, mas pareceu-me que ficou um penalty por marcar sobre o Pizzi... e o tal ataque do 1.º golo do Atlético, nasce de um pontapé de baliza, que devia ter sido Canto... mas além destes lances não gostei nada da arbitragem... Aliás na UEFA temos sido brindados, repetidamente, com estes artistas... provando que as diferenças com os nacionais, até são poucas!!!

Aqui concordo, com o Rui Vitória, não vale a pena pensar no Sorteio. Até Fevereiro, muita coisa pode mudar... mas neste momento nomes como Wolfsburg, Zenit e até um Chelsea não são impossíveis!

Mas o mais importante neste momento é jogo de Sábado em Setúbal. Com o natural desgaste deste jogo, com a 'natural' motivação Setubalense (até estão a jogar benzinho), este jogo é muito perigoso, e nós não temos margem de manobra no Campeonato. Será muito importante, nos próximos dias, não permitir qualquer tipo de descompressão nos nossos jogadores... Jogar em Setúbal, não é a mesma coisa, que jogar na montra da Champions, mas para chegar aos nossos objectivos, vencer em Setúbal, é vital...

Putos nos Oitavos...

Benfica 1 - 1 Atlético Madrid


Qualificação para os Oitavos garantida, e isso era o mais importante... Mesmo se tivéssemos perdido por 1-2, pelo critério de desempate, ficaríamos em primeiro... Recordo, que o Atlético que ficou em 2.º no grupo, vai ter que disputar uma eliminatória extra, com uma equipa que vem do Grupo das equipas não-Champions - a grande novidade desta competição este ano.
Não foi um jogo brilhante, houve muitas picardias, notou-se como é óbvio a 'ausência' do Renato, mas no meio da luta, salvou-se a qualificação... O aspecto mais negativo, foi mesmo a expulsão do Zé Gomes, que assim vai faltar a 1.ª mão dos Oitavos... 
Eu sei que a gestão não é fácil, mas Domingo tivemos o derby dos Bês, com o Dias e o Joãozinho como titulares, amanhã temos novo jogo dos Bês em Guimarães... Acho que foi muito arriscado esta dupla-utilização dos dois... Creio que não foi coincidência que alguns dos melhores jogadores do Benfica hoje, tenham poucos minutos esta época: Lima, Pêpê, Yuri... que estão no 'limbo' entre os Juniores e a equipa B, e assim têm as pernas mais frescas...

Vitória em Leiria

Juventude do Lis 20 - 30 Benfica
(10-15)

Vitória normal, seguimos em frente na Taça de Portugal, e até deu para descansar alguns jogadores: Uelington, Mitrevski e Vrgoc... Curiosamente os parciais desta partida, foram iguais: 10-15 em cada uma das partes!!!

PS: Foi anunciado hoje, com alguma surpresa minha, a saída do Eng. José Trindade da liderança da secção de Hóquei em Patins. Aparentemente foi uma decisão pessoal do próprio... A forma não anunciada, como isto decorreu, deixa-me algo preocupado!!!
Obrigado pelos serviços prestados...

Vitória na Taça

Benfica 3 - 0 CN Ginástica
25-17, 25-22, 25-16

Não vi o jogo, mas a crónica no site do Benfica é elucidativa: voltámos a ter dificuldades, mesmo com um adversário de uma divisão inferior (1.º Set esteve 6-8; 2.º Set esteve 10-16!!!). Estamos numa fase importante da época, tanto a nível interno, como Europeu, é melhor não facilitar nos próximos jogos...
Mas pronto, o mais importante foi a vitória, estamos nos Quartos-de-final da Taça de Portugal.