Últimas indefectivações

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Acordámos tarde...

Benfica 1 - 2 Atlético de Madrid


Em Portugal, normalmente aplaudem-se os brinca-na-areia, e assobia-se os goleadores 'toscos'!!! Isto até podia ser 'inofensivo', mas não é... Quando nós nos queixamos que a Selecção não tem pontas-de-lança, não é por acaso. Durante a formação os jovens com faro de golo, são desvalorizados, e vão ficando para trás... Hoje, por exemplo, o Benfica quis triunfar só com brincas-na-areia, e como era previsível, não ganhou, nem empatou!!!
A jogada do golo do Mitro, é exemplar. Linear, simples, sem dribles, nem reviengas... o caminho mais curto em direcção da baliza, foi assim que o Jiménez e o Mitro pensarem, e executaram... O problema é que demos uma hora de avanço!!!
Outra coisa que não compreendo, é a insistência em jogadores, debilitados... O Nico veio para a 2.ª parte, em dúvida. Mesmo assim, foi ficando... e estava mesmo a jogar mal, mas só quando ele pediu, é que a substituição foi feita... Um Nico a 50% não é melhor, do que um Carcela a 100%, ainda por cima, quando este jogo, não era decisivo - a qualificação já estava garantida. Decisivo, vai ser o jogo em Setúbal no próximo Sábado, e no Funchal na Terça... Será que o Nico vai estar disponível?!!!

Independentemente destas minhas inquietações, admito que enquanto em Madrid a 'sorte' do jogo foi nossa, hoje a partida decorreu exactamente como o Simeone queria... inclusive a vantagem no marcador. O Atlético a jogar fechadinho, à espera do erro do Benfica, e a partir rápido para o contra-ataque... mesmo assim tirando, dois remates de longe, quase de seguida numa sequência de Cantos, o Benfica até estava a cometer poucos erros... O problema do Benfica, eram os últimos 25 metros do nosso ataque!!! Sem laterais desequilibradores ofensivamente e sem referências na área...
Mas como é impossível não cometer erros durante 90 minutos, o Benfica errou: o Fejsa tentou compensar, mas foi batido; o Jardel foi apanhado terra-de-ninguém entre o Griezmann e a linha defensiva; o Eliseu esqueceu-se da linha defensiva; e o Renato, não compensou a saída do Fejsa da sua zona... As minhas esperanças, nesta altura, eram mínimas, porque o Atlético 'gosta' de jogar desta forma...
O 2.º tempo até começou com a melhor oportunidade do Benfica, já através do Mitro... mas durou pouco, perdemos o meio-campo, o Nico andava a arrastar-se, e em vez de largar a bola, ainda se agarrou mais à dita... mesmo assim, o 2.º golo do Atlético, é 'estranho'!!!
Com a entrada do Jiménez tudo se alterou, ficámos com poder de choque, na zona central...e ficámos muito mais assertivos. Com o golo do Mitro a equipa e o Estádio acreditaram... Partimos para uns 15 minutos finais, onde jogámos quase sempre bem, com muito coração à mistura, o Jiménez teve o empate na cabeça, mas naqueles minutos finais, faltaram pernas ao meio-campo, e as substituições já tinham sido esgotadas (o Samaris tinha sido muito útil naqueles minutos finais...!!!).

O Renato cresceu muito neste jogo (a rapidez na aprendizagem do Renato, pode-se mesmo observar num jogo de 90 minutos: aquilo que ele faz no minuto 90, já é melhor daquilo que ele fazia no 1.º minuto!!!), quando foi preciso coração, foi ele que meteu quase sempre o pé, cometeu ainda alguns erros de passe parvos, mas em pouco mais de 3 semanas, é titular indiscutível, com todo o mérito... Outro jogador que merece uma referência é o Lisandro: verdadeiro gigante lá atrás, muito bom jogo. Ao contrário do jogo contra a Académica, hoje, o Fejsa foi útil...

É bom recordar que o Luisão (o Lisandro hoje até foi mais útil), o Semedo (tanta falta fez...) e o Salvio não estão disponíveis. Pode parecer pouco, mas a este nível, não é. O Atlético, é provavelmente o melhor exemplo, de um Clube 'menor' que o Benfica, mas como está num mercado muito maior, financeiramente compra muito mais, e neste caso especifico, até costuma comprar muitos dos nossos melhores jogadores...!!! Num confronto directo, desta natureza, só mesmo um Benfica, sem erros (individuais ou de estratégia), e na máxima força... pode aspirar à vitória.

Ainda não vi os lances na televisão, mas pareceu-me que ficou um penalty por marcar sobre o Pizzi... e o tal ataque do 1.º golo do Atlético, nasce de um pontapé de baliza, que devia ter sido Canto... mas além destes lances não gostei nada da arbitragem... Aliás na UEFA temos sido brindados, repetidamente, com estes artistas... provando que as diferenças com os nacionais, até são poucas!!!

Aqui concordo, com o Rui Vitória, não vale a pena pensar no Sorteio. Até Fevereiro, muita coisa pode mudar... mas neste momento nomes como Wolfsburg, Zenit e até um Chelsea não são impossíveis!

Mas o mais importante neste momento é jogo de Sábado em Setúbal. Com o natural desgaste deste jogo, com a 'natural' motivação Setubalense (até estão a jogar benzinho), este jogo é muito perigoso, e nós não temos margem de manobra no Campeonato. Será muito importante, nos próximos dias, não permitir qualquer tipo de descompressão nos nossos jogadores... Jogar em Setúbal, não é a mesma coisa, que jogar na montra da Champions, mas para chegar aos nossos objectivos, vencer em Setúbal, é vital...

1 comentário:

  1. O Renato aprende sózinho, porque com este treinador até o Jonas passou a perna-de-pau...
    Depois vem para a conferências de imprensa fazer das pessoas parvos, com um discurso "às voltas" e nada de concreto...

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!