Últimas indefectivações

sábado, 14 de janeiro de 2017

Vitória no Faial...

Sp. Horta 23 - 33 Benfica
(11-12)

Após uma longa paragem o regresso do Campeonato, com um jogo no Faial...
Destaco as muitas exclusões de jogadores do Benfica, numa partida teoricamente fácil!!!

O novo reforço, que veio substituir o Terzic, Jernej Papez, ainda não jogou...

Qualificação carimbada...

Benfica 7 - 3 Lodi

Estamos nos Quartos-de-final da Liga Europeia, onde vamos defrontar o Liceo da Corunha.
O jogo até não começou bem, pois começamos a perder, mas antes do intervalo, resolvemos a contenda, com um 5-1, e com hóquei de bom nível...
O 2.º tempo foi mais pausado, gerindo a vantagem... destaco os vários penalty's desperdiçados por nós (novamente), e os minutos do João Sardo a este nível...

O caminho para a final:
Benfica/Liceo vs. Reus/Corruptos
Oliveirense/Vic vs Barcelona/Forte del Marni

PS: Os Lagartos foram perder a Itália, foram eliminados, e acabaram à porrada... tudo normal!!!

Penta-Campeões

O sagrou-se hoje Penta-Campeão Nacional de Estrada no sector Masculino. Depois de tantas aldrabices no defeso, conseguimos renovar o título principal...
Alberto Paulo 2.º; Samuel Barata 3.º; Hermano Ferreira 4.; João Silva 9.º
As meninas, mesmo se a Dulce Félix não tivesse com gripe, seria quase impossível, sem a Dulce, e com outras ausências... nem sequer tivemos atletas suficientes para participar colectivamente. Mesmo assim a Marta Pen deu uma perninha e ficou em 3.º...

A FPA sem surpresa decidiu a favor da Lagartada, nos vários casos de atletas do Benfica, com contrato, que foram desviados para a Osgalhada... Esta decisão não é o fim da novela, pois o Benfica vai recorrer seguramente para os Tribunais, onde é esperado termos razão...
Recordo ainda, que a FPA anda a cancelar provas de Juniores, dificultando a vida ao Benfica, que assim não pode inscrever atletas Juniores nas provas de Sénior por falta de marcas!!!


PS1: Parabéns pelo 6.º lugar do Paulo Gonçalves em mais um Dakar, onde nunca conseguiu recuperar de uma penalização forte (1 hora)... com várias etapas canceladas devido às fortes chuvas, a 'janela' de recuperação ficou muito pequena! Sem a penalização teria sido novamente 2.º !!!
Chegou ao fim, voltou a demonstrar grande carácter nas pistas, ajudando inclusive adversários directos em dificuldade...
É tentar novamente para o ano, o Speddy já provou ter velocidade para andar na frente, é uma questão de 'diminuir' os azares, nesta maratona das areias...!!!

PS2: No Nacional de Marcha masculino, na prova de 35 Km, também vencemos individual e colectivamente, com o Pedro Isidro (1.º), Miguel Carvalho (3.º), e Miguel Rodrigues (4.º)... Nos femininos, vencemos individualmente, com a Mariana Mota, nos 15Km.

Apertada...!!!

Benfica 3 - 0 Castêlo da Maia
25-22, 28-26, 25-22


Os parciais não enganam, não foi fácil...

O Benfica anunciou a saída do jovem João Oliveira (regressa a Guimarães) a meio da semana, era a nossa última opção para a Zona 4, jogava pouco, mas com a média alta de idades dos nossos principais jogadores, é preocupante olhar para o futuro a médio prazo desta secção... temos que encontrar 'sangue novo'!

Na Liga tudo é diferente...!!!

Benfica 89 - 66 Maia
27-13, 11-14, 28-12, 23-27

Mesmo sem o Hollis, fácil regresso às vitórias... Com o fim das aspirações Europeias (ainda temos 2 jogos), temos que nos concentrar totalmente na Liga interna, onde o 1.º lugar na fase regular é fundamental...

Três empreitadas

"Em paz, e sem fazer alarde dos seus cometimentos, arrematou o Benfica três empreitadas de monta no exíguo espaço de três dias. Não custará a ninguém de bom senso reconhecer que todas elas se antecipavam como extraordinariamente difíceis e, por isso mesmo, os seus desfechos foram tão bem acolhidos entre os adeptos benfiquistas que, por natureza, são exigentes. A meteórica questão, que a todos encheu de alegria, foi o Benfica ter ido a Guimarães de autocarro vencer o Vitória em jogo a contar para o campeonato e, três dias depois, ter voltado a Guimarães de comboio para vencer novamente o Vitória qualificando-se para a final four da Taça CTT. E no meio disto tudo, e em tão curto intervalo, ainda conseguiu despachar o Taarabt de avião para Génova, o que não é, de todo, a flor menor deste pequeno ramalhete.
Tal como os habitantes reservistas do Benfica souberam aproveitar a oportunidade que lhes foi dada no último jogo de Guimarães, dando razão a Rui Vitória que não se cansa de dizer que no Benfica 'não há primeiras nem segundas linhas', também o departamento de marketing da Luz continua a saber aproveitar a favor do Benfica os melhores insultos e as pândegas desconsiderações que a regular carreira da equipa de futebol sempre vai suscitando entre os seus adversários mais gritantes. Assim, depois do enorme êxito anímico e comercial que foi o lançamento do cachecol do 'colinho' já está à venda nos lugares autorizados um novo produto oficial para o frio. Trata-se do cachecol 'a culpa é do Benfica' e tudo indica estar à vista novo sucesso de estima e de vendas, naturalmente. Tem muito que se lhe diga e não está ao alcance de todos esta arte de reverter em bom humor e em euros o triste menosprezo, a desconchavada ofensa e os demais produtos oriundos dos cérebros criativos do 'inimigo'. Que bom sinal dos tempos significaria o risonho lançamento do cachecol 'carrega, Carnide' ou da echarpe 'estado lampiónico' para os dias santos. Que não demore.
Ontem o presidente do Futebol Clube do Porto cumpriu a notável soma de 12.684 dias (304.416 horas ou 18.264.960 minutos, como preferirem) no exercício da função mas pouco se ligou a este feito porque o presidente do Sporting, que não pode ver nada, demorou apenas 54 minutos a instalar e a negar um blackout e imediatamente, em termos de impacto social, deu cabo da efeméride do colega mais velho. Não se faz."

Para Bruno de Carvalho as verdades de hoje são as mentiras de amanhã

"«Se apenas houvesse uma verdade, não poderiam pintar-se cem telas sobre um mesmo tema»

A história seria quase anedótica se não fosse lamentável. Em Outubro, o jornalista Rui Miguel Tovar lançou em Alvalade, o 'Almanaque do Leão', que o Sporting lhe tinha encomendado. Bruno de Carvalho apresentou a obra, louvando 'a paixão e o carinho' com que foi escrita e vaticinado que esta iria 'cada vez engrossar mais, sem grandes necessidades de correcções'. Mas o que parecia uma certeza foi afinal fogo fátuo. Respondendo a uma questão de um colega jornalista, Tovar assegurou que o Sporting tinha mesmo 18 títulos de campeão nacional e não os 22 que o presidente do clube vinha reclamando. Ao que parece, ninguém em Alvalade se dera ao trabalho de ler o livro. O que fazer então? Simples: Bruno de Carvalho, tão empenhado em reescrever a história dos 'leões', ordenou que a obra fosse emendada para incluir os 4 títulos. O jornalista recusou-se a alinhar nesta farsa e a notícia do lançamento foi até apagada do site do Sporting arrumou a questão, incluindo as quatro conquistas do antigo Campeonato de Portugal (uma prova jogada a eliminatórias) no palmarés da Taça de Portugal.
Este episódio diz muito sobre Bruno de Carvalho. Para o presidente do Sporting só uma verdade interessa: a dele. Mesmo que ela seja uma grande mentira. Quando, na semana passada, o líder leonino anunciou que era a última vez que o Sporting iria ter 'uma intervenção calma e ponderada' sobre a arbitragem, só um tolo poderia acreditar - há um mês que em Alvalade não se fala de outra coisa, sobretudo depois da derrota na Luz e, mais recentemente, do desaire em Setúbal, para a Taça da Liga.
As críticas do Sporting tê, poupado apenas o presidente do Conselho de Arbitragem (CA), José Fontelas Gomes, que segundo os 'leões' herdou uma tarefa 'minada' pelo seu antecessor, Vítor Pereira. Fontelas Gomes é também pai de um jovem que, no início da época, reforçou a equipa de sub-16 do Sporting. O rapaz não tem obviamente culpa de o pai ser o respnsável da arbitragem em Portugal, nem este tem culpa de o filho ter jeito para a bola, mas o episódio faz lembrar um velho ditado: «À mulher de César..» O que se diria em Alvalade se, durante a presidência de Vítor Pereira, fosse um filho deste a reforçar o Benfica. Alguém acredita numa 'intervenção calma e ponderada«?
Foi Pimenta Machado, antigo presidente do Vitória de Guimarães, quem celebrizou uma expressão que entrou na cartilha dos responsáveis leoninos: no futebol 'o que hoje é verdade, amanhã pode ser mentira'. Jorge Sousa, que era o preferido de Bruno de Carvalho para apitar o jogo com o Benfica, é apontado agora como o responsável pela crise leonino. E alguém ainda se lembra da defesa que o Sporting fazia aos árbitros e dos seus responsáveis no início da época? Em Setembro, era assim que Nuno Saraiva, o director de comunicação do clube, respondia ao que dizia serem pressões do Benfica e do FC Porto sobre os homens do apito. 'Fica o aviso sério de que estamos atentos e não deixaremos vingar este modeo de criar ruído para esconder debilidades e de fazer pressão sobre a arbitragem, seja na entidade que a tutela ou na sua associação ou directamente nos árbitros que a exercem'. Quatro meses, e alguns desaires no terreno de jogo, bastaram para pôr fim a esta lua de mel.
Às vezes não são precisas mais do que algumas horas para pôr a nu a esquizofrenia leonina. Esta semana, no final da reunião que o CA promoveu com os clubes, louvou o 'espírito' do órgão federativo e lembrou que este tem contado com o apoio do Sporting para pacificar e credibilizar a arbitragem. Alguém acreditou? Se dúvidas houvesse, ficaram desfeitas na manhã seguinte, quando Octávio Machado, director do clube para o futebol, manifestou 'repúdio' pela análise que o CA fez nessa reunião, entre outros casos, dois dos lances onde os 'leões' reclamaram penáltis na Luz por alegada mão na bola de jogadores do Benfica. Na primeira jogada, protagonizada por Pizzi, os responsáveis da arbitragem defenderam que esta resultou de uma 'acção involuntária e acidental, pelo que a mesma não constitui infracção'. Já no acso que envolve Nélson Semedo consideraram tratar-se 'de uma lance difícil e de dúvida'.
O problema do discurso de Bruno de Carvalho e do Sporting é que no futebol não há uma só verdade: esta depende sempre da cor com que é olhada. Um mesmo lance pode ser julgado como involuntário por um especialista e como intencional por outro. E isso não há videoárbitro que resolva.

PS: Já depois desta crónica estar escrita, o Sporting anunciou que não iria falar aos 'media' durante uma semana 'para além do que está regulamentarmente estipulado', aquilo a que no futebol se chama 'blackout'. Menos de uma hora depois do primeiro comunicado, o clube enviou outro às redacções, onde esclarece que a decisão não se trata de... um 'blackout'. Na nova máxima de Bruno de Carvalho, o que é verdade hoje é mentira minutos depois."

2.ª vitória consecutiva...

Cova da Piedade 1 - 2 Benfica B


Parece que voltámos aos bons resultados, sem transmissão televisiva, parece que jogámos bem, principalmente na 1.ª parte... O Cova da Piedade depois do início de época muito forte, tem baixado de rendimento.

Benfiquismo (CCCXLVIII)

Hoje é dia de peregrinação...

Antevisão...

Uma Semana do Melhor... na Lateral Esquerda !

Jogo Limpo... coacção sobre as arbitragens!

Angústia de uns, alegria de outros

"Sejamos justos, é uma angústia para os nossos adversários assistir à nossa época. Essa angústia é inversamente proporcional à nossa alegria. Ainda bem. As duas vitórias em Guimarães aumentaram a angústia de uns e alegria de outros. A vitória de sábado para o Campeonato foi mais importante, a conquista de terça-feira para a Taça da Liga foi mais decisiva. «Vitória» e «conquista» são boas expressões quando se ganha em Guimarães.
Estamos na final four da Taça da Liga com mérito, numa competição em que, este ano, vários emblemas estavam desesperados por vencer, mas que só quatro a podem conquistar. Todos os ex-vencedores (V. Setúbal, SC Braga e sete vezes o Benfica) da prova estão na fase final no Algarve, não houve surpresas na competição até agora.
Seguimos com os objectivos da época intactos e todos eles mais próximos de se concretizarem. Rui Vitória segue alheio ao ruído (mas atento), focado no caminho, com os olhos nos objectivos. Numa semana em que vários profetizaram uma aproximação do segundo ao primeiro classificado, deu-se uma aproximação do segundo ao quarto classificado. É bom alargar distâncias, porque, com o nosso calendário tão cheio e apertado, poderemos ficar ao alcance de agendas desportivas menos preenchidas.
Segue-se o Boavista para o Campeonato e o Leixões para a Taça de Portugal. São dois históricos do futebol português que já venceram as provas em que os vamos defrontar. Nada será fácil neste nosso caminho. Só um atitude muito séria e competitiva nos garante estar próximo da vitória. O relaxamento seria o nosso pior adversário nesta fase, em que parece não haver adversários.
Marco Silva foi treinar o último classificado da Liga Inglesa. O Hull City contratou um grande treinador, mas tenho dúvidas de que Marco tenha feito uma grande escolha. Um grande desafio para um óptimo treinador."

Sílvio Cervan, in A Bola