PSG 3 - 0 Benfica
A derrota até é normal, os números e a exibição não... a qualificação para a fase seguinte não estava dependente deste resultado, os dois jogos com o Olympiakos é que vão decidir as coisas... mas não deixa de ser frustrante ver a equipa cometer os mesmos erros do passado!!!
Quando o Blanc disse que conhecia o Benfica não estava a fazer bluff, mas bastava ver os jogos que temos feito com os Corruptos para descobrir a pólvora, o problema do Benfica de Jesus nestes jogos de grau de dificuldade mais elevado é sempre o mesmo: inferioridade numérica no meio-campo. O PSG abdicou de um jogador como o Lucas (ou Pastore - lesionado) e colocou mais um centro-campista forte na marcação e recuperação, e assim o Benfica ficou 'sem bola'!!! Contra equipas de 'meio-da-tabela', a qualidade dos nossos jogadores consegue ultrapassar este problema, mas contra jogadores de grande qualidade não é nada fácil aos nossos jogadores fazerem posse de bola...
No passado o Benfica mesmo com este obstáculo, conseguia manter os jogos equilibrados, mas nos últimos tempos temos demonstrado debilidades graves noutra área: pontapés de canto defensivos!!! Foi num lance destes que perdemos a Liga Europa, e foi assim (apesar do fora-de-jogo escandaloso) que empatámos com o Belém no Sábado. Além do conhecimento dos nossos adversários sobre a nossa defesa à zona, o Benfica deixou de fazer uma coisa muito importante nestes lances: a marcação individual ao segundo poste, aos jogadores mais perigosos adversários, para impedir que estes façam a corrida de balanço para o salto, à vontade... curiosamente o Carlos Martins sabia fazer estas marcações bem, o objectivo não é ganhar a bola no ar aos adversários, é só atrapalhar as linhas de corrida... e quando esta coisa tão simples não se faz, as probabilidades de sofrer golo, aumentam exponencialmente!!! Mais ainda quando na 1.ª jornada da Champions este PSG tinha marcado 3 golos em pontapés de canto em Atenas (dos 4 golos que marcou!!!), os Franceses neste momento tem mesmo uma eficácia extraordinária nestes lances: nesta edição da Champions tem 7 golos, sendo que 5 foram em Cantos!!!
A 2.ª parte de hoje, já foi um bocadinho mais normal, é verdade que o PSG em vantagem abrandou, mas o desvio do Enzo para o meio, também ajudou. Tanto o Artur como o Sirigu tiveram muito trabalho na 2.ª parte, podíamos ter marcado e podíamos ter sofrido... mas no geral acho que merecíamos o tento de honra. Até porque o nosso mau jogo na 1.ª parte, foi demasiado penalizado com a eficácia do PSG que além dos golos, teve bola, mas não massacrou o Artur nessa altura...
Repito, o mais importante neste momento é jogo de Domingo no Estoril, a pior consequência do jogo de hoje, foi a lesão do Fejsa... e o sucesso na Champions depende dos próximos jogos... mas não podemos continuar a sofrer golos de Cantos, é dar o ouro ao bandido.
PS: Depois da choradeira de ontem à noite, sobre o pretenso golo em fora-de-jogo que derrotou os Corruptos, estou curioso para ouvir os comentários dos mesmos opinadores sobre o 1.º golo do PSG. Pessoalmente considero que tanto hoje (nos dois momentos) como no jogo de ontem, os avançados estão em linha com os defesas, portanto as decisões foram boas, existe a indicação de em dúvida beneficiar o ataque, mas tenho quase a certeza que ninguém vai chorar pelo 1.º golo do PSG, que apesar do resultado pesado, teve uma influência significativa no desenrolar da partida.