Últimas indefectivações

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Inferno des Lichts


E Pinto da Costa citou as escutas...

"No editorial da última edição da revista Dragões, Pinto da Costa criticou a escolha de João Ferreira para o Benfica-FC Porto, citando, em defesa da sua tese, uma conversa entre Valentim Loureiro e Luís Filipe Vieira, constante das escutas do Apito Dourado. Sim. Depois de esgrimir argumentos contra a divulgação das escutas e sua utilização pelos tribunais; depois de ter accionado judicialmente quem citou as escutas ou meramente anunciou onde podiam ser ouvidas; depois de se ter vitimizado, alegando danos de imagem; depois de um ilustre portista, Rui Moreira, ter abandonado em directo um programa televisivo por se recusar a debater o teor das escutas; eis que Pinto da Costa sai a terreiro e trata de citar as famosas escutas.
É um daqueles momentos que marcam um antes e um depois; que retira argumentos a todos os pintistas que se refugiavam no sacrilégio que era comentar o que praticamente toda a gente ouviu ou leu (na net são mais de nove milhões os clics nas escutas...); e que abre, enfim, novas pistas de debate a propósito do que a Justiça portuguesa entendeu não dever ser tido em linha de conta. E se há coisa que os portugueses não conseguem entender são os expedientes da Justiça, a ideia de que os grandes, das finanças, da política e também do desporto estão sempre acima dos comuns mortais e que nada lhes acontece; os alçapões que os causídicos mais hábeis conseguem explorar; as voltas e reviravoltas que os casos dão, aqueles que não saem do mesmo sítio e ainda os que acabam por prescrever.
Mas regressemos ao tema desta coluna: Pinto da Costa já cita as escutas do Apito Dourado. E eu a pensar que, em semana de resignação do Papa, nada mais me poderia surpreender..."

José Manuel Delgado, in A Bola

Basta!

"Já não há desculpas.
Só é enganado quem quer.
Desde 2001 que ele anda por aí.
Teve tempo de resolver (pelo menos) dois Campeonatos, recebeu todas as insígnias que lhe deviam, não faltou às merecidas homenagens, e deixou cair todas as máscaras.
Começou por se auto-intitular 'benfiquista', certamente para dissimular vontades. Depois, sempre muito bem penteado, foi lançado as sementes de uma carreira frutuosa, que o levou Europa fora, até aos mais cintilantes palcos, para dirigir os mais importantes jogos, recebendo os louvores e prémios correspondentes.
Pelo meio, fez o que fazem aqueles que, nos meandros da arbitragem portuguesa, pretendem chegar longe: protegeu os poderes instalados, com o seu apito sempre afinado segundo a mesma escala, sem variações, sem uma só colcheia ou semi-fusa a destoar.
Não irei repetir-me. Não vou voltar a descrever todo o vasto e negro historial da criatura. Nem esta coluna daria para tanto.
Quero apenas manifestar o meu desejo, ou melhor, a minha exigência, de que isto não fique assim.
Quero acreditar que a força social e institucional do meu Clube seja suficiente para impedir este indivíduo de continuar, época a época, a transformar jogos do Benfica num repetido Carnaval. Não acredito em coincidências. Nem em azares - sobretudo quando se sucedem em série. E não duvido da sabedoria, da preparação, nem da perspicácia de quem tão galardoado é. Sobram pois poucas hipóteses.
Achei graça a uma entrevista concedida nas vésperas do último clássico. Diverti-me com as acrobacias retóricas de quem pretendia estar nesse jogo, certamente para fazer dele o que fez de outros. Mas esperava que o bom senso não permitisse voltar a vê-lo por perto.
Eis que regressou, em todo o seu esplendor, para dar mais um bailinho - agora na Madeira - a todos os que, ingenuamente, ainda crêem na sua isenção.
O homem continua a sua luta. Talvez queira tornar-se imortal. Talvez sonhe ser uma espécie de Calabote ao contrário. E enquanto o deixarem, enquanto o deixarmos, ele não irá parar."

Luís Fialho, in O Benfica

PS: Este último paragrafo era desnecessário... se a tentativa era fazer uma piada, havia muitas outras formas... continuar a usar o nome do Calabote, insinuando um beneficio que nunca aconteceu, não fica bem... muito menos aos Benfiquistas.

Objectivamente (gatunagem)

"Este fim-de-semana os gatunos atacaram forte no Futebol! Não. Não estou a falar da actuação do «benfiquista», Pedro Proença, na Madeira, nem da sua vergonhosa actuação em que beneficiou o Nacional, e por tabela, o nosso mais directo competidor, o FC Porto!
Não. Não estou a falar da expulsão de Matic, nem do penálti de Claudemir sobre Gaitán.
Não. Não me vou sequer a referir às sistemáticas péssimas actuações Pedro Proença sempre que apita o Benfica, demonstrando em campo uma arrogância e uma atitude de má vontade que já começa a enjoar!
Mas não. Não estou a falar de nada disso. E já nem me lembro do golo em fora-de-jogo do Maicon a época passada que deu mais um título emporcalhado ao FC Porto! E nem quero pensar que por causa dessas boas arbitragens o Pedro Proença tenha sido empurrado para a final da Champions e do Europeu! É que a apitar assim por cá, poderia haver dúvidas das suas capacidades lá fora. Mas não. Por cá ele pode fazer o que quer.
Lá fora faz arbitragens do outro Mundo! Por isso ainda fico mais zangado quando Pedro Proença se lança de apito na boca a apitar jogos do Benfica!
Mas não estava a falar de nada disso! Estou a falar dos gatunos que entraram na Federação Portuguesa de Futebol para roubar o computador do presidente, Fernando Gomes, e da sua secretária, Marina, antiga e experiente funcionária que já acompanhou muitos presidentes daquele organismo dirigente do Futebol e que, provavelmente, terá muitos segredos guardados na sua máquina de disco rígido...
Há por agora muito segredo na actuação da gatunagem neste fim-de-semana. Mas estou certo que, mais dia menos dia, tudo se irá esclarecer!"

João Diogo, in O Benfica

Assinatura PP

"1. Empatámos (mal) no sempre difícil campo do Nacional, com uma muito displicente entrada em jogo, depois de algumas boas fases com azares à mistura e, no final, um empate que só não é mais penalizador porque o FCP também empatou... e num jogo bem mais acessível. Desta vez, o árbitro Pedro Proença, sempre tão bom lá fora como infeliz quando arbitra o Benfica,esteve bem no plano técnico mas falhou disciplinarmente  Prejudicando: o Benfica, claro. Deve ser azar. Dele e nosso.

2. É bem possível que o Conselho de Disciplina da Federação já tenha decidido, mas as notícias do fim-de-semana indicam que se prepara uma grande 'golpaça'. O FC Porto, que utilizou indevidamente três jogadores no jogo da Taça da Liga, não iria ser castigado, pois essa 'promoção' de jogadores da equipa B, menos de 72 horas depois, 'não feriu a verdade desportiva' e 'foi de encontro ao espírito da lei'. Enfim, a lei, que é clara e não deixa margem para dúvidas, visando impedir que as equipas que têm formações B tenham vantagem, fazendo uma melhor gestão dos plantéis, seria interpretada conforme dava jeito... ao FC Porto, que neste caso pôde fazer descansar os jogadores da primeira equipa, utilizando os da formação B. Perante um caso tão claro de violação dos regulamentos, já se estranhara a demora na decisão do CD. Depois, começou a perceber-se. Até porque, entretanto, o tal CD já havia remetido para a Liga denúncias anónimas (!), uma das quais visando quatro jogadores do Benfica que teriam jogado dois encontros da equipa A com menos de 72 horas de diferença. Claro que o caso, sem pés nem cabeça, morreu logo, pois a Comissão de Instrução de Inquéritos da Liga nem lhe deu seguimento, tão ridículo era. Mas o objectivo do CD federativo foi claro: ao meter ao barulho mais uns tantos casos desviava as atenções do caso do FC Porto e dava a entender que os regulamentos eram confusos e se prestavam a várias interpretações. Enfim, o Sistema aí está de novo. E é com alguma curiosidade que aguardo a reacção dos dirigentes do V. Setúbal, sempre tão dóceis para com o FCP...

3. Não é por muito repetirem um desejo que ele se torna realidade, Alguns sportinguistas afirmaram que o clube é a maior potência desportiva nacional e agora o seu presidente até fala em 700 títulos ganhos em dois anos. Como se fosse possível fazer equivaler um título de Futsal com, por exemplo, um título de 'plumas' de Taekwon-do (por muito respeito que esta modalidade mereça). Mas, enfim, o 'rigor histórico' dos sportinguistas é há muito conhecido..."

Arons de Carvalho, in O Benfica

Carnaval

"Era de esperar outra coisa? O Pedro Proença no apito, Domingo Gordo, só podia dar mascarada. A coisa chegou a parecer séria até aos últimos instantes. E depois? O tal árbitro, considerado o melhor do Mundo, sendo que Portugal não conta para essa precipitada avaliação, teria que assumir o seu costumeiro protagonismo, a sua sanha, numa laia de sentenças dignas da data que se comemorava.
O Carnaval do Proença é o Carnaval do costume. Em caso de dúvida, castiga o vermelho e beneficia outras enunciações cromáticas, todas as outras. É de agora? Não, é de sempre. O homem não tem, não tem de todo, condições psicológicas par ajuizar qualquer partida em que o Benfica seja interveniente. A expulsão de Matic é dos episódios mais hilariantes de que há memória no Futebol português.
Arrogante, altaneiro, desdenhoso, podia contentar-se com aquela dose de brilhantina na cabeça, seu sinal distintivo. Só que o outro sinal é pior. Pior e causa dolos. As razões de queixa do Benfica são mais que muitas. O Proença padece de antibenfiquismo primário. Primário e recorrente. Isso não é uma maleita? Grave, muito grave, considerando o seu poder discricionário num jogo.
Enquanto o Proença apitar, o Benfica terá fatalmente menos golos, terá sempre mais expulsões, terá sempre motivos para presumir má-fé. As proençadas do Proença são as proençadas da inverdade. Quando se pugna pela verdade desportiva não há que acabar de vez com proençadas? Confesso mesmo que se o Proença é o melhor árbitro do Mundo, eu tenho que ser o adepto mais cego do planeta."

João Malheiro, in O Benfica

Carnavalesco

"O Carnaval é coisa toleirona. O Carnaval sem o respectivo corso seria assim como uma espécie de coisa toleirona e contra-natura. E, mesmo sendo o discurso carnavalesco uma espécie de apologia do mundo às avessas, há avessas que nunca o podem ser totalmente, não vá dar-se o caso de o mundo sair do próprio eixo.
Deste modo, o corso carnavalesco, no futebol português, começa muito antes do Entrudo e prolonga-se no tempo. É caso para dizer que, no futebol português, o Entrudo é sempre que o presidente da Liga ou da FPF ou do Conselho de Arbitragem querem (ou que alguém quer por eles). Neste fim-de-semana, o Carnaval chegou com o demissionário presidente do Sporting travestido de futuro presidente do Sporting a dizer que chegou a pensar no actual treinador do Benfica para o ajudar como cangalheiro da coisa. Foi enternecedor e certamente que o actual treinador, acabado de enterrar a faca no anterior treinador, saboreou a sensação da lâmina a entrar nas suas próprias costas. Antes, chegara a notícia de que uns meliantes assaltaram a assaltada sede da FPF. Levaram umas coisas informáticas do Presidente e da sua Secretária. Deixaram para trás evidências e, entre as mochilas e martelos, certamente que andará por lá um diligentemente esquecido cartão de associado de um clube. Enquanto a polícia investiga, a tribo da bola espera o veredicto que a FPF ditará num dos dias seguintes ao do Entrudo. Há quem garanta que o verdadeiro Carnaval conhecerá o seu esplendor nesse mesmo dia. Pelo caminho, foi interessante ver como a charanga afinou em pleno corso uma musiquita em tom de ‘requiem’ pela alma do nosso Benfica que deixara dois pontos na Madeira. Para azar da banda e dos pantomineiros que bufam nos instrumentos (tocando de ouvido e fiando-se de que não necessitam de ler a pauta), desta vez a coisa correu mal. Tudo por culpa de um penalti marcado em tons de vira minhoto e falhado em ritmo de chá-chá-chá que fez com que fosse em vão todo o esforço carnavalesco do melhor, e mais ‘brilhantinado’, gigantone do mundo.
E assim se vai passando mais um Carnaval, normal e com tudo nos eixos."

Pedro F. Ferreira, in O Benfica

Meio caminho andado... !!!


Bayer Leverkusen 0 - 1 Benfica

Fomos mais uma vez felizes em Leverkusen !!! Mesmo com todas as poupanças - Maxi, Enzo, Salvio, Lima... -, com algum pragmatismo e com muita concentração, com muita disciplina e solidariedade, com inteligência táctica e com um mortífero Tacuara (mais uma vez, está muito perto de passar a ser, o 2.º melhor marcador Glorioso de todos os tempos na Europa, só atrás do King!!!)... e ainda com um Melga salvador nos últimos segundos!!!
Nas últimas épocas, temos tido quase sempre um jogo Europeu, em condições Alpinas - ou Árticas -, em Donetsk correu bem, em São Petersburgo correu menos bem, hoje, com muita neve, voltou a correr muito bem...!!! Ficou claro esta noite, que o discurso de Jesus - desvalorizando tudo, em prol do Campeonato -, é para ser levado a sério. Ainda bem que assim é... Ficou também claro, que temos plantel... Em algumas situações, em bolas perdidas dentro da nossa área, tivemos alguma fortuna, mas também tivemos nos pés o 0-2, várias vezes !!! Mesmo assim, o Artur nem teve assim tanto trabalho...

O Artur mostrou alguma ansiedade, a neve não ajudou, mas com o decorrer do jogo, foi ganhando confiança...
A minha única discordância na rotação do Jesus, foi o Jardel. Que já demonstrou ser de confiança. Assim parece que vamos atacar esta série de 4 jogos 'perigosos' com a dupla Luisão, Garay. Que hoje esteve quase sempre bem, mas devido à qualidade dos avançados adversários, teve algumas dificuldades, sendo ultrapassados em situações onde normalmente isso não acontece. Por exemplo, no ultimo lance - o Melga Save !!! -, é um erro do Garay (e inicialmente do Melga também!!!).
Os laterais cumpriram defensivamente, a ordem era para não subir... e assim até foi bom o Maxi ficar no banco!!! Sem os desequilíbrios nas faixas, o trabalho dos centrais e do Matic ficou facilitado. Em alguns momentos do jogo, o Benfica retraiu-se em demasia, nessas alturas os laterais fechavam ao meio, e os extremos jogavam quase como laterais, passou muito por esta movimentação, o sucesso da equipa... Se o Melga acabou quase por não subir - com o politica de rotação o Melgarejo só jogou hoje, porque o Luisinho nos últimos jogos não deu cinfiança... -, o Almeida ainda teve tempo de fazer a assistência para o Cardozo!!!
Mais um grande jogo do Matic. Com o André Gomes ao lado foi mais afoito, com o Enzo foi mais fixo. O André Gomes continua a ter perdas de bola proibidas - com uma regularidade assustadora!!! -, não sei se é excesso de confiança, mas tem que rapidamente rectificar... O Enzo posicionalmente perde-se, mas consegue compensar, com uma enorme garra...
Os extremos merecem um grande elogio essencialmente pelo trabalho defensivo, o trabalho do Ola John denota uma evolução enorme... Passaram muitos minutos na nossa linha defensiva... Enquanto o Urreta teve pouca bola, o Ola na primeira parte, agarrou-se demasiado à bola, e na segunda, com um bocadinho mais de instinto matador podia ter marcado por duas vezes!!! A entrada do Salvio acabou por ser importante, para dar qualidade de posse...
O Nico na minha opinião fez o jogo mais consistente a '10', sem grandes oportunidades de golo, mas seguro nas transições ofensivas... As coisas só não correram melhor, porque com o terreno pesado, a bola 'prendia' e muitos passes saíram pouco tensos - ao Nico a ao resto da equipa... -, obrigando o jogador que recebia a bola, a parar...
O Cardozo marcou... é para isso que lhe pagamos o ordenado. Depois de uma chata lesão. Depois de uma série de jogos sem marcar. Depois da Proençada lhe ter 'saltado a tampa' foi muito importante o Óscar ter marcado um golo tão importante como este... O Lima entrou para sujar a camisola...

Já vi muitos jogos arbitrados por este senhor na Liga Espanhola, e admito que normalmente gosto, hoje teve quase sempre bem, e com critério: disputas duras, com bola: sem falta; faltas duras, com o objectivo de jogar a bola: sem cartões; faltas cínicas, mesmo que 'leves': com amarelos!!! Não concordei com aquele livre perto do fim, por jogo perigoso do Enzo, e fiquei com muitas dúvidas na 1.º parte, em diversas ocasiões, nos foras-de-jogo não assinalados ao ataque do Bayer, mas a realização nunca mostrou as repetições!!!

Estamos no intervalo da eliminatória, nada está ganho, mas está melhor do que estava no início do jogo. O jogo na Luz não será fácil. Tudo vai depender da maneira como os nossos jogadores vão encarar o jogo: com a concentração competitiva que demonstrámos hoje, a vitória será nossa... Isto apesar da qualidade indesmentível desta equipa Alemã, que luta pelo 2.º lugar na Bundesliga com o Dormund, e que esta época já venceu o Bayern !!! Digo isto porque nos próximos dias, tenho a certeza que os iluminados do costume vão descobrir milhares de debilidades neste Bayer!!!

Não vai ser fácil, manter o ritmo no meio de tantos jogos, nas próximas semanas... mas nunca poderemos esquecer que o objectivo: é o Campeonato. Com a lesão do André Gomes, deverá ser o André Almeida o substituto do Matic no Domingo. Temos que entrar a 'matar', tal como fizemos em Coimbra para a Taça, não podemos ficar à espera dos golos... Com o apoio incondicional de todos, à equipa - e ao treinador -, as nossas hipóteses de triunfar aumentam, continuar a alimentar novelas - e invejas - com o Jesus e com a Direcção sempre que temos um resultado menos bom - como o da Choupana -, não é inteligente, nem ajuda o Clube a ultrapassar os obstáculos ciclópicos - Proenças e amigalhaços... - que temos pela frente!!!