Últimas indefectivações

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Propaganda

"O nosso Benfica está a terminar as épocas das diversas modalidades em depressão e, às tantas, nós, adeptos, também temos responsabilidades na situação, quando nos deixamos afundar com o desgosto e a frustração.
Mas a verdade é que no Futebol profissional, o Glorioso ganhou apenas por 1-0, em casa, ao último da tabela, garantindo a presença na Liga dos Campeões, o que é uma boa notícia mas podia ser melhor. Porém, como no passado, chegando a Primavera, o Futebol do Benfica começou a dar sinais de cansaço. Mas, vá lá, que no Futsal conquistámos a Taça de Portugal e nos encaminhamos para o título. Embora no Voleibol, tal como no passado, e não sei se pelo mesmo trauma, o Benfica ganhou praticamente tudo durante a época e, chegando ao play-off final, perdeu o título. No Basquetebol estamos na final, vencendo, e não por desistência do adversário. No Andebol, vencemos e mantemos o 2.º lugar. No Hóquei em Patins, ganhámos e conservamos a liderança.
Mas o peso do Futebol Profissional puxa para baixo um balanço que tem pontos altos e outros mais rasteiros. E é aqui que entra em funcionamento a máquina de propaganda anti-benfiquista. Basta ver o composição accionista das empresas, para perceber que o Benfica é um inimigo a abater na generalistas e desportivos. É recorrendo a essa máquina que alguns gananciosos ganham uma inesperada visibilidade. Basta um dedo levantado contra o Benfica e têm assegurado o tempo de antena para explorar qualquer desaire da equipa, como influenciar qualquer alteração na equipa técnica ou no plantel. E a maioria cala-se, quando não chega mesmo a apoiar. Foi assim que, através de eleições, um aventureiro chegou no passado a presidente do Benfica."

João Paulo Guerra, in O Benfica

Objectivamente (festas!)

"Foi bonita a festa, pá! Que linda! Os ora grandes amigos Sporting e FC Porto, comandados pelo génio do apito, Pedro Proença fizeram o que tinham de fazer. Envolveram-se num grande espírito de desportivismo e 'fair-play' e toca de dar dois secos nos 'lagartos' que não há tempo para mais! Que lindos protagonistas, como está na moda agora dizer! Dois clássicos, um árbitro internacional, público pintado de azul 'bráánco' e o trivial: ganha o Porto!

Sei que há léguas
a nos separar
tanto mar, tanto mar
Sei também
como é preciso, pá
navegar, navegar,

já dizia o poeta prevendo a revolução que se preparava há 30 anos! É preciso navegar muito para ultrapassar estas enormes Vagas que assolam o Futebol português e com artistas deste calibre então!... está difícil!
Não vamos desistir, mas vamos ter muito que lutar!
Nós não esquecemos a 'decisão-mestre' desta época com o golo de Maicon num irregular fora de jogo de três léguas. Nem quem o validou. Sim foi esse mesmo, Pedro Proença. Foi o escolhido para estar presente na festa do Dragão! Se isto não é uma afronta é o quê?
Quem acredita mais neste chefe, Vítor Pereira, e no seu Conselho de Arbitragem? Eu não. E penso que a maior parte das pessoas também não. Até os sportinguistas que estavam convencidos de uma vitória no Dragão, desceram à Terra depois daquelas expulsões, etc. etc.

Já murcharam tua festa, pá
mas, certamente
esqueceram uma semente nalgum canto de jardim,

penso eu de quê...
Só sei que não vou por aí!"

João Diogo, in O Benfica

Um árbitro chamado Proença

"O dia em que Pedro Proença chegue ao fim da carreira, por uma questão de limite de idade, será um bom dia para o futebol.
Nesse dia, deixaremos de correr o risco de ver o Proença decidir campeonatos e finalistas da Taça. Proença traz-me à memória um jogo em Penafiel, em 2004-05, em que decidiu ignorar quatro grandes penalidades contra o clube da casa. Perdemos o jogo. Duas épocas antes, no Bessa, decidiu não assinalar duas grandes penalidades escandalosas. Foi um jogo que se tornou memorável pelos piores motivos. Também em 2003-04, optou por assinalar uma grande penalidade contra o Benfica, num jogo frente ao Sporting, numa mal-amanhada simulação de Silva. Em 2008-09, aos setenta minutos de um jogo no Dragão, assinala mais uma inexistente grande penalidade contra o Benfica. Esse penalti deu o empate e a vitória no campeonato ao FCP. Esta época, entre outros espectáculos deprimentes, Proença foi o árbitro em Braga, no famoso jogo terceiro-mundista dos apagões. Conseguiu ser mais reles do que os cirúrgicos cortes de energia no Estádio: assinalou um discutível penalti contra o Benfica, ignorou duas agressões de futebolistas adversários a jogadores nossos e saiu do estádio com a sensação do dever bem cumprido. Foi com arbitragens destas que se chegou à singular situação de o Benfica nunca ter vencido um clássico ou um derby apitado pelo referido árbitro e de o FCP nunca ter perdido nenhum clássico ou derby com esse senhor a apitar.
É, assim, normal, que o dito árbitro se tivesse prestado a fazer a figura que fez na festa do título do FCP. Aliás, no futebol português, a banalização do compadrio é normal e chega a ser premiada com nomeações para apitar em competições internacionais. Outras vezes, é premiada com fruta para dormir… mas isso já são outros quinhentinhos."

Pedro F. Ferreira, in O Benfica

Artur dixit

Favorito à Bola de Prata? Hulk

"O jogo do Sporting contra o SC Braga será já depois do V. Setúbal-Benfica, o que aparentemente facilita as contas de Lima no duelo com Cardozo para a Bola de Prata. Mas era inútil o estratagema, porque o grande favorito é Hulk, que seguramente terá quatro grandes penalidades em Vila do Conde.
Para a próxima época tenho dois objectivos que ainda estão longe de ver concretizados: gostava de ver Jorge Jesus a treinar o Benfica e gostava de ver o Vítor Pereira a treinar o FC Porto. Eu sei que desejo coisas difíceis.
Não tenho nenhum dos dois adquiridos e diria até que o pleno do meu desejo é muito pouco provável.
Sei bem que há alguns benfiquistas que não me acompanham no meu desejo, e sei bem que não há um portista que não sinta que esse seria um cenário de horror.
Há milagres? Talvez, mas são raros. Aconteceu um a 13 de Maio de 1917 para quem acredita e outro no campeonato deste ano, mesmo para quem não acredita.
Gostava de dar os parabéns a Vítor Pereira pelo título, mas os meus amigos portistas não me deixam. Dizem que foi a 'estrutura' que ganhou.
Assim para não ser acusado de falta de fair play, dou os meus sinceros parabéns à 'estrutura', que um dia ainda aspiro conhecer. Os meus amigos portistas dizem que é infalível e que vence Ronaldo e Messi juntos.
Muito boas as declarações de Artur Moraes, defendeu bem o Benfica dentro de campo e agora defendeu bem o clube fora dele. A partir de sábado à noite estamos numa nova época... Venha ela.
A vitória na Taça de Futsal, embora importante, não apaga a amargura de ter perdido o campeonato de voleibol na véspera. Foram bonitas as dedicatórias dos atletas e dirigentes do futsal para os seus colegas do voleibol. Quem aspira a ganhar quase tudo terá sempre algumas derrotas, mas há no atletismo, basquetebol, hóquei e futsal um sonho por cumprir esta temporada."

Sílvio Cervan, in A Bola

Pinto da Costa não gosta de...

"O presidente do FC Porto afirmou ontem, à margem de uma sessão pública, que as entrevistas concedidas por Jorge Jesus e João Gabriel a A BOLA decorreram de uma estratégia concertada num almoço no Hotel Tivoli. E insinuou haver conivência de A BOLA nessa conspiração.
Ora, uma afirmação destas, sem pé nem cabeça, só pode ser para rir - e como precisa o País, nestes tempos de crise, de bons humoristas, cuidado Ricardo Araújo Pereira que há concorrência à vista... - porque a revelância jornalística das entrevistas era tal que nem mesmo Jorge Nuno Pinto da Costa resistiu a comentá-las!
O que terá, então, levado Pinto da Costa a investir contra A BOLA, ao mesmo tempo que iludia as questões que lhe era colocadas sobre a continuidade de Vítor Pereira? Só o próprio PC poderá desvendar o mistério, sendo que há imbecilidades que, para nós, são verdadeiras medalhas.
Jorge Nuno Pinto da Costa não gosta de quem não vai ao beija-mão papal, de quem não se ri de tudo o que lhe sai da boca, de quem não fica em êxtase cada vez que declama o poema do costume e, last but not least, de quem não esquece tudo o que ouviu e leu no processo Apito Dourado.
Mas sobretudo, não gosta de quem não se deixa amordaçar e intimidar, de quem exerce a liberdade de expressão segundo uma avaliação livremente feita, de quem acredita que vale sempre a pena lutar pela verdade e que as vitórias desportivas não devem servir para anestesiar consciências.
É, pois, normal, que Jorge Nuno Pinto da Costa se sinta incomodado com um jornal como A BOLA, que tem princípios, vive de espinha direita, preza o pluralismo e respeita as várias correntes de opinião que aqui têm espaço e muito nos honram."

José Manuel Delgado, in A Bola

PS: Publico esta crónica apesar de considerar o último paragrafo ridículo!!! Mas como raramente alguém se dirige ao Papa nestes termos...!!!
Estas afirmações absurdas do Pintinho, ainda demonstram mais uma coisa: sempre que o Animal abre a boca, os avençados jornaleiros do costume, louvam até à exaustão as qualidades de comunicação do dito cujo!!! Até aqui nada de novo. O estranho (ou não) é que uma corrente de Benfiquistas também reage da mesma forma!!! Elogiando até a exaustão, esta suposta estratégia maquiavélica deste 'génio', sempre em contraponto com a 'comunicação' do Benfica...!!! Ignorando que não são as palavras ditas ou não ditas que dão 'credibilidade' à comunicação: são as vitórias desportivas... mesmo que obtidas utilizando os métodos mais asquerosos...