Últimas indefectivações

segunda-feira, 9 de março de 2020

Quem quer ser campeão nacional?

"Rúben Dias, o cabeceador que passa a vida cruzar bolas, é a metáfora perfeita para a balbúrdia instalada no Benfica

FC Porto e Benfica continuam a luta pelo título nacional de 2019/2020, um contra o outro e ambos contra os seus próprios demónios. Aos azuis-e-brancos sobrava, até ao último sábado, a confiança de quem tinha ganho oito pontos ao rival, somando por vitórias as várias etapas da recuperação; esse estado de graça, que tinha sobrevivido a um futebol de escasso fulgor, com alguns sustos de permeio, acabou frente ao Rio Ave, a três centímetros da meta. Daqui para a frente, e ainda há muito para jogar, os dragões vão ter de encontrar forças para um longo e exigente sprint final.
Já com o Benfica a situação é ainda mais grave, e poucos terão sido os adeptos encarnados que não deram por perdido o campeonato depois do empate em Setúbal. Valeu ao clube da Luz o passo em falso dos dragões, que tropeçaram num off side de três centímetros e deitaram dois pontos borda fora. Mas, para onde se eclipsou o bom futebol do Benfica, a alegria de trocar a bola, os jogadores que não se escondiam, as movimentações fluídas que mantinham a coesão e estiveram na base do sucesso inacreditável de 2018/2019? Dizer que este Benfica é uma sombra do outro, ainda é de menos. E há coisas incompreensíveis, como, por exemplo, em circunstâncias de pressing final, ser Rúben Dias, o melhor cabeceador da equipa, a executar os cruzamentos (os despejos de zona quase frontal, na maior parte das ocasiões), em vez de se colocar onde podia, realmente, fazer a diferença. Se isto não é desnorte, o que será desnorte? E tantas dúvidas, onde já havia conclusões sólidas; tantas incertezas, que baralham toda a gente, a começar pelos jogadores; e tanto caminho feito a andar para trás, tão para trás que parecemos estar a assistir ao regresso dos piores dias de Rui Vitória...
Quem vai ser campeão? pela amostra junta, FC Porto e Benfica, um deles vai conquistar o título que o outro perdeu. A dúvida é se, dentro dos conjuntos de Sérgio Conceição e Bruno Lage, há energia, vontade e lucidez para encarar cada uma das finais que se perfilam até ao fim desta época.
Quanto aos três centímetros de fora de jogo do Dragão. Bem o VAR, bem o árbitro, que aplicaram a regra mais estúpida da história do futebol, essencialmente pela falibilidade da aferição do momento preciso em que o passe é feito. É urgente que o IFAB entre em campo!

Ás
Carlos Carvalhal
Sem precisar de pôr-se em bicos de pés, mas com a competência de quem sabe o que faz, Carvalhal regressou ao futebol português para conduzir com sobriedade e segurança o Rio Ave, que acaba de estabelecer um novo recorde na Liga, de nove jogos sem perder. Uma lufada de ar fresco, contra mentalidades tacanhas.

Duque
Bruno Lage
Para o treinador do Benfica, 2020 está a ser o reverso da moeda de 2019, numa simetria assustadora, qual montanha russa de sucesso e insucesso. Para voltar a apanhar o fio à meada, Lage precisa de regressar ao básico que o fez campeão, e escolher com critério quem leva para a selva que vão ser os próximos jogos.

Duque
Ronaldinho
Ver um dos melhores futebolistas da história passar pelos apertos em que o antigo craque do Barça e do Escrete está metido no Paraguai, é duro e prova que para orientar bem a vida ser génio da bola não basta. Com ele está o irmão, Assis, antigo médio do Sporting, que parece mais parte do problema do que da solução...

Finanças do SLB goleiam futebol encarnado...
«Resultados líquido do 1.º semestre de 19/20 ascende a 104,2 milhões de euros (...) Sexto ano consecutivo com lucro neste período»
Relatório e Contas, Benfica SAD
O Benfica tem demonstrado uma maior aptidão para gerir com sucesso a política financeira do que para assegurar uma gestão desportiva, de acordo com os meios disponíveis. Ou seja, falta na planificação do futebol quem trabalhe com a competência que Domingos Soares Oliveira coloca na definição do rumo financeiro. Por alguma razão as contas são melhores e a equipa pior...

Estreia a ganhar
Num jogo que a partir da segunda expulsão na equipa do Desportivo das Aves, aos 20 minutos, passou a ter destino inapelavelmente traçado, Rúben Amorim estreou-se, de leão ao peito, com uma vitória. E tomou contacto com a nova realidade de Alvalade, longe dos tempos em que era um vulcão temível. Num clube que precisa de estabilidade como de pão para a boca, serão os resultados a definir, num futuro próximo, a temperatura da contestação. Rúben Amorim sabia bem ao que ia quando assinou contrato e em Guimarães, na próxima jornada, vai ter ma prova de fogo de calibre superior, na luta por um lugar no pódio.

Desporto tenta fintar efeito do coronavírus
Jogos à porta fechada em Itália, onde o Governo quer suspender toda a actividade desportiva, competições das mais diversas modalidades adiadas sine die, e o espectro de uma crise que ainda vai piorar, antes de melhorar. Por cá, manda a prudência que esperemos o melhor e nos preparemos para o pior cenário..."

José Manuel Delgado, in A Bola

PS: O Delgado podia ter escolhido várias exemplos de 'erros' no jogo do Benfica, mas os cruzamentos do Rúben não são assim tão 'estranhos'!!!
Na fase de construção do Benfica, em postura ofensiva, a bola normalmente 'roda' por vários jogadores, e normalmente os nossos adversários dão prioridade em quem deve ser mais pressionado: Taarabt, Weigl (ou Samaris), Ferro e por último o Rúben... pois é de todos, aquele que menos tenta o passe longo, ou mesmo a mudança de flanco, sendo claramente o jogador de 'trás' mais limitado tecnicamente... o Ferro tem uma qualidade de passe muito superior, com os dois pés! Sendo assim, é normal o Rúben muitas vezes ficar 'livre', sem oposição à sua frente... e nesses momentos, avança com a bola, quase sempre descaído pelo 'meia-direita'...
E por acaso, já marcámos vários golos, nesses cruzamentos em 'diagonal', que quando o adversário se prepara para a bola ser colocada na 'linha', no extremo ou no lateral, 'abre' alguns espaços no centro...

Um campeão 'menos mau'

"FC Porto e Benfica têm jogado muito pouco. Se quando menos pressionados já jogavam a fazer hesitar cada definição aparentam extrema pobreza. Claro que os de Conceição reclamam para lá estatuto de menos maus, assente na agressividade e na atitude habituais, mas quando tanto se fala da quebra mental de uns como qualificar então o 1-1 no Dragão depois do tropeção do rival? Dá jeito aos portistas que a palavra crise seja associada quase sempre ao Benfica e a Lage, mas a intermitente época que estão a realizar terá forçosamente de ser alvo de avaliação mais tarde. Mais uma vez, os dois rivais estão bem um para o outro.
Benfica e FC Porto estão igualmente longe do estatuto de equipa que melhor futebol pratica em Portugal. Joga-se mal um pouco por todo o lado, mas SC Braga, Rio Ave, Famalicão e V. Guimarães, pelo menos estes, já tivera momentos a merecer rasgados elogios.
O Rio Ave justifica excelente nota pelo que fez no Dragão, de onde até podia ter saído com mais pontos. É admirável o caminho que se percorre há quase uma década em Vila do Conde, com a escolha do treinador seguinte enquadrada quase sempre numa filosofia de futebol associativo e ofensivo. Um exemplo de gestão desportiva. É cedo para perceber se o SC Braga reagirá bem ou mal à saída de Amorim e mais ainda se a decisão de levá-lo já para Alvalade é ou não mais do que uma Varandice. O jovem técnico sublinhou várias vezes a palavra ideia e pode assim preencher-se a tal marca própria que Silas não conseguiu criar, mas a facilidade com que comunica - ao contrário de todo o resto do Sporting, a começar pelo presidente, com novo episódio na passagem de testemunho entre treinadores - deixou escapar crença desmedida numa estrutura de futebol que tem somado erros atrás de erros."

Luís Mateus, in A Bola

O problema não é o VAR: é a mente humana

"O videoárbitro continua a ser o mais próximo que temos com justiça (e verdade) no futebol

Os últimos tempos trouxeram uma nova discussão para cima da mesa: os centímetros que a tecnologia utiliza para traçar uma linha entre o que é e o que não é fora de jogo.
Como é de futebol, e em particular de futebol português, que estamos a falar, a discussão faz-se aos gritos, com murros na mesa, cabelos em pé e muita indignação nas palavras. Há quem diga (por exemplo, o presidente da UEFA Aleksander Ceferín) que devia ser dada uma margem de erro.
Fala-se de dez, fala-se de vinte, fala-se de trinta centímetros. Sejam quantos forem, vão ser sempre poucos. Porque não é isso que vai tornar o VAR mais justo ou a polémica menos incendiada.
Se hoje a polémica é que é impossível ter a certeza numa jogada de fora de jogo por três centímetros, sendo dada uma margem de trinta centímetros a polémica no futuro passará a ser que é impossível ter a certeza num fora de jogo de trinta e três centímetros.
Porque vai haver sempre três centímetros para lá ou para cá da linha de fora de jogo.
A polémica, portanto, nunca vai acabar. Porque está na mente humana e não precisa de pretextos para entrar no espaço público. Por isso, e como acérrimo defensor da verdade que o VAR veio trazer ao futebol, só posso concluir que o problema não está na tecnologia: está na interpretação que fazemos dela.
Hoje Sérgio Conceição, amanhã Bruno Lage, um dia destes Ruben Amorim, todos vão procurar no videoárbitro desculpas para o insucesso.
O FC Porto, por exemplo, teve cem minutos para fazer mais um golo do que o Rio Ave, mas concentra todo o fracasso num só minuto: quando o VAR interveio.
E assim não dá.
De uma vez por todas é preciso aceitar que o VAR é o mais parecido que temos com a justiça no futebol e acreditar na verdade da tecnologia. Porque, verdadeiramente, ninguém tem razões para duvidar dela, a não ser por má fé (ou desculpas de mau pagador)."

O doutor Varandas resolveu arriscar uma terapia de choque e aliviar-se de dez milhões para trazer um novo treinador

"Durante alguns minutos vi o jogo entre a Juventus e o Inter. Sem adeptos nas bancadas, o ambiente era desolador. Dybala marcou um golo para pendurar no Louvre e, em vez do rugido colectivo da multidão, ouviram-se uns gritinhos esparsos dos colegas no banco e talvez dos jornalistas. Uma tristeza. Sem público no estádio um jogo de futebol parece sempre um encontro dos distritais. 
Ronaldo? Higuain? Lukaku? Sem o ruído e a cor de fundo confundem-se com aqueles mortais que, ao domingo à noite, nos arredores das grandes cidades, alugam campos para esquecer o tédio conjugal e reviver fantasias juvenis de uma glória nunca atingida.
O futebol é como o sexo. É muito melhor com um certo ambiente, a encenação, os preliminares. Sem a cenografia do espectáculo reduz-se à sua dimensão maquinal, puramente atlética: vinte e dois homens a correr atrás de uma bola com o intuito de marcar golos, mas sem a recompensa dos aplausos ou o temor dos apupos.
Vinte e dois homens a cumprir o dever empresarial de jogar à bola, como se estivessem a ensaiar uma peça que nunca será levada à cena.
Em Portugal, até ao momento, o Coronavírus só obrigou ao cancelamento de três jogos da Associação de Futebol do Porto, embora não seja preciso nenhum vírus para que os nossos estádios estejam regularmente vazios. Os valentes que ainda insistem em ir aos estádios, sobretudo os adeptos dos três grandes, não têm tido razões para grandes entusiasmos.
No Bonfim, uma bancada bem composta por adeptos do Benfica despediu-se da equipa com impropérios e os inevitáveis lenços brancos. Semanas atrás, creio que depois do jogo com o Santa Clara, escrevi, não sem alguma mágoa, que este Benfica trazia lembranças funestas dos tempos de Trappatoni e de Quique Sanchéz-Flores. Alguns benfiquistas criticaram-me o exagero e o pessimismo e puxaram do até então praticamente imaculado currículo de Bruno Lage, o seu rol sobrenatural de vitórias, para, segundo eles, “pôr as coisas em perspectiva.”
Hoje já falam do regresso ao Vietname, àquela década negra em que nem sequer se via um túnel ao fundo da Luz. Se a administração da SAD esperava que a divulgação dos resultados semestrais ajudasse a atenuar os sentimentos negativos, pode dizer-se que o tiro lhe saiu pela culatra. É que o Vietname foi um período de descalabro total em que as terríveis épocas desportivas eram um reflexo fidedigno da confusão directiva e dos cofres depauperados.
Agora o que se pede ao adepto é muito mais difícil: que concilie uma anunciada e, aparentemente inédita, robustez financeira, os lucros formidáveis, o activo faraónico com a miséria que, nas últimas semanas, a equipa insiste em exibir em campo. Enquanto a SAD respira saúde, os jogadores arrastam-se em campo como moribundos. Tão ricos e tão pobres.
Do outro lado da segunda circular, confrontado com a mesma pobreza em campo e uma situação financeira oposta, o doutor Varandas resolveu arriscar uma terapia de choque e aliviar-se de dez milhões de euros para trazer um novo treinador. Um amigo meu, com particular tendência para os sofismas, perguntou-me o que achava da contratação de Rúben Amorim.
A minha resposta, julgava eu, não podia ser mais sensata: se eu fosse presidente de um clube e tivesse dez milhões de euros para contratar um treinador não contrataria Rúben Amorim. Descontente com a minha sensatez, o meu amigo procurou encurralar-me. Então, é uma questão de dinheiro? E se fosse três milhões? Ou um milhão?
Disse-lhe que, na minha humilde opinião, despedir um treinador como Silas quando já não estava nenhum troféu em jogo para ir buscar um outro treinador seria sempre uma opção estranha. Juntar a essa decisão estranha o pagamento de dez milhões de euros a um clube rival para contratar um treinador com uma experiência de dezena e meia de jogos já é entrar no domínio da psiquiatria. O meu amigo, sportinguista, diga-se, não desarmou: e se correr bem? Suspirei. Como é que se pode responder a tamanha demonstração de fé e de crença? Se correr bem, então esta será a melhor decisão estúpida da história do futebol.
Pelo que se viu em Alvalade, são poucos os adeptos que partilham o optimismo deste meu amigo. Alguns milhares protestaram antes do jogo, nas imediações do estádio. O guarda-redes Max foi assobiado após uma jogada infeliz. Rúben Amorim também ouviu assobios quando tirou o macedónio Ristovski. Até a insuspeita Maria José Valério foi vaiada pelo tribunal leonino.
É neste estado que se encontra a nação verde-e-branca e nunca seria uma contratação como a do ex-treinador do Braga a sossegar os ânimos. Pelos vistos, o presidente do Sporting estava convencido do contrário, acreditava que a sua mirabolante aposta tranquilizaria os adeptos.
Foi o próprio que o deu a entender ao argumentar que se fossem outros (quem?) a tomar a mesma decisão seriam considerados génios. É difícil imaginar alguém a ser rotulado de génio por pagar dez milhões de euros ao Braga por um treinador com o currículo de Rúben Amorim, mas o facto de o presidente do Sporting julgar que sim é a prova inequívoca da confusão mental em que vive. Neste momento, deve ser o português mais ansioso para que os jogos da Primeira Liga sejam disputados à porta fechada."

Contas históricas

"Foi publicado, na passada sexta-feira, o Relatório e Contas da Benfica, SAD relativo ao primeiro semestre da presente temporada. Trata-se do melhor desempenho financeiro de sempre, com um lucro de 104,2 milhões de euros.
Além do impressionante resultado positivo, há que salientar a subida dos capitais próprios para um patamar, pela primeira vez, acima dos 200 milhões de euros (223,4), e também a superação inédita da barreira dos 600 milhões de euros no que respeita ao activo (608,7).
Este resultado extraordinariamente positivo não surpreende, dada a alienação do passe de João Félix por 126 milhões de euros, o que permitiu encaixar o montante (120 M€) da cláusula de rescisão do atleta.
Convém, por isso e desde logo, destacar que a Benfica, SAD voltou a apresentar resultados operacionais, sem direitos de atletas, positivos. Este facto é particularmente relevante por mensurar a actividade da sociedade sem a influência das vendas e amortizações de passes de atletas, permitindo assim aferir acerca da sua viabilidade económica-financeira (nomeadamente tendo em conta que, se deduzidos os resultados financeiros, mantém-se positivo).
Numa óptica de gestão, a alienação do passe de João Félix foi encarada, conforme descrito no relatório, “como um facto extraordinário, que não deve ser acompanhado por um significativo incremento dos gastos operacionais ou pela criação de compromissos futuros que não são sustentáveis para a realidade económica em Portugal”. E não poderia sê-lo de outra forma, sob pena de, no futuro, hipotecar-se a sustentabilidade financeira da Benfica, SAD.
Assim, faz sentido que o montante recebido seja utilizado para resolver questões estruturantes como a melhoria das infraestruturas desportivas, a redução da dívida financeira contratualizada e, também, os investimentos na aquisição de atletas, onde se inclui o almejado aumento da capacidade de retenção de talento. Pretende-se, sem comprometimento do futuro de médio e longo prazo, aumentar a solidez da sociedade.
Esta tem sido a estratégia prosseguida na gestão da Benfica, SAD ao longo dos últimos anos, apostando paralela e continuamente na competitividade da equipa de futebol, alcançando resultados desportivos importantes.
No âmbito da solidez financeira, há dois indicadores que merecem ser salientados: fair-play financeiro da UEFA e dívida líquida.
Relativamente ao fair-play financeiro instituído pela UEFA, a Benfica, SAD tem cumprido escrupulosamente os critérios definidos. De destacar o rácio entre gastos com pessoal vs receitas operacionais, utilizado para avaliar a eficiência operacional e a viabilidade futura dos clubes ou SAD. A Benfica, SAD apresentou um rácio de 46%, cinco pontos percentuais abaixo do apresentado no primeiro semestre do exercício transacto e a grande distância do limite imposto pela UEFA (70%). 
Quanto à dívida líquida, o desempenho no primeiro semestre de 2019/20 acompanhou a tendência de redução verificada nos últimos exercícios, situando-se agora em 45,8 milhões de euros apenas. Desde o final da época 2015/16, este indicador decresceu 189,5 milhões de euros, ou seja, é agora somente 19,5% do que era no final dessa época.
Uma última nota para o passivo, o qual cresceu cerca de 20,7 milhões de euros, reflectindo o investimento no plantel. Totaliza agora 385 milhões de euros, mas note-se que quase um terço desse montante (112,5M€) não exige qualquer contrapartida financeira, pois é relativo à cedência parcial e sem recurso de créditos futuros relativos ao contrato de exploração dos direitos de transmissão televisiva, utilizadas para a reestruturação do passivo. Esta rubrica do passivo decrescerá paulatinamente com a realização dos jogos da equipa principal na Liga NOS. Perante todos estes dados, é com enorme optimismo e ambição que encaramos o futuro, desejando que continuemos a conquistar cada vez mais títulos desportivos. 
#PeloBenfica

P.S.1: Somos hexadecacampeões Sub-23 de atletismo em pista coberta. São já 16 títulos nacionais consecutivos para o Benfica. Notável!

P.S.2: Parabéns também aos nossos antigos atletas Salvio e Lisandro por se terem sagrado campeões argentinos ao serviço do Boca Juniors."

Modalidades - Semanada...

O desespero leva a medidas desesperadas



"O FC Porto, por uma questão de sobrevivência, tem de ganhar este campeonato nacional. Nos próximos dias iremos analisar o seu relatório e contas e, por conseguinte, tudo o que está em jogo. 
Actualmente, não têm liquidez financeira para oferecer aos árbitros roupões personalizados, prostitutas e viagens ao Brasil, como tal, passaram a prometer contratos a jogadores seus adversários, a investir o que não têm em “prémios motivacionais” para jogadores - criteriosamente escolhidos – adversários do SL Benfica e a encomendar aos Super Dragões, claque legalizada do FC Porto e da selecção nacional portuguesa, visitas ao Centro de treinos da Maia e a restaurantes de familiares dos árbitros.
Como todo este manancial de práticas pouco recomendáveis não tem sido suficiente, optaram por ir directamente a casa de um árbitro, nomeadamente Vasco Santos, o VAR do jogo de ontem no estádio do Dragão, para o agredir e, com isso, enviar uma mensagem a todos os outros árbitros para o que resta da época.
O desespero leva a medidas desesperadas, como os 400 mil euros oferecidos ao Gil Vicente para retirar pontos ao SL Benfica ou a panóplia de malas que anda a circular entre clubes e agentes desportivos, mas isto já não é desespero, é pânico.
A ocorrência que aqui divulgamos foi sinalizada pelas forças das autoridades, porém, todos sabemos quem é a verdadeira autoridade no Norte do país, onde os crimes de determinados sabujos passam incólumes e a impunidade grassa.
Nestes acontecimentos recentes existem dois grupos de responsáveis: os instigadores e os executores.
Os instigadores tomaram assento num espaço habituado à prática criminosa – O Porto Canal – local onde foram difundidos agressivos ataques à honorabilidade dos árbitros Soares Dias e Vasco Santos. 
Não se ficaram pela discordância acérrima, pela indignação.
Intencionalmente, através de um meio de comunicação social, provocaram e incitaram à prática de crimes contra os referidos árbitros e contra a arbitragem em geral. Este comportamento cobarde, deplorável, tem nome e está escrito no artigo 297.º do Código Penal. Trata-se da instigação pública a um crime, que é punível com pena de prisão até 3 anos.
Umas horas mais tarde, entraram em cena os executores.
A comunicação social tarda em noticiar os factos que em círculos restritos já são conhecidos.
A confirmar-se que um grupo de delinquentes liderado por um macaco emboscou o árbitro Vasco Santos junto à residência deste, para o insultar e ameaçar, obrigando ao reforço de segurança através da polícia de Fanzeres, que autuou a ocorrência, estamos perante mais um ataque terrorista a agentes desportivos.
O delito que se passou foi expressão de mais um ato da associação criminosa que condiciona o futebol português e que, incrivelmente, permanece impune.
Como já haviam feito no passado e agora no presente, estes criminosos ameaçaram, perseguiram e insultaram árbitros de forma reiterada. Estes crimes para serem investigados dependem de queixa dos ofendidos (artigos 153.º, 154.º-B e 181.º do Código Penal). A queixa, essa, sabemos já ter sido apresentada, no entanto compreende-se a reserva dos visados em apresentarem-se como ofendidos, impulsionando a perseguição dos infractores.
Sentem-se desprotegidos pelos cúmplices que são a FPF, a Liga, o MAI, o Secretário de Estado do Desporto e Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência do Desporto.
Todos estes órgãos teimam em ignorar que em Portugal uma claque se exibe em bairros sociais do Porto, com armas e mensagens de ódio e xenofobia, ameaçando a paz e tranquilidade públicas.
E, pontualmente, passam das palavras aos actos.
Encontra-se na fase de julgamento o ataque da Juve Leo à academia de Alcochete. Não existem razões objectivas para diferenciar ambas as situações. Por muito menos, foram presos preventivamente umas dezenas de adeptos do Sporting que foram ainda sancionados com medidas de coação que inibem a presença em recintos desportivos. Quem tem medo de invocar a Lei n.º 52/2003, de 22 de Agosto, a “Lei de Combate ao Terrorismo”, para suster os crimes praticados em redor do futebol, nomeadamente os praticados por alguns elementos da claque que apoia o Porto?
A FPF, Liga e APAF têm o dever moral e institucional de agirem. O Polvo das Antas desafia estas entidades a trabalharem para um futebol livre de violência e ameaças, dando todas as condições para os árbitros trabalharem em segurança. Além da ocorrência estar registada na base de dados das autoridades portuguesas, sabemos que a Comunicação Social já está a par do acontecimento. É fundamental que aqueles que detêm o poder de decisão no futebol português deixem de ser hipócritas e recorram, de uma vez por todas, à mão pesada. A bem do desporto."

Andreas Samaris | O Deus do Olimpo encarnado

"Início de sonho de Andreas Samaris
Chegou à Luz em 2014, proveniente do Olympiacos FC, por uma verba a rondar os dez milhões de euros, e depressa se tornou numa figura importante no universo encarnado.
Em apenas seis meses tornou-se num dos jogadores mais queridos pelos adeptos, ao demonstrar uma enorme capacidade para aprender a língua de Camões, assim como uma grande vontade de mergulhar na cultura deste nosso pequeno país à beira mar plantado. E, se fora de campo ia ganhando pontos junto dos benfiquistas, dentro de campo as coisas corriam-lhe igualmente bem.
Na sua época de estreia em Portugal somou 37 jogos ao serviço das “águias”, assumindo-se como o patrão do meio campo do SL Benfica bicampeão de Jorge Jesus.

Queda do Olimpo
No entanto, a situação do grego iria mudar drasticamente nas épocas seguintes. Com a entrada de Rui Vitória, o internacional helénico perdeu espaço no plano de jogo dos encarnados, sendo relegado para um papel secundário. Durante as três épocas e meia de Rui Vitória ao serviço do SL Benfica, Andreas somou apenas 5794 minutos de competição.
Apesar de não ser uma aposta regular para o técnico ribatejano, Samaris nunca perdeu o empenho e a sua atitude foi sempre elogiada pelos restantes colegas de equipa, tornando-se numa referência quer para os colegas, quer para os adeptos.

Consolidação na mitologia encarnada
Porém, a situação de Samaris iria, novamente, adquirir novos contornos. Após uma derrota por duas bolas a zero frente ao Portimonense SC, em Portimão, Rui Vitória abandona o comando técnico das “águias”, sendo substituído por Bruno Lage, que treinava a equipa B dos encarnados.
O técnico setubalense voltou a trazer Samaris para o primeiro plano, fazendo uma dupla portentosa com Gabriel no meio campo dos encarnados. A entrada do grego na equipa veio estabilizar e dar uma melhor qualidade na circulação de jogo das “águias”, assim como uma maior capacidade de pressão, libertando o seu par no miolo do terreno para tarefas mais ofensivas.
O grego foi, assim, uma das figuras da reconquista do campeonato nacional, sendo que, após uma longa campanha por parte dos benfiquistas nas redes sociais, este renovou contrato com os encarnados até 2024.
Na presente temporada, e após desperdiçar uma vantagem de sete pontos para o FC Porto, o grego voltou a mostrar a sua importância no núcleo das “águias”. Depois de não ser utilizado com regularidade na primeira metade da temporada, Bruno Lage tem chamado Samaris para as últimas partidas, numa tentativa de estabilizar o setor intermediário da equipa.
Apesar de não envergar a braçadeira de capitão, Andreas Samaris é, sem dúvida alguma, uma das principais vozes de comando do SL Benfica. Numa altura em que os encarnados somam apenas uma vitória nos últimos oito jogos, a liderança do “deus grego da Luz” poderá ser fulcral para que as “águias” alcancem os títulos em disputa."

Rei dos Bitaites!!!


PS: Será que agora teremos uma frequência livre e a preço razoável para a Rádio Benfica?!

Um segundo!!!

Benfiquismo (MCDLXVI)

Marias...

Juniores - 4.ª jornada - Fase Final

Rio Ave 1 - 3 Benfica


Vitória convincente contra uma equipa que estava invicta... Demos mais um passo importante em direcção ao título, ficando agora o Braga como o nosso principal adversário...

Continua-se a permitir na fase decisiva dos campeonatos nacionais, a escolha de campos sintéticos, quando é conveniente, quando existem relvados naturais em boas condições disponíveis...!!!



PS1: Parabéns à nossa secção de Atletismo pela conquista de mais um título nacional masculino de Pista Coberta na categoria de sub-23...

PS2: Emocionante (desnecessariamente) a vitória no último segundo no derby com o Sporting feminino do Hóquei em Patins!

Derrota na Choupana...

Nacional 3 - 1 Benfica B


Jogo repartido, com 0-0 fomos sempre mais perigosos, acertámos duas vezes nos postes, mas foi o Nacional a marcar no final da primeira parte, com muita injustiça.
Empatámos no início da 2.ª parte, mas o Nacional começou a ser mais perigoso nas saídas rápidas, e voltou a ficar em vantagem...

O regresso do Pedro Álvaro saúda-se, mas  o boletim clínico continua longo: Umaro, Csoboth e João Ferreira e agora o Dantas!

Nota ainda para a estria do Diogo Almeida, ponta-de-lança que veio do Paços de Ferreira, e que depois de uma lesão, fez hoje os primeiros minutos...

Tristeza não

"O Benfica acredita sempre. O Benfica confia sempre. Sabendo que «confiança é a mãe do descuido». E, por ora, já chega de descuidos

1. O Benfica, uma vez mais, não venceu. Ficámos bem tristes. Logo no instante do apito final de João Pinheiro. Ontem em Setúbal assistimos a um fraco jogo de futebol. Principalmente na primeira parte. E não vale a pena falarem-nos de um jogo que não vimos. O Benfica e Pizzi, uma vez mais, falharam uma grande penalidade. Que a serem concretizadas teriam permitido a manutenção da liderança, se bem que as últimas exibições não tenham sido, de verdade, e no seu todo, entusiasmantes. Nos últimos jogos o Benfica mostrou insuficiências e não concretizou evidências. O Benfica, uma vez mais, mudou o onze inicial e só a defesa tem sido a mesma nos últimos jogos. Sei bem que os onzes dependem dos adversários. Sei-o. Mas também sei que, neste momento da época, tem de haver um mínimo de estabilidade. Cervi entre e depois Cervi sai. Samaris passa a ser o gajo e Rafa salta do onze inicial para o banco. E os exemplos poderiam ser outros! Bruno Lage não está a saber gerir, mesmo em termos psicológicos, este mau momento. Há três meses o Benfica jogava, dominava e entusiasmava. Agora, há oito jogos, o Benfica joga e não motiva, por vezes domina mas não concretiza. O que se sente é que o Benfica está muito intranquilo. Mas esta intranquilidade não pode suscitar uma falta de solidariedade nem uma alienação de responsabilidade. Mas também não pode ser sinal de resignação nem da não percepção de inequívocas dificuldades. Para nós, simples adeptos, fica a tristeza de exibições não conseguidas e de largos pontos perdidos. Mas fica, sempre, a convicção de que regressaremos às vitórias e voltaremos à conquistas dos três pontos. Acreditando que não deixaremos de falhar grandes penalidades. Mas, no final do jogo de ontem no Bonfim, recordámos André Gide: «Não há problemas, apenas há soluções. O espírito do homem, depois, inventa o problema!» E, tendo presente esta afirmação, a combinação entre simplicidade e sinceridade é meio caminho para o regresso da necessária tranquilidade. A todos os níveis. Na certeza que não poderemos acompanhar Gustavo Flaubert quando nos adverte que importa ter cuidado com a tristeza já que «ela é um vicio». E este vício o Benfica, este Benfica acredita sempre. O Benfica confia sempre. Sabendo bem que «confiança é a mãe do descuido». E, por ora, já chega de descuidos! Já chega mesmo!

2. A liberdade individual é um bem que se conquista e não se aliena. Ser livre implica dizer sim, quando se acredita, e acentuar, quando devido, o não. Ser livre determina que não dependemos de ninguém e que não confundir as nossas obrigações institucionais com as nossas necessidades pessoais. Ser livre significa não ceder nas nossas responsabilidades e não ficar preso a pretensas fidelidades que nos condicionam, quando não amordaçam. E no mundo do futebol global há lideranças que perderam a autoridade e a influência, mesmo que assumam que exercem o poder. A disputa entre a UEFA e a FIFA é real e cresce mês a mês. Já não é uma disputa surda. É um confronto directo. Há disputas em diferentes patamares da justiça desportiva e há, entre nós, novidades na justiça do Estado no que concerne ao futebol! Um conjunto de situações de e da justiça do Estado - do estado de Direito! - invadiram números impressionantes, sejam positivos - como as assinaláveis e impressionantes contas do primeiro semestre da presente época no que concerne ao Benfica e à sua SAD (com 104 milhões de lucro!) - sejam negativos, como os resultados alarmantes e bem preocupantes da SAD do Futebol Clube do Porto. Ou, então, de factos relevantes como a milionária transferência de Rúben Amorim do Braga para o Sporting e, aqui, sem ignorar que foi graças à sagacidade e ao empenho jurídicos da Dra. Ana Rita Relógio e ao Dr. Manuel Loureiro que o agora treinador leonino não ficou impossibilitado de registo por uma época desportiva bem como, na altura, de noventa dias de suspensão! Mas, ao mesmo tempo, surgiu a Operação fora de jogo que, em razão dos inúmeros arguidos (e arguidas), parece que determina ou um silêncio colectivo ou, então, abaixo assinados que, mesmo sendo um legítimo clamor de liberdade, perturbam a justiça, os seus titulares e as suas reafirmadas decisões. A curto prazo teremos, a par de proclamações de «libertem-no», porventura outras, em relação a outros sujeitos, no sentido de «prendam-nos»! E, assim, e mesmo para muitos que nunca passaram uma vista de olhos pelo livro Football Leaks - de Rafael Buschmann e Michael Wulzinger -, importa assumir que nas suas páginas há factos que perturbam, dados que angustiam e divagações que, decerto, levaram diferentes autoridades a abrir processos e a determinar inquéritos. Não é, por ora, o momento para mais perplexidades. Mas é a circunstância para dizer que, também nestas sede, e para lá de haver decisões de defesa que não se entendem - há mesmo impedimentos, pelo menos éticos, que existem -, é o tempo para deixar a justiça funcionar, seja nos seus múltiplos mecanismos de defesa seja nas suas vertentes de investigação. Com a consciência que, perante as sombras que invadem a nossa justiça e, diga-se, poucos dos seus actores, haverá, no final e afinal, verdadeira justiça doa a quem doer! E esta convicção, que brota das mais altas instâncias do poder judicial, é válida para todas as investigações. Para todas mesmo. Para todo os processos, sejam, ou não, mediáticos. E, logo, para todos os arguidos. Singulares ou pessoas colectivas. Estejam, até, e a nível singular, uns em prisão preventiva, outros em domiciliária ou apenas, muitos outros(as), com termo de identidade e residência. E, aqui, e como sugestão, aconselho a deliciosa leitura de um livro - Histórias da Justiça - de António Canêdo Berenguel, acabado de sair, que nos leva ao mundo real da justiça, dos seus dramas e enredos, dos seus processos e, acima de tudo, à riqueza de histórias de vida. Como a descoberta de notas falsas de cem réis em ceroulas... Sim em ceroulas! Leiam! Faz-nos bem! Ficamos menos tristes. Sorrimos!

3. (...)"

Fernando Seara, in A Bola

Alguns apontamentos sobre doenças

"Bryson relembra que um «vírus bem-sucedido é aquele que não mata excessivamente», mas que «consegue circular com raio de grande alcance»

1. Recebi recentemente, por correio, o livro O corpo, um guia para ocupantes, de Bill Bryson, em que há um capítulo sobre epidemias. Bryson lembra os imensos surtos nos Estados Unidos e não só. «Surtos intrigantes, principalmente pequenos, são mais comuns do que imaginamos», escreve. Fala-se, por exemplo, do vírus de Powassan, no Norte de Minnesota, que adoece gravemente cerca de dez pessoas por ano e noutras irrupções estranhas e raras - vírus de Bourbon, vírus Elisabtehkingua, etc.
Numa altura em que se fala cada vez mais de um certo instinto de sobrevivência dos próprios vírus, uma selecção natural aplicada ao mundo microscópio, Bryson relembra que um «vírus bem-sucedido é aquele que não mata excessivamente», mas que «consegue circular com raio de grande alcance». E dá o exemplo de vírus da gripe, uma espécie de vírus absolutamente dominante; um micro leão na micro selva perigosa.
Bryson chama a atenção para o facto de ser quase surpreendente «que não aconteçam coisas más», como novos vírus, «com maior frequência». E, referindo-se a uma estimativa de Ed Young no Atlantic, aponta para um dado preocupante: «O número de vírus em aves e mamíferos com potencial para atravessar a barreira das espécies e infectar o humano pode ser na ordem dos 800.000». Muito «perigo potencial», de facto, mas felizmente têm sido, até agora, bem raros os saltos perigosos entre espécies.

2. No Dicionário Imperfeito, Agustina Bessa Luís escrevia que a «importância que a doença toma na vida de um sociedade e das pessoas é uma forma de terror que lhes é imposta, que as pessoas compreendem bem e que acabam por incorporar profundamente». E acrescentava: «As pessoas, hoje, vivem oitenta por cento em torno da doença». E mais à frente, concluía: «As pessoas, aprendendo o medo como uma lei social, vão dedicar-se à doença como não se dedicam ao marido ou aos parentes».

3. Mas, realmente, nesta altura, mais do que nunca, é importante estudar-se um pouco da história das epidemias.
Bryson no livro anteriormente referido, que aconselho, fala do exemplo histórico da febre tifóide, causada por um tifo de bacilo de salmonela, e relata a história de uma cozinheira que, nos primeiros anos do século, foi conhecida uma espécie de «mulher tifóide» porque deixava atrás de si um rasto da doença, não se percebendo porquê. Mais tarde confirmou-se que a referida mulher, Mary Mallon, era uma «portadora assintomática» - infectava os outros, mas nunca revelava sintomas. O mais impressionante historicamente é o resto. Segundo relata Bryson, Mary foi detida durante três anos e, mais tarde, libertada contra a promessa de ela abandonar qualquer actividade ligada ao manuseio de alimentos. Mas, segundo factos Históricos, Mary traiu esta confiança e trabalhou com nomes falsos, por exemplo, na cozinha de um hospital para Mulheres, Sloane, em Manhattan, onde distribuiu inconscientemente febre tifóide. Duas pessoas terão morrido e Mary foi presa, ficando, desde aí, durante 23 anos, na ilha de North Brother, no East River. Tal como na crise actual, lavar as mãos era também o processo simples que simplesmente podia salvar. Mary morreu em 1938, nessa ilha, em prisão domiciliária.

4. Numa altura em que um novo perigoso vírus aí está, todos somos convocados a tomar, serena e racionalmente, as precauções essenciais. E um desses cuidados - embora, claro, não sendo o mais imediato - passa por tentar compreender melhor o corpo e a forma como historicamente as sociedades foram lidando mais ou menos bem, ou mais ou menos mal, com as epidemias. Voltaremos, provavelmente, a falar sobre isto."

Gonçalo M. Tavares, in A Bola

Novidades da FIFA

"Durante a última semana de Fevereiro, o Comité de stakeholders da FIFA tomou medidas para reformar o sistema de transferências de jogadores. O Comité defendeu o estabelecimento de um fundo para financiar parcialmente o pagamento da compensação por formação, o qual será financiado por uma taxa adicional de 1% sobre as taxas de transferência. Depois de um período de consulta, a proposta será submetida ao Conselho da FIFA, tendo em vista a sua entrada em vigor em 2022.
O Comité também sugeriu a criação de novas disposições sobre empréstimos de jogadores. De acordo com o novo regulamento, ainda sujeito a aprovação, a partir de Julho de 2020 serão introduzidas limitações aos empréstimos internacionais para jogadores com 22 anos ou mais, sendo previsto um período de transição. Ao nível nacional, os novos regulamentos estabelecem um período de três anos para as federações implementarem regras sobre empréstimos que estejam em conformidade com as normas FIFA.
Além disso, em relação a jogos de dimensão internacional, o Comité acompanha o princípio estabelecido pelo Conselho da FIFA de que os jogos oficiais domésticos deveriam ocorrer no território da federação em questão. O Football Stakeholders Committee da FIFA tem como competências aconselhar e auxiliar o Conselho da FIFA em todos os assuntos relacionados com o futebol, particularmente na estrutura do jogo, bem como em assuntos técnicos. O Comité também está encarregue do relacionamento entre clubes, jogadores, ligas, federações-membro, confederações e FIFA (sendo composto por representantes de todas estas partes), bem como questões relacionadas com os interesses do futebol mundial."

Marta Vieira da Cruz, in A Bola

A crise do Benfica continua

"Segundo penálti reflectiu estado emocional, viu-se ansiedade na cara de Pizzi, não foi só a relva

Séries difíceis
1. O Benfica vinha de série negativa, apenas uma vitória, e de crise exibicional, mas este jogo mostrou, afinal, que os problemas da equipa são muito mais colectivos do que apenas defensivos. Depois de perder a liderança para o FC Porto era imperioso para um Benfica ferido no seu orgulho dar resposta positiva e, se possível, convincente em termos exibicionais. O V. Setúbal, por seu turno, trazia também série difícil de duas derrotas e um empate e a vontade de aproveitar mau momento do Benfica

Previsibilidade 'vs' conforto
2. No Benfica, saíram Weigl e Rafa, entrando Chiquinho e Cervi, com Taarabt a recuar para o lado de Samaris. O Benfica, no seu 4x4x1x1, projectando o seu jogo pela direita, através de combinações do triângulo formado por Pizzi, Tomás Tavares e Chiquinho, utilizou muitas vezes o jogo directo, mostrando lentidão de processos, perante um V. Setúbal que dava poucos espaços, no seu 4x1x4x1, beneficiando de um Benfica lento e previsível e com dificuldade na circulação. Foram 15 minutos sem remates à baliza para um e outro lados, mas com o Vitória mais confortável, com linhas mais juntas e o Benfica sem arte e engenho. Primeira situação pertenceu a Chiquinho, que tentou contornar Makaridze, depois Samaris também viu a bola desviada pelo guardião, o Vitória conseguiu o lance de maior perigo, com Mansilla a cruzar em largura e Zequinha a desviar a bola bem perto da barra. Primeira parte pobre, para não dizer paupérrima, do Benfica, e o Vitória a seguir o seu plano de jogo, confortável, com os alas a fecharem corredores.

Sem trunfos
3. Nem nos melhores sonhos o Vitória imaginaria aquela entrada na segunda parte, com Carlinhos, melhor em campo, a encostar para o golo, que poderia afundar ou espevitar o Benfica. Logo a seguir, porém, penálti oferecido pelo Vitória e 1-1. Primeiro com Chiquinho, muito apagado, depois com Rafa, veloz mas inconstante, o Benfica não encontrava argumentos para passar a bem estruturada defesa do Vitória. Apareceu então o segundo penálti, que reflectiu o momento emocional, viu-se na cara de Pizzi a ansiedade, não foi apenas a relva... Bruno Lage usou 4x4x2 clássico com Dyego Sousa a entrar para o lado de Vinícius, mas o perigo pertenceria a Grimaldo. Melhorias na segunda parte, mas primeira menos conseguida de toda a época. A crise continua bem viva no Benfica."

Vítor Manuel, in A Bola

Mestre do suspense!!!

"Desvantagens aparentemente intransponíveis anuladas, trocas na liderança, penáltis falhados, golos anulados por 3 cm, jogos de 100 minutos, oportunidades de ouro desperdiçadas... Quem ganhará o campeonato? Tudo pode acontecer num calendário que promete suspense até ao último minuto da última jornada."

Mal habituados...!!!

"Aproveitamos para deixar apenas duas considerações:
1. É natural que um clube que está habituado a golos validados com jogadores "acampados" em posição irregular, se indigne com foras de jogo de 3cm;
2. É curioso que os foras de jogo milimétricos passaram a ser tema, quando há não muito tempo atrás, existiu um nas mesma condições e os iluminados habituais preferiram ignorar.
Por fim, estamos cá para apoiar e lutar até ao fim, mas aquilo que se vê dentro de campo não é nada. Tem de mudar urgentemente."