Últimas indefectivações

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Tessalónica de boa memória !!!

PAOK 0 - 1 Benfica

Nova em vitória em Salónica, num jogo morno no relvado - e muito quente nas bancadas -, sempre controlado pelo Benfica. Acabámos por ter alguma 'sorte' no lance do golo - fora-de-jogo do Lima -, mas a vitória foi merecida. O Jesus mudou mais, do que se estava à espera, foram 6 'não titulares' (actualmente), sendo que o Maxi e o Enzo só jogaram devido aos castigos internos (Enzo na jornada anterior em Paços; Maxi na próxima com o Guimarães). Os treinadores normalmente, não arriscam mudar mais do que 2 ou 3 jogadores, porque a falta de rotinas, e a falta de rodagem dos menos utilizados, pode ser fatal, mas os recentes jogos da Taça da Liga permitiram dar minutos aos suplentes, talvez por isso a consistência defensiva do Benfica manteve-se neste jogo: o Artur só foi obrigado a uma defesa difícil e viu uma bola passar perto do poste, mais uma prova da tal consistência defensiva... Foi pena, nos últimos minutos quando o PAOK arriscou um pouquinho mais, e deu mais espaço, o Benfica teve oportunidades (ou quase oportunidades) para fazer o 2.º e 'matar' definitivamente a eliminatória, e não o conseguimos...!!!
O PAOK também deixou de fora alguns titulares indiscutíveis, por opção (a luta por um lugar na Champions no Campeonato Grego assim o obriga...), mas ficou claro a superioridade do Benfica, que mesmo com alguns jogadores a produzirem pouco, foi melhor.
Agora, na época 1999/2000 também vencemos ao PAOK na Grécia, na altura por 1-2, mas depois na Luz, deixámos o jogo ir para penalty's, onde o malogrado Robert Enke, nos safou... portanto, nada de festejos antecipados, até porque na próxima Quinta-feira, o Jesus vai provavelmente voltar a apostar na rotação do plantel. Além disso, o jogo com o Guimarães é na Segunda-feira, o que deixa muito pouco tempo para o jogo da 2.º mão... e o jogo em Belém será logo no Domingo seguinte... Como escrevi na antevisão do jogo, uma carreira longa na Liga Europa, vai condicionar o nosso sucesso no Campeonato Nacional. Goste-se ou não da ideia...!!!
Gostei de ver o Lima marcar um golo de 'bola corrida'; gostei de ver o Sulejmani ser o nosso principal desequilibrador ofensivo; e gostei muito, mas mesmo muito, de ver o Salvio regressar... e pela amostra em 'forma'!!! Pelo menos com muita 'fome' de bola...!!! A 'fava' do jogo acabou por sair ao André Gomes, que jogou deslocado da sua posição... na selecção de sub-21 já jogou na direita, mas num esquema táctico diferente. Mas sou obrigado a repetir uma avaliação que já fiz anteriormente: mais do que a posição, o André tem que mudar a atitude...
Como já referi o Lima estava ligeiramente adiantado no lance do golo, é daquelas jogadas difíceis para o Fiscal, porque o avançado 'recua' e o defesa 'avança', e no momento do remate o fora-de-jogo já não existe... mas durante o resto do jogo, fiquei com a sensação que a arbitragem, nas faltinhas a meio-campo, esteve sempre do nosso lado (algo raro na Europa...)!!! Para a UEFA, vale mais um Benfica numa fase adiantada da Liga Europa, do que um PAOK, talvez tenha sido isso... Pessoalmente não gosto destas jogadas de bastidores, até porque, na próxima eliminatória se o Benfica encontrar o Tottenham (os Ingleses até perderam na Ucrânia...!!!), o 'empurrão' não será a nosso favor!!!

Não é Tocha quem quer, é Tocha quem pode

"O Benfica já perdeu 4 pontos na Luz com os recém-promovidos. Com todo o respeito pelo Belenenses e pelo Arouca, estas baldas não são admissíveis porque custam títulos

MAIS de quatro anos passados sobre do túnel chegou, por fim, a decisão dos tribunais civis. Os atletas do FC Porto - que não se deram como culpados - saíram na qualidade de provados e comprovados agressores dos stewards de serviço na ocasião e foram condenados a indemnizar os agredidos num valor perto dos 60 mil euros.
O tribunal decidiu que os ditos stewards não foram alegadamente agredidos mas verdadeiramente agredidos. É toda uma diferença.
A propósito da conclusão deste caso que tanta tinta fez correr ouvi a vários apaniguados de vários emblemas, incluindo o nosso, comparações a meu ver absurdas com o episódio bem mais recente ocorrido em Guimarães quando, no final do jogo e após uma vitória transpirada, o azougado treinador do Benfica correu para um steward de serviço que agarrara pelos colarinhos um não menos azougado adepto do Benfica decidido a festejar os 3 pontos com uma invasão do relvado.
Também o caso de Jorge Jesus foi dirimido num tribunal e terminou, é verdade, com a condenação do treinador do Benfica - que se deu como culpado - ao pagamento de 25 mil euros a duas instituições de solidariedade social.
Longe de mim a triste ideia de contestar a pena aplicada ao treinador do Benfica. O próprio se confessou quase feliz por poder ajudar quem precisa em paga de um acto semi-tresloucado em que ninguém verdadeiramente se magoou tendo, por exemplo, de recorrer a uma qualquer urgência ou mesmo enfermaria.
Por estas razões me parecem insensatas as comparações entre o episódio indoor do túnel e o episódio outdoor do relvado.
Hulk, Sapunaru, Helton, Fucile e Cristian Rodriguez - caramba, a brincar, a brincar ainda é mais de meia equipa! - foram, tal como Jorge Jesus, condenados em tribunal mas a nenhum deles, do referido quinteto, ouvi queixar-se que lhe tinham roubado o relógio na confusão.
Já o treinador do Benfica não poderá vangloriar-se do mesmo.

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol condenou o presidente do Benfica a 60 dias de suspensão por ter dito que «os árbitros agora já não falam ao telemóvel mas encontram-se em hotéis». Com franqueza, não vejo dolo algum nestas alegada constatação. Vivemos ou não num país livre em que podemos todos falar ao telemóvel e encontrarmos-nos em hotéis?
Mas assim não entendeu o CD da FPF e Luís Filipe Vieira vai pagar por isso em dias de suspensão e não em dinheiro. É verdade que Vieira escolheu para proferir essa frase inócua o momento em que o Benfica acabava de empatar o seu jogo em casa com o Belenenses, tendo o Belenenses conseguido empatar o jogo através de um golo considerado irregular pela generalidade da crítica.
Posto isto, só pode ser acusado de mau timing o presidente do Benfica. Vá lá que se escapou ao pagamento de indemnização às vítimas ou de doação a uma qualquer instituição de solidariedade social que, bem vistas as coisas, até poderia ser ao próprio Conselho de Disciplina da FPF.
Haverá maior solidariedade social do que aquela que encontramos na justiça? A justiça é como o Sol que quando nasce, nasce para todos. Não há fortes, nem fracos, nem pequenos, nem grandes abaixo do Sol e à luz da justiça.

QUEM tem, certamente opinião completamente diferente sobre estas noções elementares de vida em sociedade é o pessoal do Recreio de Águeda, honrada agremiação do Distrito de Aveiro, fundada em 1924 salvo opinião em contrário.
O Recreio de Águeda pagou bem caro o atraso de 6 minutos com que se apresentou em capo para disputar o jogo da última jornada do campeonato da Série C da III Divisão na época de 2004/2005.
O adversário era o Social de Lamas, o Águeda venceu por 1-0, o que lhe permitiria escapar à despromoção, mas não foi nada disso que acabou por acontecer. E por que carga de água?
Ora, porque o árbitro ao escrever no seu relatório que o jogo tinha começado atrasado - quando era suposto, precisamente por ser a última jornada, todos os jogos começaram à mesma hora - abriu um procedimento disciplinar que terminaria para o Águeda com uma derrota na secretaria, a perda dos 3 pontos conquistados e a consequente despromoção para os campeonatos distritais.
Das notícias na imprensa sobre o caso, retiro este pormenor: «Dos sete membros que compõem o CD da FPF, seis votaram a favor da derrota e apenas Ferreira Lino defendeu a posição do Águeda», para que conste a força da evidência do dolo apurado.
Esta decisão da justiça desportiva beneficiou o Tocha que se vira relegado no campo e foi salvo na secretaria.
Meus amigos, não é Tocha quem quer, é Tocha quem pode! - dizem, constristados, os descrentes da equidade.
Não é o meu caso.

A Benfica TV ultrapassou os 300 mil assinantes, número brutal até para os mais optimistas.
O facto de o Benfica andar a lutar pelo título com denodo muito contribuirá para esse sucesso de assinantes, certamente.
A transmissão dos jogos do campeonato inglês também ajuda, com certeza. O futebol inglês é espectacular e tem em carteira uma mão-cheia de clubes de top mundial, como os dois Manchesters, o Chelsea, o Arsenal, O Liverpool. Pode vê-los em acção todos os fins de semana é atractivo para quem gosta destas coisas.
A Benfica TV também transmite jogos dos campeonatos brasileiros, o que agrada à vastíssima comunidade brasileira que reside no nosso país, e ainda transmite os jogos da equipa B do clube, o que agrada a todos os benfiquistas interessados em acompanhar os progressos da formação.
Serve isto para afirmar que, como cliente, considero-me satisfeita. No entanto, atrevo-me a sugerir à Benfica TV um esforço financeiro suplementar - e não será, certamente, nenhuma fortuna - para a compra de todos os jogos do Tractor no campeonato iraniano.
É da mais elementar justiça audiovisual. Merece o Toni que o acompanhemos, merece o Tractor a nossa estima, merecemos nós o privilégio e merece a Benfica TV a distinção de oferecer uma programação de luxo aos seus assistentes.
No sábado passado, Toni levou o Tractor à conquista da Taça do Irão e, por cá, não vi ninguém que não tivesse ficado contente. Saúde e sorte, Toni!

O Benfica joga hoje na Grécia com o PAOK para a Liga Europa.
Este jogo internacional tem uma importância diminuta em comparação com a importância do próximo jogo para o campeonato com o Vitória de Guimarães, no Estádio da Luz.
Poderá haver, naturalmente, quem pense de maneira diferente. Respeito todas as opiniões. Mas será muito difícil, praticamente impossível, convencerem-me do contrário.
Nas últimas três temporadas, em que viu continuadamente o rival nortenho a festejar o título, o Benfica tem conseguido a tristíssima proeza de perder os campeonatos nos jogos que disputa na Luz com equipas que não lutam pelo primeiro lugar. Nem pelo segundo, nem pelo terceiro lugar.
Na corrente edição da prova, o Benfica já perdeu 4 pontos na Luz com os dois recém-primodivisionários. E nem foi preciso o Cardozo falhar nenhum penalty. Com todo o respeito pelo Belenenses e pelo Arouca, estas baldas não são admissíveis porque custam títulos.
Na última jornada, em Paços de Ferreira, o Benfica só apareceu na segunda parte. Seria excelente que, na próxima segunda-feira, o Benfica aparecesse logo na primeira parte. E depois na segunda.
Rúben Amorim, impecável.
E é tudo sobre o assunto.

EXCEPÇÃO  feita à meia-final da Taça da Liga entre o Rio Ave e o Sporting de Braga, marcado de forma espampanate pelo regresso de Olegário Benquerença ao galarim que lhe pertence, é caso para se dizer que nas últimas semanas desapareceram os chamados casos de arbitragem nos jogos que envolvem os três candidatos ao título.
Se a coisa pudesse seguir assim até À 30.ª jornada prestava-se um grande serviço ao país."

Leonor Pinhão, in A Bola

Rúben Amorim

"Rúben Amorim é português e benfiquista. É titular intermitente ou suplente menos intermitente.
Sendo um jogador inteligente e evoluído, as suas características fazem dele um caso de estudo. A sua qualificada e solidária polivalência é um bem para a equipa, mas, não raro, vira-se contra o jogador e debilita a sustentabilidade da sua carreira.
Rúben pode jogar a trinco, a lateral, a extremo, ou no meio (de acordo com a nova álgebra do futebolês, a 6, a 8 ou a qualquer número fraccionado como 8,5 e afins). É isso que, paradoxal e injustamente, o torna tão necessário como prescindível.
A sua disponibilidade de banda larga é óptima para a equipa superar lesões de colegas, mas é-lhe, também, redutora porque chega a um lugar sempre depois do titular que só faz esse mesmo lugar. Rúben está bem no lugar de outros, ainda que estes não saibam estar em todos os lugares de Rúben.
Rúben Amorim exprime, no futebol, a sempiterna tensão (e dilema) entre o ser generalista e o ser especialista. Que, caricaturalmente, Bernard Shaw exprimia dizendo que o especialista sabe cada vez mais sobre menos, até saber tudo sobre nada, enquanto o generalista sabe cada vez menos sobre mais, até saber nada sobre tudo.
Rúben é um jogador fundamental que não pode correr o risco do generalista de B. Shaw. Por isso, jogar só lhe faz bem. A ele e à equipa. Tivesse estado no plantel das anteriores épocas (emprestado ao Braga!) e não sei se tudo teria sido diferente para melhor.
Rúben é um jogador igualmente imprescindível no Mundial do Brasil. Pelas mesmas e óbvias razões."

Bagão Félix, in Félix

Benfica é TV

"Chegou a hora de dar o braço a torcer: a Benfica TV é um sucesso. Poucos diriam. Eu não disse. Eu disse que não. Mas nenhum outro clube poderá repetir a proeza.
O lançamento do canal, e mais tarde a não renovação do contrato de direitos televisivos, parecia uma loucura. Como é que o Benfica ia perder receitas de 22 milhões de euros por ano, garantidos pela Olivedesportos, e lançar-se num canal que implicava custos? Os números não batiam certo e por isso aqui concluí então que o único objectivo da Benfica TV só poderia ser o de quebrar o poder indisputado de Joaquim Oliveira no futebol. Ainda hoje penso que esse era o objectivo. Mas, além disso, os números mostram que Luís Filipe Vieira tinha razão. A televisão é uma máquina.
A Benfica TV tem hoje cerca de 300 mil assinantes. A Sport TV tem mais de 400 mil assinantes. Mas os custos da Benfica TV são incomparavelmente menores. O truque, parece ser hoje claro, foi a compra dos direitos da Premier League: atraiu até não benfiquistas. Só isso pode explicar tamanha adesão, que nem os operadores de televisão por cabo, que conhecem bem o negócio, alguma vez contaram. O Benfica diz-se o clube do Mundo recordista em sócios, mas tem o dobro de assinantes da televisão. É obra.
Isto dá um grande poder a Luís Filipe Vieira, não só por fazer contrapeso ao até aqui monopólio de Joaquim Oliveira, mas também para se tornar ele próprio um presidente... incontestado. A forma desintermediada, sem depender da comunicação oficial independente, como o Benfica consegue hoje comunicar com os seus adeptos é poderosa – e potencialmente manipuladora.
Como alguém terá dito, Luís Filipe Vieira é o novo Jorge Nuno Pinto da Costa: vai eternizar-se no poder. A Benfica TV foi uma teimosia sua, é uma vitória sua – e será uma arma sua. Para quê? É o que veremos.
PS: A saída de Angelino Ferreira da administração da SAD do FC Porto é muito mau sinal. Por que razão saiu? E que consequências terá isso na sociedade – e no clube?"