Últimas indefectivações

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Vermelhão: Falta de comparência!!!

Real Sociedad 3 - 1 Benfica


Entrada desastrosa, um Benfica com medo, sem intensidade, a perder todos os duelos, a chegarem sempre atrasados... e com o adversário nas primeiras 6 vezes que entrou na nossa área, a marcar 3 golos, com 2 golos anulados, e a ganhar um penalty, que por acaso foi ao poste, tudo antes dos 30 minutos... Com o Trubin a fazer a primeira defesa aos 40m, com 3-0 no marcador!

Neste ponto concordo com o Roger, a problema não foi o sistema tático! Tenho a certeza que todos nós tínhamos antes do jogo, 11's diferentes, mas o problema, foi mesmo a atitude! E a forma como entrámos no 2.º tempo, só serviu para provar, que afinal, podíamos ter feito uma 1.ª parte diferente, com os mesmos jogadores, e o mesmo Modelo!!! Uma coisa é o adversário, ter bola e construir jogo ofensivo, outra coisa, é o Benfica cometer erros infantis, em bolas paradas, falhas de posicionamento, passes errados em zonas proibidas, etc...

Antes do jogo, pedi o Neves no meio, ao lado do Tino, com o Jurásek na esquerda... com o Guedes e o Gouveia, na frente, atrás do ponta de lança! Mas não acho que tudo seria diferente com este 11... Agora, todos nós sabíamos como a Real Sociedad joga, todos tinham a obrigação de saber, que para sermos competitivos, tínhamos no mínimo igualar a intensidade do adversário, e isso esteve longe de acontecer...

O adeus á Champions, já tinha sido 'conseguido' na derrota da Luz, hoje foi só a 'prova' matemática, o problema não é esse. O problema é a imagem de estes dois jogos transmitiram: duma equipa incapaz!

Mas aquilo que se vai falar, nos próximos dias, é da 'não resposta' do Roger na conferência de imprensa, sobre a sua continuidade do Benfica! Até porque, no próximo Domingo, vamos jogar com a Lagartada, e a pressão vai estar somente dum lado... como é costume!!!
Independentemente do meu (de todos os Benfiquistas...) descontentamento sobre o actual momento da nossa equipa de futebol, acho inacreditável que um treinador Campeão Nacional e vencedor da Supertaça, que á 10.ª jornada, está em 2.º lugar da Liga, a 3 pontos da liderança (depois de 10 jornadas de arbitragens vergonhosas...), esteja neste momento a ser questionado sobre a sua continuidade!!! Só os treinadores do Benfica têm estes graus de exigência no Tugão!
A campanha que começou nas televisões na pré-época, e que actualmente já se espalhou por todas as colunas de opinião em todos os jornais e afins, anti-Schmidt, é praticamente única! Curiosamente, com outro Alemão no Benfica, houve algo parecido: recordo-me dos elogios iniciais ao Jupp Heynckes, e de repente (após numas mini-férias na Alemanha ter escorraçado, um jornalista que lhe bateu à porta...), o Alemão começou a ser 'atacado' por tudo e todos!
Aquilo que aconteceu no ano do Lage, onde fomos Campeões após uma chicotada, foi a excepção que confirma a regra! Mudanças de treinadores a meio da época, é quase sempre uma sentença, para o insucesso!

O jogo do Inter será só no final da Novembro, até lá jogaremos com o Sporting e o Famalicão para a Taça, mas estamos obrigados a pontuar, para podermos ir a Salzburgo com alguma esperança da qualificação para a Liga Europa!

Uma nota também para os criminosos das Tochas! Se estão identificados, não podem continuar a entrar nos Estádios, supostamente a apoiar o Benfica! Se as autoridades nada fazem, os Benfiquistas que partilham as bancadas com estes bandalhos, têm que fazer aquilo que todos os verdadeiros Benfiquistas têm a obrigação de fazer: denunciá-los! E escorraça-los! 

Para domingo, é preciso ter cabeça fria no pré-jogo, e muito apoio durante o jogo... depois, no pós-jogo, gritem o que quiserem...
Em relação ao Modelo de jogo para Domingo, creio que pouco vai mudar, pois o Sporting em nada se assemelha à Real Sociedad (nenhuma equipa portuguesa tem a qualidade deste Real, na pressão e na posse de bola), agora se voltarmos a entrar no jogo, sem vontade de ganhar, então mais vale ficar em casa...

Infelizmente, normal...!!!

Benfica 66 - 84 Hapoel Jerusalem
24-17, 15-29, 15-18, 12-20

Para ganhar hoje, tínhamos que repetir a exibição da partida com o PAOK, a defender e a atacar, e isso esteve longe de acontecer... Além disso, o adversário, desta vez, vinha avisado! Para piorar, ainda ficámos sem o Makram... que é um jogador essencial neste Benfica, por tudo o que faz que não conta para a estatística, incluindo a liderança!

E o vento levou os três pontos!

Real Sociedad 2 - 1 Benfica
J. Rego


Entrada muito má, com a Real a marcar nas duas primeiras vezes que entrou na nossa área... Num jogo que ficou marcado, por uma ventania constante, que o Benfica não se adaptou!
A perder por 2-0 (aos 14 minutos), sem jogar bonito, e num relvado onde era muito complicado fazer qualquer passe mais longo, fomos sempre superiores... Reduzimos num grande golo, mas faltou mais um, para fazer pontos!

Temos que vencer ao Inter no Seixal, na próxima jornada, para garantir a passagem... A questão dos Centrais, tem que ser resolvida! O Nuno Félix, já não jogava a Central provavelmente desde os Iniciados!!!

Em San Sebastián para ganhar


"O Benfica defronta a Real Sociedad, em San Sebastián (17h45), em jogo da Liga dos Campeões, com o objetivo de vencer. Este é o tema em destaque na BNews.

1. Conquistar o resultado desejado
Roger Schmidt define o propósito benfiquista para o embate desta tarde: "Queremos focar-nos no nosso desempenho, protagonizar uma exibição de alto nível e conquistar o resultado desejado." A identidade da equipa não muda consoante onde joga: "Nunca nos escondemos nos jogos fora de casa. Teremos uma nova oportunidade para mostrar isso. Jogando ao nosso melhor nível, podemos ganhar jogos em qualquer lado."

2. Apontar à vitória
João Mário refere que a equipa da Real Sociedad é "muito bem treinada, com uma ideia de jogo muito clara" e revela o propósito benfiquista para esta partida: "O que queremos é impor o nosso jogo, defender muito bem e atacar ainda melhor para podermos ganhar o jogo."

3. Informações para os adeptos
A ter em conta pelos Benfiquistas em San Sebastián.

4. Embate europeu na Luz
Benfica e Hapoel Jerusalém encontram-se hoje, às 20h00, em jogo a contar para a fase de grupos da Basketball Champions League.
Norberto Alves lembra que o adversário desta noite "é um dos grandes candidatos a vencer a Champions League". "Já venceram a Supertaça de Israel frente ao Maccabi Telavive, que disputa a Euroliga, são uma equipa muito física, que defende muito bem", assinala. E acrescenta: "A mentalidade tem de ser a mesma do jogo do PAOK. Temos de ser solidários, defender muito bem, controlar os ressaltos e marcar pontos." O apoio dos adeptos no pavilhão é, mais uma vez, absolutamente fundamental na luta pelo resultado ambicionado.

5. Regresso dos Heróis (V)
Simão, essencial nas conquistas do Campeonato Nacional em 2004/05 e da Taça de Portugal na época anterior, é o protagonista de mais um episódio da série dedicada aos escolhidos pelos Benfiquistas para o Mural dos Campeões no Estádio da Luz.

6. Adversários conhecidos
Réus Deportiu (Espanha), CP Calafell (Espanha) e Sporting (Portugal) são os adversários da equipa masculina de hóquei em patins do Benfica no Grupo B da WSE Champions League 2023/24.

7. Parceria internacional
O Sport Lisboa e Benfica e o Pyramids FC, clube que lidera, à 6.ª jornada, a Primeira Liga do Egito e que está a disputar a Champions League Africana, assinaram um acordo de longa duração que visa a cooperação técnica, com a implementação do modelo Formar à Benfica, e a abertura de escolas de formação.

8. Antecâmara da Champions
As Inspiradoras em ação da UEFA.

9. Distinguidos na Gala de Natação
Diogo Ribeiro (melhor nadador), Madalena Lousa (melhor jogadora de polo aquático) e o Sport Lisboa e Benfica (fomento e desenvolvimento da modalidade) foram distinguidos em 2023"

O chamado ALL IN. Só faltou o Varandas nesta ficha de arbitragem do jogo!


"Honestamente? Pá, cada vez queremos menos saber disto! Só a Justiça nos pode salvar novamente para termos um Presidente à frente do Benfica que não esteja preso pelos tomates e possa reagir/actuar perante a vergonha que se passa no futebol Português."

Sempre os mesmos...




"Há anos que falo destes dois indivíduos para não os tratar pelo nome…e hoje que são nomeados para manter os sapos na liderança e o Porto na luta pelo 2 lugar é que ficam preocupados???"

3x4x3...


A Verdade do Tadeia #2024/67 - Schmidt, Carmo e a vitória do FC Porto

Terceiro Anel: Diário...

Terceiro Anel: Café #12 - Miguel Pereira...

Falar Benfica #137

Betano - S02E15 - Antevisão ao dérbi SLB x SCP, Super Marcus Edward e novo esquema tático do Benfica

Zero: Mister - S02E38 - A celebração do Fluminense

Fora de Jogo: 90+3 #13 - O Moreno no banco é um Sérgio Conceição em esteroides

Um 3x4x3 vitorioso


"Após duas exibições e resultados negativos, a que se somou uma vaga de lesões, era imprescindível que Roger Schmidt encontrasse uma solução que permitisse a reconstrução da equipa à procura do nível exibicional que o Benfica mostrou na época passada.
Desse ponto de vista, justiça lhe seja feita, o técnico alemão, ao contrário de outros, não se escondeu atrás de ninguém, não culpou a estrutura, o departamento médico, os adeptos ou os apanha-bolas. Assumiu as dificuldades e procurou uma solução.
Questão diferente é a de saber se o 3x4x3 que ensaiou em Arouca para a Taça da Liga e repetiu, em Chaves, para o campeonato, com vitórias por 2-0 em ambos os casos, será um modelo para o futuro, ultrapassado este ciclo e recuperados os agora lesionados.
Creio que fez bem em ter mudado. Usando uma frase conhecida, “a contrario sensu”, como dizem os juristas: “Equipa que não ganha é para mexer!”
Schmidt escolheu o momento ideal para o fazer: o jogo para a Taça da Liga. Mas parece evidente que esta mudança foi feita a pensar nos jogos com a Real Sociedad e, sobretudo, no dérbi com o Sporting. Não deixa de ser curioso que Aursnes e João Neves, nas alas e, portanto, obviamente fora das suas posições habituais, acabaram por ser os jogadores mais influentes. Neves, ao criar a jogada do golo e sofrer a falta indiscutível que deu o penálti, foi mesmo o homem do jogo, em Chaves.
Para já, resultou. Mas só perante esses adversários mais difíceis poderemos tirar uma conclusão mais definitiva. Próxima paragem, San Sebastian."

A alternativa


"Se o 3x4x3 de Schmidt não resultar hoje no Anoeta não é só uma tática que falha, é um problema estrutural que se coloca ao Benfica

Sempre ouvimos dizer que no futebol já está tudo inventado, mas o tempo trata de transformar essa máxima num mito. Basta andar com a fita para trás e pensar em verdadeiras obras que deveriam ter direitos de autor e muitas delas com base na falsidade: o falso 9, o falso lateral, o falso central. Talvez seja das poucas atividades onde o logro é objeto de elogio porque é uma forma criativa de enganar o oponente sem violar as mais elementares regras da ética.
Sendo Pep Guardiola o alquimista-mor do reino da bola, com a capacidade de reinventar-se mediante o tipo de jogadores que tem e com a astúcia de transformar futebolistas de classe média em verdadeiros visionários (Rodri), assistimos, no entanto, a uma diversidade de estilos que combatem uma certa ideia que chegou a vingar com a febre Barcelona: a de que só havia uma maneira correta de ganhar, dividindo os treinadores em duas classes - os puristas e os resultadistas.
Felizmente que Pep matou Guardiola e o Manchester City é muito diferente do Barça que ficou para a história como a melhor equipa que este desporto já teve. Atualmente vemos o técnico catalão aplaudir passes verticais, coisa que o faria levar as mãos à cabeça em Camp Nou; e explora todas as virtudes de um ponta de lança como Haaland que em tempos não muito distantes seria visto como uma peça de difícil encaixe no carrossel dinâmico esculpido pelo treinador catalão.
Por combinar uma série de boas ideias e influências que não se limitam a uma só escola, o novo guardiolismo parece ter hoje um tipo de seguidismo também diferente: é um convite a um caráter mais inventivo de todos os treinadores. Por exemplo, ver Roger Schmidt colocar Aursnes a lateral-esquerdo, mas que passa 70 por cento do tempo a jogar por dentro com o seu pé direito não é assim tão diferente do que João Cancelo fez no Manchester City com Pep. Como qualquer decisão, esta só resulta se tiver sucesso, mas ajuda se os próprios jogadores e o público já a conhecerem de outros palcos mais nobres. É uma espécie de caução.
Isto ficou mais ainda mais evidente com a recente mudança tática levada a cabo pelo treinador do Benfica, cujo tempo escasso de aplicabilidade impede uma análise honesta sobre as suas virtudes e defeitos. Mas não deixa de representar uma característica que muitos admitiam não existir no engenheiro de formação que lidera os encarnados há ano e meio: flexibilidade. O tempo dirá o quão forçada foi esta mudança (lesões, maus resultados, contratações que tardam em provar o que valem, se é que valem mesmo o que custaram), mas o jogo de hoje, no renovado Anoeta, diante da Real Sociedad, para a Champions, será um teste às novas ideias: se resultar, o 3x4x3 muito provavelmente deixará de ser transitório. Se não resultar, colocará um problema maior às águias: a noção de não haver plano B verdadeiramente fiável. No futebol, como na política ou noutros setores da sociedade, a ausência de alternativas corrói qualquer projeto que viva do presente por muito bom que tenha sido no passado."

A Verdade do Tadeia - Flash - FC Porto...

Leonor, excerto...

105x68, excerto...

O Estatuto do Estudante Atleta


"Estudantes atletas têm prioridade nos horários, justificação de faltas e flexibilidade nos exames

O Decreto-Lei n.º 55/2019, de 24 de abril, cria o estatuto do estudante atleta do ensino superior.
De acordo com o respetivo preâmbulo «O estatuto (…) visa apoiar o desenvolvimento da carreira dupla nas instituições de ensino superior e junto da comunidade académica, promovendo a representação desportiva das instituições de ensino superior e das associações de estudantes, representando um incentivo à prática desportiva neste contexto».
São estudantes atletas do ensino superior os estudantes matriculados e inscritos no ensino superior que cumulativamente: I) participem nos campeonatos e competições definidos na lei, II) cumpram os requisitos de mérito desportivo que lhes sejam aplicáveis, III) obtenham, no ano letivo anterior àquele em que requeiram a atribuição do estatuto, aprovação, no mínimo, a 36 créditos, ou a todos os créditos em que estiveram inscritos, caso o seu número seja inferior a 36.
O estatuto deve ter uma duração nunca inferior a um ano e entra em vigor a partir do momento da sua atribuição.
Os estudantes atletas do ensino superior são titulares, pelo menos, dos seguintes direitos: a) Prioridade na escolha de horários ou turmas cujo regime de frequência melhor se adapte à sua atividade desportiva; b) Relevação de faltas que sejam motivadas pela participação em competições oficiais da modalidade que representam; c) Possibilidade de alteração de datas de momentos formais de avaliação individual que coincidam com os dias dos campeonatos e competições em que participem; d) Possibilidade de requerer a realização de, no mínimo, dois exames anuais ou equivalente em época especial de exames."