Últimas indefectivações

quarta-feira, 18 de março de 2015

Goleada, em bom ritmo...

Benfica B 4 - 1 Portimonense

Esta equipa tem sido capaz do pior e do melhor, e normalmente estas fases prolongam-se por alguns jogos de cada vez... Neste momento, estamos claramente numa fase positiva, e hoje a qualidade extra o Fejsa, do Jonathan e do Guedes fizeram a diferença... Bem acompanhados pelos restantes jogadores. É daqueles jogos, onde ninguém jogou mal... Normalmente o destaque vai sempre para os goleadores ou dribladores... o Vítor Andrade, o João Teixeira e principalmente o Nuno Santos também jogaram bem. Mas tanto o Semedo, como o Rebocho estiveram bem. O João Nunes terá feito o seu melhor jogo na B, jogando num sistema de 2 Centrais... e até o Valente fez um excelente jogo: dominou no ar (muito importante, tivemos muitos livres laterais contra, e foi quase sempre o Valente a resolver...), e quando foi preciso deu a biqueirada para o 'Tejo'... nem sempre se pode jogar bonito!!!

1.ª parte praticamente perfeita. O Portimonense até entrou muito agressivo, mas com espaço entre a linha defensiva e o guarda-redes, o Jonathan, o Guedes, o Nuno Santos e hoje até o Andrade o Benfica é letal. Grande jogada no 1.º golo; maravilhoso gesto técnico do Jonathan no 3.º golo...
2.ª parte menos boa... O Portimonense marcou quase no primeiro ataque, a equipa recuou as linhas, e só quando o Jonathan marcou o 4.º (grande passe do Nuno Santos), voltámos a acalmar...
Num jogo onde fomos claramente superiores, tenho que referir ainda, o golo mal anulado ao Benfica, ainda com 0-0: o Valente não fez qualquer falta, aliás se alguém foi empurrado foi o próprio Valente!!! No 2.º golo, voltámos a marcar um golo, num Canto, que deveria ter sido penalty a nosso favor!!! (é uma especialidade que o Benfica tem vindo a aperfeiçoar!!!). O golo do Portimonense nasce de uma falta claríssima sobre o Nuno Santos que não foi assinalada... Além destes erros, os jogadores do Benfica foram agredidos várias vezes, com total impunidade... destaco uma patada ao Fejsa...!!!

Uma das dificuldades da afirmação dos jovens da Formação (equipa B incluída) é o tamanho do plantel principal. Com um plantel alargado é muito complicado um jovem 'ultrapassar' um dos jogadores menos utilizados da equipa A. Espero que na próxima época essa situação seja acautelada. Este ano, devido às várias lesões problemáticas (Fejsa, Sílvio, Amorim...) acredito que tenha existido algum excesso de precaução, porque as recuperações eram 'duvidosas', algo totalmente justificado...
Agora, fazendo futurologia, espero que o Jonathan (seguramente), o Teixeira, o Guedes, o Nuno Santos e o Semedo, façam parte das contas do plantel principal na próxima época... Se isso não acontecer, terão que ser emprestados, se ficarem na B, correm o risco de estagnarem... Além disso, é preciso 'abrir' espaço aos Juniores que irão subir de escalão: Dias, P. Rodrigues, Guga, J. Carvalho (creio que ainda serão Juniores para o ano), Lima, Gonçalves, R. Carvalho, Renato, Gilson, Yuri, Isaac, Berto...

M. Santos; Semedo, Nunes, Valente, Rebocho; Fejsa (Dawidowicz), Teixeira; Andrade, Guedes, N. Santos (Elbio); Jonathan (Sarkic).

Um treinador político

"Começo por dizer que não concordei com as afirmações de Rui Gomes da Silva antes do jogo Benfica-Braga, insinuando diferenças no comportamento da equipa bracarense quando defrontou o Porto. Sobretudo, porque se trata de um dirigente que, enquanto tal, não deve contribuir para a poluição emocional que se alimenta, especulativamente, de opiniões não comprováveis.
Lopetegui reagiu declarando, peremptoriamente, que os portugueses deveriam estar muito preocupados com aquelas afirmações porque vindas de uma pessoa que já foi ministro de um governo do país que agora o acolhe e lhe dá um avantajado emprego (e já esquecido, por certo, do que insinuou sobre as 'facilidades' do SLB contra o Marítimo). Permite-se Sua Excelência sentenciar politicamente em castelhano, dando conselhos ao povo português. Fiquei estupefacto com tanto conhecimento da vida política portuguesa de há 10 anos! O homem é mesmo um barra... Imagino o que seria, por exemplo, Nuno Espírito Santo dizer que o povo espanhol deveria estar muito preocupado com um qualquer dirigente do Real por ter sido ex-ministro. Cada vez mais entusiasmado, o imigrante de luxo - ora também investido nas funções de comentador da vida do Benfica - lá vai debitando o que lhe vão dizendo para dizer. Fala do Benfica dos anos 90, como se fosse portista desde pequenino, ainda que traído pela fresca memória. Não há jogo que não disserte sobre arbitragem (com excepções, como o Penafiel e Braga...). E até antevendo o Porto-Arouca, acabou por falar de uma expulsão no Arouca-Benfica. Não haja dúvidas: Lopetegui tem o lugar garantido por uns bons anos!"

Bagão Félix, in A Bola

Isto não passa só com aspirinas

"O futebol português está doente. Não se trata de alarmismo, trata-se, sim, de não fecharmos os olhos aos sistemáticos sinais que nos mostram qual é a realidade. As nossas melhores equipas podem fazer umas flores nas provas europeias, continuamos a ter capacidade para fazer muito dinheiro em vendas de jogadores e também  a gastar muito dinheiro em contratações; temos o melhor jogador do Mundo, o maior empresário do Mundo e o melhor treinador do Mundo, mas esses são medicamentos que apenas acalmam os sintomas mas não resolvem os problemas.
Os nossos estádios continuam a estar vazios na maior parte dos jogos, o campeonato tem pouca, ou nenhuma expressão internacional, os passivos dos maiores clubes são de várias centenas de milhões de euros e os bancos já deixaram de emprestar dinheiro. Vários clubes vivem quase para o dia a dia, são constantes as denúncias ou suspeitas de jogadores profissionais que não recebem ordenado a tempo e horas; sistemáticas as tentativas de compra de capital por parte de investidores que anunciam boas intenções, que depois não passam disso mesmo.
A última reunião da Liga dos Clubes, na passada segunda-feira, reconheceu, ela própria, uma projecção de passivo a rondar os seis milhões. A situação é muito grave, urgente. Como urgentes e incisivas devem ser as medidas de combate a este cenário. Luís Duque, o presidente da Liga, apontou que um dos caminhos pode passar pela redução do número de equipas e alteração das provas, uma decisão que me parece lógica e inevitável. A recente legalização das apostas desportivas é outra medida acertada e que peca apenas por (muito) tardia. Mas há mais por fazer; desde logo, por exemplo, a rentabilização dos direitos televisivos.
Ao mesmo tempo, e em primeiro lugar, é preciso que todos tomem consciência da situação e que deixem de olhar para o próprio umbigo. É que uma coisa não muda se não mudar a outra."

Nélson Feiteirona, in A Bola

Rainhas da Europa...!!!

O campeão

"Na semana passada escrevi que Lopetegui é um treinador 'by the book', que segue as regras estabelecidas, enquanto Jesus é um 'self-made man', que criou as suas próprias regras. Por coincidência, ou não, Jesus disse depois do jogo com o Braga: 'A metodologia de treino fomos nós que a criámos, não vem nos livros'.
Estas maneiras diferentes de estar no futebol reflectem-se nas respectivas equipas. O FC Porto joga muito bem mas não muda de registo, o Benfica é capaz do melhor e do pior.
Depois do jogo com o Basileia, em que o FC Porto fez uma soberba exibição, pensei: esta é de longe a melhor equipa portuguesa do momento. Mas depois da categórica prestação do Benfica contra o Braga, e da pobrezinha exibição do FC Porto contra o Arouca, todas as certezas voltaram a cair por terra.
Uma coisa pode dizer-se: o FC Porto cria poucas oportunidades de golo para a quantidade de jogo que produz. Repare-se que os quatro golos contra o Basileia resultaram de remates fora da área. E além disso não houve muito mais oportunidades.
O Benfica está no polo oposto: cria muitas oportunidades mesmo quando não joga nada. Pela dinâmica que cria no ataque, o Benfica consegue meter frequentemente 4 ou 5 jogadores na área, enquanto o FC Porto às vezes não tem lá nenhum.
Com estas características tão diferentes, tudo pode acontecer no clássico da Luz que vai decidir o campeonato. E, a propósito, note-se o seguinte: até lá o Benfica pode perder 2 jogos ou empatar três e anda fica só a depender de si próprio.
Já vista a questão do lado do FC Porto, basta o Benfica empatar um jogo para não depender de ninguém.
Por aqui se vê como o Benfica-FC Porto será decisivo. Quem o vencer será campeão."

Grego que foi o dono do jogo

"A pressão para fazer o que lhe era pedido impediu-o de expressar logo à altura do talento.

Samaris passou boa parte da época enredado em teia da qual só agora se libertou. Jorge Jesus pedia-lhe para cumpir o guião da posição 6 e ele, na dúvida, procurava ser perfeito a fazer o que mais gosta. Resultado: nem uma coisa nem outra.
Vem isto a propósito da exibição do antigo jogador do Olympiakos frente ao Sp. Braga, na qual selou, definitivamente, a conclusão do progresso de aprendizagem da função. O grego foi assombroso: travou qualquer intenção defensiva do adversário e agilizou muitas acções de ataque dos encarnados. Foi o dono do jogo. Valeu a pena esperar por ele."

O tempo corre a favor de Pizzi

"Era um extremo de raiz que jogava em toda a frente de ataque. Tinha, porém, um futuro limitado.

Pizzi confirmou, num jogo de altíssimo risco, aquilo que vinha sugerindo desde Janeiro: que tem quase todas as qualidades para ser médio-centro de uma grande equipa. Perante um trio temível (Danilo, Tiba e Micael), juntou as pontas entre Sanaris e Jonas (o brasileiro foi importante no equilíbrio dado atrás) e liderou a manobra que, fitas as contas, decidiu o jogo com o Sp. Braga: não permitir que o adversário activasse as saídas de trás. O tempo corre a favor dele. Vai ser um médio-centro de eleição.

Carta aberta ao Santolas - demasiado educada para o meu gosto!!!

"Senhor Rui Santos, boa noite.
Acabei de assistir ao Tempo Extra transmitido hoje na SIC Notícias. Mais uma vez, o senhor teve uma participação facciosa e demonstrou o seu instinto persecutório contra o Benfica.
1. Dr Rui Gomes da Silva
Hoje o senhor foi mais moderado no 'auto de fé' contra este dirigente do Benfica, no entanto, a bem da Verdade Desportiva, estranho que não tenha tido o mesmo comportamento quando o presidente do FCP denegriu e enxovalhou, profissional e pessoalmente o árbitro Artur Soares Dias numa entrevista ao Porto Canal.
Também na vi da sua parte um comportamento idêntico quando um vice-presidente do FCP (Antero Henriques), publicamente e em pleno estádio do Braga, se insurgiu verbal e fisicamente contra o árbitro Cosme Machado.
Também não vi da sua parte, um 'auto de fé' contra o treinador do FCP quando este, na antevisão do jogo contra o Marítimo, disse que 'iria enfrentar mais dificuldades que o Benfica tinha enfrentado'. Estaria ele a pôr em causa o profissionalismo dos jogadores e treinador do Marítimo ou a temer que a relva não fosse cortada e regada antes do jogo ou a querer dizer que o voo do Porto para o Funchal demoraria mais 30 minutos?
Também não vi da sua parte qualquer menção ao facto do presidente ter triplicado o prémio de jogo contra o Benfica ( por que não o fez também contra o FCP? ). Não estranha que o SC Braga tenha feito um video motivacional antes do jogo com o Benfica e não o tenha feito antes do jogo com o FCP?
Lamento também que o senhor Rui Santos, o senhor António Simões e o senhor Manuel Fernandes não se tivessem insurgido ou demarcado do outro membro do painel do Play-Off quando este sugeriu violência física contra o Dr. RGS.

2. Aliança Benfica-Belenenses
O senhor sugeriu que o Benfica tem uma aliança com o Belenenses para não utilização de alguns jogadores nos jogos contra o Benfica. Mencionou que esta situação é contra a Verdade Desportiva. Sugiro que de futuro quando mencionar esta 'aliança', não se esqueça, também, de mencionar os casos de Kleber, Quinhones e Kayembe.
Assim a sua Verdade Desportiva fica equilibrada e justa. Mas se a quiser reforçar, pode ainda mencionar os jogadores que deliberadamente recebem cartões amarelos para não jogarem com o seu clube de coração e, não defenda que, por não haver legislação, os clubes mais pequenos podem não cortar a relva, despejar camionetas de areia e não regar a relva antes do jogo para atenuarem a diferença de qualidade técnica quando jogam contra equipas de maior valia técnica. O Arouca teve o mesmo procedimento quando o FCP lá foi jogar? Por não haver legislação é Verdade Desportiva? Por não haver legislação este tipo de actuação promove a indústria e o espectáculo futebol?

3. SLB
Mostrou um gráfico das maiores assistências nos jogos da Liga NOS. As 4 maiores assistências são jogos com a participação do Benfica. Mencionou ainda que, dos 10 jogos com maiores assistências, o Benfica participou em 80% desses jogos. Como disse, 'por aqui se vê a força do Benfica e a importância da onda vermelha'. Já imaginou como seria o futebol Português sem o Benfica?
Não tenho dúvidas que o índice de desemprego de jornalistas desportivos em Portugal seria grande e de certeza que a maioria dos jornais desportivos e programas televisivos desportivos desapareceriam. Por isso, penso que, na Verdade Desportiva, terá de haver mais respeito por esta colectividade.
Termino com uma observação sua. O senhor mencionou que 'tem de haver mais escrutínio e vigilância da ética dos dirigentes desportivos'. Concordo consigo. Sugiro é que também inclua os jornalistas desportivos. Temo que se esta sugestão for avante sobrem poucos para tantos jornais e programas televisivos.

Cordialmente António Morais Cruz

PS: Penso que o senhor Rui Santos com a sua experiência profissional e o tempo de antena que dispôe poderia transpôr para Portugal o tipo de jornalismo desportivo que há em Inglaterra. O futebol Português merecia e ficava grato."

Absurdo

Benfica 1 (4) - (5) 1 Shakhtar

Não é fácil aceitar este tipo de desaires. Quando temos a consciência, que temos melhor equipa, que jogámos melhor... que o adversário pouco fez para vencer. E depois somos eliminados, com um erro disparatado, é frustrante, muito frustrante...
Quando vi que seria o Romário a marcar o penalty, meti as mãos à cabeça!!! Não percebo. Mesmo que ele tivesse muita vontade em marcar o penalty, NUNCA devia ter sido permitido, NUNCA... O Romário, já provou várias vezes que não tem 'cabeça' para jogar futebol, muito menos em momentos decisivos...
Não sei se o regresso do Romário à equipa, está ligado a uma renovação de contrato, ou se deveu ao castigo do Hildeberto... mas se foi por causa do Berto, é mais um disparate.
Mas toda a gestão de jogadores, que este ano tem sido feita entre os Juniores e a equipa B, tem sido um desastre. Se era para utilizar o Renato hoje, ele nunca poderia ter sido usado durante 90 minutos, em Faro, no Domingo, nunca! Se hoje, não tínhamos pontas-de-lança (com a confiança do treinador), porque não, chamar o Sarkic?!
Espero que exista capacidade para reconhecer os erros, e na próxima época rectificar. Estamos em Março, e a nossa equipa de Juniores, já não tem objectivos desportivos! Estamos a falar de uma geração que dominou, desde dos Infantis, todos os 'torneios' nacionais, e está praticamente toda na Selecção Nacional...!

Nem sequer me apetece falar muito do jogo. Dominámos praticamente sempre. Só nos minutos entre o penalty disparatado, e o golo do Shakhtar, a equipa ficou desorientada... Os últimos minutos, também não foram bons, além do Renato a ponta-de-lança notou-se que ninguém queria arriscar!!!
A defesa hoje esteve bem, o Isaac evolui muito, o Lima desta vez jogou concentrado, o Rúben tem muito futuro...; o regresso do Renato ao meio-campo fez toda a diferença, mesmo cansado, com 48 horas descanso, controlou sempre o 'tempo' do jogo... até que foi jogar a ponta-de-lança! Na frente o destaque vai para o Diji, que fez as suas habituais diagonais, sempre com remates perigosos, mas não conseguiu marcar...
Já agora, o André Ferreira, nos 5 penalty's, atirou-se sempre para o lado errado. Não é fácil...!!!

Os Ucranianos nem sabem como estão na Final 4, na fase de grupos empataram os dois jogos com o adversário mais forte (os Corruptos), nos Oitavos, eliminaram o Olympiakos nos penalty's, e agora nos Quartos, voltaram a passar nos penalty's!!! Incrível...

Ferreira; Isaac, Dias, Lima, Yuri; Rodrigues, Gilson, Renato; Gonçalves, Carvalho; Romário (Guga, 73).

PS: Mensagem do Presidente
"Quero deixar uma palavra de admiração em relação à nossa equipa Sub-19. Hoje tropeçaram, mas não caíram. Só cai quem desiste e quem não tem qualidade. Não é este o caso.
São um grupo jovem, com muita atitude e muito talento, liderado por uma equipa técnica de méritos reconhecidos. O futuro vai demonstrá-lo. O Caixa Futebol Campus é hoje uma incubadora de jovens talentos que já conquistaram o respeito e admiração de todos. Isso não se perde nos penáltis.
Tenho orgulho no vosso trabalho e grande certeza em relação ao futuro."

Luís Filipe Vieira, in SL Benfica