Últimas indefectivações

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Desequilibrado

Apontamentos pré-outonais

"Nesta quarta-feira, estranhamente sem jogos de futebol, breves apontamentos quase outonais:

1. O Benfica eliminou no acesso à Champions equipas que os mais despeitados - os do costume - consideram de plano secundário: o Trabzonspor que cumpriu a sua obrigação ao ir ganhar ao estádio do desconhecido Inter e o Twente que segue no comando do campeonato do país que é actualmente o primeiro do ranking mundial.

2. Na primeira jornada europeia, o Benfica 'limitou-se' a um empate (que bem poderia ter sido uma vitória) com um Man. United que já enfiou 8 golos ao Arsenal, 3 ao Chelsea, 5 ao Bolton (fora) e 3 ao Tottenham. Pormenores de somenos. Jogou desfalcado contra o Benfica, disseram os mais despeitados - os do costume.

3. O treinador Vítor Pereira, assoberbado com o estudo minucioso do Setúbal, Leiria e Feirense, ainda não terá visto o Benfica jogar esta época, a julgar pelas suas declarações. Vai vê-lo na 6.ª-feira.

4. Ainda não é conhecido o árbitro para o Porto - Benfica. Será que Vítor Pereira (o outro), vai escolher mais um juiz da Associação do Porto? Seria afinal a continuação da série desta Liga: em 5 jogos, o Benfica já teve três árbitros daquela Associação.

5. Capdevila é nome comum de hoquista espanhol. Não sei se por essa razão, um campeão mundial e europeu de futebol com o mesmo nome (dos poucos que não eram do eixo Madrid/Barcelona) está a passar umas férias (forçadas) bem remuneradas em Lisboa. Vá lá entender-se porquê...

6. Um jogador atacante que o Paços de Ferreira foi buscar a Penafiel vai dar muito que falar. Chama-se Michel.

7. Eleições na FPF e, talvez por tabela, na Liga: quem vai ser mais levado pelo fingimento de independência clubista?"


Bagão Félix, in A Bola

O último ato

"As eleições da Federação Portuguesa de Futebol terão ficado resolvidas com a confirmação da candidatura do sistema, embrulhada no apoio dos pequeninos e servida no tabuleiro das soluções providenciais. Em menos de três anos, um ex-administrador de uma SAD condenada por corrupção desportiva ascende ao cargo mais alto, passando por uma reciclagem pela estrutura intermédia da Liga, enquanto radicava nesta o exercício dos poderes reais, agora remetidos de novo para a casa-mãe. É obra!

Num país onde os valores morais, a palavra e os atos dos detentores do poder há muito deixaram de servir de referência, este trajeto não surpreende. Os fins justificam os meios e uns bons 30 por cento dos adeptos do futebol exultam com os processos dos seus líderes, preferindo não os questionar, em nome das glórias e festarolas dos finais de época.

Quando acordamos chocados com o último (conhecido) exemplo de esbulho público bem escorado no escrutínio de um povo feliz com idêntica liderança musculada, a constatação deste plano brilhante de recuperação dos cordelinhos do poder futebolístico, trabalhada com a paciência e o pormenor de uma filigrana, merece uma chapelada. Para uns e outros, o Poder a quem o trabalha, salvaguardando alguma pequena diferença: enquanto João Jardim pode ser acusado de “ocultação dolosa”, na família futebolística é tudo feito às claras.

Esta extraordinária fábula do polvo e da bola, que o ressabiado ex-selecionador Queiroz teima em cozinhar ao lagareiro, caminha agora para o grande final, que consistirá na rendição formal dos céticos e contestatários, esvaziados que foram pelos subterfúgios legalistas todos os meios de prova que circularam pelas instâncias mais insuspeitas da verdade e da justiça.

A purificação da face negra do futebol nacional está assim praticamente sublimada, atingindo o clímax numa inesquecível tomada de entronização em que eventualmente poderemos ver, entre outros paladinos, o presidente do Benfica ajoelhar e beijar o anel ao novo “caudillo”, para gáudio da eminência parda de todo este processo que talvez nem se dê ao trabalho de descer ao terreiro.

O futebol é um mundo de dependências de que ninguém pode declarar-se “marginal”, sob pena de um dia vir a necessitar de ajuda e só encontrar desprezo e révanche. Esta lição foi-nos dada, mais uma vez, pelos clubes pequenos, liderados por alguns decanos de enorme experiência, testas-de-ferro deste movimento, em troca das migalhas da mesa soberana que estão habituados a rentabilizar, à escala.

Na hora de escolher um líder, eles usaram de objetividade cirúrgica, eliminando os candidatos espontâneos e também algum D. Quixote que por aí andasse a pensar pegar em armas, montando o cenário para um último ato de comédia, digno da suprema “habitual ironia”, se as previsíveis consequências para o futebol português não fossem as do prolongamento “ad aeternum” de uma tragédia que já dura há tempo de mais."



Aviso

A estratégia foi logo denunciada na Segunda-feira na capa do Nojo: elogios ao Benfica e aos seus jogadores, em catadupa, com entrevistas e o suposto interesse dos grandes clubes europeus nos nossos jogadores, tentando criar um ambiente de 'quase' euforia, e ao mesmo tempo, criticas mais ou menos veladas aos jogadores e treinador Corrupto, inclusive por parte da comunicação social e opiniadores mais servis!!! Objectivo: 'amansar' a equipa do Benfica, e provocar nos jogadores Corruptos, o já antigo complexo de inferioridade: 'nós é que somos bons, mas vocês só falam dos lampiões'!!! Querem fabricar a ideia que o Benfica, apesar de jogar fora, é favorito, e os Corruptizinhos são uns coitadinhos!!! Tentado criar a impressão que é a comunicação social vermelha que está a criar esta ilusão, quando de facto são os avençados Corruptos que estão a promover esta estratégia...

Infelizmente na Glorisesfera (e noutros locais) alguns benfiquistas vão na conversa, aquilo que é preciso, é espevitar, dentro da nossa equipa, o espírito de vingança em relação ao resultado do ano passado para a Liga, e o resto é conversa...

O jogo não é decisivo, mas é importante, o ambiente interno nos Corruptos, pode ficar seriamente afectado com um resultado negativo... mas para isso é preciso muita garra, muita vontade, muito suor... até porque como já sabíamos vamos jogar em inferioridade numérica desde do primeiro minuto!!!


Também não vale a pena comentar muito a momeação do Jorge Super-Dragay Sousa, se não fosse este filha-da-puta, seria outro, e a merda seria a mesma... aliás dentro dos árbitros Corruptos (99%) este parece aquele que está mais 'chateado' com o Padrinho, creio que não terá gostado da 'espera', após o Leria-Benfica. Mas como nós sabemos esta gentalha chegou onde chegou, na carreira, única e exclusivamente devido aos empurrões (por trás) que levou por parte dos Corruptos, portanto como todos nós sabemos, nestes meios Mafiosos, estas dividas, são eternas...

Lixívia Extra-Forte V

Tabela Anti-Lixívia Extra-Forte:
Benfica.......13 ( 0)...13
Corruptos...13 (+3)...10
Braga........11 ( +3)...8
Sporting....8 ( 0)...8





A pouca vergonha continua, a capacidade de mudar completamente de opinião em 7 dias, só está ao alcance dos mais descarados, e eles são muitos...
---A 'encomenda' do Vasquinho era o empate!!! Sim, o empate. A Fruta tem vários sabores, e várias modalidades!!! Um empate, pontualmente, é quase igual à derrota, e dá menos nas vistas!!! Como é que eu cheguei a esta conclusão?
Com 0-0 até fomos beneficiados com duas decisões erradas, a partir do momento que ficámos em vantagem, foi só prejudicar. Com decisões 'graves', e com muitas 'faltinhas de merda' a meio-campo (e foras-de-jogo escandalosos)!!! Após o golo do Aimar (3-1), o Vasquinho (e companhia) ficou convencido que já nada poderia alterar o resultado, e voltou ao registo 'normal', deixando de assinalar os 'contactos' a meio-campo, por exemplo: o 4º golo nasce de uma recuperação de bola, onde o Academista 'acabou' na relva (sem falta), mas com 2-1, seria obviamente marcada a falta!!!
-Bruno César fez penalty. A falta foi marcada fora da área, erradamente. Não é claro a intencionalidade do Bruno, ele acaba por ser surpreendido pela tentativa de finta do adversário (pois o normal seria o Estudante tabelar com o companheiro que bateu o canto), mas tem os braços a ocupar 'espaço', e faz um ligeiro (instintivo) movimento com a perna, que dá a impressão que movimenta igualmente o braço.
O mais estranho deste caso é: como é que é possível alguém afirmar que este lance é penalty descarado, e na semana anterior afirmar que o Alex não fez penalty? O Alex antes do Emerson cruzar, estica o braço para a frente, o Alex sabia que o Emerson queria centrar, o Bruno acabou por ser surpreendido pela trajectória da bola...
-No 1º golo do Benfica, no início da jogada o Saviola joga a bola com o braço. Este lance passou despercebido, mas a falta parece existir. Não houve repetições, com planos aproximados, mas as imagens disponiveis dão a entender que o Saviola, reagiu ao resalto de bola, com um movimento do braço, para melhor controlar a bola. A bola pode até ter batido no ombro, ou até no peito, mas parece que foi no braço...
-Cotovelo de Nivaldo, penalty. Remate do Bruno César, Nivaldo inicialmente coloca as mãos atrás do corpo, mas no momento do remate, mete um braço na trajectória da bola. Foi a 'queima-roupa'? Também o do Bruno, no início do jogo. E aqui não há surpresa, o Nivaldo sabia que ia haver o remate, e 'atirou-se' para a frente da bola, para 'tapar' espaço, usando pelo menos um braço.
-Agressão clara do Abdoulaye ao Saviola. Não era penalty, pois o jogo estava parado, mas seria vermelho directo (coincidência, ou não, o agressor foi formado na escola Corrupta!!!). Antes desta jogada, já tinha existido uma disputa de bola com o Witsel, onde o Belga levou com um braço na cara!!! Não me pareceu intencional, portanto não seria agressão, mas era falta, e seria amarelo, porque era uma jogada de perigo (o contra-ataque deste lance deu um dos lances mais perigosos da Académica!!!).
-Golo da Académica, tem um início irregular!!! O ataque dos Estudantes, que acaba no seu golo, começa num lançamento lateral marcado ao contrário!!! Bruno César tenta impedir que a bola saía pela lateral, dá um toque na bola para dentro do campo, mas a bola já estava fora, o último a tocar na bola tinha sido um Academista dentro da sua área, afastando o perigo. Havia duas possibilidades: ou a bola não tinha saído, e o Bruno seguia com o lance; ou a bola tinha passado a linha lateral, e o lançamento era para o Benfica, já que o toque o Bruno já foi efectuado fora das linhas!!!
-Fora-de-jogo mal marcado ao Nolito!!! Este lance merece referência porque o Nolito estava cerca de 3 metros em jogo!!! Não foi o único, houve outros foras-de-jogo mal assinalados, aliás este fiscal-de-linha, tomou várias decisões 'estranhas' durante todo o jogo... sempre com a mesma tendência.
-Não existe penalty sobre Sissoko. Nolito não 'estica' a perna, quem provoca o contacto é claramente o Sissoko. O Emerson chegou a 'esticar' a perna, mas retirou-a imediatamente, e não houve contacto com o Brasileiro. Ao contrário do que aconteceu em Aveiro com o Beluscha, que 'esticou' a perna, e ficou com ela esticada...
-Cartões Amarelos Nolito e Maxi. O Nolito vai levar muitos amarelos por protestos, mesmo tendo toda a razão do mundo. O amarelo ao Maxi é ridículo: em nenhum momento do jogo os jogadores do Benfica, 'queimaram' tempo. O Maxi demorou mais a efectuar o lançamento por culpa dos companheiros que não se desmarcaram. A falta do Maxi sobre o Diogo Valente, essa sim, merecia amarelo...

---Desta vez o penalty salvador não apareceu, e os Corruptos empataram!!! Aliás o penalty que ficou por marcar foi exactamente contra os Corruptos: As lavadeiras do costume, defendem que foi o jogador do Feirense que provocou o contacto, o que no fundo até pode ser verdade (bem lá no fundo), mas o Beluscha tem a perna completamente esticada, o jogador do Feirense para chegar à bola tem que passar pela 'perna'. Será que ele era obrigado a saltar? Ingenuidade do Beluscha, mas penalty claro... Não vi o jogo, ouvi a primeira parte na rádio (a caminho da Catedral), achei curioso ouvir: 'Fucile falta para amarelo', 'amarelo perdoado'. Poucos minutos depois: 'Fucile falta e amarelo'!!! Pelas minhas contas era o segundo!!! Os vergonhosos comentários do Manuel Queiroz à expulsão do James, são quase tão violentos como a reacção do Colombiano. Estes 'Maneis' são os agentes da politica Frutada, extremamente perigosos, porque como tem um aspecto 'lavadinho' passam por expert's, estão espalhados pelos merdias, sobre a capa da imparcialidade, gentalha que só tem tacho, devido ao seu seguidismo Corrupto. Este mesmo animal, num Paços-Benfica há dois (ou três) anos, inventou um suposto caso, nos últimos minutos do jogo, alegando uma simulação do Leo (num livre lateral que deu golo para o Benfica), destilando ódio ao Benfica... Mas mais grave ainda que o vómito do Queiroz, é a decisão do CD, castigando o agressor com 1 jogo!!! Estou curioso para saber o que será preciso para alguém ser suspenso por 2 ou mais jogos?!!! A expulsão do James é óbvia, o estranho é a reacção 'espevitada' a um lance 'normal' sem violência, talvez seja as consequências secundárias das 'pastilhas'!!! O esforço para procurar lances onde supostamente os Corruptos foram prejudicados também foi engraçada!!! Existe um lance onde a bola bate claramente nas 'costelas' do defesa do Feirense, não existe penalty. E um corte limpo de cabeça, de um central do Feirense, com o Varela a atrapalhar...
Uma palavra sobre o árbitro Bruno Esteves: posso estar enganado, é uma precessão completamente subjectiva, mas de todos os árbitros da primeira categoria, este Bruno Esteves é aquele que me parece mais imune ao Sistema Frutado Azul!!! Também erra, mas os erros parecem-me ser erros 'honestos', consequência da 'normal' incompetência. Posso estar enganado, a evolução da sua carreira pode o obrigar a entrar nos 'carris' do Sistema, mas até agora, fiquei com esta impressão...

---A Lagartada teve uma semana com uma 'vaca' descomunal, desde do jogo de Paços (com uma recuperação que nem eles sabem como o conseguiram!!!), uma viagem à Suíça com várias bolas nos postes, e agora em Vila do Conde com dois golos nos 3 primeiros minutos!!! E mesmo assim tiveram quase a entrar em depressão novamente!!!
O Americano, que marcou o golo da vitória, tendo em conta o critério apertado do árbitro durante todo o jogo, deveria ter sido expulso aos 50 minutos, com duplo amarelo. Não foi, e acabou por ser decisivo ao marcar um golo... Já nos minutos finais, existe um lance de braço na bola, na área do Rio Ave, parecido com o lance do Bruno César com o Nivaldo na Luz: a diferença é que o jogador da casa, tentou jogar a bola, não se atirou para a frente da bola para impedir o remate, mas chegou atrasado, o jogador do Sporting rematou, e a bola bateu no braço, que estava ligeiramente afastado do corpo. É um lance no limite, extremamente difícil de decidir... Mas para fazer a vontade aos Chorões, concedo o erro aos Lagartos!!!

---Só vi o jogo de Guimarães, até ao golo Vitoriano. Parece que não houve nenhum erro grave, ninguém se queixou. Agora o Proença, nos minutos que assisti, fez uma arbitragem típica de um árbitro internacional português, apitando tudo a meio-campo, todas as faltinhas a meio-campo, inclusive as simulações mais descaradas, não deixando o jogo ganhar qualquer tipo de ritmo, resumindo uma arbitragem 'inteligente', incompetente e cobarde... não me apercebi de qualquer favorecimento para uma das equipas, apesar de ser conhecido que o Braga através do Hugo Viana, é extremamente perigoso nos livres laterais, e neste jogo houve muitos...


Anexos:

Benfica
1ª-Gil Vicente(f) (2-2), João Ferreira, Nada a assinalar
2ª-Feirense(c) (3-1), Hugo Pacheco, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
3ª-Nacional(f) (0-2), Soares Dias, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
4º-Guimarães(c) (2-1), Duarte Gomes, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
5ª-Académica(c) (4-1), Vasco Santos, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar

Corruptos
1º-Guimarães(f) (0-1), Olegário, Beneficiados, (0-0), +2 pontos
2ª-Gil Vicente(c) (3-1), Rui Silva, Beneficiados, Impossível contabilizar
3ª-Leiria(f) (1-4), Capela, Prejudicados, Sem influência no resultado
4ª-Setúbal(c) (3-0), Marco Ferreira, Beneficiados, Sem influência no resultado
5ª-Feirense(f) (0-0), Bruno Esteves, Beneficiados, (1-0), +1 ponto

Sporting
1ª-Olhanense(c) (1-1), Xistra, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
2ª-Beira-Mar(f) (0-0), Fernando Martins, Nada a assinalar
3ª-Marítimo(c) (2-3), Proença, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
4ª-Paços Ferreira(f) (2-3), Paulo Baptista, Prejudicados, Sem influência no resultado
5ª-Rio Ave(f) (2-3), Hugo Miguel, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar

Braga
1ª-Rio Ave(f) (0-0), Duarte Gomes, Beneficiados, (1-0), +1 ponto
2ª-Marítimo(c) (2-0), Soares Dias, Beneficiados (1-0), Sem influência
3ª-Setúbal(f) (0-1), Hugo Miguel, Beneficiados (0-0), +2 pontos
4ª-Gil Vicente(c) (3-1), Rui Costa, Nada a assinalar
5ª-Guimarães(f) (1-1), Pedro Proença, Nada a assinalar