Últimas indefectivações

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Lixívia 5

Tabela Anti-Lixívia
Corruptos...... 15 (0) = 15
Benfica.......... 13 (0) = 13
Sporting........ 15 (+2) = 13

O Benfica continua a 'inovar', aliás o Benfica é a maior alavanca de 'inovação' em Portugal: quando o Judas era treinador do Benfica era um escândalo o ordenado que auferia; agora que ganha mais do dobro nos Lagartos, ninguém se importa; quando o Benfica não tinha jogadores portugueses no onze titular, era um escândalo, quando os outros jogam praticamente sem portugueses, ninguém se importa; foi a 'jaula' de segurança; foram os 'emprestados' falharem os jogos com o Benfica... etc... etc... etc... Agora, temos mais uma 'inovação': quando o VAR decide bem, a favor do Benfica: é um lance polémico... com mais umas palavrinhas, lá conseguem chegar à conclusão, que afinal, ajuizar bem, a favor do Benfica, é um escândalo!!!!
Para ser sincero, esta é uma daquelas 'inovações' recicladas!!! Recordo-me do 'nascimento' do colinho: um golo bem anulado ao Rio Ave na Luz, por fora-de-jogo, mas com um Auxiliar mal colocado... Foi um escândalo, como é que foi possível, um Auxiliar mal colocado, ter tomado uma decisão correcta, que beneficiou o Benfica...!!!!

Mas aquilo que tem menos graça nisto tudo, é que a arbitragem no Benfica-Portimonense foi mesmo má! Tanto no árbitro de campo, como pelo VAR... e se o árbitro de campo, tem 'desculpa' o VAR não tem...!!! O mais 'estranho' é que a incompetência do VAR parece que é 'contagiosa', já que os principais erros do VAR na Luz, nem sequer a BTV soube 'aproveitar'!!! Ontem, num novo programa, 'Chama Imensa' a BTV mostrou e explicou algumas das decisões em redor do VAR, mas 'esqueceu-se' de mostrar dois penalty's que ficaram por marcar a favor do Benfica!!! Foram só dois 'atropelamentos' descarados:
- o primeiro foi logo aos 10 minutos, num albarroamento ao Pizzi... estilo NFL!!!
- o segundo logo no início da 2.ª parte noutro albarroamento ao Luisão!!!





Sendo que ainda tivemos a falta no início da jogada do golo do Portimonense, sobre o André Almeida: o Japonês aplicou o verdadeiro golpe de Judo ao André: pé direito à frente da perna esquerda do Almeida, e empurrão nas costas... só não foi Ippon, porque o André caiu de frente!!!
Eu compreendo e defendo o critério usado pelo VAR: só em lances indiscutíveis o VAR poderá actuar... e por isso é que os VAR's, têm-se na maioria das vezes, 'recusado' a actuar, deixando a responsabilidade para o árbitro de campo... Sendo que os foras-de-jogo são os mais 'fáceis' de decidir; e os lances de 'contacto' os mais difíceis... O problema é que noutros jogos, temos tido VAR's a decidir 'expulsões' subjectivas, que só por coincidência têm beneficiado os Lagartos (Josué, Guimarães, expulso no Estoril... falhando o jogo com o Sporting); e os Corruptos (Xico Geraldes, Rio Ave, expulso no Funchal... falhando o jogo com os Corruptos)!!!
Os lances dos penalty's são claros, os defesas não tocaram na bola, e derrubaram claramente os jogadores do Benfica... e falta sobre o Almeida é clara...
Se quiserem comparar, nos últimos minutos, um jogador do Portimonense, 'esticou o cu' para trás, supostamente protegendo a bola, como o jogador do Benfica, desviou-se, o adversário caiu... e o árbitro marcou falta!!! Não é uma jogada igual à do André, mas é mais ou menos parecida!!!

Aliás, as faltas a meio-campo neste jogo foram muito mal analisadas. Também houve faltas não assinaladas ao Benfica, mas os 'erros' a meio-campo que beneficiaram o Benfica nunca permitiram contra-ataques ao Benfica, enquanto os 'erros' que beneficiaram o Portimão, permitiram vários contra-ataques perigosos... Parece uma diferença pequena, mas não é...

Sobre o penalty assinalado sobre o Salvio, temos um toque no pé esquerdo do Toto e um empurrão, claro... Quando um lance deste tipo é 'duvidoso' para alguns, é difícil argumentar seja o que for!!!

Para terminar, recordo ainda os Amarelos: o guarda-redes dos Algarvios fez anti-jogo desde do primeiro minuto do jogo, devia ter levado Amarelo ainda na 1.ª parte... e assim, quando levou o Amarelo, devia ter sido o 2.º... E o Rúben Fernandes, quando cortou a bola com o braço, perto do final, devia ter levado o 2.º Amarelo...


Na Vila da Feira, mais um daqueles jogos que termina quando o Sporting marcar (como escreveu hoje o Rui Gomes da Silva)!!!
Não vi o jogo em directo, mas ninguém me conseguiu explicar os 6 minutos de desconto...!!!
O penalty também é claro... e o Soares Dias fez bem em marcá-lo! Só tenho um problema: o ano passado no Sporting-Benfica houve um lance parecido com o Rafa... e ele não marcou!!! Ainda bem que 'reconheceu' o erro!!! Mesmo que tenha sido vários meses depois!!!
Disciplinarmente, foi mais um festival de impunidade: Acuna e Jonathan 'safaram-se' de Amarelos de forma incrível... e o Alan Ruiz voltou a pisar violentamente um adversário, e mais uma vez, nem falta foi marcada...!!! O meu problema com estes pisões do Lagarto, é que estes são pisões onde ele 'ferra' os pitõns, e não 'tira' o pé... O Amarelo é o 'mínimo' mas já vi Vermelhos por muito menos: veja-se o Geraldes no Funchal!!!!

No antro Corrupto, a história não muda: a agressividade Corrupta é constantemente recompensada com impunidade, principalmente impunidade disciplinar: Oliver, Marcano, Felipe, Soares todos com cartões perdoados... Não deixa de ser curiosa a reacção do Oliver quando finalmente 'levou' Amarelo, numa entrada indiscutível, mas o que deixou 'incrédulo', estilo: 'tinham-me dito, que valia tudo'!!!!
O penalty a favor dos Corruptos também é claríssimo... tal como o do Alex Telles, não assinalado em Paços!!!
Na parte final da partida, ainda houve alguns cotovelos... Eu defendo que as cotoveladas só devem ser castigadas disciplinarmente quando existe intenção, portanto tanto no lance do Marcano como no lance do Soares, fico com dúvidas... O problema, é que em situações idênticas com jogadores do Benfica, ninguém tem dúvidas...

Uma nota ainda pelas declarações do treinador dos Corruptos: parece que não vai ser capaz de 'resistir' à propaganda anti-Benfica difundida pelos Corruptos! Só espero que o treinador dos Corruptos não se esqueça que tem um filho a jogar no Benfica...!!!
As declarações sobre os supostos 4 penalty's que ficaram por marcar a favor dos Corruptos, são simples delírios... Mas as declarações sobre as linhas de fora-de-jogo são graves, eu explico:
- quando um ignorante como o Otávio Ribeiro fala sobre as Realizações da BTV e do VAR, temos que dar o 'desconto', o homem não sabe mais...; mas quando um treinador da I Liga, que já foi informado pessoalmente, de como as decisões do VAR são tomadas, e quais os meios usados, vem lançar a dúvida sobre a integridade das transmissões da BTV e das decisões do VAR, só o pode estar a fazer premeditadamente por maldade... até porque o treinador dos Corruptos, às vezes pode parecer 'burro', mas não é!!!
O VAR não tem acesso às linhas virtuais de fora-de-jogo, porque o protocolo assim o exige, já que é muito complicado garantir tecnicamente a integridade do sistema... No lance do golo do Portimonense o VAR ajuizou seguindo as linhas da 'relva', tal como as imagens divulgadas pela FPF demonstram... e ao contrário do que a XIC tentou insinuar nos vários serviços de informação dos seus Canais!!!

Já agora uma nota sobre as exibições:
- O Benfica de facto jogou mal... Mas elogiar os Lagartos que venceram com um penalty ao minuto 95...; e elogiar os Corruptos, que beneficiaram de um inacreditável desperdício dos Flavienses, que poderiam ter feito o 1-1 em diversas ocasiões, é ridículo... O Chaves criou mesmo mais oportunidades no Dragay, do que no jogo do Benfica em Chaves!!!

Anexos:
Benfica
1.ª-Braga(c), V(3-1), Xistra (Verissímo), Prejudicados, (4-1), Sem influência no resultado
2.ª-Chaves(f), V(0-1), Sousa (Tiago Martins), Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
3.ª-Belenenses(c), V(5-0), Rui Costa (Vasco Santos), Beneficiados, Sem influência no resultado
4.ª-Rio Ave(f), E(1-1), Hugo Miguel (Veríssimo), Prejudicados, Impossível contabilizar
5.ª-Portimonense(c), V(2-1), Gonçalo Martins (Veríssimo), Prejudicados, (4-0), Sem influência no resultado

Sporting
1.ª-Aves(f), V(0-2), Tiago Martins (Pinheiro), Nada a assinalar
2.ª-Setúbal(c), V(1-0), Paixão (Hugo Miguel), Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
3.ª-Guimarães(f), V(0-5), Hugo Miguel (Sousa), Nada a assinalar
4.ª-Estoril(c), V(2-1), Godinho (Tiago Martins), Beneficiados, Impossível contabilizar
5.ª-Feirense(f), V(2-3), Soares Dias (Tiago Martins), Nada a assinalar

Corruptos
1.ª-Estoril(c), V(4-0), Hugo Miguel (Luís Ferreira), Nada a assinalar
2.ª-Tondela(f), V(0-1), Veríssimo (Malheiro), Beneficiados, Impossível contabilizar
3.ª-Moreirense(c), V(3-0), Manuel Oliveira (Tiago Martins), Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
4.ª-Braga(f), V(0-1), Xistra (Esteves), Beneficiados, Impossível contabilizar
5.ª-Chaves(c), V(3-0), Rui Oliveira (Hugo Miguel), Nada a assinalar

Jornadas anteriores:
Épocas anteriores:
2016-2017
2015-2016

Questão de critério

"A abertura da Liga portuguesa tem sido feita com intrigas, rivalidades e maledicências. A voz dos dirigentes dos principais clubes, ou melhor, os seus acólitos fazem-se ouvir, trocam-se acusações e as palavras escolhidas para a agressão têm sido sempre as menos convenientes. Veja-se, por exemplo, a "troca de galhardetes" sobre as questões de arbitragem e logo aqui ficamos devidamente esclarecidos. Mas podíamos anotar outros.
A arbitragem, com VAR ou sem VAR,sempre foi tema controverso e sempre assim o será. O que incomoda é a sua falta de critério, mas a incompetência, muitas das vezes, impõe-se, e assim sendo não há nada a fazer. Não estou em crer que os árbitros errem de propósito, mas já me custa a aceitar que os que se enganam mais vezes tenham um tratamento quase igual aqueles que se têm revelado mais certeiros.
O VAR tem contribuído, na verdade, para que alguns erros sejam corrigidos e a perfeição, por muito que nos custe a aceitar, nunca acontecerá. Haja paciência em boa dose para com um sistema que está a dar os primeiros passos e deve privilegiar-se sobretudo quem é competente e quem segue os passos firmes da cartilha. Caso contrário, o futebol com o livro de reclamações continuará bem preenchido, em que cada um defende os seus interesses. Enfim, o futebol comentado pelo lado negativo, com palavras e actos, que, de tantas vezes repetidas, perdem significado. O que é recorrente, infelizmente, no futebol português, que ignora o essencial – o que os seus jogadores fazem em campo."

Fejsa 2021

É mesmo um caso especial: qualquer outro jogador, com todos os problemas físicos que tem, regularmente, tinha tudo para ser 'odiado' pelos adeptos, tinha tudo para os adeptos pedirem à Direcção, para o 'impingir' a um clube qualquer...!!!
Mas como nós sabemos, com o Fejsa é exactamente o inverso: todos os Benfiquistas, sem excepção, 'exigem' a manutenção (para sempre) do Fejsa no plantel... e não é só a questão 'folclórica' dos títulos consecutivos de Campeão, desde que é profissional, que nos faz gostar do Fejsa. Nós queremos o Fejsa, porque o Sérvio é mesmo um grande jogador, fundamental para qualquer equipa, e que só está no Benfica, porque fisicamente não é de 'confiança', porque se não fossem as lesões, e o Fejsa estaria seguramente num daqueles Clubes de grandes orçamentos que o Benfica não consegue competir!!!
Mesmo com toda aquela frustração que sentimos, sempre que ele não pode jogar, a notícia da renovação do Fejsa, é sempre bem-vinda... e tanta falta fará amanhã!!!

«Para tudo há um limite»

"Sejamos claros, os principais responsáveis por esta acção concertada de calúnias, insinuações e coação sobre os árbitros são Bruno de Carvalho e Pinto da Costa. A comunicação é resultado do processo de decisão definido e é um dos pilares dessa estratégia. Veja-se a forma doentia como analisam o vídeo-árbitro. Se as decisões dos lances são favoráveis a FC Porto e Sporting, certo; se são ao Benfica, mesmo sendo claro para todas as pessoas, é fraude. Isto é desonestidade intelectual pura e fomenta o ódio. Com coragem, as entidades responsáveis têm de acabar com esta campanha." 

"(...) responsáveis das principais instituições que superintendem o Futebol português (…) O presidente da Liga tem de assumir uma posição firme e a verdade é que tem estado ausente, fugindo de assumir as responsabilidades."

"Ainda na época passada quiseram manchar a Liga chamando-lhe ‘Liga Salazar’. É a reputação da Liga que está em causa. É a marca que fica comprometida. O principal responsável pela Liga não pode ficar calado perante isto. Tem de responder exactamente e de forma muito concreta a este tipo de insinuação. Não pode fingir que não ouve ou que é um mero assunto de comunicação. Não é. Parte de uma estratégia que vem do topo, tem de chamar os presidentes e acabar com este clima. É insuportável."

"O Benfica atravessa uma das fases mais fortes da história a nível desportivo, com o Tetra, e está em plena afirmação de um projeto consistente de futuro. O Benfica é uma marca global com dimensão extremamente forte. Não há outro igual em Portugal e há poucos no Mundo com esta capacidade."

"O Benfica tem pautado a conduta por uma grande moderação, mas está atento aos outros comportamentos. A crise desportiva e financeira que os nossos rivais atravessam levou-os a adoptar esta estratégia de tudo ou nada, de política de terra queimada (…) Para tudo há um limite e talvez tenha chegado o momento de dizer chega."

"(...) já estão entregues (...) São queixas diversas, mas a seu tempo a equipa de advogados do Benfica irá tornar públicas as especificações sobre eles. No momento adequado, e com a devida descrição, será feito."

A parábola de santo André (Almeida)

"De como o caminho mais curto para a baliza pode não ser a linha recta ainda que bola seja redonda 

Naquele tempo, andando Jesus com seus discípulos pela Galileia, chamou-os e disse-lhes:
- “Irmãos, em verdade vos digo, y=ax2+bx+c, sendo a menor que zero e b diferente de zero.”
- “Senhor, que é isto”, perguntou Pedro.
- “É uma parábola”, respondeu Cristo.
Foi exactamente esta edificante história bíblica que me veio à cabeça quando o grande André Almeida fez a bola descrever uma parábola com a concavidade voltada para baixo que terminou no fundo da baliza do Portimonense ao minuto 79. A Luz veio abaixo, com a mesma força com que gelou sete minutos depois, quando os algarvios fizeram o golo do empate, ainda que, conforme confirmaria o videoárbitro, em fora de jogo.
Raio de jogo o de sexta-feira à noite! Vai um cristão à bola à espera de uma vitória tranquila e dilatada, e sai-nos aquilo… Uma primeira parte soporífera e uma segunda parte imprópria para cardíacos. Dizem-me os meus amigos sentados junto à baliza norte que houve pelo menos um adepto já não muito novo que teve de ser levado de maca pelos bombeiros.
Já tinha visto desafios em que se perde por causa do guarda-redes. Outros que correm mal por a defesa ser um furo. Há ainda aqueles em que o meio-campo não constrói jogo ou os avançados acertam em todas as partes da linha de fundo menos na baliza. Desta vez não havia uma alminha vestida de vermelho que desse ideia de ter pelo menos uma ideia sumária do que estava a fazer dentro do campo.
Saí desesperado da Luz, só me lembrando da canção de Sérgio Godinho que fala em “afogar as dúvidas num mar de cerveja”. Mas sábado voltei a sentir-me invadido pelo optimismo. É impossível jogar pior do que aquilo, pelo que só há margem para melhorar, nomeadamente terça-feira com o CSKA na abertura da Liga dos Campeões.
Recomendo ao nosso estimado treinador algumas pequenas alterações. Se Grimaldo continuar preso por arames não será preferível adaptar Cervi a defesa esquerdo que, pelo menos, é rápido e móvel, qualidades que o estimável e esforçado Eliseu à evidência não tem? Não seria altura de começar a experimentar Krovinovic no meio-campo? É que se ele fizer o que fazia no Rio Ave o ano passado é capaz de dar jeito.
Convém arranjar alguém que faça dupla com Pizzi no meio campo e comece a construir jogo lá atrás, já que não se foi repescar Gaitán ao mercado. E, no que respeita à defesa, ou se aposta em alguém da Equipa B (de onde, afinal, vieram Ederson, Lindelof e Nelson Semedo) ou talvez valha a pena repensar se foi sensato não ter ido buscar novamente Ezequiel Garay, por muito caro que ele fosse. Duas ou três derrotas seguidas – que o diabo seja surdo além de cornudo – e as bancadas da Luz a esvaziarem é capaz de sair muito mais caro…
Mas haja calma. O vizinho da Segunda Circular que não tem lições a dar em matéria de interferência dos videoárbitros passou a jogar uma modalidade em que o jogo só termina quando eles marcam. Mais a norte Sérgio Conceição tem feito um trabalho irrepreensível mas a manta de que dispõe parece curta e, sobretudo, ainda não foi verdadeiramente posta à prova. Sê-lo-á esta semana com a recepção ao Besiktas e a deslocação a Vila do Conde.
Para o jogo de sábado no Bessa façamos nosso o lema do grande Fernando Cabrita: “Vamos a eles que nem Tarzões!” E já agora voltemos à essência do futebol: marcar golos! Não têm que ser precedidos da jogada mais bonita do mundo nem de quatro tabelinhas, uma simulação e um túnel. Biqueiros na bola na direcção da baliza que alguma há-de entrar. E daqui por dois meses estaremos a rir-nos das aflições actuais."

Viva o penálti!

"Muitos jogadores vinham de uma semana "mundialista", com todo o desgaste que inevitavelmente provocou e, logo a seguir, vem uma ronda europeia, que significa a entrada em acção de cinco equipas portuguesas.

As grandes penalidades foram as grandes vedetas de uma jornada que ficou marcada pelas dificuldades sentidas pelos três grandes, particularmente águias e leões, que se viram em palpos de aranha para conseguir levar a melhor sobre os adversários que lhes couberam em sorte. 
Os portistas também não tiveram tarefa fácil frente aos transmontanos muito determinados, e acontece até que o resultado alcançado no Dragão é mesmo muito melhor do que o futebol produzido. Tardando em chegar ao golo, os portistas estiveram por duas vezes na iminência de consentir o empate, que só não foi possível devido à ineficácia dos atacantes contrários.
A jornada havia principiado com prevista deslocação do Sporting a Santa Maria da Feira, onde os leões não costumam sentir-se bem. E, não obstante terem conquistado justamente os três pontos em disputa, só tornaram esse objectivo possível quando estavam prestes a correr os taipais.
A irregularidade até agora manifestada pelo Benfica deixava antever problemas de difícil resolução. E uma equipa bem orientada por Vitor Oliveira, raposa velha do futebol português, destapou de novo algumas deficiências do onze de Rui Vitória. O empate esteve mesmo por um fio, e só não se concretizou devido à intervenção oportuna do vídeo-árbitro, que salvou o tetra campeão quase ao soar do gong.
Há justificação para actuações tão descoloridas dos principais candidatos?
Há, seguramente, e com duas faces: muitos jogadores vinham de uma semana "mundialista", com todo o desgaste que inevitavelmente provocou e, logo a seguir, vem uma ronda europeia, que significa a entrada em acção de cinco equipas portuguesas.
Estamos assim a entrar num período de grande exigência, com muitos jogos em poucos dias, sobretudo para estas.
Veremos no que dá o pontapé de saída."

Um caso de ‘suicídio’

"«É urgente que o Sporting resolva [a situação de Adrien Silva e William Carvalho], que tende a constituir-se num abcesso infectado. Se o clube passar à fase de grupos da Champions, dará um importante passo para fazer uma grande época. Mas para isso acontecer é indispensável que Bruno de Carvalho se torne um factor de estabilidade e não de perturbação».

Era assim que terminava a minha crónica de há três semanas. Infelizmente para o Sporting, Bruno de Carvalho não tem emenda. E não só não conseguiu resolver em tempo útil os dossiês dos dois jogadores, como se envolveu em episódios mirabolantes que o desqualificaram por completo. E estou à vontade para o dizer, pois até o defendi na campanha para as eleições leoninas. Os fiascosMas agora estendeu-se ao comprido. Para quem dizia que a entrada na Champions era decisiva pois representava 15 milhões de euros, o que dizer dos mais de 50 milhões que o Sporting podia ter encaixado com as vendas de Adrien e William?
Os 35 milhões de William já voaram e os mais de 20 milhões de Adrien estão em risco, pois o Leicester quererá ser ressarcido por não poder contar já com o jogador.Esticando a corda ao máximo, como nos negócios de feira, Bruno deitou tudo a perder.O presidente Como já escrevi, «É urgente que o Sporting resolva [a situação de Adrien Silva e William Carvalho], que tende a constituir-se num abcesso infectado. Se o clube passar à fase de grupos da Champions, dará um importante passo para fazer uma grande época. Mas para isso acontecer é indispensável que Bruno de Carvalho se torne um factor de estabilidade e não de perturbação».
Era assim que terminava a minha crónica de há três semanas. Infelizmente para o Sporting, Bruno de Carvalho não tem emenda. E não só não conseguiu resolver em tempo útil os dossiês dos dois jogadores, como se envolveu em episódios mirabolantes que o desqualificaram por completo. E estou à vontade para o dizer, pois até o defendi na campanha para as eleições leoninas.
Os fiascos nas transferências de William e Adrien, seja qual for o desfecho deste último caso, representam um rombo terrível na abalada credibilidade de Bruno de Carvalho. Até aqui, ele dizia muitos disparates mas apresentava resultados: reestruturou a dívida do clube, relançou o prestígio da equipa de futebol e vendeu bem João Mário e Slimani.
Mas agora estendeu-se ao comprido. Para quem dizia que a entrada na Champions era decisiva pois representava 15 milhões de euros, o que dizer dos mais de 50 milhões que o Sporting podia ter encaixado com as vendas de Adrien e William? Os 35 milhões de William já voaram e os mais de 20 milhões de Adrien estão em risco, pois o Leicester quererá ser ressarcido por não poder contar já com o jogador.
Esticando a corda ao máximo, como nos negócios de feira, Bruno deitou tudo a perder.
O presidente do Sporting diz que os sócios já sabiam quem ele era quando lhe deram uma maioria esmagadora – e portanto têm de o gramar. Mas isso é argumento? Uma pessoa deve comportar-se de forma razoável apenas por causa dos outros ou, antes de tudo, por respeito por si própria? Ora, Bruno de Carvalho tem feito em público figuras caricatas. Aquela cena patética a que sujeitou um jornalista da Sporting TV, que não sabia o que fazer – se sujeitar-se aos caprichos do patrão ou fugir dali para fora – é digna de um filme cómico. Bruno de Carvalho está a transformar-se numa caricatura da sua personagem.
Como já escrevi, o Sporting reforçou-se esplendidamente e tinha legítimas esperanças de fazer uma boa época. É pena que Bruno de Carvalho deite fora tudo isso – que também ajudou a construir – por ser incapaz de controlar os seus impulsos primários e caprichos infantis. Nenhum clube resiste a uma liderança desequilibrada. Por muito que Jorge Jesus queira manter o balneário imune às diatribes do presidente, isso não valerá de nada se este passar os dias a incendiar as redes sociais, a disparar em todas as direcções e a fazer figuras em público que o descredibilizam perante o pais inteiro. Para desespero dos sportinguistas."

Muito mais pobres

"Há dois anos que não ganhava uma grande volta. Aliás, quase já nem as discutia, pese embora o currículo invejável com que ontem abandonou o ciclismo. Num passado recente, e mesmo vendo os rivais subirem constantemente ao pódio, Alberto Contador nunca optou pela reforma dourada. Continuou a ser ele o grande animador das etapas das principais provas, apesar de serem os adversários a tirarem o maior proveito.
Ainda no ano passado, foi num ataque do 'Pistolero' que a Vuelta ficou de pantanas, para gáudio de Quintana e para mal dos pecados de Froome. Agora, voltou a ser Contador, mesmo com muito tempo perdido logo no início, fruto de uma indisposição, a dar à competição espanhola toda a espectacularidade que ela merece.
Enquanto uns optam pela táctica, pela contenção ou se escudam nos companheiros de eleição que possuem, Contador nunca teve medo de falhar. E deu uma última prova disso mesmo no inferno do Angliru com um ataque ainda no sopé da montanha.
O ciclismo perdeu ontem não só um campeão como o seu intérprete mais espectacular."

Alvorada... Champions & Responsabilidades!!!

Benfiquismo (DXCIII)

Ao alto...!!!

Chama Imensa... Silêncio não chega!