Últimas indefectivações

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Depois do primeiro, foi um atrás do outro !!!

Benfica 7 - 0 Vinhais

Início muito complicado, com o adversário muito fechado, a defender nos últimos 10 metros, com o Benfica a ter muitas dificuldades em encontrar espaço para rematar...
Ironicamente, o jogo foi 'desbloqueado', de uma forma 'estranha': o Benfica marca um golo num livre; o árbitro diz que o defesa saiu da barreira cedo demais; não valida o golo; e dá amarelo ao jogador... praticamente na jogada seguinte, o mesmo jogador corta uma bola com o braço dentro da área!!! Expulsão e penalty...!!!
A partir daqui, tudo foi diferente e os golos foram aparecendo... e só não foram mais, porque o Benfica no 2.º tempo baixou o ritmo...

Vitória em Valongo

Valongo 2 - 7 Benfica
(1-5)

O Valongo perdeu muita da competitividade, que teve recentemente, mas mesmo assim o Benfica soube aproveitar a derrota dos Corruptos em Barcelos, com uma entrada competente no jogo, não dando hipótese ao adversário...!!!
Manter a concentração, não facilitar, e quando chegarmos ao sprint final até podemos ter uma vantagem maior, neste momento são 3 pontos sobre a Oliveirense e 5 pontos sobre os Corruptos!

Invencibilidade...

Benfica 3 - 0 Sp. Caldas
25-13, 25-20, 25-17

Continuamos invictos... Tudo normal!!!

Regresso ao passado recente

"O Benfica de ontem esteve mais próximo daquele que vimos na primeira volta

A retoma prossegue
1. Depois das derrotas com Moreirense (Taça da Liga) e V. Setúbal (Liga), o Benfica deu sinais de retoma com o Nacional, assinando exibição firme, sólida e convincente, e contem havia a expectativa de poder dar seguimento a esse último jogo, o que se verificou. Foi um Benfica muito próximo do da primeira volta. Uma equipa que entrou forte no jogo e que foi muito sólida com e sem bola, com os jogadores sempre muito próximos, a jogarem dentro do meio campo do Arouca - equipa bem organizada e experiente -, com o ataque rápido e organizado, jogando na profundidade. Criou muitas dificuldades ao Arouca, teve grandes dinâmica nos três corredores, com Zivkovic e Carrillo (ontem teve nova oportunidade e assinou a melhor exibição de águia ao peito) muito bem nas alas e bem acompanhados, sobretudo por Nélson Semedo, uma autêntica locomotiva ofensiva no corredor direito - julgo que neste momento é um dos melhores laterais do Mundo!

Dinâmicas em alta
2. Nota para as boas dinâmicas da equipa encarnada, as combinações Pizzi/Jonas e Jonas/Mitrolgou, a fazerem triângulos com grande ligação. O Arouca saía por intermédio de Mateus e Kuca, que ainda criaram situações que assustaram o Benfica, mas este, com excelente primeira parte, dois bons golos e mais situações, controlou sempre os momentos ofensivos do Arouca. Não é normal em Lito, mas ontem inverteu o triângulo do meio-campo e teve Nuno Coelho mais próximo dos centrais para tentar controlar Jonas e Mitrolgou. Mas o Benfica conseguiu desmontar bem esse processo defensivo.

Expulsão foi teste para terça
3. O Benfica sofre a expulsão de Ederson quase em cima do intervalo e no regresso deste, aos 49' minutos, Carrillo arruma o jogo com um grande golo, a dar sequência a uma bela jogada. Depois, o Benfica recolhe as suas linhas, congela um pouco o jogo, não dando espaço ao adversário e oferecendo-lhe a iniciativa, mas controlando sempre o momento ofensivo. As entradas de Filipe Augusto e Raul Jiménez ajudaram a fazer poupança para o jogo de terça-feira com o Borrusia Dortmund e, confortável com o que acontecia nas quatro linhas, a equipa testou o seu momento defensivo - aquilo que terá de fazer se se apanhar a ganhar ante a equipa alemã. Fejsa e Pizzi fecharam o corredor central, não houve espaço para os homens do Arouca jogarem entre linhas e a expulsão de Ederson, tendo sido um contratempo, ajudou a perceber que o Benfica está melhor nesse capítulo do jogo.

Mitroglou MVP, '10' ilusionista
4. Em suma, tivemos um Benfica muito idêntico ao de quase toda a primeira volta, de regresso ao seu ritmo, a ser muito forte nos vários momentos ofensivos, a ter em Mitrolgou o homem do jogo, pelos dois golos que marcou, mas também a ter um Jonas com muita qualidade. Jonas é um ilusionista, quando toca na bola cria sempre a ilusão de qualquer coisa mais que pode acontecer no jogo. O Arouca acabou manietado pela excelente primeira parte do Benfica, que depois, a jogar com 10, soube gerir a partida. Acelerou quando teve de acelerar, congelou quando teve de congelar."

Vítor Manuel, in A Bola

Sinais da bola

"Despedida ingrata
Lito Vidigal despediu-se ontem do Arouca, depois de época e meia de trabalho, com uma presença europeia como ponto alto. O treinador, que vai para Israel (Maccabi Telavive), não teve, todavia, a despedida que desejava, face à derrota por números pesados.

Sobrou para mim...
Kostas Mitrolgou, autor de dois golos, chegou aos dez e é o melhor marcador das águias na Liga. Tudo parece perfeito. Mas não. Por causa da expulsão de Ederson, acabou substituído, não saindo, naturalmente, feliz. Não abriu a boca, mas o rosto disse muito...

Expulso? Eu?!
Ederson, que está na mira dos ricos da Europa, não se conformou com a expulsão, ele que nunca vira o cartão vermelho com a camisola do Benfica... estando dentro de campo. Na época passada foi expulso, em Alvalade, para a Taça de Portugal, mas estava no banco de suplentes.

Carrillo no coração
André Carrillo ainda tinha margem: trocar o Sporting pelo Benfica deu-lhe moral quase inesgotável junto dos benfiquistas. Mas as coisas não andavam a sair-lhe como desejava. Ontem, porém, o amor com os adeptos esteve no ar. E como dia dos namorados à porta!

Saudades de tranças
Renato Sanches era um dos preferidos dos adeptos do Benfica. Pelo que jogava e pela irreverência. E as tranças ajudavam. Ontem, os benfiquistas mataram saudades de tranças. Não era Renato nem era do Benfica, era Kuca, do Arouca, por sinal bom jogador."

Nuno Reis, in A Bola

Derrota na Alemanha

Melsugen 32 - 22 Benfica
(15-11)

A diferença entre a realidade Alemã e a realidade Portuguesa do Benfica, é enorme... já se esperava uma derrota pesada, mas estes jogos, podem ser aproveitados para os nossos jovens subirem patamares...
Vamos esperar pelos jogos na Luz, especialmente com o Cocks, a equipa mais acessível!

Recuperar os lesionados...

Benfica 74 - 81 Oliveirense
12-18, 20-23, 22-17, 20-23

Sem o Morais, o Raivio e o Lonkovic, já se sabia que ira ser mais difícil, e com os Triplos a não 'entrarem' voltámos às derrotas...
Ainda tinha esperança no 1.º lugar da fase regular, mas muito sinceramente com esta derrota já não vamos lá...
Amanhã vamos voltar à região de Oliveira do Hospital, para jogar com a Sampaense, mas o mais importante nesta altura é recuperar os lesionados, para nos momentos decisivos (Taça e Play-Off) o plantel estar na máxima força...

Rescaldo... Benfica-Arouca

Benfiquismo (CCCLXXVI)

Benfica 12 - 2 Corruptos, 1943

O sad emoji de Ederson, a presidência da casa do Benfica de São Paulo e o cabelo aparado de Lindelöf

"Ederson
Estava a ter uma noite tranquila quando subitamente se viu envolvido no novo caso Mateus. A tatuagem no pescoço com um smiley transformou-se num sad emoji, precisamente o semblante com que o vimos sair do campo. Dois minutos após uma grande defesa a remate de Mateus, Ederson sai dos postes para resolver um berbicacho situado no ponto médio entre Angra do Heroísmo e Västerås e lá consegue tocar na bola, mas acaba por enfiar os pitons na perna do adversário. O caso terminará daqui a 10 anos com o Tribunal Administrativo de Lisboa a confirmar a inocência de Ederson, mas para já fica de fora em Braga. Parabéns à justiça portuguesa.

Semedo
Na mesma semana em que Philip Lahm anunciou o fim da carreira, Semedo realizou mais uma daquelas exibições em que, lance após lance, faz os seus adversários parecerem jogadores de uma equipa de juvenis. O lance que construiu para o golo de Carrillo devia ser ensinado nas escolas. 

Luisão
É preciso saber quando parar e a carreira de Luisão devia ter terminado hoje ao minuto 91. A partir daqui, só a vice-presidência das relações internacionais ou a direcção da Casa do Benfica de São Paulo lhe farão justiça. Após uma exibição suada em que esteve quase sempre bem, o capitão do Benfica resolveu agradecer aos adeptos pela presença na Luz humilhando um jogador da equipa visitante. Se fosse mais novo já estava a pedir um aumento.

Lindelof
Nota-se pelas últimas exibições que aparou o cabelo, mas ainda não é suficiente para nos convencer. Se quisermos ser totalmente justos, é importante dizer que os seus testículos não mereciam a agressão. Por outro lado é bem feita, que a expulsão do Ederson começou com uma falha sua.

Eliseu
Exibição porreirinha no último jogo de preparação para o primeiro duelo com Dembelé, já na próxima 3ª feira. Um conselho a todos os fãs: sempre que souberem que o Eliseu é titular, façam os possíveis por chegar a horas ao estádio, senão correm o risco de perder os seus melhores lances. Já não tem idade para fazer o sprint que lhe permitiu assistir Mitroglou no segundo golo e terminaria com a frescura física de um ex-piloto de fórmula 1 num jogo dos Amigos do Figo.

Fejsa
Estranhamente não assassinou os dois indivíduos que hoje fizeram a bola passar entre as suas pernas. Mesmo quando faz merda, o que aconteceu meia dúzia de vezes hoje com passes errados e um ou outro deslize, não descansou enquanto não recuperou a bola. Vês, Tomás? É assim que o pai quer que tu sejas.

Pizzi
Exibição para cumprir calendário, que só se tornou verdadeiramente emocionante a partir do momento em que se percebeu que a sua presença em campo não era necessária e que se levasse amarelo não jogaria em Braga. Teve alguns duelos interessantes com Kuca, uma espécie de combinação entre Carlos Santana e Bob Marley, com melhores pés.

Zivkovic
Uma jóia de moço. Percebeu que, se mantivesse o nível demonstrado contra o Nacional, rapidamente se tornaria o melhor jogador do campeonato e por isso decidiu moderar a sua participação no jogo de hoje, oferecendo generosamente a bola num estado dito redondinho a qualquer colega que surgisse lançado pelo flanco ou desmarcado no meio.

Carrillo
Depois de meses a criticar o rapaz, lá aconteceu. Foi o melhor em campo e demonstrou que, quando quer, é um jogador do caraças. Pode ser que vejamos mais exibições assim, pode ser que não. Só o futuro dirá se estamos perante mais Um Azar do Kralj ou uma Sorte do Carrillão.

Jonas
Infelizmente não foi hoje que ultrapassou Bas Dost na lista de melhores marcadores. Marque ou não marque, ele e a bola produzem momentos de tensão quase erótica. Perdeu-se o farmacêutico, ganhou-se um excelente praticante de sexo tântrico.

Mitroglou
À meia hora de hoje já tinha bisado mas o árbitro optou pela verdade desportiva. Pouco depois fez o hat-trick e sorriu pela terceira vez na mesma noite, algo que não acontecia desde que viu nascer os seus trigémeos. Aos 44 minutos saiu-lhe a fava e foi substituído por Júlio César. Quem é que este Arnaldo Teixeira julga que é?

Júlio César
Por um lado foi bom vê-lo novamente em campo a fazer grandes defesas. Por outro, sabemos que estamos hoje mais perto de ver o Paulo Lopes na baliza. Oremos irmãos.

Jiménez
Mais uns minutos nas pernas, e talvez merecesse mais. Fez vários sprints furiosos, mas não chegámos a perceber se procurava a bola ou o empresário que lhe prometeu aquele contrato milionário na China.

Filipe Augusto
21 passes efectuados e 0 falhados após meia dúzia de minutos em campo. Chegou como jogador à Jorge Mendes e já ameaça tornar-se um jogador à Benfica. Vai marcar na segunda mão em Dortmund."

Cadomblé do Vata

"1. Se dúvidas houvessem, Manuel Mota fez questão de dar razão aos críticos que o acusam de Benfiquismo doentio... viram a forma atroz como humilhou os nossos rivais, ridicularizando as constantes acusações de benefício arbitral ao Benfica, que são constantemente feitas por eles?
2. Gostava de enviar daqui um forte abraço para a nossa equipa técnica, pela substituição do Mitroglou após a expulsão do Ederson... foi uma espécie de "o quê não conseguimos andar de bicicleta sem mãos? Não não amigo, nós é sem mãos e sem pés".
3. Não desejo mal a ninguém nem nunca o farei, por isso entendam que quando digo que desejo que o Zivkovic se lesione no último minuto da final da Taça de Portugal, faço-o com boas intenções... para mim é a única forma de o ver de águia ao peito mais uma temporada.
4. Impagáveis os grandes planos feitos pela BTV da cara do Lito Vidigal durante o jogo... era a típica cara de "cagando e andando, eu nem vou no autocarro de volta para Arouca".
5. Grande exibição de André Carrillo hoje na Luz onde deve ter batido o recorde de túneis num só jogo... com uma tuneladora destas na capital, a Câmara Municipal de Lisboa pode começar a pensar na expansão da rede de metro da cidade."

Vermelhão: Unidos contra a coacção...!!!

Benfica 3 - 0 Arouca


A pouca vergonha continua...! Foi talvez, uma das melhores primeiras partes do Benfica, na Luz, nos últimos tempos... Jogo fluído, não criámos muitas ocasiões, mas recuperámos sempre a bola rapidamente... Entrei no Estádio com o meu pessimismo militante, mas depressa percebi que este jogo seria 'nosso'!!! Os golos apareceram naturalmente, podíamos ter marcado mais... e depois, reapareceu a Coacção!!!
Já ouvi muitas opiniões sobre a expulsão do Ederson, na bancada com os Smartphones, vê-se imediatamente as repetições... Nem sequer vou argumentar todos os outros cartões perdoados ao Arouca no resto do jogo, não me vou queixar da agressão gravíssima ao Zivkovic perto do final da partida, nem sequer vou recuperar todas as agressões que os jogadores do Benfica têm sofrido durante a época, sem que o Benfica tenha beneficiado de uma só expulsão, em 'tempo útil'!!!
O Ederson chuta a bola, a bola ressalta no Eliseu, o choque é inevitável, o Ederson não pode fazer desaparecer o perna... ao sentir o contacto, o Ederson não 'ferra' os pitons, tenta imediatamente dobrar a perna... Não existe falta.
Nem vale a pena comparar com outros lances, onde os jogadores do Benfica sofreram 'entradas' assassinas, sem que a bola estivesse jogável... Porque neste caso, não existe falta. Existe um choque, normal... onde na maior parte das vezes o 'avançado' ao chegar atrasado, protege-se, desviando do adversário...
Eu sei que vão aparecer muitos moralistas, do politicamente correcto, a afirmar que a expulsão foi justa. Isto de analisar lances destes com super-slow-motion, dá sempre a ideia errada, que existia 'tempo' para evitar o contacto, mas isso não corresponde à 'realidade'!
Depois de 20 jornadas a sofrer entradas violentas praticamente em todas as jornadas, o Benfica tem o magnifico número de -50 minutos em inferioridade numérica...
As ameaças resultaram, a coacção continua a dar 'frutos', e aparentemente vai continuar... Já estou a imaginar a próxima jornada em Braga...
Com todo este Circo, o jogo bonito e dominador que o Benfica estava a conseguir efectuar, 'mudou' completamente... Com 2-0, a jogar com 10, defender atrás era perigoso, por isso mesmo, a arrancada do Semedo, que acabou no golo do Carrillo foi decisiva, para dar tranquilidade à equipa, e para 'intimidar' o adversário...
O problema maior, é que na próxima Terça-feira vamos ter um jogo de Champions, e o desgaste perfeitamente evitável de hoje, pode ser determinante... principalmente no nosso jogador mais importante: Fejsa! Além do ficarmos sem o Ederson para Braga... e vamos ver se o Zivkovic não tem nenhuma lesão grave!!!
Não vale a pena fazer uma analise individual aprofundada, porque de facto todos os jogadores estiverem muito bem... O único destaque, acaba por ser o Carrillo: seguramente o melhor jogo oficial do Carrillo ao serviço do Benfica. E não foi por causa do golo, esteve sempre muito bem, principalmente quando deslocou-se para a esquerda...
Para Terça, com o castigo do Zivkovic (ainda do tempo do Partizan), e com o provável regresso do Salvio, não se prevê muitas alterações. Pessoalmente, trocava o Jonas pelo Rafa! Não é uma troca popular, mas tendo em conta o jogo 'físico' do Dortmund, e dos espaços que os Alemães dão na defesa, acho que a velocidade do Rafa, no 'meio', seria fundamental... De resto, creio que haveria a dúvida sobre o Mitro e o Raúl, mas o Mexicano parece fora de forma...

Ainda sobre a arbitragem: André Santos, Crivellaro, Nuno Coelho, Adilson, Tomané, Mateus (simulações), terminaram o jogo! As faltas nas costas sobre os nossos avançados não assinaladas. Os foras-de-jogo não assinalados ao Arouca na primeira parte... Até o zelo, com o local onde o Benfica efectuava os lançamentos laterais, em contradição com o local onde o Arouca marcava as faltas, metros à frente da posição correcta... etc... etc... etc...
Repito, aquilo que tenho dito: o silêncio do Benfica é suicida... Estamos a assistir à 'formação' apressada de mais uma geração de apitadeiros, aos hábitos do Apito Dourado, com total impunidade...
Silêncio é sinal de conivência!