Últimas indefectivações

sábado, 28 de setembro de 2019

Benfiquismo (MCCCVI)

Juntos...

Uma Semana do Melhor... e o Paulo Sousa!

Jogo Limpo... Janela, Guerra & Coelho

Benfica napoleónico

"Benfica não pode queixar-se da falta de sorte na batalha de Moreira de Cónegos ou na contenda com o Vitória de Guimarães

Napoleão Bonaparte era conhecido por querer os seus generais com sorte. Esta era a qualidade mais apreciada pelo Imperador nos chefes militares a quem confiava batalhas.
O Benfica não se pode queixar de falta de sorte na batalha de Moreira de Cónegos, nem mesmo na contenda de quarta-feira da Taça da Liga frente ao V. Guimarães.
Há no entanto boas notícias vindas de dois jogos descoloridos.
Em Moreira de Cónegos houve sempre crença e vontade de vencer, os jogadores lutaram até ao fim e também Napoleão ensina que no fim 'a vitória pertence ao mais perseverante'.
Seferovic, marcou e festejou com a garra dos vencedores. Seferovic a festejar no relvado, éramos nós a festejar o golo na bancada ou no sofá.
Da batalha da Luz na quarta-feira, há sobretudo a povoar o nosso imaginário a alegria no regresso de Gabriel. Há um Benfica com Gabriel e outro sem ele.
Gabriel foram os nossos três pontos da Taça da Liga.
Sem tirar mérito ao Vitória, que até podia ter vencido o jogo, complicámos a matemática nesta prova onde a única solução é agora vencer sempre, por larga margem, os jogos fora de casa.
Mas como ensinava o Imperador, 'a impaciência é obstáculo ao êxito', e, por isso, resta acreditar porque 'quem teme ser vencido, tem a certeza da derrota'.
Bruno Lage, como Napoleão, sabe que pode ter problemas com a frente russa na próxima semana, mas o nosso técnico está avisado pelo Imperador que 'a primeira qualidade de um líder é a cabeça fria para receber uma impressão correcta das coisas. Não deve deixar-se confundir quer por boas, quer por más notícias'.
Bruno Lage recupera recursos e melhora as bases das suas/nossas conquistas. A mais urgente, a mais importante e a mais próxima é amanhã contra o Vitória, este o de Setúbal.
A actualidade desportiva também tem notícias sobre o momento dos nossos adversários, mas nesta matéria temos de ler as palavras do imperador: 'nunca interrompas o teu inimigo quando estiver a cometer um erro'.
Até porque, no fim, 'a história é um conjunto de mentiras sobre as quais se chegou a acordo' e 'a vitória tem uma centena de pais. A derrota, essa, é órfã'.
Sempre na esperança de que o Benfica constrói motivos para o seu Arco do Triunfo."

Sílvio Cervan, in A Bola

Pichardo na Final...

Finalmente, com a camisola de Portugal, bastou um salto para o Pedro, conseguir a qualificação para a Final do Triplo-Salto de domingo, com 17,38m. Aliás, foi o único a qualificar-se somente com um salto... e foi o atleta que saltou mais longe, apesar da chamada ter sido feita a 20cm da tábua!!!
Os saltos abaixo do 'normal' dos últimos meses, parece que estão ultrapassados... Agora, é esperar!!!

PS: Realizou-se esta noite a Assembleia-Geral do SL Benfica, onde foi apreciado o R&C do Clube, por maioria, com 78,34%.
Na '2.ª parte' da Assembleia tivemos as habituais perguntas pertinentes, e infelizmente os já habituais histéricas intervenções da 'claque'!!!

Sim

"Hoje será realizada a Assembleia-Geral para votação do Relatório e Contas do Spor Lisboa e Benfica. Enquanto escrevo, desconheço ainda o conteúdo do R&C, mas há alguns dados já conhecidos e que me apraz comentar. Os seis exercícios consecutivos da SAD a darem lucro têm contribuído decisivamente para a recuperação dos fundos patrimoniais do Clube. Recordarmos-nos da situação vivida no início do milénio é penoso, mas permite-nos, simultaneamente, admirar o percurso efectuado desde então, que inclui, entre os muitos feitos realizados, a construção do estádio, de toda a sua envolvente (piscinas, museu, pavilhões, etc.) e do Benfica Futebol Campus e a criação da Benfica TV.
Destaco estes porque considero que a passagem da Benfica Estádio e da BTV para o Clube, detendo-as agora a 100% durante o exercício 2018/19, é de extrema importância. Por um lado, o património do clube cresceu, o que é sempre importante. Mas, ainda mais relevante, a partir da data dessa medida, a alienação de todo o património do Clube passou a ser possível somente com a aprovação dos sócios em Assembleia-Geral. O Clube é, assim, ainda mais dos sócios.
Realce ainda para as receitas recorde, quer da SAD, quer do grupo Benfica. Estas são demonstrativas da evolução positiva que o Clube tem tido nos últimos anos. O esforço empreendido na modernização e profissionalização, assim como o forte investimento nas vertentes associativa, desportiva e infra-estrutural, com o estádio e o Benfica Futebol Campus em primeiro plano nesta última, deram o retorno desejado. Estou convicto de que hoje temos um Benfica mais forte em todas as suas valências e sobretudo mais estável, sólido e preparado para os desafios que venham a surgir."

João Tomaz, in O Benfica

Desporto a sério

"Sabiam que hoje, sexta-feira, 27 de Setembro, começam os Campeonatos do Mundo de atletismo, em Doha, no Catar? E que, até Novembro, no Japão, está decorrer o Campeonato do Mundo de râguebi? É provável que não tenham reparado. Ou que só tenham visto de fugida uma ou outra notícia sobre estes dois eventos. São dois dos acontecimentos desportivos mais importantes do planeta, mas, como é normal em Portugal, todas as atenções estão viradas para o futebol.
Bem, se o foco fosse dado ao futebol, não me importaria nada, o problema é que não se fala de futebol, só dois seus lados negros. O que queima horas de emissão e páginas de jornais são assuntos paralelos, como a crise total do Sporting CP, as mil teorias sobre a produtividade dos avançados do SL Benfica e os exemplos semanais de protocolo do VAR a favor do FC Porto.
Como se valesse a pena perder tempo a imaginar que o clube do Lumiar vá algum dia ter um futuro risonho. Como se alguém soubesse mais sobre as opções de Bruno Lage do que o próprio (e a sua equipa técnica). Como se já não fosse suficientemente clara a história recente de benefícios, pagamentos de férias, aconselhamentos matrimoniais, golos duvidosos, coação e violência em redor - e no interior - da torre das Antas.
Quando estiverem a remexer nestes assuntos fétidos, por favor mudem de canal ou vão para a net. No Japão, neste momento, dão-se lições diárias do que deve ser a relação entre árbitros, atletas e adeptos com recurso às tecnologias. No Catar, desfilam superatletas capazes de se superarem a cada segundo, sem lesões fingidas, agressões à cotovelada ou birras de vedetas."

Ricardo Santos, in O Benfica

Heinz Seferovic

"Conforme desejei na crónica da semana passada, no último sábado lambuzei-me à grande com moelas, brigadeiro e golos do Benfica. Foram apenas dois golos, é certo, porém foram suficientes para que no final do jogo eu tivesse apetite para atacar em força o brigadeiro em vez do melão.
O Seferovic não só salvou o Glorioso como também salvou aquele casamento. Descobri que o suíço é ainda mais guloso do que eu. Cumpri a promessa de enviar uma palete de ketchup para a redacção do jornal O Benfica para que algum colega invadisse o refeitório e despejasse as embalagens na refeição do RDT, mas pelos vistos foi o Seferovic quem se empanturrou com o saboroso molho de tomate. O frasco já abriu, agora tem de ser sempre a aviar.
Sinto-me na obrigação de pedir desculpas ao nosso artilheiro. Não tenho por hábito criticar nenhum jogador, no entanto os pensamentos são incontroláveis. A meio da segunda parte, quando o Seferovic falhou por completo um cabeceamento, dei por mim a pensar que o rapaz nem sequer calçava no grupo com quem costumo jogar futebol ao sábado de manhã. Até o Adriano, que parece ter duas canoas no lugar dos pés, me parecia dar mais garantias do que o Haris naquele instante. Ao minuto 90 tudo mudou e questionei-me do porquê de o PSG ter investido aqueles 222 milhões de euros no Neymar em vez do Seferovic. Enfim, são opções.
Entretanto, o Seixal está cada vez mais valorizado. Não só fabrica talentos para o futebol como prepara os atletas para desportos de luta. O Fábio Cardoso saiu do octógono, mas melhores dias virão. Espero que o próximo combate com o Undertaker lhe corra melhor."

Pedro Soares, in O Benfica

Sempre a aprender

"Mesmo quando já nos julgamos incapazes de nos surpreender com o que quer que seja, a verdade é que vamos sempre aprendendo. E da leitura da acusação ao hacker Rui Pinto é possível perceber coisas bastante interessantes. É triste constatar, por exemplo, como funciona o jornalismo actual, que, ao que parece, não tem pejo em financiar criminosos para conseguir audiências. Se o pirata vivia dos seus golpes, e se o produto dos mesmos apareceu escarrapachado em órgãos como o Der Spiegel e todo o universo EIC, do qual fazem parte SIC e Expresso, é fácil concluir como aí chegou. De resto, pode ler-se na acusação que o próprio hacker se encarregava de anotar aquilo que exigia como contrapartida: rendas de casa, despesas pagas durante 'muito tempo', emprego para a namorada, e equipa de relações públicas para tratar da sua imagem em Portugal.
Compreendemos, assim, algumas primeiras páginas, e algumas reportagens televisivas. Falta saber que contrapartidas exigiu pela correspondência do Benfica, ou será que teve um súbito acesso de paixão clubista e a disponibilizou graciosamente? Cada um que tire as suas conclusões.
Não sei se uma antiga eurodeputada que grita constantemente em defesa do criminosa tem alguma coisa que ver com isto, ou pretende apenas manter o palco e dar sinal de vida. No mundo mediatizado de hoje é fácil andar nas bocas do mundo: basta dizer asneiras com voz esganiçada, que logo lhes é dado destaque. Há quem viva disso.

PS: Para memória futura, constata-se que pela terceira jornada consecutiva o FC Porto é beneficiado com erros grosseiros de arbitragem a seu favor."

Luís Fialho, in O Benfica

Relatório e Contas

"Hoje é um dia muito importante na vida do Sport Lisboa e Benfica. No nosso Pavilhão Fidelidade, os Sócios irão apreciar e votar, em Assembleia Geral, o Relatório e as Contas do exercício de 2018/19, bem como o parecer do Conselho Fiscal. Os membros dos órgãos sociais merecem uma aprovação por unanimidade e aclamação pelos resultados alcançados. O Grupo SL Benfica atingiu receitas superiores a 300 milhões de euros, naquele que é o melhor ano de sempre de rendimentos. A SAD apresenta lucro pela sexta época consecutiva. Pela primeira vez na história da SAD, o capital próprio será superior ao capital social. Nos últimos seis anos, o valor acumulado da recuperação do capital próprio da SAD ultrapassou os 140 milhões. A continuação da política de redução da dívida ao sistema financeiro competentes, sérios e sensatos. Nos últimos três anos, o SL Benfica abateu mais de 162 milhões de euros de dívida. O activo da SAD ultrapassou, mais uma vez, a barreira dos 500 milhões. Ou seja, as promessas feitas por Luís Filipe Vieira têm sido todas cumpridas. Prometeu passar para o Clube a titularidade do Estádio e da BTV e cumpriu. Prometeu recuperar os fundos patrimoniais do Clube e cumpriu, tornando-os positivos, facto que não acontecia desde 1997. Prometeu a reconquista e cumpriu. Conforme refere na mensagem que consta do Relatório, consolidámos a património e os activos do Clube e reposicionámos a importância do SL Benfica no seu universo empresarial, cada vez com maior autonomia, mais solidez e mais sustentabilidade. Isto só foi possível com o esforço de todos."

Pedro Guerra, in O Benfica

O Benfica mexe!

"Ser ou não ser activo, eis a questão, não do século mas do milénio que já vai entradote. Os custos sociais, pessoais e económicos de não nos mexermos são elevadíssimos e insustentáveis a prazo. O problema que a todos desafia é o sedentarismo, porque cada vez se consegue viver mais sem mobilidade, seja pela fantástica capacidade de um simples telemóvel, seja pelos avanços extraordinários de medicina que salva e prolonga vidas a limites inimagináveis há cinquenta anos apenas. Ainda bem, queremos é viver mais, mas também melhor e com qualidade de vida para nós e para os que nos rodeiam, mas não vale procurar culpados porque o problema é mais de cada um de nós do que os outros. Mal adaptando uma velha ideia inspiradora de JFK, temos de ver o que podemos fazer pela saúde e não o que a medicina pode fazer por nós! E, neste particular parece que andamos a fazer muito pouco, medindo a saúde pela ausência da doença, mesmo que saibamos bem que isso é distorcer a realidade e que existe uma cosia chamada prevenção que é a chave-disto-tudo. Uma das melhores respostas ao sedentarismo e a todo um cacho de males sociais que o acompanham é a prática desportiva, seja ela qual for, mas sobretudo em equipas, onde as dimensões de socialização são profundas e profícuas construindo pontes por cima das diferenças, aliviando tensões sociais e activando solidariedades preciosas para a nossa vida contemporânea. Por causa da importância do desporto e também da necessidade salutar de uma vida activa, a Comissão Europeia lançou uma semana temática inteirinha sobre este tema, a Semana Europeia do Desporto, que tem como objectivo espalhar esta mensagem e motivar à prática desportiva formal e informal o mais número de cidadãos. #BeActive é um repto a cada um de nós, por nós e pela sociedade em que vivemos, em casa, no bairro, no trabalho. Por aqui, na Luz, o Benfica não se limita a ficar à espera, é bem verdade que os colaboradores do Benfica não se limitam a ver jogar, e metem o pé na bola sempre que podem. O torneio de colaboradores é disso um bom exemplo, com o número de participantes e a qualidade do futebol a crescer época após época. Porque, no campo, no treino e dentro da máquina, em todos os recantos da organização o Benfica mexe!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Falar a sério

"Nesta terça-feira, às vésperas da Assembleia Geral de hoje, o Presidente Luís Filipe Vieira fez um interessante ponto de situação sobre a actualidade do Clube e da Benfica SAD, na extensa entrevista que concedeu à TVI. Em primeiro lugar, porque, como costuma acontecer nas suas escassas intervenções públicas desta natureza, voltou a não se eximir a responder com franca clareza a todas as questões do jornalista; e depois, porque usou de uma constante serenidade e bonomia na análise de todos os temas que lhe foram propostos.
Todos vimos um Presidente muito seguro de si, dos seus conceitos e do rigor do exercício das suas equipas nas áreas desportivas, de gestão e de finanças, de património e de marketing, assim como relativamente aos assuntos decorrentes dos sinistros ataques que criminosamente lançaram sobre nós. Ao reiterar as suas convicções fundamentadas num percurso feito a pulso pelos Benfiquistas e pela estrutura profissional que escolheu, todos constatámos a confiança com que Luís Filipe Vieira encara e nos aponta, com orgulho, o verdadeiro rumo certo para o Futuro do Benfica.
O Sport Lisboa e Benfica representa sempre um apetecível tema de conversa para os players da comunicação social: é o clube português que, de longe, concita o maior número de adeptos e, logo por essa razão e como decorrência, é, naturalmente, a instituição portuguesa que maior cobiça (e mais dedicada inveja...) suscita no universo mais alargado dos adeptos dos assuntos relacionados com o desporto.
E na presente conjuntura, quando é universalmente patenteada e assumida a condição de hegemonia desportiva do Glorioso, enquanto, simultaneamente, o Benfica sem tem visto vilmente atacado de todos os lados adversários sem razão, sem fundamento e através de processos criminosos, naturalmente que o resultado da audimetria dos espaços de emissão dedicados pela TVI à entrevista ao Presidente pulverizou nesse serão a maioria dos registos relativos a todos os debates, todos os noticiários, todas as campanhas eleitorais, todas as novelas e todas as palhaçadas que constatavam na oferta televisiva de todos os canais...
Afinal, nessa noite, alguém falava a sério, acerca de um tema verdadeiramente universal."

José Nuno Martins, in O Benfica