Últimas indefectivações

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Campeões

"Quase terminado um ano desportivo glorioso para o Benfica. Não apenas no mais festejado futebol, como no ecletismo das modalidades. Assim, em seniores:
FUTEBOL - bicampeão nacional, vencedor da Supertaça e da Taça da Liga (conseguindo pela l.ª vez em Portugal 6 títulos sucessivos).
HÓQUEI EM PATINS - campeão nacional (sem derrotas), vencedor da Taça de Portugal, vencedor da Taça Europeia feminina.
VOLEIBOL - tricampeão nacional, vencedor da Taça de Portugal e da Supertaça, vice-campeão da Taça Challenge.
BASQUETEBOL - o pleno: tetracampeão nacional, vencedor da Taça de Portugal, da Supertaça e, ainda, da Taça da Liga e da Taça António Pratas.
FUTSAL - vencedor da Taça de Portugal e candidato finalista do campeonato. Em femininos, vencedor da Supertaça e ainda candidato a campeão nacional). 
ATLETISMO - campeão em pista coberta (masc.), de corta-mato e estrada (masc. e fem.).
Os títulos são 21 e podem chegar a 23 (o FCP conquistou apenas dois, em andebol, e o SCP, três: uma taça europeia em hóquei, a T. Portugal em futebol e pista coberta fem.). Um trabalho notável, uma inversão do trajecto conformado e cinzento de outrora, uma estratégia de um Benfica global. Excelente formação, contratações criteriosas, escolha de técnicos de craveira e provas dadas.

P.S. O Sporting venceu com merecimento a Taça de Portugal. Nestas coisas do futebol, costumo fazer o raciocínio ao invés: se o Benfica tivesse jogado 100 m com menos um jogador, a perder 0-2 logo no início e tivesse, no fim, levantado a Taça, eu rejubilaria de uma tão sofrida quanto encantadora vitória. Esta época, só deu Lisboa!"

Bagão Félix, in A Bola

Nico...

O rato Mickey e Jorge Jesus

"É um clássico da Disney com o qual me cruzei por acaso e, de tão estranho, admito que ande fora do circuito habitual. Mickey e Minnie vão parar a uma cidade onde tudo acontece ao contrário do que nos parece normal: por exemplo, ao irem a uma loja fazer compras recebem, do vendedor, o artigo pedido e ainda dinheiro. Ao insistirem que querem eles pagar, a polícia é chamada e os dois ratos acabam na cadeia. 
Este episódio tem largas dezenas de anos, mas se um dia a equipa da Disney resolver fazer-lhe uma actualização pode - fica a sugestão - colocar os heróis num avião e fazê-los aterrar em Portugal. É que por cá nada é como seria suposto. Para simplificar esta crónica, falemos apenas de futebol.
No Sporting, por exemplo, a permanência do treinador que ganha uma Taça e faz campeonato dentro das expectativas (das realistas, não das megalómanas) é assunto incómodo para o presidente, e nem o facto de Marco Silva ter mais três anos de contrato o leva a garantir perentoriamente que são falsas as notícias de que o mister terá guia de marcha...
Pior ainda está o Benfica. Além de se passar a mensagem de que Jesus só renova contrato se aceitar baixar o ordenado, os dirigentes que andaram anos à procura de treinador que fosse capaz de ganhar um campeonato estão agora com dúvidas sobre se devem continuar com aquele que conquistou 10 títulos em 6 anos (três campeonatos, uma Taça de Portugal, 5 taças da Liga e uma supertaça).

PS: Há anos que a União Europeia tenta legislar no sentido de moralizar o negócio do futebol, mas sempre a medo. Também por isso, o facto de a machadada na FIFA ter sido dada pela justiça norte-americana é uma enorme derrota política."

Nuno Perestrelo, in A Bola

Um dia, um dia...

"E será trágico

Sejamos claros: a viciação de resultados existe no futebol e, ao mesmo tempo, Portugal tem-se revelado um paraíso para a corrupção. A coincidência não chega a constituir sequer prova circunstancial, pelo que não faz do Penafiel mais culpado do que era anteontem. Um dia, porém, vai surgir um caso a um nível mais alto do que aqueles que já surgiram. E não façamos confusão: nem a violência nem sequer o doping poderão atingir uma modalidade tão directamente no coração como a viciação de resultados...

A OPORTUNIDADE
Haverá dimensão? Parece intensificarem-se os sinais de que Bruno de Carvalho e Marco Silva podem reentender-se. Talvez se trate de necessidade: se o treinador quiser mesmo ficar, o Sporting não poderá gastar numa rescisão aquilo que não tem para reforços. E, contudo, que bela oportunidade esta para demonstrarem ambos a dimensão humana e intelectual que se exige às duas principais figuras de um clube como o Sporting... Vençam as resistências em prol do bem comum e, quanto a mim, devem lá ficar anos. 

FECHA A PORTA
Apaga as luzes Blatter não se demitiu uma semana tarde de mais: demitiu-se anos tarde de mais. A última semana foi para quê? Para não dar aos adversários o gosto de tomarem o poder? Para lançar o caos do vazio directivo? Para tirar fotocópias aos documentos dos submarinos?"

Joel Neto, in O Jogo

A queda

"Depois da patética eleição a que assistimos na Suiça, confessei a minha convicção de que Joseph Blatter não conseguiria levar até ao fim este mandato à frente da FIFA. A derrocada generalizada dos seus lugares-tenente na superestrutura do organismo indiciava claramente que uma nova era estava no horizonte. Se melhor ou não, logo se verá, isso é outra questão. Mas nunca me passou pela cabeça a possibilidade do velho imperador do regime cair apenas quatro dias depois.
Como é simples de deduzir, esta retirada de Blatter não terá tanto a ver com o coro quase unânime que exigia a sua saída, mas mais com a pressão do lado judicial. O presidente, mesmo num cenário absurdo, foi a votos (até chegou a dizer a Platini que agora "era tarde" para se demitir), o que mostrou que ainda considerava possível manter-se à tona de água enquanto toda a gente à sua volta naufragava. O problema é que as investigações em andamento, mais tarde ou mais cedo, acabariam também por colocá-lo no centro da turbulência. Ninguém de bom senso acreditaria que o líder máximo da FIFA não fizesse a menor ideia do vendaval de corrupção que varria a organização.
Deixemos a investigação decorrer e olhemos agora para o que se pode perspectivar internamente. As próximas eleições vão ser determinantes para o futebol mundial. E seja quem for o sucessor de Blatter terá uma tarefa brutal pela frente. Antes do mais, terá de promover uma limpeza na estrutura e desmontar a rede que durante décadas sustentou o poder vigente. Complicado, até porque não podemos esquecer-nos de que a FIFA resulta do somatório de confederações que, por sua vez, são o resultado da agregação de federações dos vários continentes. Além de que ninguém terá a noção exacta de até onde vai esta teia em termos planetários.
Já se percebeu, contudo, que a UEFA tem um papel crucial neste xadrez. Liderou a contestação a Blatter e é a confederação com maior peso desportivo e financeiro. E, aqui, surge inevitavelmente o nome de Michel Platini que, provavelmente, já não contaria com este cenário de eleições antecipadas na FIFA. De qualquer modo, seja por ele ou por alguém que decida apoiar, a UEFA sabe que os olhos de toda a gente vão virar-se para ela. Um teste também fundamental ao poder que a Europa representa no contexto global do futebol."

Blatter a mais

"Os males portugueses não estão na FIFA, por isso poupem os foguetes.

Sepp Blatter é culpado. Enquanto presidente da FIFA, se não participou, conviveu serenamente com a corrupção descarada durante, pelo menos, duas décadas. Dito isto, os portugueses passavam bem sem encarneirarem neste disparate que tenta fazer de um velhote suíço o cancro do futebol. Para Portugal, Blatter foi o diretor executivo da FIFA que inventou a exploração comercial dos mundiais, de onde vêm os milhões de euros que enriquecem a FPF e pagam Cidades do Futebol. Com a saída dele, os portugueses ficam rigorosamente na mesma, ou até pior, caso o próximo presidente seja, por exemplo, europeu, na esfera da Alemanha ou da Inglaterra, e tenha a ideia brilhante de fazer na FIFA o que se faz na UEFA com os clubes: pagar às federações consoante a dimensão dos respetivos mercados televisivos. Blatter pode ser execrável, mas, num processo que já atinge as dezenas de arguidos, será um bocadinho inocente pensar-se que se resolve tudo com uma demissão. Quando há tanta gente envolvida, está claro que o problema é o sistema; e o sistema da FIFA não é assim tão diferente do sistema da UEFA, nem na forma como escolhe os organizadores de fases finais nem nos métodos dos presidentes para garantirem apoios nas eleições. O que Blatter fez com os africanos e os asiáticos, Michel Platini repetiu com os europeus de Leste. E é por causa dele que os clubes portugueses recebem menos dinheiro da Liga dos Campeões e da Liga Europa do que alemães, ingleses, espanhóis, etc. É por causa dele que, no topo da pirâmide, Real Madrid, Bayern de Munique, Barcelona, etc., estão cada vez mais ricos e distantes da ralé. É por causa dele e por causa da Europa que o futebol está avariado. A FIFA não nos aquece nem arrefece."

Caiu Blatter, mas não caiu o sistema

"Blatter demitiu-se... devagarinho. Diz que cumprirá a missão que lhe foi confiada pela maioria dos homens do comité e por isso abandonará o cargo lá para o final do ano ou princípio do próximo se, até lá, a investigação não lhe alterar os planos.
A posição de Blatter é obviamente caricata. Reeleito há menos de uma semana em condições insustentáveis de honra e credibilidade, faz, dias depois, um anúncio de resignação do cargo em conferência de imprensa sem direito a perguntas dos jornalistas.
Quase um ano é tempo mais do que suficiente para Blatter preparar a sua sucessão e esse é o perigo maior porque se pode assim projectar a continuidade de uma organização dividida entre uma aparência de moderna multinacional de sucesso e uma realidade de esquemas de subterrâneo.
Não acredito que Blatter não se queira continuar a si próprio através de um dos seus peões e com o apoio de uma seita instalada, que nem dá sinais de renúncia, nem, sequer, de arrependimento. Tal como João Havelange garantiu a eleição de Blatter como seu homem de confiança - viria a traí-lo em condições pouco dignas - Blatter abrirá caminho para um dos seus prosélitos.
É aí que estará, pois, o perigo do futuro de uma FIFA que só mudará de presidente para nada de verdadeiramente essencial mudar.
Luís Figo poderá, entretanto, voltar a ser candidato. Tem, por si, a maior de todas as razões morais para o fazer. Foi quem mais denunciou a falta de transparência da organização, quem mais fez notar a sua condição de opositor ao sistema. Deve entender que Blatter caiu, mas o sistema ainda não."

Vítor Serpa, in A Bola

No caminho certo!

"Um ano após o grande sucesso de que se revestiram as participações do Benfica, em masculinos, e Sporting, em femininos, na Taça dos Clubes Campeões Europeus realizada em Vila Real de Santo António, não foi possível, agora na Turquia, repetir os excelentes, e até então inéditos, segundos lugares colectivos então alcançados.
Era expectável, em face de um maior equilíbrio actual, com inclusivamente o Benfica a colmatar uma das suas maiores lacunas, o lançamento do dardo, com a inscrição do atleta russo Tarabin (recorde pessoal de 88.84 m), que o pódio fosse de novo o grande objectivo das formações nacionais.
Tal viria a acontecer apenas no sector feminino, com o Sporting a conseguir segurar, na estafeta dos 4x400m, o terceiro lugar, posição em que terminara já na primeira jornada. No final, a vantagem sobre as checas do USK Praga que alcançaram a quarta posição, foi de quatro pontos, mas a 27 pontos das primeiras, as espanholas do Valência Terra y Mar. Sara Moreira nos 3000 m (9.13,70) e nos 5000 (15.50,09), Irina Rodrigues no lançamento do disco (58.77 m) e Patrícia Mamona (13.87 m) foram as portuguesas que lograram vencer as respectivas provas.
No sector masculino as aspirações do Benfica eram bem maiores. Reforçado com Tarabin e com os portugueses Nelson Évora (no ano passado Marcos Caldeira fora 5.°) e com Tsanko Arnaudov (no ano passado Marco Fortes fora 2.°) a vitória final era uma real possibilidade. Tsanko e Évora venceram, tal como João Almeida, as suas provas, mas Marcos Chuva lesionou-se logo no primeiro salto e acabou em 8.° e Tarabin quedou-se por uns impensáveis 63.23 m (lançara 80.53 m na semana passada em Pequim) e foi apenas 5.º. Pontos perdidos mais do que suficientes para superar o Valência, que ganhou com apenas mais oito pontos.
De qualquer forma, os resultados mostram que o caminho, para o futuro, está certo!"

Carlos Cardoso, in A Bola

Maxi, renova

"Tem sido sublinhado que o sucesso do Benfica se deve à combinação da liderança de Luís Filipe Vieira com a competência de Jorge Jesus. A afirmação é verdadeira, mas esquece o papel crucial dos capitães de equipa. Sem Luisão e Maxi, o Benfica não seria o clube vencedor que é de novo.
O Luisão e o Maxi são grandes jogadores, mas o que os distingue não é a mais-valia técnica. A importância dos capitães mede-se pela capacidade de liderança, dentro e fora de campo, e por um passado de vitórias e de derrotas que lhes confere uma experiência acumulada que se faz sentir nos momentos decisivos. Não por acaso, o Benfica voltou a ganhar quando passou a ter referências no balneário, que se foram mantendo de ano para ano, enquanto o Porto perdeu esses mesmos exemplos. Verdade seja dita, se fosse feita uma avaliação puramente individual, não faria muito sentido manter Luisão e Maxi no plantel. São jogadores acima dos 30, com salários elevados e que terão prestações piores nos próximos anos. Mais, jogando ambos do lado direito da defesa, a sua coexistência pode antecipar problemas. Afinal, nenhum será capaz de compensar a perda de velocidade do outro. Acontece que o futebol é um jogo de equipa, onde talento e disponibilidade física individuais são apenas uma das várias variáveis relevantes. O que o Luisão e o Maxi não têm hoje compensam com atributos de valor incalculável.
Num momento em que o Benfica vai apostar na formação, a renovação de Maxi é ainda mais imperiosa. O sucesso do Gonçalo Guedes, do Renato Sanches, do Nuno Santos ou do Jonathan Rodriguez vai depender de terem quem compense a sua inexperiência e impetuosidade juvenil. Ora, no futuro próximo, o Maxi pode ser um digno sucessor do Luisão. E, como sabemos da experiência com o Luisão, considerando o que nosso capitão oferece ao Benfica, dentro e fora de campo, o seu salário até é baixo."

O basquetebol do Benfica

"Teotónio Lima e Mário Palma foram as duas grandes referências do basquetebol português e do Benfica. Cada um fez história na Luz com cinco títulos consecutivos, mas Carlos Lisboa arrisca-se a ser o treinador com mais títulos consecutivos nos encarnados. Nos anos 60, Teotónio Lima construiu um pequeno império na Luz, fazendo emergir os valores colectivos de uma equipa com um basquetebol bem organizado a partir da defesa. Notava-se que aquilo era muito trabalho do treinador, uma novidade naqueles tempos para a dimensão do basquetebol português. Teotónio Lima fechou o ciclo do penta, em 1965, tinha 41 anos!
O Benfica teve de esperar mais de duas décadas até encontrar outra equipa maravilha, que marcasse idêntica superioridade. José Curado, outro técnico da mesma linha de Teotónio Lima, deu o primeiro passo, mas seria com Mário Palma que o Benfica conheceria a sua geração de ouro. Para lá da clara supremacia interna, Palma deu uma verdadeira dimensão europeia ao basquetebol do Benfica e, por inerência, catapultou a modalidade para um mediatismo nunca visto. Ainda hoje e com alguma frequência, Palma diz estar reconhecido à excelência dos jogadores que dirigiu na Luz. O técnico tinha apenas 45 anos quando completou o penta, em 1995, na Luz.
Volvidos estes anos, Carlos Lisboa aceitou em Julho de 2011 o projecto mais aliciante da sua carreira como treinador. O Benfica perdera o título de Campeão para o FC Porto e Luís Filipe Vieira chamou o director-geral das modalidades para treinador da equipa de basquetebol, numa acumulação de cargos. Discreto e exigente quanto baste, Lisboa deu ao Benfica o primeiro tetra nos últimos 20 anos e, por isso, está em condições de superar os históricos cinco títulos seguidos de Teotónio Lima e Mário Palma. É muito mais velho (56 anos) do que os seus antecessores e a enorme experiência como jogador não o deixa desviar um centímetro que seja da essência como encara o basquetebol: um jogo colectivo, endossando todo o mérito aos jogadores e restante equipa técnica. Nunca há referências individuais.
Para a próxima época, o Benfica vai encetar uma renovação no plantel. Abre-se um outro ciclo, que será mais exigente com o regresso do FC Porto à Liga. São estes desafios que fazem empolgar a modalidade e encher pavilhões."

Pablito... para siempre!

Mirá el video con imágenes exclusivas desde el campo de juego del regreso de Pablo Aimar al Monumental.

Posted by Club Atlético River Plate on Segunda-feira, 1 de Junho de 2015

Luisão...

Resumo Segredos do 34: Luisão

Não percas hoje a estreia dos "Segredos do 34" com o Luisão.Vê aqui o resumo!

Posted by BTV on Terça-feira, 2 de Junho de 2015

Um País onde é necessário 'explicar' as notícias...

"No seguimento das notícias veiculadas hoje pela imprensa, que teve como fonte a Federbet, a qual trabalha para algumas casas de apostas na monitorização de apostas, a qual é uma mera pessoa colectiva de direito privado e não um organismo que vigia as apostas online como se uma entidade oficial e de polícia se tratasse, importa esclarecer o seguinte:
A Federbet tem vindo a oferecer, sem sucesso, os seus serviços à Liga Portugal e aos seus associados por quantias absolutamente incomportáveis. A fórmula que tem vindo a utilizar é um meio de pressão absolutamente repudiável: que ao invés de denunciar às autoridades competente, de forma reservada, sem clamor social, a suspeição de comportamentos criminais, opta por lançar a suspeição pública, sem qualquer pudor, sobre os nossos clubes e as nossas competições desportivas. O exemplo de hoje é claramente a demonstração dessa actuação.
Importa também deixar bem claro que o problema das apostas ilegais é um tema demasiado sensível para a Liga Portugal o ignorar, daí que temos vindo a desenvolver, juntamente com a FPF, contactos com o Departamento da Polícia Judiciária que investiga este tipo de criminalidade, no sentido não só de prevenir este tipo de criminalidade, mas também de estabelecer canais expeditos de denúncia.
Ainda da FPF temos recebido todo o apoio nesta matéria através de uma Empresa concorrente à Federbet que trabalha com a UEFA, mas que ao contrário daquela, fá-lo de forma reservada e sem lançar suspeições públicas que podem causar um dano irreparável na imagem dos clubes e das pessoas que neles trabalham, como agora vimos acontecer em relação à denúncia apresentada pela Federbet, cujos serviços tem, insistentemente, tentado vender à Liga Portugal sem sucesso.
Importa ainda registar que as denúncias públicas feitas anteriormente pela Federbet levaram a Liga Portugal a participar à Procuradoria-Geral da República os factos por elas relatados, cujo inquérito criminal veio a ser arquivado no passado mês de Maio, no entanto a imagem negativa que as referidas denúncias provocaram nas Competições oficiais da Liga e nos seus clubes jamais serão repostas.
Daí que a Liga Portugal apresentará ainda hoje uma participação junto da Procuradoria da República dando conhecimento das notícias publicadas mas também do comportamento reprovável da Federbet e que mais uma vez repudiamos!"



"UEFA afasta qualquer suspeita
A propósito de matéria divulgada esta terça-feira e que tem gerado estranho ruído na comunicação social, o Sport Lisboa e Benfica obteve informação junto da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) de que não existe qualquer suspeita real quanto à viciação do resultado do encontro relativo à 32.ª jornada da Liga NOS.
Questionada sobre o assunto, a UEFA confirmou à FPF que o referido jogo suscitou elevado número de apostas devido à importância competitiva do mesmo, visto que o SL Benfica estava muito perto de ganhar o Campeonato.
Qualquer extrapolação sobre esta matéria é meramente especulativa e difamatória."