Últimas indefectivações

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Venham eles...

"Por vezes sou acusado, enquanto comentador da BTV e colunista d'O Benfica, de me focar excessivamente nos adversários, incorrendo, inclusivamente, numa suposta infracção das directrizes emanadas da política de comunicação do clube, em que se pode aos benfiquistas que se preocupam somente com o Benfica.
Porém, do meu ponto de vista, preocupar-me com o nosso Benfica é precisamente o que faço com o privilégio que me é oferecido, mesmo quando as práticas portistas ou sportinguistas são o tema central das minhas análises. O Benfica não compete sozinho ou unicamente contra si próprio. O Benfica está inserido num contexto que, por sua vez, é constituído por diversos agentes, cada qual com um determinado comportamento. Neste momento, parece-me evidente que a postura dos nossos rivais é norteada por um objectivo partilhado entre si, o qual, numa primeira fase, se confunde com o interesse de cada um e, por isso, vai adiando o risco de colisão. Por outras palavras, Sporting e Porto pretendem interromper a hegemonia benfiquista no futebol português. Até ver, o importante para eles é que o penta benfiquista seja evitado. Se, por acaso, o Benfica não puder ser campeão, só um deles poderá sê-lo, e aí, sim, um deles dará o primeiro passo contra o outro. Compete-nos zelar pelo adiamento desse momento, pelo que teremos de ser competentes no campo e fora dele, denunciando os ataques infames gizados no Lumiar e nas Antas, combatendo a fusão de interesses entre os principais adversários e defendendo-nos dos sucessivos ataques protagonizados por desesperados aparentemente sem quaisquer escrúpulos. É pena que assim seja, mas é o que temos..."

João Tomaz, in O Benfica

Obrigado!

"Nos últimos quatro anos tenho tido o prazer e a sorte de dar o meu pequeno contributo à BTV e, mais recentemente, a este digno jornal que vos chega às mãos. Umas vezes de forma mais acertada do que noutras, mas sempre com a paixão pelo SL Benfica que já muitos de vocês conhecem. E cá estarei enquanto quem decide estas coisas achar que a minha voz é necessária.
Calma, isto não é uma despedida, é antes um agradecimento. Um obrigado a quem acompanha os meus comentários e crónicas. Isto vem a propósito de diversos contactos que tenho tido com benfiquistas como eu nas mais variadas ocasiões e eventos. Contactos cara a cara que muito aprecio, em vez de mensagens escondidas atrás de um teclado.
Já tinha acontecido nas imediações do nosso estádio em dias de jogo, em manifestações de rua nos dias da Liberdade e do Trabalhador e, no fim de semana passado, foi na Festa do Avante!, provavelmente o maior evento político, cultural e gastronómico do nosso país. E onde vou todos os anos com grande orgulho. Quem também por lá andou foi o presidente Luís Filipe Vieira ou o gloriosos António Simões, entre milhares de outros benfiquistas.
E como é bom ter estes minutos de conversa convosco, partilhar piadas e preocupações, afinar críticas contra quem nos inveja e quer mal. Caros amigos e amigas, obrigado por me chamarem quando vou a passar, por meterem conversa comigo, por seguirem as emissões da BTV e lerem o jornal do Benfica. Esta é uma grande família e é sempre bom pôr a conversa em dia.
Um abraço a todos e Rumo ao Penta!"

Ricardo Santos, in O Benfica

Adeus, Deus

"Na Grécia Antiga, imperava uma religião politeísta, ou seja, o povo acreditava em vários deuses. Atena, por exemplo, simbolizava a sabedoria; Poseidon era o rei dos mares. Acima destes e outros, havia ainda o governante do Olimpo: Zeus. Até aqui, nada de novo. Espero não estar a maçar o leitor com esta aula de História. Sucede que chegou a hora de reescrever parte desta fascinante mitologia. Merece respeito, mas carece de um urgente actualização: há um deus grego por enaltecer.
Um divo de barba rija e 86 Kg encantadores - ou tenebrosos, conforme a perspectiva. Como o leitor já terá percebido, falo de Konstantinos Mitrolgou. Um deus da era moderna, capaz de reunir num só pé esquerdo todos os poderes repartidos pelas 12 divindades do Olimpo. Porém, o lar de Mitroglou era outro: o Estádio da Luz. Ainda assim, não raras vezes, o malandro saía de casa para cometer atrocidades noutras moradias.
Reconheço o esplendor de Zeus e companhia, todavia não há registo algum de façanhas notáveis por aí além (leia-se, golos pelo Benfica). Segundo consta, Atena era a deusa da sabedoria, mas foi Mitroglou quem certa noite, teve a astúcia de iludir meia equipa do SC Braga e enfiar a bola pelo meio das pernas de Marafona; qualquer bom livro da Grécia nos diz que Poseidon é o deus do mar, contudo, foi Mitroglou o responsável por uma das maiores inundações alguma vez vistas: a enxurrada do Estádio de Alvalade, a 5 de Março de 2016, pelas 21h05.
Mitroglou saiu, mas por um lado é bom: 17 guarda-redes resolveram o problema de incontinência urinária. Bem, nem todos: apenas aqueles que ainda não encontraram pela frente o Seferovic."

Pedro Soares, in O Benfica

Uma noite inesquecível

"Era quarta-feira, 3 de Setembro de 1980. Passaram 37 anos. O Benfica disputava uma eliminatória da já extinta Taça das Taças frente aos turcos do Altay Izmir, dos quais pouco ou nada se voltaria a ouvir falar. Da 1.ª mão vinha uma igualdade a zero. Depois de muito insistir, lá consegui convencer o meu pai a levar-me ao jogo. Tratava-se do realizar de um sonho: ver com os meus próprios olhos aquelas camisolas berrantes, numa noite europeia, em pleno Estádio da Luz, perante o clamor das bancadas repletas. As histórias que ele me contava de tempos idos – algumas vividas ainda no Campo Grande -, e que eu ouvia atentamente desde tenra idade, aguçaram-me o apetite para um dia poder, também eu, presenciar ao vivo as glórias do clube que já então entrara de forma avassaladora no meu coração e na minha vida.
Chegados ao estádio, o meu pai comprou-me uma pequena bandeira vermelha e branca, que ainda guardo religiosamente. E lá entrei para a bancada lateral do lado oposto ao Terceiro Anel, o que significa que o tinha, imponente, mesmo diante de mim. Não consigo descrever o impacto que me causou o estádio iluminado, o bailado das estrelas em campo, todas as cores e todos os sons que mal conseguia devorar. Nem acreditava que estava ali, justamente no local que enchia a minha imaginação, e que até então apenas vira em fotos de jornal. Chalana, Humberto, Nené e César marcaram os golos. Ficou 4-0. Uma estreia perfeita, o guião de um filme com final feliz.
Nos dias seguintes ainda me beliscava para sentir que era verdade. Dessa vez, eu tinha mesmo lá estado."

Luís Fialho, in O Benfica

Gente séria

"Eles andam tão excitados, que até se esquecem do que tem acontecido nas últimas época: ao clube do fundo do Campo Grande, os delírios esfumam-se normalmente por alturas do Natal; e sobre os de Contumil, apesar dos 'grandes' jogadores e treinador que arregimentaram, todas as dúvidas continuam larvares, tão fora como dentro da agremiação e, até, no interior e no exterior do país. Por isso mesmo vão desembolsando os milhões e os tostões que só Deus sabe, a comprar jogadores e treinadores às paletes de terem de os despachar depois, uns atrás dos outros; ou, lá em cima, a fazê-los regressar à pressa, a penates, para irem apagar fogo autoincendiado, no tempo em que as vacas estavam gordas e esparrinhavam quase todo o leite na ordenha.
Nada do que por ali se vai vendo além de toda a pólvora seca, num lado e no outro, é feito comedidamente, com ponderação e preparo: o compasso com que os 'sempre em festa' desenham a cadência normal da sua vida colectiva baseia-se nos repelões e nos pulos com que vão celebrando fugazes vitoriazinhas de Pirro; e dos outros, os mais reservados e inteligentes que ainda por lá haverá, há muito que reservam forças e recursos para o implacável 'day after' que cada vez mais se lhes desenha como espectro e tudo acabar mergulhado nas provinciais farroncas...
Estamos melhor do que eles, felizmente. E melhor viremos a estar, certamente. Além das contas definitivas que se fazem só no fim das competições, já temos a certeza de que, mesmo as parcelares, as que se vão fazendo no Benfica à medida que os projectos se erguem e vão desenvolvendo, são contas sérias feitas por gente séria, cumprindo os cânones e os trâmites."

José Nuno Martins, in O Benfica

Transparência

"(I)
É curioso que a macroideia colectiva das sociedades hodiernas se arrime em pressupostos completamente errados e inadequados. Hoje em dia, vigoram os princípios mais absurdos sobre as diversas realidades societárias, e profetizo que a durabilidade das sociedades actuais não vai ser duradoura. Ter direitos e exercê-los não é sinónimo de bacoquice, nem sinónimo de abuso de exercício desse direito. Nem deve um direito ser utilizado como arma de arremesso contra alguém, para o denegrir e fazer crer na população que o outro está errado! Mas a verdade é que são!
Existe uma crise de conhecimento muito profunda. Tornou-se tão fácil, a quem dão voz e imagem, moldar e domar as mentes humanas ao sabor dos seus interesses.
É tão fácil!

(II)
A Lei n.º 101/2017, de 28 de Agosto (nunca assisti a tantas leis que tivessem sido publicadas em Agosto como neste ano!), veio legislar sobre isto:
Defesa da transparência e da integridade nas competições desportivas (terceira alteração ao Decreto -Lei n.º 248 - B/2008, de 31 de Dezembro, e segunda alteração aos Decretos-Leis n.º 273/2009, de 1 de Outubro, n.º 10/2013, de 25 de Janeiro, n.º 66/2015, de 29 de Abril, e n.º 67/2015, de 29 de Abril).
E, nessa sequência, teve como objecto a imposição de deveres de transparência relativos à titularidade do capital social das sociedades desportivas e ao reforço da credibilização das competições, bem como obrigações para as federações desportivas no investimento em programas de defesa da integridade e da verdade desportivas nas competições. Vejamos algumas:
- É proibido à entidade que detenha, isolada ou conjuntamente, uma posição maioritária no capital social de uma sociedade desportiva ou que nela exerça uma relação de domínio, nos termos do disposto no artigo 21.º o Código de Valores Mobiliários, deter mais de 10% do capital social de outra sociedade desportiva na mesma competição ou prova desportiva.
- A relação dos titulares ou usufrutários, individuais ou colectivos, por conta própria ou por conta de outrem, de participações qualificadas no capital social de sociedade desportiva é de comunicação obrigatória à entidade da administração pública com atribuições na área do desporto e à federação dotada de utilidade pública desportiva na respectiva modalidade, bem como às ligas profissionais, no caso das competições profissionais.
- Para os efeitos do disposto no número anterior, considera-se participação qualificada a detenção isolada ou conjuntamente, de pelo menos 10% do capital social ou dos direitos de voto.
- Toda a informação comunicada é de acesso público, através da sua disponibilização nos sítios electrónicos oficiais da entidade da administração pública com atribuições na área do desporto e da federação dotada de utilidade pública desportiva na respectiva modalidade, bem como da liga profissional de clubes, no caso de competições profissionais, sendo especialmente criada para o efeito uma base de dados.
- Exceptua-se da disponibilização prevista no número anterior a informação comunicada que se encontre salvaguardada pelo regime legal de protecção de dados pessoais.
Será que isto irá resolver alguma coisa? Tornear a participação qualificada de 10% é complexo, mas não impossível. Basta perceber a sério de participações sociais. Mas quem tem a temer será certamente a geringonça bicéfala do futebol - os amigos de Charlie, que agora são muito unidos!"

Pragal Colaço, in O Benfica

Mais fraude fiscal

"Através de um errata, veio a FC Porto SAD rectificar a informação que havia prestado ao mercado sobre as suas contas semestrais da época de 2016/2017, ou seja, desde 1 de Julho de 2016 até 31 de Dezembro de 2017.
Lê-se nessa nota que:
'Errata
A Futebol Clube do Porto - Futebol SAD, nos termos e para o efeito do disposto no artigo 248.º-B do Código dos Valores Mobiliários e no artigo 14.º do Regulamento da Comissão de Mercados de Valores Mobiliários n.º5/2008, vem corrigir a nota 20 dos anexos às Demonstrações Financeiras Consolidadas, referentes ao Relatório e Contas Consolidado do 1.º semestre de 2016/2017 ontem publicado:
20. Entidades Relacionadas
Os saldos e transacções entre a Sociedade e as suas subsidiárias, as quais são partes relacionadas desta, foram eliminados no processo de consolidação e, consequentemente, não são relevados nesta nota'.
Os principais saldos com outras entidades relacionadas, identificadas abaixo, em 31 de Dezembro e em 30 de Junho de 2016 e as principais transacções realizadas com essas entidades durante os períodos de seis meses findos em 31 de Dezembro de 2016 e 2015, podem ser detalhados como se vê, (...)
Isto com referência às transacções. (...), com referências aos saldos.
O ficheiro com a errata denomina-se Microsoft Word - Errata_RC-1S16_Partes-Relacionadas_Energy-Soccer-docx.
Mas então Alexandre Pinto da Costa não saíra de sócio da sociedade? Mas que tem a Energy Soccer que ver com esta errata? Quem a fez? Mas o que se esconderá por detrás desta evidência?
E leia-se mais esta pérola:
'O Futebol Clube do Porto é o principal accionista da FC Porto SAD, sendo a Euroantas detida em 53% e a FC Porto Serviços Partilhados, S.A. detida em 96% por esta entidade'.
Adicionalmente, é apresentada acima informação dos saltos e transacções do Grupo com as empresas Sportinveste - Multimédia, S.A. (Sportinveste) e PPTV/Olivedesportos - Publicidade Televisão e Media, S.A. (Olivedesportos), dado que o presidente do conselho de administração destas entidades é accionista de referência da FC Porto, SAD.
Investigue-se!"

Pragal Colaço, in O Benfica

Benfiquismo (DXC)

Luz especial...!!

Aquecimento... Futebol de volta