Últimas indefectivações

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Os milhões da treta...

"Imagine-se, por absurdo, obviamente, que um dos principais empresários portugueses comentava uma determinada operação de uma empresa cotada em Bolsa de um dos seus rivais, afirmando que esta tinha envolvido «milhões da treta». Sempre atenta ao Mundo, a Comissão de Mercados de Valores Mobiliários (CMVM), decidia, dentro dos direitos que detém, pedir explicações adicionais sobre a operação a esse empresário, ao arrepio, até, do que vinha sendo a sua prática corrente em casos semelhantes com outras entidades.

Perante este cenário, que colocava numa posição no mínimo ingrata perante a opinião pública, este fornecia à CMVM - que entretanto suspendera as acções da empresa visada - todas as informações requeridas sobre a tal operação. Verificados os dados, a CMVM concluía que nada de anormal se passara e levantava a suspensão sobre as acções. Porém, os danos provocados à imagem da empresa visada eram já irreversíveis. O que faria a CMVM num caso destes?

Como agiria a CMVM relativamente a quem levantara a infundada suspeição se os nomes em causa fossem os de Américo Amorim, Belmiro de Azevedo ou Soares dos Santos?

Os termos em que Pinto da Costa, no Porto Canal . no primeiro dia em que este operador passou a estar na órbita portista - se referiu à transferência de Roberto para o Saragoça, afirmando que se tratava de «milhões da treta» merecerá alguma acção da CMVM? Porque o que aconteceu foi que o presidente da SAD do FC Porto, empresa cotada em Bolsa, lançou forte suspeição, não sustentada, como se viu, sobre uma operação da SAD do Benfica, também cotada em Bolsa. A tudo isto, o que terá o regulador a dizer? A palavra à CMVM..."


José Manuel Delgado, in A Bola

O melhor arranque de sempre

"Caros Benfiquistas:
Cá estamos nós na melhor parte de um época futebolística: o arranque. Tudo parece possível! Os jogadores que ficaram vão render mais, os que foram embora não vão fazer falta e os novos podem ser grandes craques. E é assim todos os anos, por muitos Pringles, Rojas ou Jorge Soares que por cá passem. Claro que o nosso enorme e sofredor coração ficou partido com a partida do nosso querido Fabinho para Madrid - este não é, decisivamente, um bom momento para a esquerda em Portugal, Sócrates e Louça que o digam -, mas fica um pequeno consolo: os 'espanhardos' nunca conseguirão pronunciar correctamente o nome do oxigenado das Caxinas, irão ter de resignar-se com 'Coentrallo' ou algo assim, por isso 'Coentrão' só mesmo nós. Já para não falar dos 30 milhões . outro bom consolo.
O que mais parece preocupar quem acompanha a nossa pré-época é o número de jogadores que integra o plantel, que será o suficiente para fazer três equipas. Se calhar até nem seria mau o Benfica poder inscrever mais duas equipas na 1.ª Liga, ao menos aí poderia falar-se realmente de 'três grandes'. Mas não, não se preocupe a concorrência, não queremos tirar o lugar a nenhuma outra agremiação desportiva, por reduzida que seja a sua expressão em termos de adeptos. É fácil para nós percebermos a reacção que lhes causa ver tanta gente num plantel. É mais ou menos o mesmo que lhes acontece quando veem o número de pessoas que enche as bancadas em qualquer estádio em que o 'glorioso' jogue, em qualquer país que seja - faz-lhe confusão.
Também para as publicações desportivas esta altura da época é entusiasmante. Tanto que as coisas, para eles, parecem acontecer mais devagar. Entre o anúncio de interesse do clube num jogador e a efectivação do mesmo passam-se incontáveis etapas, como se tivéssemos regressado à altura dos Descobrimentos e os jogadores de futebol viajassem para Portugal numa caravela: 'Benfica interessado em jogador X'; Pai diz que Benfica era o sonho do filho', dia seguinte; dois dias depois, 'Ele vem aí'; mais uns dias, 'Jogador confessa: foi a melhor coisa que me aconteceu'; 'Ele está a vir', já no final da semana; 'Está quase a chegar', tanto tempo depois que já ninguém se lembrava; sendo que isto se pode arrastar durante toda a pré-época e mesmo nem se concretizar, não interessa, o jornal foi impresso e vendido, isso é o que interessa. E ninguém faça contas ao número de atletas que os desportivos inscrevem no Benfica. Nem o Strauss-Khan descalçava esta bota.
Resumindo, benfiquistas, vamos a isso! Vamos apoiar a nossa equipa desde o início, esperar que este ano seja de vitórias, que consigamos ganhar o maior número de provas possível. E se nada disto acontecer, que o nosso querido JJ nos dê outro tipo de alegrias. Por exemplo, cultivar uma grandessíssima bigodaça! Já imaginaram? O JJ com um bucetão do género Artur Jorge (pré-lobotomia), daqueles que puxam os pelos do nariz até ao queixo? Preferia isso a ganhar a Champions!
Abraço a todos!"

Francisco Menezes, in Mística

FC Porto desatento com Witsel

"O Benfica cumpriu frente aos turcos a sua obrigação, e com relativa facilidade passou um adversário que sendo inferior continha perigos.

O sorteio de hoje pode ditar a tarefa mais difícil. Evitar Rubin Kazan a todo o custo, dificuldades grandes com Udinese e Twente preferindo pois Zurique ou Odense que nos colocam «quase» na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Axel Witsel foi agradável novidade. Recebi até um SMS de um amigo que não percebia como é que o FC Porto perdeu este talento para o Benfica. Desatentos os portistas, para mais porque este não precisava de ficar 180 dias em vinha de alho antes de vir.

Mais um jogo em que Aimar mostrou que velhos são os comentadores que não vêem o que ele joga e corre.

Vi as derrotas de Sporting e FC Porto do último fim-de-semana. São diferentes. O Sporting mostrou o quanto ainda tem que melhorar para chegar à frente, vê-se que Domingos está menos eufórico que os adeptos porque é mais realista. Já o FC Porto perdeu mas mostrou muita qualidade, muita agressividade e irá começar a época oficial num nível forte e preocupante para os adversários.

O Benfica não poderá repetir um início de campeonato intermitente sob pena de já não haver tempo de lutar pelo êxito. Este ano tem que ser desde início à Benfica. Gerir a qualidade é mais fácil do que as fragilidades mas será importante estabilizar uma equipa com a ideia de Jorge Jesus assimilada.

Tenho visto com agrado Rodrigo no campeonato do mundo de sub-20, não tenho dúvidas que está ali muito talento e um enorme potencial, não queiramos fazer dele aquilo que ainda não é, porque com tempo estará ali um grande avançado.

Amanhã vale a pena ir ver Robin Van Persie e homenagear Eusébio, porque há coisas que quem gosta de futebol não pode deixar de fazer. O futebol é mais bonito porque houve um Eusébio e porque há um Van Persie."


Sílvio Cervan, in A Bola

FC Twente







Não vai ser fácil, mas temos equipa para eles. Estão num nível parecido com o PSV, portanto ao nosso alcance... Rápidos, altos, dão porrada, jogam directo, o Bryan Ruiz é o melhor jogador, mas o Janko, e o Landzaat também são bons. Ainda joga lá o Rosales, e o Mihaylov... Será também o reencontro com o Co Adriaanse, que substituiu o 'nosso' Preud'Homme!!!




Estamos a 180 minutos da Champions, prestigio e dinheiro... mas recordo que neste momento, o pior que nos pode acontecer é jogar a Liga Europa, que financeiramente é pior, dá menos 'pica', mas desportivamente é mais realista, há dois anos a embalagem Europeia que tivemos nos jogos da Liga Europa foi importante para o título, e a embalagem negativa dos resultados na Champions o ano passado, foi também importante na falta de crença da equipa e principalmente dos adeptos...


Dito isto, vamos à Champions!!!