Últimas indefectivações

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Eusébio Cup: mais do que um jogo




A Eusébio Cup deste ano, contra o Torino, é muito mais que um jogo de futebol. É um encontro com a história do futebol, na sua vertente mais bonita. Quando, na companhia do meu colega Alcino António e do Padre Delmar, fomos a Turim jogar a Meia final da Liga Europa com a Juventus, deslocámo-nos ao local do trágico acidente. Superga, que vitimou a equipa do Grande Torino. A vários quilómetros do centro, mesmo ao lado da Basílica de Superga, eram centenas os adeptos que esperavam a mais simples das homenagens e a mais justa das evocações, dum facto que apesar de trágico ligou Benfica e Torino até à eternidade. Depois das fantásticas palavras do Padre Delmar, foram dezenas os adeptos que, comovidos e a chorar, nos agradeciam a atitude evocativa e simbólica do Benfica. Naquela época, década de 40, o Grande Torino era a melhor equipa do mundo, a que mais títulos tinha em Itália e mais deslumbrava na Europa, e ainda hoje é considerada uma das mais fabulosas na historia do futebol. Nos olhos lavados de lágrimas dos italianos, nos pedidos para voltar a jogar connosco (muitos compraram bilhetes na candonga para ir torcer pelo Benfica contra a Juve), vivi, com Alcino António, um dos dias mais arrepiantes como dirigente do Benfica. Quando eliminamos a Juventus tínhamos adeptos do Torino à espera no aeroporto, na loja do clube faziam-me descontos por ser do Benfica. Jantei com dirigentes do Torino, comprei livros e percebi a dimensão da equipa e do desastre. Percebi porque era o meu avô do Torino e o porquê de mais de meio milhão de pessoas num funeral depois daquele 4 de maio de 1949. A Eusébio Cup deste ano é o lado mais bonito do futebol, os mais novos podem não perceber o alcance, mas em cada lágrima que escorreu na cara daquelas centenas de italianos pelas palavras do Padre Delmar, havia um milhão de razoes para um Benfica-Torino na Eusébio Cup. O dia 27 de Julho será de Eusébio, mas será também de Mazzola, Rigamonti, Menti, Loik, Gabetto… Agora que estão juntos no reino dos Imortais.

Sílvio Servan, in A Bola

Benfiquismo (CXLIV)

Humberto Coelho, estilo inconfundível...

Benfica na Taça Intercontinental de Futsal


O Benfica vai a disputar o Taça Intercontinental ao Qatar que reúne algumas das melhores equipas do Mundo do Futsal.


O treinador Joel Rocha, à BTV refere que “A participação nesta Taça significa o prestígio e o respeito que o Benfica tem, quer enquanto Clube, quer a sua Seção de Futsal, um prestígio que tem granjeado por essa Europa fora e, neste caso, até isso extravasa pois vamos disputar uma Taça Intercontinental. É um motivo de orgulho e satisfação”, O SL Benfica está no Grupo B da competição, juntamente com o Inter Movistar de Ricardinho, o Magnus de Falcão e os locais do Al Rayyan SC enquanto que no grupo A disputam a prova o Barcelona, os brasileiros do Carlos Barbosa, os russos do Dínamo de Moscovo e o iranianos do Tasisat. A estreia dos “encarnados” está marcada para o dia 24 frente ao Magnus Futsal, na Ali Bin Hamad Al Attiya Arena, seguindo-se, no dia seguinte, o confronto com os espanhóis do Inter Movistar (Ali Bin Hamad Al Attiya Arena). No dia 26 a Fase de Grupos fecha com um duelo frente ao Al-Rayyan SC (Aspire’s Ladies Sports Hall). Todos os jogos vão ser disputados às 20h45, hora de Lisboa. As meias-finais marcadas estão para o dia 28, disputadas pelos dois primeiros de cada grupo, em sistema cruzado. No mesmo dia, mas noutro pavilhão, estão marcados os jogos que definem a classificação do 5.º ao 8.º lugar. A final, por seu turno, decorrerá no dia 29, assim como o jogo que ditará o 3.º e 4.º lugar. De entre as oito equipas, estarão representados seis países, numa competição que coloca os holofotes do Futsal no Médio Oriente. Esta será a 3.ª vez que o SL Benfica participa na prova, depois de ter alcançado o 4.º e 3.º lugar, nas edições de 2007 e 2011, respectivamente.

In Rtp.pt

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Protocolo Assinado



O Benfica e o Gaziantepspor assinaram um protocolo de cooperação visando diferentes áreas como infraestruturas de treino, cooperação e troca de conhecimentos a nível financeiro e ainda transferência ele jogadores.
O acordo foi alcançado, ontem, no Estádio ela Luz com a visita do presidente do clube turco, Mustafa Kyzyl, que oficializou o acordo com Luís Filipe Vieira e o administrador da SAD encarnada, Rui Costa. Na reunião esteve ainda o empresário Ulisses Santos, que mantém uma boa relação com os dois clubes. Com este protocolo o Benfica assegurou a vinda cio jovem Serkan Bakan, um médio-ofensivo de 15 anos. O Gaziantepspor, por seu lado, também conta receber alguns jogadores da Luz. Na época transata o lateral-esquerdo Marçal já representou o clube turco por empréstimo, e é possível que regresse após fazer a pré-temporada no Benfica.

In Record

Benfiquismo (CXLIII)

Toni no seu estado puro...

Benfica anuncia calendário da pré-época

Estágio nas instalações da federação inglesa de 17 a 24 de Julho




O Benfica anunciou, através do site oficial, o calendário de pré-época já definido, confirmando o estágio em St. George Park, o centro de treinos da federação inglesa, de 17 a 24 de Julho.
Antes, porém, a equipa de Rui Vitória vai trabalhar no centro de estágio do Seixal, a partir do próximo dia 28 de Junho. E ainda antes do estágio inglês vai disputar a Algarve Football Cup, onde defrontará o Vitória de Setúbal (14 de julho) e o Derby County (16 de julho), no Estádio do Algarve, conforme já anunciado.
Para já o calendário de pré-época contempla mais dois jogos: a recepção ao Torino, para a Eusébio Cup (27 Julho) e a visita ao Lyon (31 de Julho), que o emblema francês tinha anunciado pouco antes.

In Maissfutebol.iol.pt