Últimas indefectivações

sábado, 28 de março de 2020

No meu mundo corre tudo às mil maravilhas

"Enquanto durar esta coisa, podem contar, aqui neste cantinho, com resultados, entrevistas, escândalos de mais de três centímetros e um vasto noticiário sobre uma carrada de acontecimentos extraordinários que nunca acontecerem

No meu mundo não há aquela coisa. Em não havendo aquela coisa, está tudo como era suposto estar. E, por isso é urgente retomar, sem preconceitos, a discussão filosófica sobre os três centímetros que a linha do VAR considerou para anular um golo ao FC Porto no último jogo antes daquela coisa chegar. Contra quem foi o jogo? Já ninguém se lembra? É verdade. E é, pior ainda o desleixo. Não pode ser este abandono, este desalento esta apatia, esta rendição. Salutares e atentíssimos ao que se passa no futebol português é como nos devemos posicionar, por vício e consequente obrigação moral, ainda que nada se passe. No meu mundo, por exemplo, passa-se tudo como se nada de invulgar se passasse. Posso até adiantar que o Benfica está outra vez na liderança isolada do campeonato nacional. Foi canja. E muito graças ao Gabriel, que regressou em grande depois de uma paragem forçada de dois meses por causa de um vírus ocular. Um vírus ocular, puf... que brincadeira de crianças.
Era assim que os nossos jornais desportivos se deviam comportar perante a situação criada por aquela coisa. Inventando. Seguido escrupulosamente o calendário da Liga principal e inventando sem dó nem piedade os relatos, os resultados e as polémicas de todos os jogos, jornada a jornada. Só pode ser esta a receita. Eu, confesso, compraria o jornal que me garantisse numa primeira página pintada a vermelho que o meu clube já seguia na frente outra vez graças ao hat trick de Dyego Sousa no jogo de Portimão à extraordinária exibição de Odysseas Vlachodimos no jogo como Tondela e, muito principalmente, graças aos três penáltis falhados por Alex Telles nos três jogos do FC Porto vá lá saber-se contra quem. Sim, porque isto de falhar penáltis toda a todos.
Eu compro o jornal que me traga aquela grande entrevista com o Gabriel estampada em manchete. Gabriel celebrando a sua total recuperação e o seu extraordinário momento de forma. E também a sua proverbial humildade. 'Devo o hat trick ao nosso capitão', era o título em letras gordas. E, por baixo, em letras mais pequeninas, Gabriel explicava o porquê dessa divida: 'Foram três assistências milimétricas do André Almeida'. E,de novo por baixo, seguindo a mesma linha da paginação uma fotografiazinha no canto inferior direito da primeira página a ilustrar na perfeição a sintonia entre os dois jogadores André Almeida, ainda que estranhamente sem bigode, puxar de orelhas a um Dyego Sousa ainda estupefacto.
Resumidamente, enquanto houver aquela coisa podem contar comigo para o fornecimento semanal de resultados, de declarações sensacional, de escândalos de mais de três centímetros e de um vasto noticiário sobre uma carrada de acontecimentos extraordinários que nunca aconteceram. Tudo aqui, neste cantinho."

Semanada...

"O Desporto está parado dentro dos relvados e dos pavilhões. Mas tem existido algumas decisões importantes.
1. A FPF Cancelou as Provas de Formação. Uma decisão inofensiva à primeira vista mas que acaba por ser muito importante. O organismo que tutela a Liga NOS e a LedMan LigaPro não é o mesmo que tutela os campeonatos de formação, mas se um decide uma coisa, o outro deverá seguir as mesmas linhas de pensamento. Afinal, que sentido faria não haver Campeões na formação e haver na Primeira Liga? Se o Campeonato não retomar, não haverá Campeão em Portugal. Não havendo Campeão, a grande questão que fica quem é que se apura em que posição para as competições europeias.
2. Apuramento para Competições Europeias. Só vejo duas possibilidades. a) Apura-se conforme o Campeonato parou. Nesse caso FC Porto apurava-se directamente para Liga dos Campeões, Benfica ia às pré-eliminatórias da Liga dos Campeões. Braga apurava-se directamente para Liga Europa e, Rio Ave e Sporting iam às pré-eliminatórias da Liga Europa. b) Ou apura-se conforme a primeira volta terminou. Nesse caso, Benfica apurava-se directamente para Liga dos Campeões, FC Porto ia às pré-eliminatórias da Liga dos Campeões. Famalicão apurava-se directamente para Liga Europa e, Sporting e Braga iam às pré-eliminatórias da Liga Europa. Cada clube terá a sua preferência. De um lado estará o Benfica e o Famalicão. Do outro está o FC Porto, o Braga e o Rio Ave. Por um lado é verdade que não se jogaram os jogos todos e como tal o calendário que cada clube teve até agora influencia necessariamente a classificação. Por outro lado não podemos simplesmente ignorar o percurso brutal que o Braga fez na segunda volta ou os problemas todos que o Benfica teve em Fevereiro. Qualquer que seja a decisão, será sempre muito controversa. Pode ainda haver a terceira opção que é repetir os apuramentos do ano passado.
3. Corte Salarial. Um pouco por toda a Europa, os clubes estão a cortar os salários e eventualmente a questão vai chegar cá. A minha sensação é que os clubes que estão a decidir isto ou estão com problemas financeiros, ou têm a informação que os Campeonatos provavelmente não vão retomar e que terão que devolver parte do dinheiro que receberam em patrocínios/direitos televisivos a quem pagou por 17-19 jogos e só recebeu 13-14. No caso do Benfica é muito claro o que pode acontecer. Tínhamos mais de 90 milhões de euros no banco parados a 31 de Dezembro. Desde daí, pagámos 25 milhões de euros para amortizar um empréstimo obrigacionista, contratámos Pedrinho e Weigl, e vendemos o RDT (sendo que as transferências deverão ser pagas a prazo). A situação económica do clube é muito boa e tem uma almofada confortável para o que vier aí. O Benfica já recebeu o dinheiro da Champions e das transmissões da Liga NOS. Já tinha mais de 80% dos bilhetes vendidos até ao final do ano através dos redpasses. E os patrocínios que recebe da Adidas e da Emirates não são as maiores fontes de rendimento do clube. Como tal, só se tiver que indemnizar alguém é que fará sentido cortar salários. Porque de resto, o grosso do dinheiro (certamente mais de 90%) que o clube iria fazer esta temporada, já fez.
4. Reforços Suspensos. A Bola ontem lançou o nome de Leonardo Fernandez como potencial reforço do Benfica. O Benfica já negou e deixou no ar a hipótese de não ir ao mercado no próximo verão. É a decisão mais racional que se pode pedir nesta altura de muita incerteza quanto ao futuro, mas provavelmente também está a ser usada como desculpa para manter o plano inicial da estratégia da formação do clube. É um facto que reforços tiram espaço aos miúdos do Seixal. O Benfica com Mile Svilar, que fez uma época brutal na equipa B, tem uma competição à altura para Vlachodimos. Diogo Gonçalves pode ser um lateral direito muito interessante se conseguir acrescentar a parte defensiva da posição que não sabemos se tem ou não. Entre Pedro Álvaro, Morato e Branimir Kalaica, algum poderá subir. Até podem subir dois e tirar o lugar a Jardel. Se o Jota começar a ser devidamente utilizado, assim como eventuais promoções de Tiago Dantas, David Tavares, Nuno Santos e/ou Gonçalo Ramos, o Benfica consegue fortalecer as suas alas e meio campo, que foram o grande problema em Fevereiro quando os jogos começaram a acumular e o tivemos que utilizar os mesmos jogadores várias vezes num curto espaço de tempo. Há ainda a possibilidade de resgatar Filip Krovinovic que tem feito uma boa época em Inglaterra. Neste cenário, e sabendo que na próxima temporada já temos um reforço garantido - Pedrinho - acredito que seja possível minimizar uma ida ao mercado. Isto se não houver vendas. Continua a parecer-me que faz-nos falta um médio centro, um central e um ponta de lança, apesar de, tirando o ponta de lança, consigo ver soluções nos nossos quadros em todas as posições.
5. OPA Cancelada. Tem sido uma história varrida para debaixo do tapete. A CMVM não aprovou a OPA do Benfica (clube) à Benfica SAD porque desde do ano passado, o Benfica (clube) comprou o Estádio da Luz e a BTV à Benfica SAD por 100 milhões de euros a serem pagos em vinte e cinco anos. Desde daí a Benfica SAD ficou a pagar uma renda pela utilização do Estádio ao Benfica (clube). No relatório semestral da Benfica SAD é possível ver que se gastou 39 milhões de euros em "fornecimento de serviços externos" o que foi um aumento 12 milhões de euros em relação ao mesmo período do ano passado. Desses 12 milhões de aumento, 75% (9 milhões) foram gastos em “rendas e alugueres”. Ou seja, no primeiro semestre da época 18/19 o Benfica gastou um pouco menos que 6 milhões de euros em alugueres e agora, no primeiro semestre da época 19/20 gastou quase 15 milhões de euros em alugueres. O acordo entre a Benfica SAD e a Benfica Estádio (detida pelo Benfica (clube)) diz que a renda está dependente dos gastos incorridos pela Benfica Estádio. É verdade que no primeiro semestre de 19/20 o Benfica teve que mudar duas vezes o relvado e isso poderá ter aumentado o preço da renda. Mas para a CMVM foi o suficiente para não aprovar a OPA, que tinha muito por onde se pegar. Desde logo, um sócio do Presidente do Benfica poderia receber 15 milhões de euros, mais 10 milhões de lucro, nesta operação.
6. Primeiro Reforço do Futsal 20/21. Ainda não foi oficializado, mas já está um pouco por todo o lado. Nílson, fixo do Braga, vai reforçar a nossa equipa de Futsal. É um jogador de Selecção e num Campeonato que limita o número de estrangeiros, jogadores de Selecção são sempre mais valias. A meu ver, o Nílson vem substituir o Fernando Drasler e não o André Coelho, apesar de nesta altura apenas a saída do André Coelho estar garantida - vai para o Barcelona. Em relação ao Fernando Drasler, o Nílson parece-me até um upgrade. Vamos ver é que estrangeiro iremos contratar para o lugar do André Coelho. No Futsal - bem como nas outras modalidades - é importante procurar jogadores que sejam sobretudo mais valias contra os nossos adversários. O Sporting tem e vai continuar a ter pivots muito fortes por onde passa boa parte do seu jogo. Como tal, se tivermos fixos que consigam cobrir os pivots do Sporting limitamos uma boa parte do jogo ofensivo dos nossos rivais.
7. O Andebol É a Maior Modalidade de Pavilhão em Portugal. As maiores provas europeias de clubes que não são de Futebol são a Euroleague de Basquetebol e a Heineken Champions Cup de Rugby. Mas em nenhuma dessas modalidades Portugal está perto sequer das nações de topo. No entanto, no Andebol estamos. A partir do próximo ano, a Liga dos Campeões de Andebol vai começar a pagar 750 mil euros a cada equipa que se apurar para a Fase de Grupos. Ora, no caso do Benfica que no ano passado fez pouco mais de 5.5 milhões de euros de receita em modalidades e que tem tido prejuízos (receitas menos custos) na casa das dezenas de milhões de euros, estes 750 mil euros seriam um aumento de mais de 10% das receitas. Como tal, é importante que o Andebol deixe de ser a modalidade mais fraca do clube para ser a mais forte. Porque a partir de agora é a que tem maior probabilidade de ser sustentável."

Benfica de Quarentena #18 - Mariano Ortega

Cadomblé do Vata (Grande noite...)



"Taça UEFA 08/09 - 1a Ronda - 2a Mão- 02/10/2008 - Estádio da Luz
SL Benfica 2 - 0 SSC Napoli
1. Apetece-me dizer "chupa Nápoles "... mas isto é o Nápoles e eu tenho tíbias e família.
2. Primeiro jogo transmitido em directo pela Benfica TV... roubamos a transmissão do jogo contra a equipa da Máfia Italiana à televisão da Máfia Portuguesa.
3. Defrontar o Nápoles era difícil mas com Wolfgang Stark a arbitrar o nível de complicação subiu muitos degraus... a história diz-nos que quando italianos e alemães se juntam, é desastre quase certo. 
4. Não consigo ultrapassar o nojo de ver Jorge Ribeiro envergar o Manto Sagrado... e sentir que os assobiadores do Thomas e do Beto desperdiçaram excelentes apupos nos jogadores errados.
5. Di Maria é um prodígio técnico, mas é extremamente frágil fisicamente... desconfio que o Sidnei lhe anda a roubar o jantar."

[FR] Bistrot - Carnets de Voyages - de Berlin à Madrid - nos awaydays à travers l’europe

Um sonho

Chef Pimenta #3

O Brinco do Baptista #34 - Academia...

Benfiquismo (MCDLXXXV)

Bigodes...!!!

Piores tempos virão

"Não será preciso ser o génio da lâmpada para perceber que os campeonatos não vão terminar e não haverá futebol tão cedo

Na semana em que morreu Albert Uderzo, o genial autor dos irredutíveis gauleses e da sua aldeia, fica a ideia de que também nós precisamos de uma poção mágica e de um competente druida como Panoramix que nos ajude a manter as nossas aldeias.
Nesta fase de nenhumas certezas, aqui escrevi na última semana que não haveria Jogos Olímpicos nas datas marcadas. Cumpriu-se o óbvio, houve bom senso. Não será preciso ser o génio da lâmpada para perceber que os campeonatos também não vão terminar e não haverá futebol tão cedo. Por muito que nos custe, a quem gosta tanto do jogo e da sua adrenalina, essa é a única solução razoável e sensata face a realidade que vivemos. Os tempos são difíceis e vão ser ainda muito piores. A consciência da realidade ajuda a enfrentá-la, de nada serve cognitivos deslizantes criarem mundos alternativos que não existem. Para neles viverem em fantasia. Não  estamos em tempo de ficção e não haverá mais futebol esta época.
Pedro Martins, técnico do Olympiakos, disse, com sabedoria, mas foi pouco escutado, que mesmo depois de passar a pandemia as equipas precisam de algum tempo para regressar à competição. Este ano já não haverá condições para mais competições nacionais ou europeias. Não creio que haja condições sanitárias, nem grandes alterações de circunstâncias que permitam competições nas próximas 10 semanas.
A OPA do Benfica não foi por diante, as dúvidas levantadas pela CMVM e a alteração de circunstâncias justificam esta decisão. Embora, de acordo com a minha ideia de Benfica, seja sempre positivo sermos donos de nós próprios e termos o maior controlo possível sobre os nossos destinos, longe das negociatas de outros interesses e, por isso, quanto maior for o controlo sobre o nosso capital melhor. Reconheço que nestas condições foi a melhor situação. O Benfica fez bem em desistir da OPA. Acaba o ruído e isso é inestimável nesta fase. Não penso como Eça Queiroz n'A Correspondência de Fradique Mendes: «Todo o jornal destila intolerância (...) e cada manhã a multidão se envenena aos golos com esse veneno capcioso». Mas a verdade é que o ódio ao Benfica, as dúvidas legítimas ou a mera ignorância alimentavam diariamente ruído e histórias sem nexo que em nada beneficiavam o clube e o seu presidente. Nestas condições, assim é melhor para o Benfica.
Por fim, neste Portugal com muita gente a falar e menos gente a fazer, assistiu-se a críticas (de sportinguistas) a Frederico Varandas por este ser ter disponibilizado para servir o seu País, nas Forças Armadas como médico. Não sou do Sporting, mas, no seu critério,os anormais são os autores das críticas e não o presidente do rival que fez o que deve fazer um homem de bem nestas circunstâncias. Que fique com as críticas dos colegas de clube e com o elogio de um rival que aprecia gente decente."

Sílvio Cervan, in A Bola

Quarentena

"Levado à letra, Almada Negreiros estava enganado. Aos portugueses, tendo todos os defeitos, não é necessário a coragem por só lhes faltarem as qualidades para serem um 'povo completo'. A forma ordeira empenhada e quase massificada com que a recomendação de distanciamento social foi acolhida e respeitada contradiz esse pessimismo acerca de Portugal, não obstante o previsível bota-abaixismo que se seguirá, afinal uma das actividades predilectas dos nossos tempos livres.
Teremos, porventura, limitações de toda a espécie, mas compensamo-las com resiliência, voluntarismo e serenidade, entre outros, além da propensão para um certo fatalismo que, embora geralmente indutor de entropias várias, é agora, em tempos de crise extrema como a que vivemos, uma virtude. Aceitar a inevitabilidade de consequências nefastas será o primeiro passo para combatê-las e, pelo menos, mitigá-las. Haveremos de enveredar por um chorrilho de acusações, mas no final do dia interessarnos-á, sobretudo, que possamos juntar-nos à mesa para convivermos, comermos, bebermos e desdenharmos seja lá o que for.
E há o Sport Lisboa e Benfica, exemplo bastante para refutar a tal citação do Almada, pois foram portugueses que o criaram a desenvolveram, inspirados numa visão utópica, logo incumprida, mas continuamente perseguida e almejada.
Cada benfiquista tem uma visão para o Benfica, sabendo que o nosso querido clube estará sempre aquém do que projectamos para ele. Nesta catástrofe, a acção da Fundação Benfica e das Casas do Benfica, os planos de contingência e sua imediata implementação no Clube e avultada doação ao Serviço Nacional de Saúde aproximam o Benfica, indubitavelmente, da minha visão do Benfica."

João Tomaz, in O Benfica