Últimas indefectivações

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Muito mais do que futebol

"O Benfica lidera o Campeonato e está qualificado para a final da Taça da Liga. A última época do futebol encarnado foi desportivamente a melhor dos últimos quarenta anos. Dito isto, percebe-se que não escrevo o que se segue para branquear ou desviar os olhares de resultados menos conseguidos no futebol.
O maior feito do consulado de Filipe Vieira no Benfica foi a manutenção e reforço das modalidades. Ver as modalidades do Benfica a disputar as provas internas quase todas, a conquistar Taças e títulos nacionais e a fazer provas europeias de prestígio coloca o clube num patamar que ele merece. Muito mais do que um clube de futebol. Como dizia esta semana Markovic, seja no voleibol ou no futsal, o Benfica é uma religião. Visto de fora por quem conhece é assim que parece. A qualificação para uma final europeia no voleibol, feito único no voleibol do clube, é mais um grande passo neste caminho, que defendo. Estava em Paris quando recebi a notícia da vitória sobre os italianos e festejei tanto ou mais que um feito do futebol. Tenho orgulho neste caminho que o Benfica seguiu, não optando pela via mais fácil.
Amanhã, voltamos à luta pelo 34.º título de futebol, precisamente contra o emblema que nos manteve como favoritos na última jornada ao empatar o rival. Estamos, pois, mais do que avisados. Na Luz, com o apoio do público, com Gaitán de regresso, é preciso vencer. O FC Porto entrou pela Madeira dentro pela terceira vez esta época, deixando por terra a competição pela qual mais chorou. O Benfica continuará a ser o único clube que venceu todas as provas nacionais, aconteça o que acontecer até ao fim. Foi em noite de última ceia que Lopetegui teve a última possibilidade de mostrar saber o clube que treina. Não creio que ressuscite, nem depois do terceiro dia... Amanhã irá dizer que lhe faltou treinar no Machico, mas para os seus adeptos falhou mesmo foi a vitória."

Sílvio Cervan, in A Bola

Nova vitória

Barcelos 77 - 82 Benfica
20-26, 21-14, 12-25, 24-17

Após a Final da Taça, novo encontro com o Barcelos, desta vez sem o Carlos Andrade, castigado após as 'celebrações' perfeitamente evitáveis no jogo da Taça...

Estávamos obrigados a ganhar, para não perder a liderança, já que o Guimarães está próximo... Começamos bem, mas tivemos um péssimo 2.º período!!! Aliás, estivemos bem no 1.º e 3.º períodos, e mal no 2.º e na parte final do 4.º, onde permitimos uma recuperação do Barcelos nos últimos 2 minutos até aos 77-78 a 45 segundos do fim!!! Mas conseguimos aguentar...!!!
Um jogo onde perdemos a luta dos ressaltos, onde foram marcadas muitas faltas (sendo o Benfica curiosamente o mais penalizado, apesar da defesa dos nossos adversários ser sempre muito mais agressiva...), e onde o mau aproveitamento do Barcelos da linha de lance livre foi decisivo (isto é um recado especialmente dedicado ao Lonkovic que até poderá ser jogador do Benfica no futuro próximo...)!!!

Meia dúzia

Benfica 6 - 1 Boavista

Boa vitória, num regresso após paragem para a Selecção. Jogo com pouca história, o Benfica foi sempre superior... boa atitude, sempre a pressionar, e com mais algum acerto no remate podíamos ter ganho por mais.
O Boavista tem uma equipa recheada de veteranos, ainda criaram algum trabalho aos nossos guarda-redes (o Juanjo é mal batido no golo sofrido...), mas onde os Boavisteiros se destacaram mais, foi a dar porrada!!! Várias entradas completamente disparatadas...!!!

1.º jogo...

Corruptos 28 - 25 Benfica

O Benfica está a jogar no limite, se tudo correr bem, será possível ganhar um destes jogos, não será fácil, até porque os Corruptos, quando tudo sai mal, dão a bola ao Gilberto (10 golos), e ele resolve...
Espero que estes jogos, pelo menos sirvam para o secção perceber o que falta a esta equipa do Benfica - essencialmente 'tiro' de longa distância...  - e na próxima época, estejamos mais competitivos.
Amanhã haverá novo jogo no antro... depois teremos jogos na Luz, e já provámos este ano que podemos ganhar.

Vício de ganhar

"Está de volta o Campeonato, mas a paragem para o jogo da selecção foi tudo menos monótona. É a vantagem de ser adepto de um dos clubes mais eclécticos do planeta.
Enquanto uns preparavam os cheques-brinde para as últimas jornadas da Liga e outros brincavam à construção civil para atirar poeira aos olhos dos consócios, os Benfiquistas sorriram. Vibrámos com o apuramento histórico do Voleibol para a final da Taça Challenge, sorrimos com a presença do Futsal na final a quatro da Taça de Portugal e liderança isolada no Campeonato, saltámos das cadeiras com mais uma goleada do Hóquei em Patins - que está a uma vitória do título - e continuamos a lutar pela conquista do quinto troféu desta época no Basquetebol. Isto enche-me as medidas.
Já o mesmo não posso dizer da exibição da selecção na Luz. O público bem tentou puxar, mas Fernando Santos tem muito trabalho pela frente. Os erros de casting são óbvios e CR7 não pode fazer tudo. Ele bem tenta, mas não pode.
Estou até a pensar pedir uma indemnização à Federação por má prática de Futebol em relvado sagrado. É o que dá estar habituado a ver apenas jogos do Benfica. Felizmente, amanhã às 17h00, os artistas volta à Catedral para jogar com o Nacional, a equipa que perdeu dois pontos - de baliza aberta - contra o segundo classificado da Liga. Já sabemos que não vai ser fácil, nenhum jogo é. Temos que o tornar simples. E como é que isso se faz? Com concentração, com vontade de ser campeões e com golos. Com golos suficientes que nos permitam estar a salvo de penalties de última hora, agressões cobardes, foras-de-jogo por linhas curvas e outras artimanhas corruptas. Estamos prontos!"

Ricardo Santos, in O Benfica

Mais um fim-de-semana à Benfica!

"O Sport Lisboa e Benfica, o maior e melhor Clube português, o mais ecléctico do Mundo, está imparável, não duvidemos.
Excelente o desempenho da nossa equipa de Voleibol na Challenge Cup, ao garantir a presença na final da competição. As duas vitórias frente aos italianos do CMC Ravenna ficarão gravadas para sempre nos anais da história do Voleibol português e Benfiquista.
Este feito é o corolário de anos recentes de investimento acertado e bom trabalho desenvolvido na Luz. Aos pupilos do Prof. José Jardim, após os festejos da Supertaça e da Taça de Portugal e a brilhante qualificação para a final europeia, restam-lhes dois desafios complicados, mas, acredito, superáveis: a renovação do título nacional e a conquista, em duas mãos, da Challenge Cup. O seu empenho e competência enchem-nos de esperança que continuemos na senda dos triunfos.
Quem também merece o apreço e a admiração de todos os Benfiquistas é a nossa equipa de Hóquei em Patins, possivelmente a três pontos apenas de se sagrar campeã nacional. A vitória, assim a consigamos obter na próxima jornada (meados de Abril), na Luz, frente ao FC Porto, garantirá o título, que deveria tratar-se de uma renovação, não fosse a arbitragem escandalosa em Valongo, na temporada passada, que nos afastou do primeiro lugar da classificação. Caso sejamos campeões, voltaremos a ser o Clube que detém, em conjunto, mais Campeonatos Nacionais e Taças de Portugal.
Nota ainda para os canoístas Benfiquistas que representaram o SLB na Taça de Portugal de Regatas em Linha. Joana Vasconcelos, João Ribeiro e Teresa Portela subiram ao pódio, com destaque para esta última, que venceu as provas de K1 500m e K1 200m."

João Tomaz, in O Benfica

Potência desportiva

"Com as várias modalidades ainda a entrarem na fase decisiva das principais competições, será prematuro fazer desde já um balanço rigoroso da temporada ecléctica do nosso clube.
Ainda assim, pode dizer-se que o Voleibol, o Basquetebol e o Atletismo, mesmo tendo pela frente as decisões nos respectivos campeonatos, já fizeram por tornar positiva a época de 2014-15. No Voleibol, Taça e Supertaça estão já nas nossas vitrinas, troféus aos quais temos que juntar uma histórica prestação internacional, faltando apenas selar o tri-campeonato. No Basquete, haverá que concretizar o tetra-campeonato, mas já arrecadámos Taça, Supertaça, e os troféus Hugo dos Santos e António Pratas, ou seja, todas as provas oficiais disputadas no País.
No Atletismo, aos títulos já alcançados não podemos deixar de somar o triunfo de Nélson Évora nos Europeus de Pista Coberta – ainda que com as cores da selecção portuguesa.
Nas restantes três modalidades de pavilhão, está tudo em aberto. A fantástica equipa de Hóquei em Patins tem o título nacional e a Taça de Portugal à mercê, levando 23 vitórias, um empate e zero derrotas nestas duas provas até ao momento (uma pena a eliminação europeia…). O Futsal aponta também a uma eventual dobradinha, seguindo igualmente invicto nas duas provas (22 vitórias e 3 empates). Quanto ao Andebol, começa este fim-de-semana a disputar a meia-final do play-off, sendo que também na frente europeia se tem destacado.
Com uma percentagem de vitória na casa dos 86% (82% nos dois anos anteriores), as nossas modalidades estão bem e recomendam-se. Espera-se, pois, mais um ano à Benfica."

Luís Fialho, in O Benfica

Rumo ao Bi

"Vamos a isto! Estão reunidas todas as condições para prosseguirmos com o ambicioso objectivo de nos tornarmos bicampeões. A três pontos do adversário - com uma vitória por dois golos sem resposta no estádio do Dragão na primeira volta - o Benfica apresenta-se como o mais forte candidato ao título. E o FC Porto? Onde se situa? Ainda tem hipóteses de nos estragar a festa? Teoricamente, tudo se mantém em aberto. Na prática, o empate frente ao Nacional no fim-de-semana em que o Benfica é derrotado pelo Rio Ave diz tudo sobre o calibre moral e psicológico da equipa liderada por Lopetegui: sem estofo de campeões, sem capacidade de agarrar as oportunidades e sobretudo com uma enormíssima pressão psicológica em cima. Não obstante querer sacudir a água do capote, Lopetegui e o onze principal do FC Porto sentem ferozmente a pressão da distância para os encarnados e a curta margem de manobra de que ainda dispõem nesta Liga. De facto, entrando em campo depois da derrota do líder, o FC Porto teve todas as condições de tornar a recta final do Campeonato num tumulto de sensações e riscos. Não o conseguiu, muito devido ao facto de que não soube lidar com a enorme pressão externa e interna decorrente da vitória do Rio Ave sobre os campeões nacionais. Tudo naquele campo, do ponto de vista psicológico, correu mal. Tudo foi precipitado. Até os árbitros pareciam nervosos. É por isso que reforço aquilo que já várias vezes disse: esta época só o Benfica assumiu estofo e garra de campeão desde a 1.ª ronda!
Uma nota final de apreço e satisfação pelo feito histórico da equipa do Benfica de Voleibol, ao alcançar a final da Taça Challenge depois de bater o difícil CMC Ravenna. Mais uma prova de que o esforço gera resultados muito satisfatórios."

André Ventura, in O Benfica